terça-feira, 15 de janeiro de 2013

REGRAS DO GRUPO

A maioria dos integrantes dos Amigos do Pedal já conhecem as regras do nosso grupo, mas pensando nos novatos e naqueles que apenas nos acompanham em uma ou outra atividade, segue abaixo de maneira bem clara as regras que regem o nosso grupo e que devem ser seguidas por cada um para o bem da coletividade. Lembrando aos nossos internautas que estas regras aplicam-se apenas aos ciclistas dos Amigos do Pedal. Quando a Turma do Pedal eu creio que também tenha as suas regras, mas ainda não as divulgaram.


REGRAS DE CONDUTA
1ª - Dentro do grupo todos devem se respeitar mutualmente para manter a unidade do grupo.
2ª – Durante qualquer atividade urbana ou rural sempre evitar algazarra e palavrões, bem como, empinar bicicleta, pular ou pedalar pelas calçadas.
3ª – Para evitar brigas e outros problemas desta natureza, é vedada a participação de qualquer pessoa nas atividades do clube, apresentando sinais de embriaguez, seja ele um membro ou não.
4ª – Sempre respeitar as pessoas nas ruas e os moradores das localidades por onde se passar.
5ª – Nunca adentrar em nenhuma propriedade sem a devida autorização, seja simplesmente para passar por ali, seja para tomar banho ou outra atividade. Da mesma forma não colher nenhuma fruta, planta ou qualquer outra coisa sem a devida autorização do proprietário ou morador responsável.
6ª – Não jogar lixo em via pública ou nas estradas, rodagens e caminhos por onde se passar.
7ª – Nos passeios ciclísticos de rotina haverá um ciclista que seguirá a frente do grupo servindo de guia. É ele quem determina o ritmo do pedal e não deve ser ultrapassado pelos demais.
8ª – Os roteiros dos passeios e das trilhas serão escolhidos sempre em comum acordo entre os membros, devendo prevalecer a vontade da maioria.

REGRAS DE SEGURANÇA
1ª – Todos os ciclistas participantes do grupo e aqueles que por ventura desejem fazer parte do mesmo devem adquirir e fazer uso de equipamentos de segurança, (capacete, luvas, óculos, farol e sinaleira para a bicicleta, etc.).
2ª – Quando em perímetro urbano, pedalar sempre pela via da direita e obedecer à sinalização de trânsito (vertical e horizontal) e parar nos semáforos.
3ª – Nos passeios ciclísticos festivos, o ritmo será determinado pelo carro de apoio (carro de som). Para segurança individual e coletiva todos devem pedalar sempre atrás do mesmo e nunca ao lado ou a frente deste.
4ª – Procurar pedalar sempre juntos. Em momento algum o grupo deve estar disperso. Desta forma sempre haverá alguém próximo apara lhe ajudar quando for necessário.
5ª – Alguns tipos de pedais como o DH e o Freeride exigem o uso de bicicletas e equipamentos apropriados, além de experiência, desta forma para sua segurança sempre observe estes pontos.
6ª – Procurar manter uma distância de ao menos uma roda do ciclista da sua frente, bem como evitar parar repentinamente, a fim de prevenir colisões entre os demais ciclistas.
7ª – Nas trilhas quando for ultrapassar outro ciclista sempre avisar o lado pelo qual você vai passar para evitar se chocar com o mesmo.
8ª – Mesmo no dia a dia procurar pedalar sempre de acordo com as leis de trânsito.

RECOMENDAÇÕES
1ª – Antes de se iniciar qualquer atividade física é recomendável uma avaliação médica que deve se repetir no mínimo uma vez por ano e isto se aplica também aos ciclistas.
2ª – O uso de roupas que não são adequadas a pratica do ciclismo, além de desconforto, pode vir a prejudicar de algum modo a sua saúde, então procurar sempre usar roupas apropriadas e confortáveis.
3ª – Nunca se deve praticar qualquer atividade física sem antes se alimentar, desta forma nunca saia de casa para pedalar sem antes ter se alimentado adequadamente.
4ª – A hidratação é de suma importância em qualquer atividade física, então sempre leve com você um recipiente térmico com água ou uma mochila de hidratação para se hidratar durante o pedal.
5ª - É recomendável informar aos familiares o destino ou se possível o roteiro planejado, seja em passeios, em trilhas ou em cicloturismo. Isto facilitará bastante a o socorro se necessário.
6ª – É recomendável que cada ciclista procure fazer exame de sangue para saber qual é o seu tipo sanguíneo e o afixar no seu capacete.
7ª – Procurar acrescentar a agenda do seu celular os números do Hospital Local, do Corpo de Bombeiros, do SAMU (se houver) e da Polícia (militar ou civil) para que em caso de emergência, solicitar ajuda mais rapidamente.
8ª – Respeite sempre os seus limites. Se não estiver em condições de prosseguir, pare descanse e se for necessário não prossiga. Não se esforce além do que pode, pois nem sempre os outros ciclistas poderão lhe ajudar adequadamente.

OBSERVAÇÃO – Estas regras e recomendações não são impositivas, mas antes, de caráter preventivo e de orientação, e servem para manter a unidade e a integridade moral e física de cada membro, assim como, zelar pelo bom nome da instituição.


 Ponto de Encontro: D.R.Bike
Concentração: 19h00m
Saída: 19h20m
Percurso: 22Km

FRASE DO DIA
O conhecimento vem do instrutor, a sabedoria do teu interior.
Bruce Lee


Por: Geovane Bezerra

6 comentários:

  1. Hugo Oliveira - Tamandaré PE15 de janeiro de 2013 às 19:35

    Olha meu amigo vocês estão de parabéns, regras são sempre bem vindas em qualquer lugar. É normal que nem todos concordem mas o importante é que a maioria sempre aprova. Eu entendi bem o sentido das regras de vocês e concordo com todas, para mim este é o primeiro passo rumo ao profissionalismo, parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Leandro Rêgo do Santo Antônio BJ15 de janeiro de 2013 às 19:38

    Agora ficou mais fácil acessar o blog antigo, valeu por facilitar a nossa vida. Isso sim é que é se preocupar com quem acessa o blog.

    ResponderExcluir
  3. Eita Geovane, de volta a terrinha. Vamos trilhar pra Xucurú domingo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geovane - Amigos do Pedal16 de janeiro de 2013 às 22:36

      Se tudo correr como previsto iremos sim, mas te confirmo depois.

      Excluir
  4. Hugo Oliveira - Tamandaré PE1 de fevereiro de 2013 às 19:34

    Olha volta e meia leio em blogs e no face algo a respeito de orientações a ciclistas membros de grupos de ciclismo ou mesmo pedidos de que se comportem assim ou assado no decorrer de trilhas ou em qualquer coisa que envolva algum grupo ou ciclistas em grupo que representem alguma cidade, mas me surpreendi com a coragem e a organização de vocês, pois além de redigirem muito bem regras de comportamento, procuram cobrar estas dos seus ciclistas e de quem deseje se juntar ao grupo, isto só vem favorecer o grupo como um todo. Parabéns e continuem assim.

    ResponderExcluir