terça-feira, 28 de abril de 2015

AMIGOS DO PEDAL QUATRO ANOS DE FUMDAÇÃO E DE MUITAS AVENTIRAS

Meus amigos é com grande alegria a gratidão que neste exato momento venho de público a agradecer de perto a todos aqueles que ao longo destes quatro anos seja de forma direta ou indireta vieram a contribuir para o sucesso do nosso grupo. Vale aqui lembrar que este grupo surgiu e teve início de um sonho meu (Geovane Bezerra) que com o apoio do meu amigo Leonardo Cavalcante em abril de 2011 se tornou realidade. De início a intenção nossa era apenas a de pedalar para as mais diversas localidades do nosso município sempre um ao lado do outro e quando possível ao lado de outros amigos ou de outras pessoas que assim como nós gostassem de se aventurar em cima de uma bicicleta.
Neste último  dia 25 de abril o grupo veio a completar quatro anos de fundação, contando hoje com mais de 130 ciclistas entre ativos e inativos de ambos os sexos e de todas as idades, classes sociais e de várias e etnias. Como todo grupo ao associação é claro que temos problemas e que vez por outra as opiniões de alguns são mal interpretadas ou mesmo de alguma forma prejudicam o grupo como um todo mas via de regra a amizade entre os membros acaba por prevalecer diante de todas as dificuldades e sendo assim o grupo cresce a cada dia de forma gradual e com uma união estável entre todos os seus membros. 
Nesta postagem todos vocês poderão conferir um pouco de tudo o que aconteceu durante a última semana em termos de pedais e também todos os detalhes das duas trilhas comemorativas de aniversário do grupo.
Ao iniciar este grupo eu não tinha a menor ideia de que o mesmo viesse a se tornar uma referência em termos de Mountain Bike em Belo Jardim e na região, mas é com orgulho que hoje posso deixar aqui registrado que hoje este grupo é um grupo sólido e unido e que já anda com suas próprias pernas, de modo que se hoje eu por ventura venha a me afastar ou mesmo a me desligar do grupo, ele vai continuar as suas atividades normalmente e com certeza dentro dos princípios da ética e da amizade.
Agradeço neste momento a Deus em primeiro lugar, ao meu amigo particular e grande incentivador o Leonardo Cavalcante e também a cada um ciclista que pedalou e que pedala conosco, seja periodicamente ou aqueles que pedalam esporadicamente. Todos vocês sem exceção são parte desta trajetória vitoriosa  deste grupo e cada um a sua maneira tem uma grande importância para que hoje o nosso grupo seja um dos mais prestigiados da região.
Obrigado a cada um e que outros anos venham, sejam eles alegres e frutíferos ou mesmo repletos de dificuldades, o importante é que unidos sempre iremos superar qualquer dificuldade e manter o nosso grupo unido. Parabéns meus amigos de pedal!

 Este pedal teria como destino inicialmente Vila Nova porém devido as altas temperaturas optamos por uma trilha de percurso duro porém curto e com direito a um banho de primeira. A equipe foi composta por mim Geovane e pelos ciclistas Amaro, Arielson, Juracy, Diel, Samarone, Eduardo, Leonardo, Monga e João.  O percurso total foi de 35 km. Este foi um pedal totalmente atípico porque aconteceu de tudo, como vocês irão conferir nesta postagem. Foi realmente um pedal bem diferente.


O ponto de encontro e também de concentração foi como de costume na frente da prefeitura. Para surpresa de todos as mulheres resolveram inovar e optaram por fazer uma trilha a parte, ou seja um pedal feminino que teve como destino a Vila de Taboquinha, no mais tudo transcorreu dentro da normalidade mas alguns ciclistas que haviam confirmado presença não compareceram e a espera dos mesmos o pedal teve início com cerca de meia hora de atraso. Após a foto oficial cada equipe seguiu o seu rumo, no nosso caso o Poço do Rebolo.

Fotos no Perímetro Urbano

Como está bem claro no cartaz convite este é um pedal duro e portanto ciclistas iniciantes não podem participar, isso se deve não necessariamente a quilometragem que é relativamente curta (35 km) mas sim ao grau de dificuldade das subidas longas e íngremes que existem ao longo do percurso e também aos trechos técnicos. Nesta trilha em particular as coisas saíram um pouco do tradicional. A iniciar pelo fato das mulheres ainda na concentração optarem por fazer uma trilha a parte foi só o início, depois quando já estávamos subindo a ladeira do Sítio Monte eu Geovane tive um desarranjo intestinal e fui obrigado a fazer uma parada não programada para resolver o problema e teve muito mais coisas que vou narrar aos poucos. Como já foi dito qui este é um pedal duro mas a recompensa vem em forma de belas paisagens, muito ar puro e ao se chegar ao destino um gostoso banho gelado em águas quase mineral. Para todos os lados que se olhe o verde predomina. Vale cada pedalada.


O roteiro deste pedal apesar de ser bastante duro é bem gratificante porque a beleza das localidades por onde passamos é algo que faz bem aos olhos e a alma. nas fotos abaixo nós nos encontrávamos passando pelas terras da Lagoa do Monte que é um lugar que mais parece ter saído de uma tela de pintura, mais bonito este lugar fica quando a lagoa, hoje sem água está cheia ai é algo realmente deslumbrante.

Como já foi dito este pedal foi bastante atípico, além do fato das mulheres terem resolvido fazer uma trilha a parte também aconteceu de ficarmos na dúvida sobre o paradeiro do ciclista Leonardo, ele que não acompanhou a equipe que ia na dianteira e que por outro  lado não foi visto pela equipe que vinha na retaguarda, sendo assim ficou uma dúvida no ar. Será que ele se perdeu? Mas graças a Deus foi só um susto, segundo o mesmo relatou depois do pedal nas redes sociais o que aconteceu foi que ele não conseguindo alcançar os demais ciclistas que seguiam a sua frente resolveu fazer outro percurso e não teve como avisar. Continuando a narrativa dos fatos atípicos como vocês podem ver na foto eu estou com um pássaro nas mãos, o mesmo estava saltitando pelas margens da estrada sem conseguir voar, então eu o peguei e depois de o examinar ficou comprovado que o mesmo não podia voar porque alguém por pura maldade arrancou as penas de uma das suas asas, então resolvemos resgatar este passarinho e levar o mesmo para a casa do ciclista Amaro para ser cuidado pelo mesmo até se recuperar e ser devolvido a natureza. Aproveitamos este episódio para fazermos uma breve pausa antes de continuar a trilha.
 
Fotos no Sítio Sucavão

Chegamos ao Poço do Rebolo por volta das nove horas da manhã e assim que chegamos tratamos de cumprimentar os demais ciclistas que já haviam chegado primeiro e depois cuidamos de nos divertir bastante tomando banho a vontade nas águas geladas e limpas deste lindo lugar. Os ciclistas que chegaram primeiro optaram por demorar pouco e poucos minutos depois da nossa chegada resolveram ir embora e nós por ficar por mais algum tempo. Depois do banho fomos até o Bar do Seu Domingos que fica bem próximo do poço e lá tomamos uma cervejinha bem gelada e o garoto João (filho do Samarone) juntamente com o Bruno tomaram um refrigerante bem geladinho. Infelizmente devido a falta de chuvas o nível de água estava bem abaixo do normal, mesmo assim o banho foi demais. Na foto acima da para se ver de modo bem discreto ao fundo a Pedra do Cachorro. Depois de muito banho iniciamos a volta.
 
 


Iniciamos a volta pedalando por terras do Sítio grutas onde está localizado o Poço do Rebolo, depois passamos pelo Sítio Encantada e mais adiante pelo Sítio Caboclo onde os fatos atípicos voltaram a acontecer. Quando estávamos descendo a Serra do Caboclo a bicicleta do ciclista Samarone quebrou os dois cabos de freio ficando completamente sem freio, mas graças a experiência do mesmo e um bocado de sorte ele conseguiu contornar a situação sem sofrer nenhum arranhão. mais alguns metros adiante foi a vez do ciclista Amaro ter problemas, o mesmo sofreu um tombo um tanto sério chegando a ficar tonto, mas como estava devidamente equipado os danos foram mínimos. Eu Geovane cuidei dos seus ferimentos e depois de alguns minutos retomamos o pedal, porém mais alguns metros abaixo o ciclista Amaro sofreu um novo tomo e desta vez quebrou algumas peças da sua bicicleta. Apesar dos tombos o Amaro prosesguiu pedalando, mesmo sentindo dores.Nesta altura dos acontecimentos eu estava pedalando com o dobro de cuidado, já que descobri durante o percurso que as pastilhas de freio traseiras estavam pra lá de gastas.
Problemas Com a Bike do Samarone

Primeiro Tombo do Amaro

Segundo Tombo do Amaro

Para sorte do Amaro assim que chegamos a rodovia PE 166 nas proximidades da Barragem de Tabocas o ciclista Deives juntamente com o ciclista Ray estavam passando de carro vindos de um treino de DH e como o carro estava equipado com um reboque o Amaro seguiu de carona com os mesmos. Eu o Samarone e o João prosseguimos pedalando pela PE 166 até o Sítio Pascoal e de lá seguimos rumo ao Sítio Muquém até chegarmos na zona urbana. Devido ao calor que estava fazendo não paramos mais para tirar novas fotos.

OUTROS PEDAIS DA SEMANA
A semana de aniversário foi uma semana muito produtiva, teve pedal para todos os gostos, desde passeio leve, passando por trilha noturna muitos treinos de Mountain Bike, participação em competição de DH e no evento da Moura.

Passeio Noturno da Quinta-feira  23/04/15
Equipe: Amaro, Wellerson, Vanda e Luciene. Percurso total de 16 km. Segundo relatos dos participantes foi um ótimo pedal.

Trilha Noturna do Queijo - Sexta-feira 24/04/15
Equipe: Monga, Amaro, Jurandir e Elaine. percurso total de 46 km. As trilhas noturnas não são indicadas para ciclistas iniciantes devido a exigir  uma certa técnica, esse roteiro em particular tem alguns trechos técnicos.

Treino de Elite - Domingo 26/04/15
Participaram deste treino os ciclistas Jurandir, Ricardo e Elaine. O percurso foi de 89 km mas realizado em alta velocidade. este treino foi visando a preparação dos nossos ciclistas para a competição que vai acontecer  em Santa Cruz do Capibaribe na próxima semana.

Trilha Feminina de Aniversário do Grupo - Domingo 26/04/15
Esta trilha foi iniciativa da ciclista Eliana e a equipe foi composta por ela mas as ciclistas Vanda, Mel e Luciene. O destino foi a Vila de Taboquinha e teve um percurso total de 24 km.

Amigos do Pedal na Caminhada Abrace o Bitury Realizada Pelo Instituto Conceição Moura. A equipe representante do grupo foi a mesma da trilha feminina. O percurso foi de apenas 04 km. Domingo 26/04/15.


ACOMPANHE NOSSAS AVENTURAS TAMBÉM PELO FACE BOOK
Clicando neste link vocês terão acesso direto ao nosso grupo no face e lá poderão conferir todas as fotos que foram tiradas nos nossos pedais do dia a dia. Clique e confiram porque vale a pena.

VENHA PEDALAR COM OS AMIGOS DO PEDAL
 Você é o Nosso Convidado Especial

Por: Geovane Bezerra

4 comentários:

  1. Iracema Freitas - Recife PE30 de abril de 2015 às 09:01

    Bom dia. Gostei bastante da postagem e quero parabenizar o grupo pelos quatro anos de atividade e também a todos os ciclistas do mesmo. Pessoal uma coisa me deixa intrigada, acompanhando este blog já a algum tempo noto que os comentários são na sua maioria de pessoas de fora do grupo e até mesmo da cidade de vocês, mas realmente o que dá para se notar é que quase ninguém do grupo comenta nada isso me dá a impressão que, ou vocês não estão valorizando o trabalho do amigo ou da equipe que está a frente deste blog ou há no mínimo algo errado com este grupo, digo isso porque noto também que a quantidade de seguidores é bem baixa se for levado em conta a quantidade de ciclistas que fazem parte do grupo. Gente é preciso valorizar quem trabalha porque mais cedo ou mais tarde esta ou estas pessoas podem vir a se afastar e com isso o grupo é quem sai perdendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Iracema, muitos do nosso grupo não dá a devida atenção ou não acessam este blog, inclusive eu que a tempos atrás comentava bastante, mas no corre corre do dia a dia, não comento como antes, não que eu dexei de dar atenção ao grupo pois eu sou um dos mais ativos e divulgador do grupo e do blog.
      Outro fato que faz com que o prórpio pessoal do grupo não interaja por aqui, é que temos o grupo no face e no WatssApp, e isso faz com que o pessoal por comodidade que também é o meu caso interaja pelas redes sociais, principalmente pelo Wats qué é mais pratico e instatâneo, isso para nós integrantes do grupo.
      Muitos integrantes acessam o blog e não comentam, eu sou o ciclista que levou duas quedas nessa trilha, havia acessado antes mas não comentado, hoje com um tempinho maior é que resolvi acessar e comentar sobre a importância do uso dos EPis.

      Ficamos gratos com sua preocupação e comentário, e acredite também nos preocupamos com a falta de acesso e comentarios

      Excluir
  2. Eita que esse pedal não esqueço jamais kkkkkk. Brincadeiras a parte, eu sou o ciclista que levou dois tombos. No primeiro descendo o pneu derrapou em uma pedra solta, e se não fosse os EPIs (capacete e luvaas) itens aos quais muitos acham desnecessários ou besteira usar, na realidade é que se não fosse o capacete eu poderia ter sofrido sérios danos na cabeça, pois a pancada maior foi no próprio me deixando tonto por alguns instantes, consciente mais tonto, já a luva gosto de usar a fechada ou completa pois protege mutos mais, e nesse caso se não fosse as luvas poderia ter quebrado dedo e machucado bastante a mão. Vocês podem ver pelas fotos que apesar do sério tombo, sofri poucas escoriações, ainda estou com os punhos doloridos e me reuperando para os próximos rs.

    ResponderExcluir
  3. Geovane Bezerra - Amigos do Pedal BJPE6 de maio de 2015 às 22:42

    Iracema primeiramente meu muito obrigado pelo acesso e pelo seu comentário, creio que o Amaro já disse tudo, no fim é realmente um caso de acomodação por parte dos nossos ciclistas mas sei também que todos reconhecem a importância do blog, porque tudo começou aqui e se hoje temos um grupo virtual no face e um outro no WhatsApp foi graças primeiramente a este blog. Sei que todo trabalho em grupo tem seus altos e baios mas quando a amizade está acima dos problemas tudo se resolve e no nosso grupo é isso o que prevalece, a amizade e assim a união do grupo se mantém. Como administrador do blog fico chateado realmente por quase não ver comentários dos companheiros de pedal mas aprendi que de nada vai adiantar eu polemizar, o melhor é manter uma boa qualidade nas postagens e contar com pessoas como você e tantas outras para me dar uma injeção de ânimo. Muito obrigado.

    ResponderExcluir