quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

ALGUNS CUIDADOS QUE DEVEM SER TOMADOS PARA EVITAR LESÕES NA PRÁTICA DO CICLISMO


A bicicleta é uma das principais diversões do brasiliense. A cidade reúne um sem-número de atletas apaixonados pelas duas rodas. Eles buscam entrar em forma com uma atividade física prazerosa. Porém, antes de sair por aí pedalando, é preciso tomar cuidados. Por ser um exercício que envolve várias partes do corpo, apresenta um catálogo de lesões que pode incomodar desde o ciclista iniciante ao mais experiente. O Correio ouviu ortopedistas e listou as principais contusões que ocorrem e como evitá-las.
 

O atleta deve se preocupar com os equipamentos de segurança, principalmente capacete e luvas. Albert Viveiros, bancário de 49 anos e ciclista há 20, já quebrou seis capacetes em quedas de bicicleta. Em todos os casos, o cuidado em lembrar-se da proteção o livrou de sofrer lesão. “Já presenciei casos em que o capacete não evitou o traumatismo, mas os médicos afirmaram depois que o rapaz não morreu por causa do equipamento, que o protegeu do impacto”, conta.

Outra dica importante é não exagerar na dose durante os treinamentos. Por ser um esporte ao ar livre, que queima muitas calorias, é comum o atleta se empolgar e fazer uma carga de exercícios que o corpo ainda não está preparado para aguentar. Foi o que aconteceu com o administrador Maurício Correia. Há cinco anos, ele exagerou na atividade e fraturou o joelho, que nunca mais foi o mesmo. Convive desde então com dores que o fazem voltar toda semana ao ortopedista, mas não o impedem de pedalar 300 km por semana.



Redação - Correio Braziliense

Publicação: 26/02/2014 - 13h08min

Fonte: http://www.df.superesportes.com.br/

CONVITE
Amanhã sexta-feira dia 28/02/14 estaremos realizando a nossa última trilha noturna do mês de fevereiro, tendo como destino o município de Tacaimbó - PE. O ponto de encontro e concentração será na frente da loja D.R. Bike a partir das 19h00min e a saída as 19h30min. Ida e volta pela PE 166/Vila Inhumas. Atenção: Devido a nos encontrarmos em período pré carnavalesco, por motivo de segurança só será possível a realização esta trilha se houver o comparecimento de ao menos quatro ciclistas, caso contrário a mesma será cancelada.

CONVITE
 Se você não for viajar neste carnaval e gosta de pedalar, então venha se juntar aos ciclistas do nosso grupo nesta segunda edição da Trilha de Carnaval, será uma trilha  leve com percurso curto e com pouco grau de dificuldade, indicada para iniciantes. Lembramos que para a sua segurança é necessário o uso de no mínimo de capacete e luvas, mas se por ventura você ainda não  possua pode participar mas tomando cuidado redobrado e ficando ciente que em caso de desejar fazer parte do nosso grupo tem de adquirir todo o equipamento de segurança. Vamos  procurar chegar no horário para não atrasar a saía. Atenção Alguns ciclistas estão pretendendo fazer uma outra trilha na parte da tarde com destino ao município de Pesqueira - PE portanto, todos fiquem a vontade para participar da trilha que achar  melhor.

ACOMPANHE NOSSAS AVENTURAS TAMBÉM PELO FACEBOOK
TORNE-SE MAIS UM SEGUIDOR DESTE BLOG
Gostaria de convidar você que gosta de ler as nossas postagens a se tornar mais um dos nossos seguidores, para isto basta clicar no canto superior esquerdo desta página onde está escrito PARTICIPAR DESTE SITE e se cadastrar. Para fazer este cadastro é muito fácil, basta  ter uma conta do GOOGLE como Email ou Gmail. Venha se juntar a família dos Amigos do Pedal Belo Jardim.
MOMENTO E REFLEXÃO
UTILIDADE PÚBLICA
O carnaval está batendo a nossa porta e com ele as oportunidades de sexo fácil aumentam  muito, é necessário redobrar os cuidados com a saúde para não se adquirir uma DST. O Ministério da Saúde MS disponibiliza diariamente milhões de preservativos inteiramente grátis em todo o país, portanto faça a sua parte, proteja-se fazendo sexo seguro afinal o carnaval vai  passar e as consequências de uma relação sem proteção pode ficar para o resto da vida.
 
 
Por: Geovane Bezerra

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

TRILHA DE EXPLORAÇÃO SÍTIO QUANDUS 23/02/14


No domingo passado foi realizada com sucesso mais uma trilha de exploração dos Amigos do Pedal tendo como destino final o Sítio Quandus do Meio, pertencente a área do Distrito de Xucuru na cidade de Belo Jardim - PE. Foi mais uma trilha dura porém recheada de emoções e de muita adrenalina como vocês poderão conferir nesta postagem.


INFORMAÇÕES PRELIMINARES
Ponto de Encontro: Prefeitura
Concentração: 05h30min
Saída: 06h00min
Equipe: Amaro - Bodocó  Geovane - Simbal - Arielson - Monguinha - Laurenio - Aruda - Juracy - George e Andre - Total de 11 ciclistas.
Guia: Geovane
Distância Percorrida: 75 Km

FATOS E FOTOS NA CONCENTTRAÇÃO
Reunidos no novo ponto de encontro que é em frente ao prédio da prefeitura os ciclistas participantes se concentraram durante meia hora e neste período fizeram os seus exercícios de alongamento e foi traçado o trajeto ideal do pedal, depois todos pousaram para fotos e teve início a trilha propriamente dita.

Avenida Deputado José Mendonça Bezerra - Centro/Prefeitura.


PERCURSO URBANO
O percurso pela zona urbana foi relativamente curto. Seguimos pela Praça dos Correios, depois pela Praça dos Motoristas e mais adiante pela Praça de São Pedro, seguindo depois pela rua Benjamin Constnt até chegarmos a zona rural.


SERRA DOS PATOS E SÍTIO PATOS
Metade dos ciclistas optaram por seguir pela Vila de Tabuinha e a outra metade seguiram o  trajeto original pela Serra dos Patos, ao final da serra todos se encontraram no Sítio Patos e de lá seguiram juntos e misturados.
Serra dos Patos.


Sítio Patos.


SÍTIO ÁGUA BRANCA/SANHARÓ - PE 
Como  o clima estava colaborando o pedal se desenvolvia em um bom ritmo e chegamos ao Sítio Água Branca ainda cedo, de lá seguimos pelo estradão até a Vila de Jenipapo, pertencente aquele município.
Sítio Água Branca/Sanharó - PE.



VILA DE JENIPAPO
Ao nos aproximarmos da Vila de Jenipapo vemos muita beleza, o lugar é cercado de muito verde e existem nos arredores várias construções antigas que tornam a beleza do lugar bem diferenciada. Ao chegarmos na vila ocorreu o primeiro imprevisto da trilha, a bike do ciclista André apresentou um problema em um dos câmbios, mas foi feita a devida manutenção e o mesmo pode prosseguir sem problemas.
Sítio Jenipapo/Sanharó - PE.



Vila de Jenipapo/Sanharó - PE. 






A partir deste ponto inicia-se a parte dura da trilha, tomando como referência esta casa da primeira foto, temos logo em frente como visto na segunda foto, a Serra dos Quandus e foi este o primeiro obstáculo a ser vencido, neste momento a temperatura também subiu um pouco o que aumentou o grau de dificuldade desta subida, mas como até este ponto tudo corria dentro o programado iniciamos a subida bem animados.


Logo no  início da subida o ciclista Arruda veio a cair da bike devido a dores provocadas por fortes câimbras nas duas pernas, depois de prestarmos a devida assistência ao mesmo ele tentou prosseguir empurrando a sua bike mas mesmo assim estava andando com bastante dificuldade, por sorte is subindo um veículo Tayota Bandeirante o qual solicitamos parada e o motorista deu uma carona ao Arruda até onde seria o nosso ponto de chegada. A galera boa de pernas seguiu a frente pedalando com muita dificuldade devido ao grau de elevação mas apenas quatro ciclistas conseguiram chegar até o ponto de destino pedalando sem descer das bikes, foram eles os ciclistas Arielson, Bodocó, Juracy e André, verdadeiros vencedores pois a altitude chegou aos 1.503 metros no topo da subida.  

Serra da Balança, vista da Serra dos Quandus.


CHEGANDO AO NOSSO DESTINO
Apesar das dificuldades da subida chegamos até o Sítio Quandus de Cima que era o nosso destino em boas condições físicas, apenas desgastados pelo esforço da subida. O único incidente ocorrido até este momento foi o problema com o ciclista Arrua. Ao lado da Capela de Santa Luzia existe um bar que serve de apoio aos ciclistas e a todos que por lá passarem é o Bar do Valdemar.





A VOLTA
Após pousarmos para fotos iniciamos a volta seguindo  pela estrada que fica em frente ao bar e que nos levaria até os sítios Carlota, Conceição e Moinho e de lá para a Rua da Palha.


 Moradores da localidade prestigiando a nossa visita. Em destaque na segunda foto o Sr. Valdemar dono do bar que hoje é administrado pelo seu filho.


Ao final do estradão chegamos a um cruzamento com quatro opções de caminhos onde seguimos a direita pelo Sítio Carlota. Neste ponto a bike do ciclista Arruda teve o pneu traseiro furado o que foi rapidamente resolvido.


No decorrer do trajeto passamos por vários barreiros e pequenas barragens, todas cheias devido as últimas chuvas ocorridas naquela região. Uma coisa que nos chamou a atenção foi uma formação rochosa que lembrava bem a cabeça de um Tubarão Branco, como vocês podem curtir na terceira foto abaixo, então batizamos esta pedra de "A Pedra do Tubarão".



RUA DA PALHA
Finalmente após várias descidas e depois de muitas pedaladas finalmente chegamos ao Sítio Palha e a Rua da Palha, lá paramos para reabastecer os nossos reservatórios de água e para um breve descanso, depois retomamos a trilha, seguindo agora para Xucuru onde iríamos almoçar no  restaurante de Dona Maria, conhecida popularmente como "Maria Véia". Um fato curioso que atraiu a nossa atenção lá na Rua da Palha foi um "Pé de Bike" localizado a poucos metros de onde paramos.


Pé e Bike.

Sítio  Burlandeira.

HORA O RANGO
Chegamos as Distrito de Xucuru varados de fome e bastante  cansados e logo tratamos de nos dirigir até o Restaurante de Dona Maria, mas ao chegar lá tivemos de esperar a nossa vez pois o mesmo encontrava-se completamente lotado, então aproveitamos o tempo  de espera para dar um merecido descanso as nossas pernas, depois caímos matando na gostosa comida de Dona Maria. Nós recomendamos este restaurante a todos pois, a comida é ótima, o atendimento e a limpeza muito boas e o precinho melhor ainda, vale a pena conferir
 Matriz de São Miguel da Paciência.

Restaurante de Maria Véia.






Após o rango bateu aquela moleza e resolvemos tirar um breve cochilo na praça em frente a igreja.


RETOMANDO A VOLTA
Para fazer a digestão  do almoço nada melhor do que encarar a subida da Serra da Balança, esta subida é bastante íngreme e bem longa o que exige bastante dos ciclistas. Para o ciclista Arruda foi impossível pedalar este trecho, pois as câimbras continuavam a o perseguir sem dó nem piedade, desta forma o ritmo do pedal caiu bastante.

Serra dos Quandus, vista da Serra da Balança.

Mais ou menos na metade da subida paramos numa pequena bodega localiza nas proximidades de uma escola municipal que existe ali, lá tomamos a volta parra casa. A partir deste ponto ficou acordado entre nós que os ciclistas que se encontrassem em boas condições físicas e que estivessem dispostos poderiam seguir num ritmo mais rápido sem ter de esperar os demais do segundo pelotão e assim foi feito. Após a subida da  Serra da Balança o grau de dificuldade da trilha diminuiu muito. 



Nas fotos abaixo pedalávamos pela região dos sítios Cana Brava, Papa Mel, Tetéu, Palmeira, Serrinha, Etc. Esta região é muito bonita com o verde predominando por todos os lados e com árvores centenárias em várias partes, inclusive as margens da estrada. É impossível não parar  para apreciar a vista.









Já em terras do Sítio Serrinha a gancheira da bike do ciclista Amaro quebrou e foi necessário diminuir a corrente e retirar o câmbio da bicicleta para que ele prosseguisse pedalando. Para dar um pouco mais de dificuldade ao pedal começou a chover, mas isto só renovou as nossas energias.


ÚLTIMA PARADA
Ao chegarmos na Vila de Taboquinha fizemos a última parada da trilha. Paramos na mercearia do Marcos para tomarmos o tradicional refresco de coco, pena que o mesmo não estava bem gelado, mas mesmo assim estava bem gostoso. Nós recomendamos este estabelecimento como ponto de apoio. A  partir este ponto não foi possível tirar mais fotos, pois a chuva aumentou e poderia danificar a máquina, por isso não foi possível registrar o final do percurso e nem a chegada.


ACIDENTE NA VOLTA
Um fato inusitado que aconteceu na volta foi o tombo que sofreu o ciclista Demir (Monguinha), ele que seguia com os ciclistas do primeiro pelotão. Segundo relatos o mesmo cochilou enquanto  pedalava  descendo uma ladeira e devido a isto teve um grave tombo sofrendo várias escoriações. Em conversa com um dos ciclistas que fazia parte do pelotão em que o Monguinha pedalava ele me repassou que conversou com o mesmo pouco depois do tombo e segundo o Monguinha a causa do tombo fora a corrente que travou e não ele que cochilou como comentaram, o fato é que  o mesmo se machucou bastante. Foi o pior tombo sofrido por um dos nossos ciclistas neste ano. Na próxima postagem passarei para vocês como se encontra o ciclista Demir. Confiram abaixo alguma fotos dele após o tombo.


DESTAQUE DA TRILHA
O destaque desta trilha foi o ciclista Arruda, ele que sofreu bastante com câimbras mas que em momento algum pensou em desistir e mesmo tendo de suportar muita dor fez todo o percurso. É bem verdade que o mesmo poderia ter optado por voltar com o ciclista Simbal que ao chegar na Ladeira da Balança resolveu voltar porque tinha compromisso e necessitaria estar em casa cedo. O ciclista Arruda devido ao seu trabalho viaja muito e por isso não consegue manter uma rotina constante de pedal participando mais dos passeios noturnos do que das trilhas, esta forma deveria ter avaliado melhor se encontrava-se em condições e participar desta trilha devido ao grau de dificuldade, mas como resoplveu participar e como conseguiu superar as suas limitações o mesmo está de parabéns, ma que fique a lição para uma próxima.

CONVITE
Amanhã quarta-feira tem passeio noturno pelas ruas, praças e avenidas da nossa cidade e voc~e é o nosso convidado especial. Este é um tipo de pedal leve, ideal para ciclistas de todas as idades e de ambos os sexos, mesmo que sejam iniciantes.
Ponto de Encontro: D.R. Bike
Concentração: 19h00min
Saída: 19h30min
Percurso Total: 22 Km

ACOMPANHE NOSSAS AVENTURAS TAMBÉM PELO FACEBOOK

TORNE-SE MAIS UM SEGUIDOR DESTE BLOG
Gostaria de convidar você que gosta de ler as nossas postagens a se tornar mais um dos nossos seguidores, para isto basta clicar no canto superior esquerdo desta página onde está escrito PARTICIPAR DESTE SITE e se cadastrar. Para fazer este cadastro é muito fácil, basta  ter uma conta do GOOGLE como Email ou Gmail. Venha se juntar a família dos Amigos do Pedal Belo Jardim.
MOMENTO E REFLEXÃO
FIQUE POR ENTRO
 Fique sabendo abaixo as provas e competições programadas para o próximo mês de março pela Confederação Brasileira de Ciclismo CBC.

Por: Geovane Bezerra