terça-feira, 9 de setembro de 2014

3ª PEDALADA DA INDEPENDÊNCIA 07/09/14


Concentração: Em frente ao Bar do Galeto a partir das 05:30 
Saída: As 06:20,  Guia: Geovane.
Equipe: Geovane - Guilherme II - Roberto - Ezequiel - Cláudio - Felipe - Luizinho - Armando - Jurandir - Elaine - Ivan - Rafael - Amaro - Estrela - Rai - Leonardo - Arielson - Gago - Monga - Sinval - Ricardo - Miguel - Rincon - Joacir - Mano - Demir - Juracy - Eduardo - Pedro - André - Rodrigo = 31 ciclistas + 05 ciclistas vindos de Caruaru, num total de 36 ciclistas. Percurso Total: 51 km


FATOS & FOTOS DA IDA

 CONCENTRAÇÃO
Como estava chovendo ao invés de nos reunirmos em frente a prefeitura como de costume optamos por fazer o ponto de encontro e também a concentração em frente ao bar do galeto do nosso amigo Mércio que tem uma puxada onde nos abrigados da chuva. Na concentração recebemos a visita do ciclista Cezar, ele que tem pretensão de fazer parte do grupo, tendo inclusive pedalado conosco em duas oportunidades, mas que infelizmente dificilmente poderá vir a fazer parte da nossa equipe, salvo com a devida autorização médica e de seus familiares, pois o mesmo tem problemas de saúde que podem por em risco a sua integridade física caso o mesmo se encontre participando de alguma prova ou mesmo de alguma trilha, sentimos muito por este fato mas é necessário preservar em primeiro lugar a saúde e integridade física do mesmo e depois z\elar pelo bom nome do nosso grupo, sendo assim o mesmo não poderá voltar a pedalar conosco tão cedo. Para quem ainda não conhece o Cezar, ele é o que aparece na foto ao lado de camisa listrada nas cores verde e azul e com calção preto e sandálias vermelhas. Ele é uma boa pessoa, mas além de resolver os seus problemas de saúde terá também de aprender a seguir regras e a ouvir conselhos se realmente desejar um dia fazer parte do nosso grupo.

 


 SAÍDA
Durante a concentração todos os participantes foram devidamente informados que o roteiro a ser seguido seria o tradicional, ou seja, indo por Serrinha e voltando pela Bica do Bitury, no decorrer da semana surgiram algumas sugestões de roteiros e as mesmas foram devidamente expostas nos vários meios de informação disponível para que os ciclistas opinassem a respeito, mas como o resultado foi muito baixo com apenas cinco ciclistas se manifestando foi decidido por mim na qualidade de líder do grupo manter o roteiro tradicional.

 
  
 PERCURSO PELA ÁREA URBANA
O percurso pelo perímetro urbano foi relativamente curto e rápido, seguimos inicialmente passando pela Praça Dom Luiz (Praça dos CORREIOS) e depois pela Praça dos Motoristas e por ultimo pela Praça de São Pedro. Como já conhecíamos bem o percurso e tínhamos uma boa ideia do tempo de pedal, seguimos num ritmo entre o suave e o moderado o que foi bem legal, é claro que parte da galera seguiu num ritmo mais puxado, mas isso já havia sido combinado e em nada atrapalhou a trilha.

 

 VILA DE TABOQUINHA
Ao chegar em Taboquinha paramos na mercearia do Marcos que já um tradicional ponto de apoio aos ciclistas, lá é onde geralmente costumamos parar para aguardar os retardatários e também fazer um rápido lanche, geralmente regado a um gostoso refresco de coco.
 

 SERRA DA JUREMA
A Serra da Jurema é popularmente conhecida como Serrinha, ela tem início no sítio Jurema e termina no sítio Serrinha, mas para quem pensa que a subida terminou está muito enganado, toda a extensão do sítio Serrinha é de subidas, sendo que a primeira que vem logo depois da Jurema é bem íngreme e longa, parte deste trecho foi pavimentado pela prefeitura a pouco tempo o que facilitou bastante o transporte dos alunos e tirou um pouco da emoção para nós.
Apesar da dificuldade das subidas as paisagens a partir deste ponto compensam todo o sofrimento.

 

 

 

 

 SÍTIO QUEIMADAS
Quando classificamos esta trilha como de Categoria Dura é porque além do percurso ser longo tem também a altitude que dificulta bastante o desenvolvimento do ciclista e o clima, que neste ano pela primeira vez está pra lá de camarada, já que a chuva mesmo fina não dava trégua, de calor ninguém pode reclamar mas já quanto ao frio, ai foi outra conversa, só mesmo apreciando as belas paisagens para entender o porque de sermos apaixonados por este esporte e pela natureza.
 

 

  

 SÍTIO BALANÇA DE XUCURU
Na área de serra dos Ventos existe um sítio Balança e uma serra também com este nome, mas a Serra da Balança que existe aqui neste sítio é bem mais longa e íngreme que a da área de Serra dos Ventos.
O nosso amigo Vereador Claudemir Paulino reivindicou e o prefeito João Mendonça através da Secretaria de Infraestrutura está realizando a pavimentação de parte desta serra visando melhorar a segurança no transporte escolar e por isso queremos aqui parabenizar o Sr. Prefeito e principalmente o nosso amigo Claudemir.
 

 

SÍTIO PAU FURADO
Este sítio é a última localidade antes de se chegar ao distrito de Xucuru e quando o ciclista Jurandir vinha descendo a ladeira que ali existe a sua roda dianteira travou devido a problemas no freio, que teve de ser retirado para que o mesmo prosseguisse, e assim foi feito.
 

 RECEPÇÃO AOS CICLISTAS
Ao chegarmos em Xucuru o nosso amigo Claudemir já estava a postos a nossa espera e como sempre nos recepcionou com um gostoso anche regado a muitas frutas e suco, aproveitamos este momento para tirar o excesso de barro das nossas bikes lá na praça utilizando água de maneira bem responsável, depois como já é tradição seguimos em passeio rumo a Rua da Palha que já está se tornando um pequeno e promissor povoado, durante este deslocamento o Claudemir seguiu a frente numa moto servindo de batedor, queremos aqui agradecer ao carinho de todos pela acolhida e a atenção que nos foi dedicada durante todo o trajeto deste passeio e na qualidade de líder do grupo quero aqui expressar os meus agradecimentos ao Claudemir e as demais pessoas envolvidas na recepção aos nossos ciclistas. Infelizmente devido a problemas de ordem técnica não foi possível registrar com fotos este deslocamento até a Rua da palha

 

 

 


 HORA DO ALMOÇO
Após voltarmos da Rua da palha nos dirigimos ao restaurante O CAIAU localizado na propriedade do nosso amigo Claudemir onde fomos muito bem acolhido por todos que ali se encontravam e podemos mais uma vez desfrutar de uma comida de ótima qualidade e em abundância, tudo isso no famoso precinho 0800, já que este almoço assim como o lanche é uma cortesia do nosso amigo Claudemir que nunca nos pediu nada em troca, muito menos algum favor político, por isso é que o admiramos e o temos em grande estima. Vale deixar aqui registrado que os ciclistas de Caruaru vieram por outro roteiro e só se juntaram a nossa equipe quando já estávamos no Sítio Balança. O ciclista Estrela e o seu filho Rai voltaram do Sítio Jurema, já o ciclista Andre iniciou a trilha mais cedo e quando chegamos em Xucuru o mesmo já havia chegado, quanto ao ciclista Leonardo o mesmo sentiu muito desgaste físico e optou por voltar por Sanharó onde iria pegar um carro. Um grupo formado pelos ciclistas Roberto e Rafael optaram por não voltar pelo Boqueirão devido ao grau de dificuldade e levando em conta que o Roberto estava contundido e que o Rafael também sentiu bastante a vinda, esta foi uma decisão correta da parte deles. Olha não é por nada não, mas o bicho pra comer é o tal do ciclista kkkkkkk.
 

 

   

 

 

 HORA DA DESPEDIDA
Depois de devidamente descansados e bem alimentados nos reunimos em volta do nosso amigo Claudemir e pousamos para as fotos de despedidas, nesta oportunidade cada um ao seu modo fez os seus agradecimentos ao mesmo e a todos os envolvidos na recepção e neste belo almoço, sabemos que fazer comida pra um tanto destes de pessoas dá muito trabalho e tem um certo custo por isso somos muito gratos a todos mas os nossos agradecimentos mais sinceros são para o Vereador Claudemir Claudino, obrigado amigo e pode ter certeza de que em 2015 estaremos de novo ai.

 

 

FATOS & FOTOS DA VOLTA

 SERRA DO BOQUEIRÃO
Ao iniciarmos o percurso de volta logo de início temos pela frente a tão temida subida da Serra do Boqueirão que alguns dos nossos ciclistas apelidaram de "Serra do macaco", mas a serra que tem este nome é outra e não passamos por ela. Neste momento a chuva deu uma trégua mas os terrenos encharcados e na sua maioria de barro vermelho dificultou bastante para se pedalar, mas que por outro lado deixou a trilha ainda mais emocionante e a adrenalina foi lá pra cima.

 

 

 

SÍTIO VÁRZEA GRANDE
Após o término da subida do Boqueirão ainda temos uma pequena parte a subir, desta feita passando pelo sítio Várzea Grande que é um lugar realmente de uma natureza deslumbrante que é impossível não parar por alguns instantes para se apreciar as mais diversas paisagens. Mas chegar até aqui pedalando é só para os melhores, tanto é que nos dois anos anteriores apenas dois ou três ciclistas conseguiram este mérito, porém este ano sem as dificuldades da alta temperatura mas com as dificuldades do frio e principalmente da lama, nenhum sortudo conseguiu vencer o Boqueirão e chegar até aqui. A boa notícia para todos mas em especial para quem participou pela primeira vez é que alguns metros a frente iria ter início os trechos das descidas, mas nada de moleza esta a espera de ninguém porque são trechos de descidas técnicas e devido a chuvas as estradas se encontravam bastante lisas, sendo necessário atenção redobrada por parte de cada ciclista.

 

 

 TOMBOS
Apesar de todos os ciclistas participantes desta trilha serem bastante experientes e de terem tomado todos os cuidados possíveis num trecho de pouco mais de cem metros ocorreram quatro tombos, o ciclistas Armando caiu duas vezes e o ciclista Demir também, já o ciclista Felipe e eu Geovane acabamos escorregando e tendo a abandonar as nossas bikes para não cairmos também, mas os tombos foram todos leves e nenhum ciclista sofreu nenhuma escoriação ou torção na verdade os tombos serviram para descontrair o ambiente porque rimos bastante uns dos outros. 

 

 

 

 

 

 SÍTIO FLORES
Este é outro lugar lindo mas que exige ainda mais atenção dos ciclistas porque existem trechos ainda mais técnicos que os de Várzea Grande, qualquer descuido aqui pode resultar em tombo sério e com consequências desagradáveis, mas Graças a deus tudo correu bem e ninguém caiu. É aqui nesta localidade que estão a maioria das nascentes do Rio Bitury, apesar das dificuldades de se chegar até aqui, vale muito a pena conferir toda esta beleza de perto.
 

 

 

 SÍTIO BITURY
Neste sítio está localizado o Balneário do Bitury ou "Bica do Bitury" como é popularmente conhecido, aqui também está localizada a Cachoeira do Bitury. Normalmente costumamos parar aqui para um lanche num pequeno quiosque que existe próximo da bica, o qual não recomendamos porque os preços praticados são altos e o atendimento é não é lá essas coisas, mas se a fome apertar é uma opção. Nesta trilha em particular não paramos para tomar banho ou lanchar, seguimos em frente porque o frio era grande, já que a chuva voltou a nos acompanhar.

 

 RETA FINAL DA TRILHA
De volta a Vila de Taboquinha paramos novamente na mercearia do Marcos para um último lanche. Neste momento boa parte dos ciclistas optaram por seguir sem parar. os ciclistas de caruaru assim como na ida resolveram voltar por outro roteiro. Apesar de todas as adversidades  ninguém estava exausto ou sentindo dores muscular porque o fato do tempo estar frio ajudou bastante.

 

ENCERRAMENTO
O encerramento desta trilha se deu na Praça de São Pedro no bairro de mesmo nome, foi mais uma ótima trilha onde todos puderam superar os seus limites, desfrutar de boa companhia e ainda praticar saúde apreciando belíssimas paisagens e respirando ar puro. Quero aqui agradecer a cada ciclista do nosso grupo pela presença e pelo modo responsável que se comportaram nesta trilha e também agradecer aos ciclistas que vieram de caruaru para prestigiar este nosso pedal.
 

DESTAQUE DA TRILHA
Como não poderia deixar de ser o destaque desta trilha mais uma vez foi a nossa ciclista Elaine, ela que foi a única representante da equipe feminina nesta trilha e que também foi a única representante feminina do nosso grupo a competir no II Grande Desafio de Mountain Bike que aconteceu no ´´ultimo domingo dia 31 de agosto na cidade de Lajedo - PE, chegando em terceiro lugar e tendo grandes chances de ter chegado em primeiro. Parabéns guerreira Elaine, eu tenho o maior orgulho de a ter como ciclista deste grupo e de ser o seu cunhado. Aqui constam apenas algumas fotos mas lá no face você encontrará vários álbuns com todas as fotos das nossas aventuras que foram registradas. Clique no link abaixo e curta a vontade.

ACOMPANHE NOSSAS AVENTURAS TAMBÉM PELO FACEBOOK

CONVITE
Seja você também um ciclista do nosso grupo, para fazer parte do nosso grupo não é necessário se pagar nada e nem tão pouco ter experiência, basta ter uma bicicleta, disposição, boa vontade para ouvir conselhos e seguir as regras do grupo e as determinações dos guias ou dos líderes, vale qui lembrar que antes de se engajar na prática de qualquer esporte se faz necessário passar por uma consulta médica para uma devida avaliação pessoal e para se ter uma ideia de até onde se pode ir. Pense nisto e seja bem vindo. Segue abaixo a programação de pedais para esta semana.



COMEMORE O ANIVERSÁRIO DA NOSSA CIDADE PEDALANDO
O ciclista e vereador Tio do Pastel está mais uma vez convidando você e sua família a participar de um belo passeio ciclístico pelas ruas,praças e avenidas da nossa cidade. Prestigie este evento.

Por: Geovane Bezerra

4 comentários:

  1. Mais uma excelente trilha e essa sempre nos deixa mais animados, pois a recepção nos é dada pelo vereador Claudemir, compensa todo nosso esforço...se tudo der certo no ano que vem estarei de volta.

    ResponderExcluir
  2. Geovane Bezerra - Amigos do Pedal BJPE10 de setembro de 2014 às 07:05

    Sou suspeito em falar mas quando se trata de trilha onde posso desfrutar de lama, chuva, e todas as dificuldades deste tipo para mim são sempre trilhas ótimas e essa não foi diferente. Fica aqui os meus agradecimentos mais uma vez ao vereador e amigo Claudemir Claudino e os parabéns a todos que participaram deste trilha.

    ResponderExcluir
  3. Everaldo Neves - Tacaimbó11 de setembro de 2014 às 09:53

    Mais uma vez vocês se superaram, parabéns.

    ResponderExcluir
  4. eita demorei para comentar essa trilha, rs. Mais uma vez a trilha da independência foi um sucesso e quebramos o recorde da 1ª edição onde conseguimos juntar 35 ciclistas, dessa vez foram 36. Parabéns turma, obrigado Vereador Claudemir (nosso Padrinho) por mais essa acolhida, em 2015 estaremos ai novamente para 4ª pedalada da independência.

    ResponderExcluir