sábado, 11 de abril de 2015

MUSCULAÇÃO PARA CICLISTAS

É com muito pesar que iniciamos esta postagem em momento de luto pelo falecimento do nosso amigo Hermes, ele que é o pai do nosso amigo e ciclista o Deives da loja D.R. Bikes. Para quem não conhece o Deives é ciclista dos dois grupos, tanto dos Amigos do Pedal como da Turma do Pedal e o Hermes foi funcionário público durante muitos anos trabalhando por um bom tempo no almoxarifado do Hospital Júlio Alves de Lyra. Fica aqui os nossos sentimentos ao nosso amigo Deives e a todos os demais familiares do nosso amigo Hermes. Que Deus o acolha com carinho. O corpo do mesmo está sendo velado em sua residência que fica ali próximo ao Hospital Santa Fé e a casa do Dr. Tito. Aproveito esta oportunidade para convidar todos os ciclistas do grupo a dar uma passada por lá e dar uma força ao nosso amigo Deives. 


Pedalar. Um dos esportes mais prazerosos que existe, seja ele urbano, de montanha ou mesmo na estrada. Sem falar naquele passeio de família em parques e ciclofaixas.
Como todo esporte, que você pretenda praticar com maior frequência, deve-se preparar o corpo para tal. Nesse ponto entra a musculação, que ajuda no preparo das articulações para o movimento repetitivo.
Treinos de força, resistência e propriocepção são necessários para um melhor rendimento das suas pedaladas. Nesse artigo explicarei o que treinar e darei alguns exemplos de exercício para um treino de resistência.
  
TREINO DE MUSCULAÇÃO PARA CICLISTAS – VAMOS DIVIDIR O CORPO POR PARTES
 

-Pescoço:
A posição do pescoço muda de acordo com a postura escolhida no momento do pedal (sentado ou em pé fora do banco), portanto é importante que você, ciclista, tenha alongamento na parte de trás do pescoço e parte de cima das costas (cervical e torácica), também deve ter força no músculo Trapézio que faz a sustentação da cabeça.
Exercícios: Remadas altas são bem-vindas, com séries de resistência muscular (12 a 15 repetições), carga 70% da máxima.


-Ombros/Deltoides, Cotovelos e Punhos:
São muito solicitados principalmente quando o ciclista de montanha decide fazer “Downhill” que é a descida de montanha em velocidade elevada, com muitos trancos por causa dos buracos e mudanças bruscas de direção.
Exercícios: elevações laterais, desenvolvimentos, tríceps francês, tríceps banco e rosca direta, séries de resistência de 12 a 15 repetições, carga a 70% da máxima.
-Costas:
Elas ficam expostas por muito tempo, por causa da posição inclinada à frente, portanto é muito importante que sua região lombar seja muito forte, evitando dores durante e futuras.
Exercícios: Extensão do quadril, puxador pulley e remada baixa. Se você é um ciclista iniciante é necessário que faça um treino de força, com cargas progressivas e repetições até 10 movimentos.
Também são bem vindos os exercícios de Pilates, que envolvem a coluna vertebral lombar e ajudam os ciclistas de Triathlon a ficar naquela posição mais agressiva (inclinado e apoiado nos cotovelos).
  
Abdômen:
Esse “conjunto de músculos” é o mais importante de todos, está ligado na articulação do quadril, nas pernas, nas costas e peitoral, portanto deve-se tomar um cuidado especial com eles. Eles protegem as costas dos impactos provocados enquanto pedala.
Exercícios: Séries de abdominal superior e inferior encaixam bem aqui. Sempre com grande quantidade de repetições, 30 ou mais por série.
-Pernas/quadríceps, posteriores, adutores e abdutores:
Principal mecanismo propulsor no pedal, o quadríceps (parte da frente da coxa), é constantemente solicitado seja nas retas ou nas subidas, são auxiliados pelos posteriores (musculo de trás da coxa) durante o ciclo da pedalada, na fase ascendente do pedal. Adutores e abdutores fortalecidos previnem lesões na articulação do quadril. Vasto medial forte protege o joelho.
Exercícios: Agachamento, leg press, cadeira extensora e flexora, mesa romana (alternando exercícios de força: poucas repetições e carga maior, com exercícios de resistência: maior quantidade de repetições e carga intermediaria), maquinas de adutor (a que fecha) e abdutor (a que abre), estas duas ultimas sempre com muitas repetições, acima de 20 movimentos.
-Pernas/Panturrilhas ou Gêmeos:
Separado propositalmente, este conjunto de músculos, denominado Tríceps Sural e mais conhecido pelos nomes acima, merece uma atenção cuidadosa: são eles que protegem e acionam a articulação do tornozelo. Caso você use tênis, esta articulação deve sustentar o movimento e não deixar seus pés saírem de cima do pedal.
Se você usa sapatilhas ou firma-pé (aquelas tiras que seguram o pé no pedal), a articulação fica responsável apenas pelo movimento cíclico. A musculatura é severamente utilizada, por ser pequena se comparada ao quadríceps, ela fica mais cansada.
Exercícios: máquinas para gêmeos, a que mais agradar seu movimento, preferencialmente exercícios de resistência muscular.
Pedalar necessita uma sincronia de movimentos, envolvendo praticamente todos os músculos do corpo, com ênfase para as pernas.
Dependendo da modalidade que você escolheu, ficará mais tempo sentado (passeios, estradas de asfalto e triathlons), sua pelve deve ser protegida pois o peso do tronco ficará esmagando-a no banco. Recomendo Pilates, pelo menos uma vez por semana.
Se você escolheu Montain Bike ficará em pé grande parte do tempo, em subidas e descidas, necessitando ainda mais equilíbrio ao pedalar, adivinha qual músculo tem essa função? Se respondeu Abdomen acertou, treinado novamente pelo método Pilates.
Independente da maneira que vai usar sua “magrela” é importante que proteja seu corpo fazendo musculação.
Ótimos passeios e quem sabe qualquer dia destes nos vemos por aí.
VENHA PEDALAR COM OS AMIGOS DO PEDAL
Você é o Nosso Convidado Especial
 NOTA
Pessoal sei que estou sendo um pouco chato por estar pegando no pé da galera para respeitar a programação oficial do mês, não quero de maneira alguma que isso seja tratado como imposição de minha parte, já que no grupo tudo é decidido em comum acordo, se estou pegando no pé de vocês é que sempre estou solicitando aqui no blog, lá no face Book e também no WhatsApp que vocês se manifestem dando sugestões para a programação de pedais do mês seguinte e ninguém ou quase ninguém se manifesta, isso acaba me forçando a fazer uma programação por minha conta o que não é legal nem para mim e muito menos para o grupo, pata não voltarmos aos tempos que só se decidia o destino das trilhas quando todos já se encontravam no ponto de encontro solicito encarecidamente a cada um que participem de modo mais ativo do grupo dando suas sugestões e criticando menos. 
Por motivo de dar um apoio moral ao amigo Amaro Neto em uma empreitada que o mesmo vai encarar amanhã, eu não me farei presente na Trilha de Cabanas mas gostaria que vocês mantivessem este destino porém, se for da vontade da maioria que seja mudado. Quero só lembrar que qualquer grupo onde as regras não são seguidas e que a rebeldia se instala tende a se extinguir em pouco tempo e é isso que eu quero evitar que aconteça com o nosso. Desejo um bom pedal a todos. 

ACOMPANHE NOSSAS AVENTURAS TAMBÉM PELO FACE BOOK


Por: Geovane Bezerra

2 comentários:

  1. Amarildo Neto de Carpina13 de abril de 2015 às 10:31

    Bom bia pessoal. Olha quero parabeniza o blog pelas belas postagens e esta em particula me chamou muito a atenção porqie gosto de dar ss minhsd pedaladas vez por outra e nunca pensei em nada disso. Psrabéns e parabéns também por terem cancelado o que iam fazer para dsr força a um amigo que edtsbs nrcedditando. É assim que devemos agir sempre

    ResponderExcluir
  2. Não me levem a mal mas sempre costumo.ler ss materiasou postahens deste blog e noto que os ditos ciclistas do grupo quase ou nunca de,manifestam sobre nada me desulpe falar addim de modo direto mas pata,mim isso só quer dizer ums coisa ou trabalho de quem esta a frente do blog não rsta agradando ou pessoal ta cagando para o que ele ta fszendo então para mim os dias deste blog e tamben deste grupo estão contados.

    ResponderExcluir