quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

CURIOSIDADE - A BICICLETA NO CINEMA

Assim como o fusca que foi durante muitos anos um dos carros mais desejados e que está presente em vários filmes até os dias de hoje, a bicicleta também tem o seu espaço na telona. Para os apaixonados por bicicletas segue abaixo uma relação de 10 filmes onde a bicicleta foi a estrela.

Divulgação.
1 Ladrões de Bicicleta (1948) - Vittorio Sica
A começar pelo clássico: "Ladrões de Bicicleta" dirigido por Vittorio de Sica, de origem italiana; o filme narra a história do humilde trabalhador Antonio Ricci (Lamberto Maggiorani), que luta para sustentar a família, precisando de uma bicicleta para um novo emprego, após penhorar alguns bens da família, compra a bicicleta, mas é assaltado. Antonio sai junto com o filho para procurar a bike pela cidade.




Cena do filme "Ladrões de Bicicleta"

Divulgação.
2 O Iluminado (1980) - Stanley Kubrick
"O Iluminado" dirigido por Stanley Kubrick, de origem norte-americana. O filme conta a história de uma família que se muda para um hotel, como zeladores de temporada; ficando isolado durante 7 meses, devido a nevascas e falta de acesso. Possuindo um “protagonista” recorrente, o tricículo que o garoto Danny (Danny Lloyd), filho de Jack e Wendy Torrance, usa para circular pelo hotel enquanto a história se revela.


Cena do filme "O Iluminado"

Divulgação.
3 As Bicicletas de Belleville (2003) – Sylvain Chomet
“As Bicicletas de Belleville” é uma famosa animação de origem franco-belga-canadense, que foi dirigida por Sylvian Chomet. Conta a história de Campeão, que é filho de ciclistas profissionais e resolve desde cedo seguir os passos dos pais; com o auxílio de sua avó Madame Souza e a companhia de seu cão Bruno, acompanhamos Campeão desde suas primeiras pedaladas em um tricículo até sua tentativa de participar do Tour de France, com resultados inusitados.
Cena do filme "As Bicicletas de Belleville"

Divulgação
4 Competições de Destinos (1985) – John Bedham
“Competições de Destinos” um filme norte-americano, estrelado por Kevin Costner e dirigido por John Bedham. Narra fatos verídicos de uma equipe que participou do Tour de France de 1980. Muitas das cenas de corrida foram filmadas na Coors Clássic, uma famosa corrida na época do filme, com aparições de ciclistas lendários como Eddy Merckx e Jennifer Grey.



Cena do filme "Competições de Destinos"


Divulgação
6 Tuff Turf – O Rebelde (1985) – Fritz Kiersch
“Tuff Turf – O Rebelde” de origem norte-americana foi dirigido por Fritz Kiersch. Conta a história de um ciclista adolescente Morgan (James Spader), que está prestes a se formar no colegial, quando se envolve com uma patinadora, que é namorada de um líder de uma gangue; vemos Morgan pedalando entre brigas de rua, paradigmas sociais e confrontando o líder, para conquistar a garota.



Cena do filme "O Vencedor"


Divulgação
7 Quicksilver – O Prazer de Ganhar (1986) – Thomas Michael Donnelly
“Quicksilver – O Prazer de Ganhar” foi dirigido por Thomas Michael Donnelly de origem estadunidense. Conta a empreitada de Jack (Kevin Bacon), um corretor bem sucedido que perde todo seu dinheiro em uma aposta arriscada e decide se tornar um entregador de bike, para uma empresa especializada. Apesar da falta de consentimento por parte da namorada e de conhecidos, Jack começa a gostar do novo emprego e dos novos amigos, incluindo Terri com quem vive um novo romance. O filme inclui uma famosa cena de dança na bicicleta. Cena do filme "Tuff Turf - O Rebelde"

Divulgação
8 Perigo por Encomenda (2012) – David Koepp
“Perigo por Encomenda” é um filme norte-americano dirigido por David Koepp. O filme nos mostra o cotidiano de Wilee (Joseph Gordon-Levitt), um ciclista entregador em Nova York; quando descobre que um policial corrupto está atrás de uma de suas entregas, o que gera uma perseguição pela cidade. Durante as filmagens Joseph bateu em um táxi, voando contra o vidro traseiro, tendo que levar 31 pontos após o acidente.

Cena do filme "Perigo por Encomenda"

Divulgação
9 O Escocês Voador (2006) – Douglas Mackinnon
“O Escocês Voador” é um lançamento britânico, dirigido por Douglas Mackinnon. A história foi baseada na vida de Graeme Obree; querendo bater o recorde do seu maior adversário, que planeja usar uma magrela de 500 mil libras, Graeme decide construir sua própria bicicleta com a ajuda de sua esposa e novos amigos, usando sucatas e outros materiais. Mesmo conseguindo apoio financeiro o ciclista enfrenta muitos obstáculos para conseguir competir.

Cena do filme "O Escocês Voador"

Divulgação
10 ET – O Extraterrestre (1982) – Steven Spielberg
“ET – O Extraterrestre” dos EUA, dirigido por Steven Spielberg. Conta como um garoto, sua família e seus amigos ajudam um alienígena a tentar retornar para sua família; para essa empreitada os garotos utilizam bicicletas durante fugas espetaculares, que geraram uma das imagens mais emblemáticas figuradas por uma bicicleta. O filme além de ser considerado um dos maiores sucessos de bilheteria do cinema, surgiu junto com a popularização da BMX.

Cena do filme "ET - O Extraterresttre"


FIQUE POR DENTRO
Atenção meus amigos de grupo e demais ciclistas de Belo Jardim, a nossa ciclista Elaine Cavalcanti irá nos representar neste evento com boas chances de voltar de lá campeã, já pela equipe masculina será o seu esposo o ciclista Jurandir de Brito que irá nos representar. Já conseguimos alguma ajuda de custo junto aos nossos colaboradores para garantir a participação dos mesmos neste evento mas cada um ciclista que desejar ajudar pode ficar a vontade. Se tudo correr como o planejado eu Geovane estarei lá presente fazendo a cobertura jornalística em nome do grupo.



VENHA PEDALAR COM OS AMIGOS DO PEDAL
Você é o Nosso Convidado Especial


 
Obervação: Devido ao fato das estradas se encontrar com muita areia solta o que dificulta bastante o desenvolvimento do pedal e também pelo fato de já termos ido por duas vezes a Sanharó nas últimas semanas, o destino da trilha da próxima sexta-feira está em aberto. deixem sugestões aqui no blog, lá no nosso grupo no face ou pelo WhatsApp. O ciclista Juracy deu uma boa sugestão que é seguir por Lagoa da Porta saindo na Pista de Motocross de Serra dos Ventos. Opinem até amanhã as 16 horas. Galera independente do tipo de pedal "passeio, cicloturismo ou trilha" é necessário uma maior disciplina por parte de  cada um de nós em relação ao horário da chegada no  ponto de encontro para não continuarmos a sair sempre atrasados e também para respeitar aqueles que procuram chegar no horário.


ACOMPANHE NOSSAS AVENTURAS TAMBÉM PELO FACEBOOK
https://www.facebook.com/groups/411493418927001/




CAMPANHA CONTRA O DESPERDÍCIO
Nós dos Amigos do Pedal estamos engajados nesta campanha de evitar ao máximo o desperdício de água e o uso racional deste líquido precioso. Faça a sua parte economize água hoje para que ela não venha a te faltar amanhã. Convoque os seus familiares, amigos e vizinhos para abraçar esta causa.


Por: Geovane Bezerra 

2 comentários:

  1. Willian Rodrigues de Macedo - Tamandaré PE19 de janeiro de 2015 às 22:09

    Interessante esta matéria afinal de contas assim como eu muita gente não observou o destaque que as bicicletas tiveram nestes filmes.

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Gostaria de saber o nome de um filme, que tem um entregador de jornal que era perseguido por uma gangue de mafiosos, e tinha uma mafiosa loira que se apaixona pelo entregador

    ResponderExcluir