segunda-feira, 6 de outubro de 2014

GRAVIDEZ & PEDAL

Embora se ouça muito falar das benesses que os exercícios proporcionam à saúde em geral, pouco se comenta sobre a importância das atividades físicas durante a gravidez.

“Parte das gestantes até sabe dos benefícios, mas têm certo receio. Depois que você esclarece as dúvidas delas, isso muda: elas ficam mais confiantes e a atividade segue bem”, conta Edgar Nunes, especialista em fisioterapia esportiva e médico do Hospital Santa Catarina. “Normalmente, as que procuram já praticam três vezes por semana no mínimo e não querem parar”, relata.

De acordo com Nunes, o ideal durante a gravidez é praticar atividades variadas e que trabalhem diferentes partes do corpo, como exercício aeróbico, alongamento muscular, fortalecimento, caminhada, bicicleta ergométrica, fortalecimento de abdômen, lombar e membros superiores e inferiores.

Todo esse cuidado com o corpo durante a gestação só traz benefícios, como um melhor controle do peso, maior equilíbrio emocional e até um parto mais fácil, além de uma recuperação mais rápida.

Mas, antes de tudo, é importante entender o que acontece durante a gravidez, para, dessa forma, se exercitar da melhor maneira possível.


Modificações corporais

Durante a gestação, ocorrem algumas alterações na postura da mulher. Para aumentar sua base de sustentação, a gestante fica com as pernas mais afastadas. Também ocorre a hiperlordose – quando os glúteos ficam empinados – reação causada pela sobrecarga de peso na região lombar. Outra mudança é na posição dos ombros, que, assim como a cabeça, vão para frente, por conta do aumento de peso na barriga, que precisa ser compensado. Junto com tudo isso, vem a mudança do centro de gravidade, que pode aumentar o risco de quedas durante o exercício.

Junto com as modificações posturais, a mulher, por conta da predominância de progesterona, fica em um estado de constante relaxamento. Durante essa fase, o risco de contusões nas juntas também aumenta. A produção deste hormônio dura até o final da amamentação, geralmente por volta dos seis meses de idade do bebê.

Ciclismo e outros exercícios

Entretanto, como o ciclismo é um esporte de impacto reduzido, “não apresenta risco para as articulações. Já em uma caminhada, há o risco de torcer o pé, caso o terreno seja irregular”, informa Edgar Nunes. No entanto, durante a pedalada há risco de queda, que merece atenção especial. “Com quatro meses de gestação, comecei a dar pedais de uma hora. Por causa do medo de cair e ter um aborto ou descolamento de placenta, eu ia bem devagar, geralmente no asfalto”, conta a ex-mountain biker profissional Gabriela Morelli, de 32 anos, e mãe de Francisco, de dez meses, que só deixou de lado a bike quando sua barriga não lhe permitia mais subir no selim, aos seis meses de gestação.

Para substituir a bicicleta, Gabriela começou a praticar hidroginástica para gestantes. “Foi onde eu me adaptei melhor e fiz até os nove meses”, conta. Pela ausência de impacto e diminuição do peso dentro da água, “a hidroginástica é a atividade mais recomendada”, diz Nunes, que percebe também uma procura grande pelo pilates. “Embora parte disso seja por moda, é uma atividade muito indicada, por que trabalha a região pélvica, lombar e abdominal. Facilita o parto, a sustentação, diminui a dor na recuperação, que fica mais rápida”, conta

O Emocional

O lado emocional também se beneficia muito com hábitos saudáveis. “A atividade física produz endorfina, um hormônio que age como um antidepressivo natural, aumenta a resistência à dor e melhora o humor”, explica o obstreta da maternidade Santa Catarina Antonio Julio Barbosa.

Recuperação

Mas antes de sair pedalando novamente, deve-se respeitar o período de recuperação do parto, que é de 30 a 40 dias para parto normal e de dois meses para cesárea. Contudo, a prática de exercícios antes e durante a gestação torna mais rápida e mais fácil essa fase.

“Como no meu caso foi cesárea, não passei por contração, mas senti que a recuperação pós-cirúrgica foi muito melhor e mais rápida. Meia hora depois do parto eu já conseguia mexer as pernas e à noite eu já conseguia andar”, relata Gabriela, que também teve boa resistência à dor. “No primeiro dia, tomei remédios para a dor, que eram muito fortes, mas só comprimidos, nada nas veias. Já no dia seguinte não tomei nada”.

Além disso, a volta ao pedal não é tão simples, embora venha acompanhada de vantagens. “Eu pedalava duas vezes por semana, uma horinha, só girando, e nas primeiras duas semanas foi bem difícil: eu sentia muita dor nas nádegas, nas costas, cansava na subida. Nosso cérebro continua funcionando como de atleta, mas o corpo não responde”, conta Gabriela. “Mas isso foi muito bom para mim, porque, quando você é mãe, você vive para o seu filho, fica o tempo todo com ele. E se você não faz outra coisa, isso causa um estresse muito grande na mulher. Então, três vezes por semana eu tinha meu tempo, quando eu refrescava a cabeça e que me fazia voltar mais animada pra cuidar dele”, completa.

Cuidados e contra-indicações

Embora a prática de exercícios durante a gestação faça muito bem para a saúde da mulher, é importante, sobretudo, tomar os cuidados necessários para evitar qualquer risco que possa pôr a saúde da mãe e do bebê em risco. Além de evitar as quedas, “é importante reduzir o ritmo do exercício no segundo e terceiro trimestres, pois a exigência que o coração e a vasacularização têm são maiores”, enfatiza Barbosa. Estudos recentes também demonstram que a atividade física intensa durante a gestação pode fazer com que o bebê nasça com um peso menor que o normal.

“Também é preciso prestar atenção à hidratação durante o exercício, repousar bem, evitar hipertermia, evitar ambiente húmido e quente, usar roupas confortáveis, evitar, de qualquer jeito, o impacto na região abdominal”, previne Barbosa. Também é importante ficar alerta se a mulher sente tontura ou náusea durante a atividade – e ela não pode se sentir cansada. Caso isso aconteça, é necessário diminuir o ritmo.

No entanto, mulheres que tenham diabetes tipo 1 e 2, problemas cardiovasculares, sangramento no primeiro trimestre ou alguma patologia cardíaca devem evitar a atividade física.

O acompanhamento nutricional e obstétrico, feito normalmente uma ou duas vezes por mês, é imprescindível. Mas o acompanhamento da atividade física deve ser mais frequente e o contato entre o fisioterapeuta ou educador físico e o médico da gestante é imprescindível. “É importante a interdisciplinaridade para o bem da grávida e do bebê”, afirma o obstetra.

“Qualquer atividade que seja bem prescrita tem riscos mínimos”, fala Antonio Barbosa. Se feitos com os cuidados necessários e com o acompanhamento correto, os exercícios físicos só proporcionam vantagens à saúde da gestante e de seu filho.




ESTÁ CHEGANDO A HORA
Neste final de semana venha prestigiar a segunda edição do Desafio de DH de Belo Jardim. A pista está localizada na chácara do nosso amigo Alvanir no Sítio Jurema, pertencente a área de Taboquinha. Atenção: Devido a este evento não tem nenhuma trilha programada para este final de semana, mas quem não for participar da competição pode fazer um pedal sem compromisso.

ACOMPANHE NOSSAS AVENTURAS TAMBÉM PELO FACEBOOK


Por: Geovane Bezerra 

4 comentários:

  1. Geovane Bezerra - Amigos do Pedal BJ6 de outubro de 2014 às 09:19

    Pessoal quero aqui esclarecer a todos que a trilha noturna do próximo dia 10 teria como destino Sanharó, mas como o pessoal optou por fazer este roteiro na última sexta-feira então o destino passou a ser Serra os Ventos. Quero também esclarecer que o Passeio Ciclístico da quarta-feira 01/10/14 contou com a participação de 11 ciclistas e teve 18 km de percurso e a Trilha Noturna de Sanharó que já está sendo denominada de Trilha do Açaí contou com a participação de 06 ciclistas e teve 39 km de percurso, mas infelizmente nenhum destes pedais foram registrados com fotos.

    ResponderExcluir
  2. Amélia Calado - Niterói RJ7 de outubro de 2014 às 11:13

    Não faço parte de nenhuma associação ou grupo de ciclismo mas sempre que posso, geralmente nos finais de semana, costumo ir ao parque que fica aqui próximo a minha residência para dar umas pedaladas e vez por outra vou para o trabalho de bicicleta, mas como estou grávida de pouco mais de dois meses, deixei de lado o hábito de pedalar porém lendo esta postagem me bateu uma vontade danada de voltar ao pedal, mas vou seguir direitinho o que está na postagem, primeiro vou me consultar com o meu médico e pedir que ele me avalie através de consulta e exames médicos e se ele aprovar e de acordo com as orientações dele eu voltarei a dar umas pedaladas de leve, caso contrário vou continuar só na vontade, mas obrigado pela postagem, para mim foi muito útil.

    ResponderExcluir
  3. Sandra Helena - Caruaru PE10 de outubro de 2014 às 08:26

    Achei a postagem bem interessante mas não sei se eu teria coragem de pedalar caso estivesse grávida.

    ResponderExcluir