quarta-feira, 22 de abril de 2015

3ª TRILHA DE TIRADENTES - BICA DO BITURY

Como já acontece anualmente na manhã da última terça´feira dia 21 foi realizada com sucesso a terceira edição da Trilha de Tiradentes desta feita tendo como destino a Bica do Bitury. Vale aqui uma explicação aos nossos internautas e demais ciclistas da nossa cidade, o fato é que inicialmente o destino desta trilha seria Vila Nova mas devido as altas temperaturas e ao grau de dificuldade do pedal este destino foi descartado e no seu lugar o pessoal optou pelas Duas Bicas mas também devido a temperatura que estava alta no dia da trilha os participantes optaram por seguir apenas até a Bica do Bitury deixando a Espalhadeira de fora. Após o banho que por sinal não foi lá estas coisas devido a pouca água ficou decidido que alguns ciclistas voltariam pelo mesmo trajeto da vinda, outros pelo trajeto da Trilha dos Cachorros e eu Geovane juntamente com o ciclista Guilherme optamos por voltar pelo trajeto um pouco mais duro porém mais curto que foi voltar pelo Aracá. Não chegou até o momento aqui  na redação nenhuma informação em relação a quilometragem dos demais ciclistas, mas a quilometragem minha e do Guilherme foi de 32 km. Confiram nas fotos e nos relatos abaixo um pouco de como foi este pedal comemorativo, mas antes saibam um pouco mais sobre Tiradentes, ele que teve uma grande importância para o nosso país.


Resultado de imagem para tiradentes
O Dia de Tiradentes é um feriado nacional brasileiro instituído em homenagem ao herói nacional Joaquim José da Silva Xavier, mais conhecido por Tiradentes (uma alusão ao seu ofício de dentista).

História de Tiradentes

Quem foi Tiradentes?

Tiradentes foi um dentista, comerciante, minerador, militar e ativista político brasileiro, e atuava na época do Brasil Colonial nas capitanias de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Tiradentes ficou conhecido como herói nacional e um mártir da Inconfidência Mineira, e a data em que ele foi executado, 21 de Abril, é feriado nacional.
Tiradentes é considerado um mártir e herói do povo mineiro, por ter sido um grande líder e ter lutado por seu povo e seus ideais, apesar de ser o mais humilde de todos os membros do movimento, Tiradentes foi o que assumiu maiores responsabilidades.

Como morreu Tiradentes?

Tiradentes foi enforcado e posteriormente esquartejado, no Rio de Janeiro.

Origem do Feriado Tiradentes

No ano de 1789, uma parte da população de Minas Gerais fez uma tentativa de revolta separatista, contra o domínio do Portugueses no Brasil. Tiradentes foi o maior ativista desse movimento, e foi o único condenado à morte por enforcamento.



Fatos e Fotos da Trilha
O ponto de encontro e a concentração se deu como de costume foi na frente da prefeitura e também como de costume saímos atrasados, mas isso aos poucos será trabalhado e mais adiante tenho certeza que voltaremos a sair no horário programado.
Fotos da Concentração e Saída


Equipe Feminina
Neste pedal a equipe feminina foi muito bem representada pelas ciclistas Eliana, Vanda e pela estreante Ivete, ela que é esposa do ciclista Célio. A todas elas fica aqui os meus parabéns em nome do grupo e dos demais ciclistas que participaram deste pedal. Quero aqui deixar registrado que apesar deste não ser um pedal duro onde qualquer ciclista iniciante pode participar o mesmo tem sim um certo grau de dificuldade que só é superado com dedicação e com boa vontade e foi isto o que vimos na ciclista Ivete. Parabéns a todas as nossas guerreiras.



Equipe Masculina
 A equipe masculina deste pedal foi comporta por mim Geovane mais os ciclistas Amaro, Célio, Alex, Sinval, Bruno, Valdemir, Guilherme, George e um outro ciclista que não me recordo o nome neste momento. Já a equipe Infanto Juvenil teve no ciclista Pedro o único representante. No total foram 14 ciclistas a participar deste pedal. O percurso total desta trilha foi de 32 km mas como alguns ciclistas voltaram por trajetos diferentes esta quilometragem oscilou em alguns quilômetros. 


 Curiosidades do Pedal
Apesar da temperatura alta e do desgaste natural as meninas estavam bem dispostas e em nenhum momento falavam em desistir, já o Pedro que como já foi dito foi o único representante da Equipe Infanto Juvenil estava com todo o gás, ele que estava a um bom tempo sem pedalar, mas como ainda é muito novo tem energia de sobra para gastar, assim como o Pedro o seu pai o Valdemir também estava voltando ao pedal depois de um bom tempo de ausência mas este sentiu um pouco a temperatura.

Bica do Bitury
Infelizmente para a nossa surpresa ao chegarmos ao nosso destino nos deparamos com a bica com o nível de água bem baixo e sem nenhum visitante ou turista a observar e muito menos a tomar banho no lugar, quem estava se divertindo bastante eram as crianças que residem nos arredores, estas sim não estavam nem ai para temperatura ou para pouca água. Devido a água estar parada a maioria dos ciclistas ficaram receosos em tomar banho mas eu Geovane encarei numa boa e posso dizer que a água estava muito boa para banho.  

 Última Parte da Trilha
Depois de uma boa pausa para banho e descanso ficou decidido entre os participantes que a equipe iria se dividir na volta, já que alguns queriam voltar pelo mesmo caminho da vinda, outros queriam voltar pelo trajeto da Trilha dos Cachorros e por fim eu e o Guilherme queríamos voltar pelo Araçá e assim foi feito, cada um seguiu o seu rumo e desta forma o grau de dificuldade deste pedal foi bem variado. Segundo relatos dos demais ciclistas nenhum incidente foi registrado em nenhum dos trajetos escolhidos. Fica qui os meus agradecimentos a cada ciclista participante e os parabéns as mulheres em especial a ciclista Ivete que estreou nas trilhas com o pé direito. 

ACOMPANHE NOSSAS AVENTURAS TAMBÉM PELO FACE BOOK
Clicando neste link vocês terão acesso direto ao nosso grupo no face e lá poderão conferir todas as fotos que foram tiradas nos nossos pedais do dia a dia. Clique e confiram porque vale a pena.

VENHA VOCÊ TAMBÉM PEDALAR COM OS AMIGOS DO PEDAL
No nosso grupo todos são bem vindos e temos pedais para todos os gostos, então escolha um e junte-se a nós. No sábado o nosso grupo estará completando quatro anos de fundação e para comemorar esta data estaremos realizando no próximo domingo uma trilha para o Poço do Rebolo. Venha se juntar a nós. Fica aqui registrado que o Passeio Noturno de hoje quarta-feira foi cancelado devido a chuva.
 


Por: Geovane Bezerra

4 comentários:

  1. Respostas
    1. Geovane Bezerra - Amigos do Pedal BJPE6 de maio de 2015 às 22:45

      Obrigado meu amigo ou amiga, continue acessando porque todas as postagens visam levar informações e diversão para vocês.

      Excluir
  2. Damiãio da COHAB II30 de abril de 2015 às 09:06

    Acho que tem algo errado com este grupo porque a quantidade de ciclistas nis pedais estão caindo bastante. Pessoal vamos ver o que está acontecendo e resolver ou mais adiante o grupo tende a se partir em vários sub grupo e isso não é bom porque tende a em pouco tempo fazer com o que um bom número de pessoas desanime e se afastem e assim o grupo corre o risco de deixar de existir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geovane Bezerra - Amigos do Pedal BJPE6 de maio de 2015 às 22:50

      Mau caro Damião, na qualidade de fundador do grupo quero lhe dizer que nestes quatro anos de existência o grupos cresceu bastante em qualidade e em quantidade de membros e com isso é mais do que normal surgirem alguns problemas que acabam por afastar temporariamente alguns ciclistas mas posso te garantir que até hoje nenhum dos ciclistas que fazem parte do nosso grupo se afastou em definitivo do grupo por nenhum problema. Agradeço a sua preocupação e concordo com o seu ponto de vista, realmente se não cuidarmos dos problemas logo de início e deixarmos o grupo rachar ele pode acabar, mas por enquanto isso está fora dos nossos planos.

      Excluir