terça-feira, 1 de janeiro de 2013

1º DE JANEIRO - DIA DA CONFRATERNIZAÇÃO UNIVERSAL E DA PAZ

O primeiro dia do ano pelo calendário da Era Comum foi escolhido pela Organização das Nações Unidas para promover a fraternidade universal. Para todos os povos, é tempo de recomeçar.

A chegada de um ano sempre desperta a expectativa pela abertura de um novo ciclo, cheio de transformações.
essa época, verbos como recomeçar, reconstruir, repensar e tantos outros “re” parecem fazer mais sentido do que no restante do tempo. Simpatias e tradições reforçam ainda mais esses significados em torno da festa: comer lentilha, pular ondas, vestir branco.
Ao brindar o recomeço, além de sorte, também são bem-vindos os desejos de paz e fraternidade.

Em 1968, o papa Paulo VI escreveu uma mensagem lançando a ideia da comemoração do Dia Mundial da Paz.
No texto, sugeria que esta não fosse uma comemoração exclusivamente católica, mas que ganhasse adesão ao redor do mundo com “caráter sincero e forte de uma humanidade consciente e liberta dos seus tristes e fatais conflitos bélicos, que quer dar à história do mundo um devir mais feliz, ordenado e civil”.

Ainda que desde 1981 o Dia Internacional da Paz seja comemorado em 21 de setembro, a data de 1º de janeiro é reconhecida pela ONU como o Dia da Confraternização Universal, ou seja, do diálogo e da  paz entre os povos.

Novo ciclo
A palavra francesa Reveillon significa “acordar” e era usada no século 17 para designar jantares longos e chiques realizados durante o ano.
Com o tempo, acabou popularizando-se como sinônimo da festa de passagem de ano.
A comemoração do Ano-Novo tem sua origem intimamente ligada à natureza.
Dois mil anos antes da era cristã, os antigos babilônios festejavam a entrada de um novo ciclo anual no início da primavera no hemisfério norte, que equivaleria ao dia 23 de março do calendário cristão.
Nessa época, era feita a plantação de novas safras, daí a noção de reinício, preservada até hoje.
Já os gregos celebravam o início de um novo ciclo entre 21 e 22 de dezembro, mas o ritual também  representava o espírito da fertilidade.
A festa era pelo renascimento anual do deus Dionísius, a quem homenageava-se desfilando com um bebê em um cesto.
Os egípcios comemoravam o Ano-Novo quando a estrela Sírius surgia no horizonte de Mênfis, a cidade dos primeiros faraós.
A data (16 de julho no calendário cristão) marcava o começo da enchente anual do rio Nilo.

Datas diferentes, sentidos iguais
Na China, a passagem do ano cai no fim de janeiro ou início de fevereiro, porque segue-se o calendário lunar.
Os judeus têm sua celebração de Ano-Novo no primeiro dia do mês de Tishrei, primeiro mês do calendário judaico (meados de setembro ou começo de outubro): é o Rosh Hashaná, a “festa das trombetas".
Para os islâmicos, o ano novo cai em maio, pois a contagem islâmica corresponde ao aniversário da Hégira (que em árabe significa emigração), cujo ano zero corresponde ao 622 da era cristã, ocasião em que o profeta Maomé deixou a Cidade de Meca e se estabeleceu em Medina.
Independentemente de crença ou data, o começo de um novo ciclo é um convite para que se repense e se qualifique a  relação com o próximo e com o mundo. Feliz 2010!

Fonte: Procuradoria Regional da República 4ª  Região – com informações de Scritta e Themis.


NOTA
Só lembrando a todos que este é um novo blog. Para ter acesso ao blog antigo com todo o seu conteúdo, basta clicar no rodapé da página ao lado da logomarca onde está descriminado o nome do blog e ao abrir a nova janela escolher o primeiro nome do blog que se encontra na parte superior.

CALENDÁRIO SEMANAL DE PEDAL
 
Quarta-feira 
Passeio Noturno - 19h00m - Saída da D.R.Bike
Sexta-feira
Trilha Noturna - 19h00m - Saída da D.R.Bike
Domingo
Trilha - 06h00m - Saída da D.R.Bike

FRASE DO DIA
Um sonho sonhado sozinho é um sonho. Um sonho sonhado junto é realidade.

Raul Seixas



Por: Geovane Bezerra

9 comentários:

  1. Vilma Medeiros - Gravatá PE1 de janeiro de 2013 às 16:17

    Muito interessante esta postagem, mas de nada vale ter um dia dedicado a confraternização entre as nações e a paz entre os povos se não iniciarmos isto em nosso lar em em nossos círculos de amizade. A paz e a união são importante durante todos os dias do ano, mas já existe esta data aproveitemos ela para darmos o primeiro, perdoe as falhas ou as ofensas dos seus amigos e parentes e procure agir de forma mais justa de hoje em diante.

    ResponderExcluir
  2. Um excelente 2013 a todos os amantes do ciclismo e admiradores deste belíssimo blog.

    RMS MODA ESPORTIVA
    Amaro Neto
    (81) 3726-3752

    ResponderExcluir
  3. Wellington de São Bento do Una2 de janeiro de 2013 às 14:33

    Gostaria de parabenizar a pessoa do Amaro Neto porque apesar dos amigos do pedal ser formado por vários ciclistas apenas vejo comentários dele e lá uma vez perdida de algum outro ciclista. Para mim isto é sinal de respeito ao companheiro que está dando o melhor pela divulgação da equipe e também é uma bela demonstração de dignidade por parte dele. Pessoal ter alguém que arrume tempo para se dedicar a algo tão legal e importante que é manter um site, um blog ou algo similar na Internet e ainda por cima procura fazer isto de maneira idônea merece um pouco mais de atenção. Um 2013 de união e de muito pedal para todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Wellington, obrigado pelas palavras. Desde de janeiro/12 que me apaixonei pelo ciclismo, venho tentando divulgar este esporte tão saudável, em abril/12 conheci o Geovane mentor deste belíssimo blog, e comecei a usar mais esta ferramenta e apoiar o próprio Geovane. Temos tambem o grupo TURMA DO PEDAL BELO JARDIM no face.

      Obs.: No dia 26/01, estaremos fazendo um cicloturismo para São Bento do Una.

      Amaro Neto

      Excluir
  4. Aurélio Freitas - Pombos PE2 de janeiro de 2013 às 15:13

    Procuramos a paz entre todos os povos todos os dias, mas a paz começa dentro de cada um de nós, depois se espalha através da nossa família e depois pelo nosso bairro, nossa cidade, nosso estado, nosso país para depois chegar aos quatro cantos do mundo, desta forma, se queremos realmente ter paz devemos estar primeiro em paz conosco para poder propagar esta paz aos outros. Parabéns pela postagem e nunca deixem de se confraternizar entre si.

    ResponderExcluir
  5. Geovane - Amigos do Pedal3 de janeiro de 2013 às 15:13

    Amaro não sei o porque dos seus últimos comentários não aparecerem no blog. Agora a pouco dei uma olhada nas configurações e estava tudo ok. Por favor tente novamente agora a tarde.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geovane - Amigos do Pedal3 de janeiro de 2013 às 18:55

      Amaro não sei o que houve antes mas ao menos este comentário chegou e encontra-se postado. Quanto aos demais infelizmente não sei te relatar o que houve de errado mas pode ter certeza de que não os exclui. Para mim todos os comentários são bem vindo até mesmo aqueles contendo críticas. Em se tratando dos seus comentários em particular, são sempre comentários construtivos e que eu tenho o maior prazer de contar com eles neste blog. desde o início das atividades deste blog só tive o desprazer de excluir apenas um único comentário por conter palavras ofensivas e por denegrir a imagem do nosso grupo e de terceiros e isto eu nunca vou admitir neste blog, portanto fique a vontade para comentar quando e o quanto quiser, seja lá o que for. Um abraço e boa noite.

      Excluir
  6. Cláudia Vasconcelos - Niterói RJ8 de janeiro de 2013 às 14:25

    Um ano novo teve início mas a paz tão sonhada tem de ter início em casa a cada dia, portanto se não praticamos a paz no nosso lar desde o primeiro dia do ano não podemos desejar que ela aconteça no decorre do mesmo, Faça a sua parte. Não brigue, converse. Não pragueje, trabalhe e a paz naturalmente chegará até você. A data é importante, mas devemos celebrar a paz todos os dias.

    ResponderExcluir