quarta-feira, 23 de abril de 2014

CONHEÇA A INSPIRADORA HISTÓRIA DE FRANCIELY TEIXEIRA

P29BR 29ER WOMEN'S POWER / De sedentária a Atleta do Mountain Biking e Musa do P29BR.

Quem acompanha regularmente o site, sabe que o P29BR se consolidou como um veículo de temática primordialmente técnica, contudo neste Dia Internacional da Mulher nada mais oportuno que mostrar um outro lado mais humano da Cultura 29er, até porque que o Ciclismo é feito de grandes personagens, muitos deles do sexo feminino, gente como Franciely Teixeira, uma mineira de Araxá que encontrou na bike um meio para mudar radicalmente de vida e espalhar entusiasmo às pessoas que cruzam seu caminho. 


A história ciclística da Fran, como é carinhosamente chamada pelos amigos, começa no mês de abril de 2012, na época em razão de uma sucessão de acontecimentos inesperados, ela caminhava a passos largos para uma depressão das mais sérias. Insatisfeita com seu corpo de 76Kg e percebendo que era hora de modificar sua vida por completo, encontrou no esporte a força necessária para uma volta por cima em grande estilo. Seu primeiro passo à redenção foi adquirir uma bike, um modelo simples e, segundo ela, muito pesado. "Minha falta de conhecimento me permitia achar aquela bicicleta era perfeita para o momento, na verdade foi, com ela fiquei alguns poucos meses, até sofrer minha primeira queda", conta a nova e obstinada ciclista. Na verdade o que poderia ser um fato desanimador se converteu em força extra para seguir em frente. Apoiada pelos vários amigos ciclistas e agora devidamente apresentada ao Mountain Biking, fazia nascer sua primeira "bicicleta de verdade", batizada de Josefina, a materialização de um investimento suado, resultado de grandes e suaves prestações, conforme declarações da animada proprietária.

"No início meu principal objetivo era utilizar a bike para ocupar a cabeça nas horas vagas e emagrecer, assim comecei a pedalar pelo menos 4 vezes na semana", comenta. Araxá conta hoje com um número considerável de ciclistas bastante ativos e organizados numa associação, a ACICLA, que frequentemente promove algumas grandes e épicas pedaladas, numa delas, a Cicloromaria realizada em agosto passado, estive presente. Durante os 160Km de pedal, me chamava atenção uma garota toda simpática que pedalava forte mesmo sem um equipamento dos melhores. Não tivemos a oportunidade de conversar durante o trajeto, mas fui saber que se tratava da Fran em seu primeiro grande desafio, evento que segundo ela, transformou em relacionamento sério a recente paixão pelos pedais. Daí em diante Franciely não parou mais, vieram sua primeira vez numa etapa na Copa Internacional disputada em dupla com o amigo e técnico Rodrigo Otávio, logo depois a alegria do primeiro pódio individual já na prova seguinte. O sucesso e a felicidade proporcionada pelo esporte contrastavam com preconceito e desinformação dentro de casa. Mais uma vez a brava Fran teve que mostrar sua determinação e contar com o apoio dos sempre presente amigos para vencer esses tabus domésticos e continuar no esporte.

Aquela máxima que diz "amizade é tudo" parece valer perfeitamente para Franciely. Junto com outra grande amiga, Ana Cláudia, teve a ideia de criar o “Pedal da Luluzinha”, projeto cujo objetivo era disseminar a cultura ciclística e promover o bem estar entre as mulheres na cidade e região. "Inicialmente nossa expectativa era promover um passeio para umas 15 ou 20 mulheres. Graças a Deus e a todo nosso trabalho de divulgação, tanto nas redes sociais, quanto num grupo no Facebook que já atingiu mais de 500 membros, conseguimos trazer muitas mulheres mais para a causa e consequentemente para o esporte", comemora Fran. Mesmo enfrentando uma árdua batalha para conseguir apoios para seus eventos, hoje já são mais de 160 mulheres pedalando junto em Araxá. A experiência com o "Pedal da Luluzinha" foi tão gratificante e mobilizou tanta gente, que novas ideias não paravam de brotar na cabeça da organizadora, uma delas, o "Pedal Beneficiente de Natal", arrecadou centenas de presentes para crianças carentes. É incrível o bem que um grupo de ciclistas engajados pode fazer à sociedade como um todo.


Chega 2013 e junto com o Ano Novo mais uma conquista, desta vez a brava Josefina dá lugar à esperada Judith, uma SCOTT Scale aro 29! Buscando melhorar seu desempenho e influenciada por uma fortíssima coletividade 29er na região, a mineira com 1.71m de estatura mergulha de cabeça no Universo da Rodas Grandes. Provando novamente que o aro 29 pode ser uma escolha adequada também às mulheres.



"Atualmente não conto com a ajuda de nenhum patrocinador, o que me leva às competições é a minha paixão pelo MTB e a vontade de cada dia me aprimorar nessa atividade apaixonante, sem deixar de lado, é claro, o firme compromisso de sempre levar o ciclismo a mais e mais mulheres", comenta. Já de 29er, Fran continua sua trajetória vencedora, agora ultrapassando as fronteiras do estado de Minas Gerais, voltando a subir no pódio em Goiás e São Paulo, se arriscando com sucesso inclusive em uma prova de Triathlon. Maravilhada com a performance de sua SCOTT com Rodas Grandes, garante estar super adaptada ao novo formato.


"Consegui me encontrar no mundo do Ciclismo, atividade que já é fundamental para minha vida. Sem contar nos inúmeros benefícios que me trouxe, as histórias de cada passeio, cada pedalada, cada trilha, emoções que vou poder levar comigo para sempre. Bom seria se todos pudessem praticar uma atividade física que realmente desse prazer, assim como meu esporte me dá. Antes eu era vista como uma pessoa qualquer na minha cidade, hoje faço a diferença, sou a “Fran que pedala”, a “Fran co-criadora do Pedal da Luluzinha”, a que não tem medo de se arriscar, que treina com os homens sem ficar em desvantagem. Sou a Fran que não vai parar por aqui, quero seguir pedalando e fazendo outros pedalarem". 

Em menos de um ano foram 15Kg perdidos e centenas de amigos ganhos com a ajuda da bicicleta, além de muito carisma. De sedentária com uma vida estressante, Franciely Teixeira se tornou uma ciclista séria, uma modelo requisitada, uma cicloativista atuante e acima da tudo, uma pessoa mais feliz e caridosa, capaz de se doar por uma causa e pelo bem estar do próximo.


De acordo com os dicionários, a palavra "musa" vem de uma figura feminina emblemática na mitologia grega, a mulher que servia como fonte de inspiração, exatamente como Franciely Teixeira. Sendo assim, não seria exagero dizer que essa araxaense é a Musa do P29BR e de tanta gente! Que a força desta admirável mulher sirva de exemplo e incentivo a todos nós.


O P29BR deseja a você leitora, um Maravilhoso Dia Internacional da Mulher e Keep 29eriding!





CONVITE
HOJE DIA 23/04/14 TEM
Ponto de Encontro: D.R. Bike - Concentração: 19h00min - Saída: 19h30min.

CONVITE
SEXTA-FEIRA DIA 25/04/14 TEM
Vamos marcar presença e comemorar pedalando os 03 anos de fundação do nosso grupo.

CONVITE
DOMINGO DIA 27/04/14 TEM
A caatinga é o mioma predominante aqui da nossa região. Vamos comemorar esta data pedalando.

MOMENTO DE REFLEXÃO


Por: Geovane Bezerra

5 comentários:

  1. Excelente matéria, "conheci" a Franciely recentemente pelo face, até já conversei com a mesma a qual se demonstrou simpatia e paixão de fato pelo ciclismo. Parabéns Fran sou seu fã.

    TOTAL SPORT'S
    Amaro Neto

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo carinho galera... Muito bom rever essa matéria super bacana!!! Valeu de coração :)

    ResponderExcluir
  3. Geovane Bezerra - Amigos do Pedal BJPE23 de abril de 2014 às 17:32

    Este é uma mulher de muita perseverança e um verdadeiro exemplo para todos nós, meus parabéns amiga biker Franciely.

    ResponderExcluir
  4. Nattaly - Niterói RJ24 de abril de 2014 às 06:51

    Além de tudo o que li ainda por cima é uma gata, com todo o respeito. Olha a Fran é sem dúvida uma musa inspiradora para qualquer ciclista, em todos os sentidos e esta postagem só me faz ter ainda mais admiração para com ela, parabéns ao blog.

    ResponderExcluir
  5. Wellington Marques - Caruaru PE24 de abril de 2014 às 06:58

    Realmente ela é linda e só de olhar para ela já da vontade de pedalar, mas para mim o principal motivo de inspiração que ela me passou foi a sua força de vontade e sobre tudo a sua determinação em sair do buraco que que não só ela mas milhões de pessoas mundo a fora se encontram que é a depressão por isso quero a parabenizar.

    ResponderExcluir