segunda-feira, 20 de abril de 2015

DOS 24 AOS 140 KM NUM ÚNICO DIA

Como a grande maioria de vocês já sabem este grupo foi fundado por dois ciclistas eu Geovane Bezerra e o ciclista Leonardo Nascimento que hoje encontra-se residindo em Campina Grande na paraíba, mas aos poucos outros ciclistas foram chegando e ficando e hoje a Família Amigos do Pedal conta com mais de 130 ciclistas, alguns em plena atividade, outros nem tanto e ainda há aqueles que só aparecem vez por outra, mas em fim o que prevalece é a amizade e a união do grupo que é motivo de elogios por parte de vários outros grupos. Com o passar do tempo e com o crescimento no numero de ciclistas é normal o grupo se dividir em sub grupo então hoje nós temos os ciclistas do chamado "grupo da elite" que é constituído por ciclistas que gostam de pedalar num ritmo mais pegado e dão preferência aos pedais mais longos e duros, o "grupo dos intermediários" no qual eu me encaixo e no qual os ciclistas optam por participar de pedais realizados em um ritmo moderado e as vezes até lento dando preferência a roteiros mais curtos e com menos dificuldade porém, a maioria também também participa de alguns dos pedais longos e duros sem problema e ainda existe o "grupo dos sem pique" que é composto por ciclistas que gostam de pedalar num ritmo lento e dão preferência a pedais curtos e com pouco grau de dificuldade, fazem parte deste grupo os ciclistas iniciantes no Mountain Bike, uma boa parte das mulheres e também uma boa parte dos jovens além é claro das crianças, por isso é necessário evoluir e é isso que o nosso grupo está fazendo. Neste novo conceito de grupo todos tem vez e o objetivo principal é satisfazer a maior quantidade de membros possível, sabendo é claro que é impossível agradar a todos e sendo assim este final de semana em particular foi muito rico e muito produtivo para o grupo como um todo em termos de pedais porque teve pedal leve com no máximo 24 km de percurso mas também houve pedal com até 140 km de percurso e é isso que vocês irão conferir nesta postagem. Na qualidade de líder deste grupo quero parabenizar a todos os ciclistas pela boa vontade para com o grupo e pela disposição.

 Giro Cavalo Morto 19/04/15 - 24 km 
Iniciando os relatos pelos giros fica aqui registrado que este pedal contou com a participação da ciclista Eliana Guiller e do ciclista Leonardo Alves acompanhado de sua filhinha que ainda está iniciando nos esporte. Segundo relatos da mesma o percurso realizado pelo Leonardo com sua filha ficou na casa dos 11 km mas ela (Eliana) optou por dar uma esticada no seu pedal e fez um percurso que teve um 24 km. Aos três fica aqui os meus parabéns em nome do grupo. Só lembrando que como vem acontecendo ultimamente estava fazendo bastante calor. Esta foto foi a única do pedal. A Eliana além de ciclista é também vocalista da Banda Ferro e Fogo daqui do nosso município mas que é muito bem conceituada em toda a região.

 Giro BJ/Lajedo - PE 19/04/15 - 95 km
Este pedal teve como protagonista o ciclista Juracy Leodegário, ele que faz parte do grupo da elite e que está sempre em atividade. O mesmo não me repassou maiores informações a respeito deste giro mas levando em consideração a quilometragem da trilha que o grupo fez no final do ano de 2014 para Lajedo creio que este giro tenha ficado na casa dos 95 km porém, conhecendo o Juracy é bem provável que esta quilometragem tenha sido maior. Infelizmente não me foi enviada nenhuma foto deste pedal. Fica aqui os meus parabéns ao Juracy em nome de todos os seus amigos de pedal.


Giro BJ/Encruzilhada de São João - Bezerros PE 19/04/15 - 140 km
Participaram deste pedal os ciclistas Jurandir de Brito, Ricardo e a ciclista Elaine Cavalcanti. Vale aqui deixar registrado que a Elaine é hoje a Ciclista Nº 01 do nosso grupo, um verdadeiro exemplo para todos os demais ciclistas, ela juntamente com o seu esposo e meu irmão o ciclista Jurandir acompanhado pelo ciclista Ricardo fizeram este giro debaixo de sol forte mas com bastante disposição saíram de Belo Jardim por volta das 05 horas da manhã e já as 11 horas da manhã estavam de volta. Não é preciso citar que todos os três ciclistas que participaram deste pedal fazem parte da elite do nosso grupo. A todos os meus parabéns em nome dos demais ciclistas do grupo.


Trilha Sanharó/Patos 19/04/15 - 41 km
Os participantes deste pedal foram os ciclistas; Arielson, Monga, Mário, Ivan, Sinval, Célio e Alex. Até chegar ao município de Sanharó PE eu Geovane mais os ciclistas Amaro e Bruno também fizemos parte desta equipe porém, depois seguimos o nosso destino e os demais seguiram o roteiro deles. Segundo relatos do ciclista Alex foi um ótimo pedal onde todos se divertiram muito. Fica aqui parabéns a todos os participantes desta trilha em nome do grupo.


Trilha do Castelo 19/04/15 - 67 km
Este pedal foi a trilha oficial do grupo como conta na programação de pedais para este mês de abril, a equipe deste pedal foi composta por mim Geovane mais os ciclistas Amaro e Bruno mas até a cidade de Sanharó outros sete ciclistas que foram participar da trilha Sanharó/Patos pedalaram junto conosco. Foi mais um ótimo pedal onde todos se divertiram bastante e onde o que prevaleceu foi a amizade como tem de ser sempre. Fica aqui os meus parabéns aos meus companheiros de pedal nesta trilha que foram o Amaro e o Bruno e também aos demais. Confiram abaixo em detalhes como foi esta trilha.
Fotos no Perímetro Urbano

Fotos na Zona Rural de Sanharó Antes de Chegar e na Chegada em Sanharó

 
Pausa Para Lanche
Como já foi aqui citado até este ponto todos os ciclistas das duas equipes pedalaram juntos mas após o lanche cada um tomou o rumo do seu pedal. A equipe da trilha Sanharó/Patos lanchou no Restaurante Recanto do Queijo e a equipe da Trilha do Castelo na lanchonete Casa do Queijo. Apesar do sol forte a temperatura não estava tão alta neste momento.

Localidade de Sítio das Moças/Sanharó - PE 
Não sei dizer ao certo se esta localidade é uma vila ou um distrito de Sanharó, só sei que fazia muitos anos que eu não não pedalava por aquelas bandas. O Sítio das Moças é um lugar muito bonito, limpo e que fica bem próximo da sede do município, passando por aqui corta-se bastante caminho para se chegar até Pesqueira e por isso optamos por fazer este trajeto. Confiram nas fotos abaixo um pouco da nossa passagem por Sítio das Moças. Quero aqui elogiar a administração pública de Sanharó pela limpeza e pelo cuidado que vimos na manutenção das ruas e praças. Olha só que placa mais que curiosa n´s nos deparamos, antes de mais nada deixa eu explicar que está escrito é Borracharia. Ok.
Fotos no Sítio das Moças

 Barragem das Rosas/Pesqueira PE 
Esta barragem é uma das maiores da região a mesma tem capacidade de armazenamento de 34 milhões de metros cúbicos de água mas hoje a mesma encontra-se em colapso total como vocês poderão conferir nas fotos abaixo, tanto que foi possível atravessar o leito da mesma pedalando bem próximo ao paredão. Segundo reportagem recente já fazem quatro anos que a população de Pesqueira não recebe água nas torneiras. Hoje a cidade de Pesqueira é abastecida por carros pipas que são abastecidos na barragem de Tabocas em Belo Jardim. Vamos todos orar pedindo chuvas o quanto antes para que esta situação mude. Vale lembrar que a outra barragem de Pesqueira que fica localizada nas terras indígenas também secou e que a situação em termos de abastecimento de água para toda a população é crítica.
 

Fotos no Acesso principal ao Município de Pesqueira PE 

Castelo de Pesqueira
Este castelo pertence ao empresário Edvonaldo Torres, ele que iniciou a construção desta bela obra de arte a vinte anos atrás e que segundo o próprio não tem a menor presa em terminar. O castelo tem hoje dois mil metros quadrados de área construída mas está passando por reforma e ampliação e vai ganhar uma nova área de mais três mil metros quadrados com sete andares. A visitação pública as dependências do castelo é vetada a população, apenas os amigos  e familiares do empresário tem acesso a área interna e é claro a imprensa de um modo geral. Depois de conferir as fotos que tiramos nesta trilha clique neste link abaixo e conheça um pouco do castelo por dentro. Quem desejar ver outro vídeo bem interessante sobre este castelo acesse a minha linha de tempo (Geovane Bezerra) do Face Book, postagens do dia 09 de abril de 2015 ou no Grupo Amigos do Pedal Belo Jardim lá no face, postagens do dia 20 de abril de 2015.  https://youtu.be/gboFqwaed0k 
 
 

Fatos e Fotos da Volta
Depois de apreciar a beleza do  castelo passamos alguns instantes descansando a sobra das árvores que existem na rua onde está localizado o castelo e depois iniciamos a volta para casa, mas para não repetir o trajeto resolvemos iniciar a volta pedalando pela Rodovia BR 232 no trecho entre Pesqueira e Sanharó, depois voltamos ao trajeto inicial. Lá por volta das 10:30 da manhã devido ao sol forte um certo cansaço bateu em nós. O encerramento deste pedal se deu no bairro do santo Antônio onde eu me despedi do Amaro e do bruno, mas por descuido de minha parte não registrei com fotos o encerramento. Por fim quero deixar registrado que nenhum incidente aconteceu durante todo o percurso.
Fotos na BR 232

ACOMPANHE NOSSAS AVENTURAS TAMBÉM PELO FACE BOOK
Clicando neste link vocês terão acesso direto ao nosso grupo no face e lá poderão conferir todas as fotos que foram tiradas nos nossos pedais do dia a dia. Clique e confiram porque vale a pena.

VENHA VOCÊ TAMBÉM PEDALAR COM OS AMIGOS DO PEDAL
Como citado no início desta postagem no nosso grupo existem várias opções de pedais, desde passeios ciclísticos curtos até trilhas duras e até competições portanto, tem lugar para todo mundo e sempre cabe mais um, então junte-se a nós e venha se divertir cuidando da saúde. Amanhã tem pedal, que tal você aparecer e pedalar conosco?

No próximo sábado dia 25 de abril o grupo Amigos do Pedal estará completando quatro anos de fundação e para comemorar esta data no domingo dia 26 estaremos realizando uma trilha comemorativa tendo como destino o Poço do Rebolo e você é o nosso convidado especial, mas atenção este não é um pedal recomendado para ciclistas iniciantes. Não importa se você faz parte do nosso grupo ou não o que importa é se você gosta de pedalar e está em boas condições físicas. Você não pode ficar fora deste pedal.

COMUNICADO
Comunico a todos os ciclistas do grupo e demais interessados que a partir do próximo mês de maio os destinos das trilhas semanais serão decididos pelos ciclistas, prevalecendo a vontade da maioria. Os passeios das terças-feiras deixarão de fazer parte do cronograma de pedais e só acontecerão eventualmente de acordo com a vontade de cada um através de convite nas redes sociais. Em relação aos pedais tradicionais ou seja, as trilhas que sempre fazemos todos os anos em datas comemorativas estas serão mantidas mas a critério do grupo os destinos podem ser alterados. Espero que com  estas alterações a frequência nas trilhas venha a aumentar mas como nada é imposto neste grupo cada um pedala para onde desejar porque hoje o nosso grupo atingiu um nível de pedal que permite isso. Por fim gostaria de pedir a colaboração de todos dando sugestões e enviando as fotos tiradas nos pedais que eventualmente acontecerem. Agradeço a cada um a atenção, a colaboração e principalmente a compreensão afinal de contas o grupo não é mel, é nosso e não existe grupo de um homem só, o grupo só existe porque todos gostamos da mesma coisa que é o prazer de pedalar e sempre nos respeitamos e mantivermos até hoje um clima de união que deve prevalecer sempre.

Por: Geovane Bezerra



                             


3 comentários:

  1. Boa Noite,

    Gostei muito dessa postagem, principalmente por ter sido citada como a nº 1 do grupo...obrigado, você sabe o quanto tenho orgulho desse grupo e espero sinceramente que cada vez mais ele só venha a melhorar.

    ResponderExcluir
  2. Magno Prado - Ciclista22 de abril de 2015 às 08:25

    Bom dia ciclistas de Belo Jardim e em especial deste grupo. Já faz algum tempo que acompanho as aventuras de vocês aqui neste blog e também lá no Face Book e muito me orgulha saber que ao menos ai no vosso município o nosso esporte está sendo levado a sério. Sou ciclista profissional e pedalo desde os cinco anos de idade, durante mais de oito anos participei de um grupo de ciclismo da cidade de Palmares, depois junto com mais alguns amigos fundamos uma associação de ciclismo e formalizamos o nosso grupo, hoje faço parte de uma equipe nacional de ciclismo mas que não vem ao caso neste momento. O fato é que até hoje nunca comentei nada neste blog mas fiz questão de fazer isto neste momento devido a dois fatores, o primeiro foi o fato de ver que este grupo está em plena evolução com ciclistas participando de vários eventos nas mais variadas modalidades e categorias e o segundo diz respeito a idealizador deste grupo e atual líder que é a pessoa do Geovane se não me engano. Olha pessoal pelo que vi até hoje, mesmo sem conhecer o Geovane pessoalmente noto que o mesmo é bastante empenhado em fazer o grupo crescer e principalmente manter o grupo unido o que é de fundamental importância e mesmo sem ter nada a ver com os assuntos de vocês gostaria de pedir a vocês que tivessem um pouco mais de compreensão para com o mesmo e principalmente se envolvessem mais nos assuntos internos do grupo, ou seja, que vocês realmente abrasem a causa, opinem sempre, ajudem o Geovane a ajudar vocês, sei que trabalhar em grupo as vezes é bastante difícil porque cada cabeça é um mundo mas digo novamente que é fundamental que todos estejam unidos e empenhados em pró da causa, neste caso do grupo. Pelo que li nesta postagem em especial notei que o Geovane fez um grande esforço para alterar a rotina do grupo e ao mesmo tempo manter uma regularidade nos pedais, tudo para satisfazer a vontade da maioria e agradar ao maior número de ciclistas do grupo, isso se chama liderança e liderança é algo que poucos tem, mandar todo mundo manda mas comandar é para poucos, por favor participem mais intensamente da programação dando realmente sugestões, sugerindo novas rotas e até mesmo solicitando novos pedais ou o cancelamento de algum, o importante é todos praticarem o ciclismo de maneira divertida e entre amigos. O fato de nos finais de semana acontecerem vários pedais no mesmo dia é bastante saudável e isso só mostra que o grupo realmente cresceu em todos os sentidos mas o Geovane está certo em cobrar responsabilidade de vocês no sentido de se manter uma rotina porque organização é fundamental, qualquer grupo que não tenha o mínimo de organização tende a fechar as portas. Parabéns mais uma vez a todos em especial as mulheres que aos poucos estão chegando e é claro a ciclista Elaine que está pronta para seguir uma carreira profissional se assim desejar. Tenham todos um final de semana bastante produtivo e nunca deixem que pequenos problemas destrua tudo o que vocês construíram até aqui, assim que surgir qualquer problema se reúnam e resolvam, este é o segredo do sucesso.

    ResponderExcluir
  3. Williane Medeiros dos Santos do Centro22 de abril de 2015 às 22:31

    Quem faz o que gosta e com quem gosta supera tudo e não vai ser um pequeno mal entendido que vai tirar a harmonia deste belo grupo. Parabéns a todos e que continuem assim ativos e dispostos e defender o seu grupo. Quanto ao líder aconselho a ter paciência porque o menor grupo é formado por marido e mulher e mesmo ambos se amando desentendimentos acontecem, mas podem e devem ser superados com diálogo. Fica a dica.

    ResponderExcluir