segunda-feira, 14 de julho de 2014

TRILHA SANTUÁRIO DE NOSSA SENHORA DAS CABEÇAS 13/07/14

Ponto de Encontro: Prefeitura
Concentração: 06h30min
Saída: 07h30min
Equipe Masculina: Geovane - Bodocó - João Paulo - Weslley - Estrela - Jurandir - George - Felipe - Amaro - Sinval e Cezar
Equipe Feminina: Elliana - Niziane - Elaine e Vanda
Equipe Infanto-juvenil: Rai
Equipe Geral: 16 Ciclistas
Percurso Total: 32 km


Mais uma ótima trilha com um bom número de participantes, destacando a participação das nossas garotas que resolveram mais uma vez embelezar com as suas presenças mais este pedal. Foi uma trilha realizada em ritmo suave e num clima de muita descontração. Uma outra equipe formada por mais quatro ciclistas fizeram uma trilha que teve aproximadamente 90 km de percurso e desenvolvida em ritmo rápido.

CONCENTRAÇÃO
O período de concentração teve de ser estendido devido a espera por alguns ciclistas que chegaram atrasados, mas isso faz parte. Durante este tempo alguns ciclistas fizeram os seus alongamentos e outros bateram um papo descontraído, como sempre acontece.






 

 SAÍDA
Já com muita vontade de iniciar o pedal todos pousaram para as fotos oficial e em seguida teve início a trilha propriamente dita, saindo como de costume de frente do prédio da prefeitura. O tempo encontra-se bastante nublado e a temperatura bema agradável o que era um convite ao pedal.


 PERCURSO URBANO
O trajeto percorrido pela área urbana foi o seguinte: Av. Dep. José Mendonça Bezerra - Calçadão - Pç. da Conceição - Rua Cleto Campelo - Pç. Des. João Paes - Rua São João - Av. Santo Antônio - Av. Oscar Pereira e Alto Limpo.

  

 

SÍTIO BATINGA
Logo após deixarmos as terras do Sítio Alto Limpo paramos por alguns instantes para recompor as energias, tomarmos água e aguardar os retardatários, meste momento nos encontrávamos no Sítio Batinga próximos dos Transmissores da Rádio Bitury AM, de lá seguiríamos até a Rodovia PE 180 mais exatamente nas proximidades da empresa Ovos Ingá (antiga BELASA).
 

 

 PONTO DE REFERÊNCIA
A placa ao fundo sinaliza aos turistas e demais visitantes a direção a ser seguida para se chegar até o santuário, ela está cravada bem na divisa dos sítios Batinga de Baixo e Rodrigues e serve como ponto de orientação aos trilheiros e outros aventureiros que  por aqui passarem. Deste ponto até chegarmos ao santuários todos podem desfrutar de um trecho composto de uma longa descida, mas só que a volta é por este mesmo trecho e neste caso se faz necessário um pouco de esforço por parte de cada um para vencer a subida, mas nada de preocupante.
 

 SANTUÁRIO DE N.SRA. DAS CABEÇAS
este santuário é muito simples e apesar de ser um dos pontos turísticos do nosso município é totalmente esquecido pelas autoridades municipais, pelo que notamos sempre que por aqui passamos, dar-se a impressão de que até a Diocese anda esquecendo deste simples mas belo lugar. Este santuário fica localizado as margens do Rio Ipojuca que neste momento encontrava-se com o seu leito repleto de vegetação e quase sem água, mas que em períodos de abundância de água torna o lugar ainda mais lindo. Vale a pena fazer uma visita.

 

 

 

 

URTIGA
Aviso aos desavisados de plantão e aos aventureiros de primeira viagem, esta bela planta é a popular Urtiga, a mesma em contato com a pele causa bastante irritação, portanto antes de adentrarem mato a dentro fiquem bem atentos. Caso venha a acontecer de alguém ter contato com esta planta procure não coçar o local, lave o local com água gelada e deixe secar ao vento, a irritação passa em pouco tempo, salvo de a pessoa for alérgica. Além da Urtiga existe uma outra planta, essa conhecida popularmente com Valeriana que também causa irritação e é bem comum aqui na nossa região, só que a mesma tem folhas bem pequenas.

 ESTICANDO O PEDAL
Deixando o santuário seguimos por terras do Sítio Rodrigues seguindo para o Distrito de Água Fria onde iríamos fazer uma greve pausa no Bar do Geovane que um dos nossos Pontos de Apoio e de lá seguiríamos até a Vila de Santa Luzia onde iríamos fazer a nossa parada para lanchar, Neste momento uma chuva fina se inicia e nos acompanha nesta nossa gostosa trilha, até aqui nenhum incidente registrado.

 

 

 

 

 HORA DO LANCHE
Este é o Bar da Lúcia, também conhecido como o bar do Severino, é um estabelecimento agradável onde podemos desfrutar de uma comida caseira de boa qualidade com higiene e bom atendimento, quanto aos preços praticados podemos dizer que não são exagerados mas que já foram mais acessíveis, mesmo assim ainda recomendamos este estabelecimento porque além de tudo o casal de proprietários são gente muito boa.

 

 

 A VOLTA
Deixando a Vila de Santa Luzia seguimos rumo a Água Fria e de lá para os sítios Bola I e Bola II até chegarmos novamente ao Sítio Batinga de Baixo, mas precisamente no Estradão de Água fria já bem próximo da Rodovia BR 232, que iríamos travessar pera prosseguir o nosso pedal, desta feita seguindo rumo a Vila de cavalo Morto.
 

 

 

 ENCERRAMENTO
Saindo da rotina o encerramento desta trilha se deu na pracinha localizada na Rua Cleto Campelo no bairro do centro, bem em frente do prédio onde funcionará em breve uma agência do Banco do Nordeste. Graças a Proteção Divina nenhum incidente aconteceu com nenhum ciclista durante todo o percurso e por isso nós agradecemos. Fica aqui os meus parabéns e os meus agradecimentos a cada amigo ciclista que contribuiu para o sucesso de mais esta trilha dos Amigos do Pedal e ao ciclista Cezar os nossos votos de boas vindas.

 

CONVITES
Saia da rotina pedalando com os Amigos do Pedal. Para participar das nossas trilhas, passeios e cicloturismos não é necessário se pagar taxas ou mensalidades, basta a vontade de se aventurar e uma bike, mesmo que não seja nova ou de moderna, o que vale é estar em condições de ser utilizada. Venha, junte-se a nós, será um prazer contar com a sua companhia, mas por favor leia com atenção as informações contidas nos nossos cartazes. Sabemos que quem não costuma pedalar com regularidade provavelmente não possui ainda os equipamentos de proteção, portanto para início permitimos a participação sem os mesmos, porém para se tornar um membro do grupo é necessário se adquirir e fazer uso destes equipamentos. As trilhas noturnas não são recomendadas para ciclistas iniciantes.
Quarta-feira 16/07/14

Sexta-feira 18/07/14


ACOMPANHE NOSSAS AVENTURAS TAMBÉM PELO FACEBOOK
Por: Geovane Bezerra

6 comentários:

  1. Mais um passeio muito descontraído...num ritmo tranquilo no qual podemos desfrutar de tudo, adorei.

    ResponderExcluir
  2. Maria José do bairro de São Pedro em Belo Jardim PE15 de julho de 2014 às 07:03

    Sempre ouvi falar deste lugar e até passeio por esta placa algumas vezes inclusive agora a pouco na inauguração do memorial de Frei Damião mas nunca adentrei para conhecer e achei tudo muito lindo apesar de concordar com vocês quando dizem se tratar de um lugar simples, mas ao mesmo tempo pude notar que também é um lugar muito calmo e portanto ideal para colocar as ideias no lugar e orar em paz. Parabéns pela atividades desenvolvida e pela divulgação deste lindo santuário.

    ResponderExcluir
  3. Gleybson - Juzaeiro do Norte CE15 de julho de 2014 às 07:13

    Nem sempre os ditos locais de grande atração de pessoas são aqueles que encontramos algo diferenciado, este lugar realmente é muito bonito e na minha opinião deve ser conservado exatamente como é, se alguém ou algum órgão for fazer algo em pró do mesmo deve ser preservar este lindo lugar, mais uma vez este grupo está de parabéns, inclusive por liberar parte dos ciclistas para participarem de uma trilha a parte já que gostam de pedalar rápido e com certeza não estariam em situação confortável participando desta.

    ResponderExcluir
  4. Passeio muito agradável em ótimas companhias tranquilidade durante todo o trajeto e quando chegamos na casa de D. Luzia ô xerém bom danado, recomendo a todos.

    ResponderExcluir
  5. Leandro de Pesqueira PE17 de julho de 2014 às 06:42

    Galera vocês estão mais do certos em não permitir que iniciantes participem desta trilha porque pedalar mais de cem quilômetros em um único dia não é pra qualquer um e como vocês costumam fazer isto sem carro de apoio ou qualquer outro tipo de apoio se não a tecnologia este tipo de pedal se torna ainda mais arriscado e permitir que alguém que não tenha muita experiência e principalmente condicionamento físico adequado venha a participar seria no mínimo uma irresponsabilidade da parte de vocês, mas vocês estão outra vez me surpreendendo, continuem assim e boa sorte nesta trilha. Não vejo a hora de conferir tudo aqui no blog. Um abraço para todos.

    ResponderExcluir
  6. Pedalar com essa turma é bom D+. Muita descontração, brincadeiras, risadas e num rítimo adequado para todos, sem pressa nem pressão, rs. Agora me preparar pra trilha da Pedra Furada em Venturosa-PE pelo segundo ano consecutivo.

    ResponderExcluir