segunda-feira, 29 de setembro de 2014

TRILHA DAS DUAS BICAS COM PARTICIPAÇÃO DE CICLISTAS DE OLINDA E RECIFE 28/09/14

Ciclistas de Olinda e Recife: Teca Gonçalves - Brasil, Silas - Bruno - Shirley - Cezar - Leandro - Sérgio - Suélen - Rodrigo - Roberval - Paulo - Ezai - Nilda - Anderson - Eliana - Jhonas e outros 17 os quais não conseguir pegar os nomes, num total de 34 ciclistas.
Equipe dos Amigos do Pedal – Equipe Infanto-juvenil: Pedro, Raí e Artur. Equipe Feminina: Hortência, Vanda, Natália, Elliana, Mel e Elaine. Equipe Masculina: Geovane, Jurandir, Amaro, Beto, Mário, Guilherme, Régis, Estrela, Ivan, Alex, Bodocó, Guilherme II, Arielson, Roberto, Valdemir, Galdi, Rafael, Thiago, Eliaquim, Eduardo, Diel, Joacir, Monga, Demir, Miguel, Gustavo, Leonardo, Luizinho, Michel, Rodrigo, Renato, Ezequiel, Armando, Michel, Sinval, Rincon e Juracy Total de 46 Ciclistas.
Condutor do Carro de Apoio: Áquila
Percurso Total: 42 km 


AGRADECIMENTOS
Antes de iniciar o relato dos fatos referentes a este pedal, segue aqui os nosso agradecimentos aos ciclistas dos grupos, Pedal Livre Olinda, Pedal 100, K7 Bike Club e Pedal Imortal, que se deslocaram ainda de madrugada de Olinda e de Recife para participar desta trilha ao lado dos nossos ciclistas. A todos um grande abraço e muito obrigado pela presença. Fica aqui também os nossos agradecimentos ao Everaldo Taxista que deu um duro danado se deslocando para buscar alguns produtos que nos foram doados sem cobrar nada por isso. Agradecer ainda a Empresa Cremosinho, a Ferraz Avícola, a Ramos Distribuidora, a Total Sport`s, a D.R. Bike e a Prefeitura de Belo Jardim, através da Secretaria de Desenvolvimento e Ação Social pela colaboração de cada um para o sucesso deste pedal. Agradecer ainda a vereadora Da Paz que gentilmente nos forneceu o carro de apoio que foi de fundamental importância. O mesmo foi conduzido com muita responsabilidade pelo amigo Aquiles que foi nota 10 em todos os sentidos, ao mesmo a nossa gratidão e os nossos agradecimentos. Resta ainda agradecer ao nosso amigo Vantuir da Plac Sport que gentilmente abriu os portões da sua propriedade para receber os nossos ciclistas se assim fosse da nossa vontade, só lembrando que é em sua propriedade que está localizado o Engenho Cantinho do Céu que possui uma linda cachoeira. Por fim agradecer a Deus por tudo ter corrido bem e que apesar de alguns contra tempos todos voltamos para as nossas famílias íntegros de corpo e mente.

FATOS & FOTOS

CONCENTRAÇÃO
Saindo da rotina o ponto de encontro e de concentração deste pedal se deu na frente da loja Total Sport`s do amigo e ciclista Amaro Neto. Como já estava previsto a concentração acabou por se estender atrasando assim a saída, mas isso só ocorreu porque estávamos aguardando a chegada do carro de apoio porque os ciclistas que iriam participar da trilha desta vez, chegaram todos dentro do horário, principalmente os de fora.
Ainda na concentração recebi das mãos da teca uma caixa com alguns brindes de lembrança.



 

 

 

RECEPÇÃO AOS CICLISTAS
sabendo que os nossos visitantes estarias saindo de suas cidades muito cedo providenciamos uma simples mas gostosa recepção com muitas frutas, cremosinho e muita descontração. Aproveitamos este momento para nos confabular e também para repassar algumas informações breve a respeito do pedal.





 

 

SAÍDA & PERCURSO URBANO
Após a chegada do carro de apoio e de todos pousarem pára a foto oficial as 07:08 aconteceu a saída, seguindo inicialmente pelo bairro Edson Mororó Moura e depois seguindo pelos bairros da Boa Vista e São Pedro. A grande quantidade de ciclistas pedalando chamou a atenção de muita gente durante este pequeno percurso pela zona urbana.





 

 

 

 

 

FOTOS E RELATOS DO PERCURSO RURAL
O percurso pela zona rural teve início na Barragem do Bitury seguindo na direção da Vila de Taboquinha que serve de ponto de apoio e como ponto de referência. Lá fizemos a nossa primeira parada oficial como já estava programado, esta parada serviu para os ciclistas fazerem um lanche e também descansarem por alguns instantes. Já em Taboquinha um dos ciclistas do grupo Pedal Livre Olinda passou mal e teve de receber ajuda dos demais companheiros para se recuperar. depois de um período de descanso o mesmo seguiu no carro de apoio até voltar a ter condições de prosseguir pedalando. No trajeto até Taboquinha outros ciclistas sentiram algum tipo de mal estar, mas nada que os fizessem desistir. Depois de devidamente recuperados e tendo lanchado todos voltamos ao pedal seguindo rumo ao nosso primeiro destino que era a Bica e a Cachoeira do Bitury. Até chegar ao nosso destino algumas bikes apresentaram alguns problemas, mas nada que impedissem os ciclistas de continuar no pedal. O lanche em Taboquinha é sempre feito na mercearia do Marcos que fica logo na chegada, nós recomendamos este estabelecimento.

 

 

 

 

 

BICA DO BITURY
Apesar da pouca chuva para a nossa alegria e também para o nosso deleite ao chegarmos no Balneário do Bitury ou como todos chamamos a Bica do Bitury. Este é o mais antigo e um dos mais conhecidos ponto turístico do nosso município, mas falta melhorar a infraestrutura para receber melhor os turistas, como uma placa com o nome do lugar e descrevendo quais os tipos de atividade a disposição do turista, e também alguma área exclusiva para Camping ou ao menos algumas cabanas para pernoite. Só lembrando que as informações deveriam estar em Português, Inglês e Espanhol para atingir um público maior, porque o potencial turístico deste lugar é grande, porém mal explorado.
 

 

CACHOEIRA DO BITURY
Esta cachoeira fica a apenas alguns metros acima da bica e mesmo com o pouco volume de água ainda é uma ótima opção de banho e também um bom lugar para se acampar ou fazer piquenique. Em tempos de chuvas fartas o volume de água triplica e forma-se uma verdadeira cortina de água no seu paredão, mas no momento o volume de água está muito baixo devido a falta de chuvas.
Assim como lá embaixo, na Bica do Bitury, falta por aqui placas educativas, placas informativas e lixeiras, mas o que falta mesmo é educação por parte de alguns visitantes que jogam de tudo pelo caminho o que é uma vergonha. Se não existe lixeiras, leve o seu lixo de volta com você e de a ele o destino adequado. A natureza agradece. Não basta cobrar do Poder Público providências, temos de dar o exemplo.
 

 

 

 

PONTO DE APOIO
Na foto ao lado vê-se ao fundo um pequeno bar que serve como único ponto de apoio aos visitantes. Além desta área coberta o local dispões também de um chuveirão localizado bem ao lado da bica, mas apesar do proprietário ser uma boa pessoa o atendimento e a higiene não são dos melhores, mas o principal fator de não indicarmos este estabelecimento aos nossos amigos de aventura é mesmo o preço salgado.
Foi até bom sairmos naquele momento porque já tinha gente na sofrença curtindo Pablo kkk.

 

 

SEGUINDO RUMO A ESPALHADEIRA
Foi duro retirar a rapaziada da água mas era preciso continuar e sendo assim depois de muito banho e de muita descontração retomamos o pedal, desta feita seguindo rumo a Bica Espalhadeira. Apesar da temperatura ter aumentado um pouco a vegetação ao nosso redor ajudava a diminuir o calor. No trecho entre o Sítio Bitury e o Sítio Cacheado aconteceram alguns abarroamentos que provocaram alguns tombos entre os ciclistas, mas Graças a Deus nada de grave aconteceu, apenas o susto e alguns aranhões o  que faz parte do nosso esporte.

 

 

 

PONTO DE APOIO
Ao fundo vemos a venda do Sr. Inácio do Araçá, este é um ponto de apoio bastante conhecido tanto por ciclistas como por motociclistas que por aqui passam, apesar de bem simples é um estabelecimentos que costumamos recomendar aos nossos amigos, esta venda também serve como ponto de referência caso alguém venha a se perder porque está localizada numa posição estratégica, bem perto de tudo. Inicialmente não estava programado separar aqui, mas como muitos ciclistas estavam bem cansados fizemos uma breve pausa onde todos puderam se refrescar e fazer um rápido lanche entes de prosseguir no pedal. Aqui apesar de não se ter muitas opções e lanche se tem muita atenção por parte dos proprietários e o precinho é bem camarada. A esta altura muitos já me perguntavam quantos quilômetros ainda faltava para chegarmos a Espalhadeira ou se ainda estávamos longe do nosso destino, então tratei de fazer com o que os ciclistas que seguiam na liderança apreçassem o pedal para chegarmos logo a Bica espalhadeira.

 

 

 

 

BICA ESPALHADEIRA
A Espalhadeira é outro ponto turístico bastante visitado do nosso município que a exemplo da Bica e cachoeira do Bitury necessita de melhoria da sua infraestrutura para receber adequadamente os turistas. Aqui está localizado o bar do Irineu que é uma ótima pessoa, este bar é ponto de apoio e de referência para quem vem visitar a Espalhadeira, nele os visitantes podem desfrutar de boa comida, bom atendimento e higiene além de sanitários o ponto negativo que espanta muita gente daqui e que faz com que nós não recomendemos este bar aos nosso amigos é o preço demasiadamente alto praticado pelo Irineu. Logo abaixo do poço fica o Escorrego da espalhadeira que é um escorrego natural bastante apreciado por crianças e adultos de todas as idades, o mesmo encontra-se com pouca água em suas corredeiras, mesmo assim havia muita gente se divertindo no mesmo. Ao chegarmos aqui o Amaro nos informou que o seu amigo Vantuir estava a nossa espera em sua propriedade para nos apresentar a  bela cachoeira que lá existe, mas infelizmente devido a hora já estar avançada e pensando no melhor para os nossos visitantes fomos obrigados a deixar a visita para uma outra oportunidade, mesmo assim fica aqui os meus agradecimentos ao mesmo em nome do grupo.

 

 

 

 

 

RUMO A TABOCAS
A esta altura o sol brilhava alto e a temperatura subira bastante então todos estavam sentindo bastante o pedal e loucos para chegar logo ao local onde iríamos almoçar, apesar de faltarem apenas algo em torno de dois quilômetros para alguns parecia que ainda faltava uma eternidade, mas nessas horas o carro de apoio estava sempre ali a disposição.
Quem nos conhece sabe que não fazemos uso de carro de apoio nas nossas atividades, mas de agora em diante, sempre que recebermos ciclistas de fora vamos adotar o carro de apoio, porque ele foi fundamental para o sucesso desta trilha e o Aquiles se mostrou um excelente profissional e amigo, ajudando a todos sempre sem reclamar de nada e sempre com um sorriso no rosto, dando assim um belo exemplo.
 

 

FINALMENTE O ALMOÇO
Chegamos ao restaurante e bar da Dona severina pra lá de esfomeados e apesar de todo o planejamento nem tudo saiu como combinado o que fez com que eu perdesse a esportiva e me estressasse um pouco, motivo pelo qual quero aqui desde já me desculpar com todos os presentes, na verdade o que eu estava querendo era que tudo corresse conforme planejado e quando planejo algo e isso acontece de alguma maneira diferente costumo reagir mal, mas parei fiquei a refletir um pouco e compreendi a situação, desfrutando depois de algum tempo de espera e impaciência de uma boa comida com ótimas companhias. este estabelecimento dispões de uma boa estrutura para receber turistas, incluindo ai um chuveirão localizado na parte de trás do mesmo e uma vista fenomenal da Barragem de Tabocas com a Pedra do cachorro ao fundo. Alguns ciclistas após o almoço resolveram voltar, no final ficamos apenas eu Geovane, o Amaro a Vanda e a Hortência aguardando a saída dos nossos visitantes, dois deles voltaram conosco pedalando. Apesar dos contra tempos foi um almoço muito bom com muita descontração e ótimas companhias e fica aqui a dica, em visitando a Barragem de Tabocas não deixem de dar uma passadinha no Restaurante e Bar da Dona Severina.

 

 

 

 

 

 

FATOS & FOTOS DA VOLTA
Depois do almoço chegou a hora de nos despedirmos dos nossos amigos que tanto nos alegraram com as suas companhias, com o jeito de ser de cara um e com a sua disposição. Apesar de falhas que sei que aconteceram fica o sentimento de dever cumprido e na qualidade de Líder dos Amigos do Pedal fica aqui em nome do grupo os meus mais sinceros agradecimentos a cada um pela consideração que tiveram para com todos nós, sintan-se sempre a vontade para voltar quantas vezes desejarem, teremos sempre o prazer em receber vocês e quem mais desejar pedalar conosco. depois que a maioria dos ciclistas vindos de fora adentraram nas suas respectivas vans, um grupo formado por mim Geovane, Amaro, Vanda, Elliana e Hortência iniciamos a nossa pedalada final rumo as nossas casas, dois ciclistas do grupo Pedal Livre Olinda também optaram por voltar pedalando conosco. Esta última etapa do pedal foi realizada pela rodovia PE 166. 

 

 

 

 

 

ENCERRAMENTO
O encerramento se deu no mesmo local onde a trilha teve início, na frente da loja Total Sport`s do nosso amigo Amaro Neto. Resta aqui mais uma vez agradecer a presença de todos e a todos que colaboraram direta ou indiretamente para a realização e o sucesso deste belo pedal. Na qualidade de Líder do Grupo eu Geovane quero aqui agradecer a cada um dos ciclistas dos Amigos do Pedal que atenderam ao convite e se fizeram presentes e também aos nossos amigos ciclistas que vieram de tão longe nos prestigiar, a todos os meus parabéns e o meu muito obrigado por tudo.

DESTAQUE DA TRILHA
O destaque desta trilha por incrível que pareça não foi um ciclista, mas uma pessoa que foi de extrema importância para o sucesso da mesma e que demostrou o tempo todo boa vontade para com todos nós, para mim e creio que para a maioria dos presentes o grande destaque desta trilha foi o nosso amigo Aquiles de ficou responsável por conduzir o caro de apoio durante todo o percurso deste pedal, ao mesmo o meu muito obrigado e os meus parabéns em nome do Grupo de Ciclismo Amigos do Pedal.

CONVITE
Gostou do lei e do que viu? então deixe a TV e o PC de lado um pouco, de um trato da bike e venha se juntar aos nossos ciclistas nas nossas aventuras. A partir da próxima quarta-feira tem pedal para todos os gostos. Você é o nosso convidado especial. Segue abaixo o calendário com a programação oficial de pedais para o próximo mês de agosto, leia com atenção e fique de olho aqui no blog, lá no nosso grupo no face e também no WhatsApp para saber qual o pedal indicado para você participar.


ACOMPANHE NOSSAS AVENTURAS TAMBÉM PELO FACEBOOK



UTILIDADE PÚBLICA
Como todos que acompanham este blog sabem, aqui não há espaço para politicagem e procuramos manter a política de um modo geral bem longe dos nossos interesses, contudo frente as eleições que estão ai por vir, faz-se necessário ajudar aquele cidadão ou cidadã que está em dúvida em relação ao modo correto de justificar o seu voto ou de como votar corretamente e para isso estamos disponibilizando o link abaixo onde todos poderão obter informações de fontes seguras para tirar as suas dúvidas. Lembre-se aquele ou aquela que você colocar no poder, será a pessoa que vai lhe representar e representar a sua comunidade, portanto vote consciente, não troque o seu voto por nada e não vote em candidatos com ficha suja, estes depois de eleitos e no poder, dificilmente farão algo de bom e mais dificilmente serão punidos. No nosso sistema democrático o voto ainda é obrigatório, mas votar de maneira irresponsável só depende de cada um. No link abaixo você poderá treinar a vontade a maneira correta de usar a urna eletrônica para não se atrapalhar no dia da eleição, treine a vontade e bom voto.

Por: Geovane Bezerra

6 comentários:

  1. Que pedal foi esse, show show show. O maior até o momento. Meus agradecimentos aos 34 ciclistas de Recife e Olinda aos 46 de Belo Jardim, esses que deram o maior apoio aos visitantes, orientando, acompanhando e ajudando vlw galera. Juntos formamos não um grupo ou uma turrma do Pedal, juntos somos uma família.

    ResponderExcluir
  2. Geovane Bezerra - Amigos do Pedal BJ PE30 de setembro de 2014 às 06:35

    Sem dúvida uma´tima trilha onde realmente podemos contar com a colaboração de cada membro do nosso grupo em apoio aos nossos visitantes, quero aqui destacar e parabenizar a equipe feminina composta pelas ciclistas; Elaine, Mel, Vanda, Elliana, Natália e Hortência. Nossas garotas não deixaram nada a desejar a nenhum ciclista da equipe masculina,pedalaram numa boa, inclusive com a Vanda tendo o seu melhor desempenho até o momento. Parabéns a todas as nossas ciclistas e a todos que participaram, é assim que demostramos aquelas pessoas que ainda insistem em falar por ai que essa modinha de andar de bicicleta em turma vai acabar em pouco tempo, que elas estão erradas e que na realidade o que muitas gostariam era mesmo de estar conosco, mas por motivos que não nos interessam não o fazem.

    ResponderExcluir
  3. Valéria Moura de Tamandaré PE30 de setembro de 2014 às 06:39

    Pedal ota 10 e nota 10 também esta iniciativa de disponibilizar este link para as pessoas poderem treinar o voto. Isso não é fazer política, isso é ajudar o próximo a exercer de maneira correta a sua cidadania

    ResponderExcluir
  4. Quem bom que vocês souberam valorizar o trabalho do condutor do carro de apoio, em rodo tipo de evento existem pessoas que não são do meio mas que dão o melhor de si em pró daquilo em que está envolvido e na grande maioria das vezes não tem nem se quer os seus nomes divulgados, vocês estão de parabéns por dar o devido valor a quem merece.

    ResponderExcluir
  5. Esse foi um dos melhores e também posso dizer dos maiores pedais do ano, espero que essa cena se repita por mais vezes não só os nossos amigos de Olinda como também de outras localidade para que cada vez mais esse movimento cresça mais e mais...obrigada pela visita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pessoal nós do Pedal Livre Olinda só podemos agradecer mais uma vzs pela recepção e graças a Deus foi uma trilha muito tranquila sem acidentes graves, aonde chegamos levamos muito Amor e trazemos mais ainda conhecendo e fazendo novos amigos. Voltaremos Breve.
      adm. Pedal Livre olinda

      Excluir