segunda-feira, 13 de julho de 2015

ATENÇÃO! PEDALAR NO FRIO PODE SER PERIGOSO PARA A SUA SAÚDE


Realmente tem que ter muita força de vontade ou completa loucura para sair da cama às 3h40 para pedalar no frio. Cada estação do ano tem suas características e no inverno não é diferente e para quem gosta de se aquecer praticando esportes há muitas opções! Mas lembre-se: Quem não abre mão de praticar atividade física ao ar livre, mesmo com temperaturas baixas, é preciso adotar cuidados especiais.
O friozinho do outono chegou antecipadamente neste ano, preparando o terreno para as baixas temperaturas do inverno. Para quem tem preguiça de se exercitar nesses dias mais frios, um incentivo: quando a temperatura cai, o rendimento e o gasto calórico aumentam, favorecendo assim a perda de peso.
Estudos dizem que os exercícios deveriam ser praticados em temperatura média de 20 graus e que o frio é uma agressão ao corpo. Fazer atividade física quando os termômetros estão inferiores a 14 graus representa risco à saúde, isso porque ocorre uma vasoconstrição, que faz com que o sangue não chegue suficientemente onde deveria e o organismo sente muito.
No calor, a temperatura elevada do corpo pode limitar o desempenho do ciclista. Já no frio – não o extremo -, o treino rende mais. Além disso, as baixas temperaturas fazem nosso corpo gastar mais energia para produzir calor. Todos esses fatores favorecem a perda de gordura. Outro benefício da prática esportiva no frio é a sensação de bem estar térmico que o exercício promove. O mais importante é lembrar que as baixas temperaturas exigem aquecimento por um período mais longo do que o habitual. O ideal é aumentar gradualmente a atividade aeróbica e, em seguida, fazer o alongamento, para evitar lesões.

As partes do corpo do ciclista que mais sofrem com o frio cortante são rosto, orelhas, mãos, pés, pernas e cabeça. O ideal é se agasalhar bem para minimizar a perda de calor. Sei que nem sempre é viável ou confortável, mas não dispense luvas fechadas e gorros ou faixas que cubram as orelhas.
Dicas para pedalar no frio:
·         Antes de sair existem algumas dicas preciosas que te farão ter um treino mais gostoso e sem tanto sofrimento. Saia de casa agasalhado, com calça, meias, camiseta de manga-longa, blusão, gorro, luvas, jaqueta corta-vento e óculos, e só tire o excesso de roupa à medida que for aquecendo o corpo.
·     Para o rosto, não se esqueça do hidratante com proteção solar, pois mesmo no frio, o sol castiga a pele. Já para as pernas, eu passo um óleo preparado para massagens que te fará sentir um forte calor. Este preparado uso há mais de 30 anos e aprendi com meu pai. (No final do texto, explico como fazer).
·     Outra boa dica é colocar no peito uma folha dupla de jornal. Ela serve como uma jaqueta corta-vento e ainda te aquece.
·         No frio a musculatura está mais contraída e tensa, para atenuar os riscos de lesões, é preciso alongar levemente o corpo e depois partir para um bom aquecimento, em ritmo mais lento do que o habitual, durante 15 a 20 minutos.

Perigos do frio para os ciclistas:

A variação súbita da temperatura é o perigo de se exercitar. Conhecido como choque térmico, a transição de um ambiente muito aquecido para um lugar mais frio pode desencadear alterações cardíacas. A baixa temperatura favorece também as infecções respiratórias. A dica para que o ar chegue aquecido aos pulmões, procure realizar a respiração nasal durante a prática esportiva.
Ao terminar o treino, normalmente o corpo estará em uma temperatura superior que a ambiente, então é preciso rapidamente se livrar das roupas molhadas ou úmidas e colocar vestimentas secas e que te aqueçam ao máximo.
Devemos sempre ficar atentos com a hidratação nesse período de frio. No inverno, a sudorese diminui, mas perdemos muita água pela respiração, por conta do ar seco. Sendo assim, apesar de sentirmos menos sede, precisamos nos hidratar normalmente. Após o treino, nada melhor que uma bebida quente, mas cuidado existem com alguns tipos de chás e com o café, que são diuréticos e podem desidratar ainda mais.

Clique neste link e assista a um vídeo sobre este tema - https://youtu.be/l1DniVwEGRw
 VENHA FAZER PARTE DA FAMÍLIA DOS AMIGOS DO PEDAL
Você que está neste momento terminando de ler esta postagem e que por acaso é comerciante, empresário ou presta algum tipo de serviço vai aqui um convite para você. Que tal anunciar aqui neste blog a sua empresa, o seu produto ou o serviço que você oferece? Faça como os proprietários destas empresas abaixo que acreditaram  no trabalho sério deste blog e poder da mídia. Aqui o seu produto ou serviço é visto por pessoas do Brasil inteiro e também por pessoas de quase todos os países do mundo. Quer ser mais um anunciante deste blog? Se assim você decidir basta ligar para (81) 9-9409-7860 e falar diretamente comigo Geovane. Seja bem vindo a Família dos Amigos do Pedal. 







ACOMPANHE NOSSAS AVENTURAS TAMBÉM PELO FACEBOOK
Clicando neste link vocês terão acesso direto ao nosso grupo no face e lá poderão conferir todas as fotos que foram tiradas nos nossos pedais do dia a dia. Clique e confiram porque vale a pena.

CRONOGRAMA SEMANAL DE PEDAIS DO GRUPO
Seja Bem Vindo (a) - Será Um Prazer Pedalar Junto Com Você

PASSEIO NOTURNO
Todas as Quartas-feiras as 19:30
Ponto de Encontro: Em frente a loja D.R. Bikes

TRILHA NOTURNA
Todas as Sextas-feiras as 19:30
Ponto de Encontro: Em frente a loja D.R. Bikes

TRILHAS MATINAIS
Todas os Domingo e Feriados  as 06:00 ou a Combinar
Ponto de Encontro: Em frente a Prefeitura


EVENTOS PROGRAMADOS DO GRUPO



Por: Geovane Bezerra

4 comentários:

  1. Júlio de Almeida - Garanhuns PE15 de julho de 2015 às 09:12

    Ótima matéria, eu mesmo não sabia que pedalar no frio oferecia perigo, para mim o perigo era o calor.

    ResponderExcluir
  2. Leonardo Brandão Neto - Custódia PE15 de julho de 2015 às 14:29

    Olha pessoal é bom vocês realmente ficarem atentos ao que foi exposto nesta postagem porque é necessário realmente termos uma atenção especial aos exercícios de alongamento antes de iniciar os nossos pedais, porque nesta época de frio a musculatura realmente demora mais a se aquecer e sendo assim se não tomarmos cuidado com poucos minutos de pedal já da para sentir aquele peso nas articulações e sinais de cansaço muscular. Ótima postagem, parabéns ao blog.

    ResponderExcluir
  3. Um amigo e admirador29 de julho de 2015 às 10:42

    É bom ver que vocês estão atentos aos assuntos relevantes como este, porque em muitos sites que pesquiso os conteúdos são bem dirigidos, ou seja, ou só mostram e falam de bikes ou só de competições e por ai vai, mas aqui neste blog costumo ler de um tudo e por isso quero parabenizar o administrador e quem for responsável pela redação.

    ResponderExcluir