segunda-feira, 27 de julho de 2015

EU GOSTO DE PEDALAR DO MEU JEITO E DAI?

Todo mundo que gosta de pedalar sabe do prazer que isto lhes proporciona e quando resolvemos entrar para algum grupo ou associação de ciclismo, normalmente estamos em busca de companhia ou mesmo de fazer novos amigos e isto também é muito gratificante, contudo aos poucos os grupo tendem a crescer e com isso é normal que dentro de um mesmo grupo comecem a surgir subgrupos, isso se dá devido ao fato de alguns ciclistas começarem a pedalar se dedicando a competir, outros a pedalar num ritmo rápido e outros a pedalar de maneira leve e descontraída, no chamado ritmo de passeio e isso se não for bem trabalhado pode causar o fim do grupo, mas para que isso não aconteça é preciso que cada um ciclista faça a si mesmo esta pergunta. Eu gosto de pedalar do meu jeito, e dai? Respondendo a esta pergunta com sinceridade você vai saber com certeza se deve continuar a fazer parte do grupo, se migra para um outro grupo ou se passa a pedalar sozinho, o importante é jogar limpo com os demais membros e caso decida a continuar fazendo parte do atual grupo, aceitar as diferenças e isso serve pata todos os membros, dos mais antigos e experientes aos novatos. leiam com atenção o texto abaixo.

Resultado de imagem para ciclismo mtbResultado de imagem para ciclismo mtbResultado de imagem para ciclismo mtb


Eu dei esse título ao texto porque na minha concepção, todo mundo que sobe em uma bicicleta, que seja uma vez por semana, pode ser considerado um ciclista. O ciclismo é a modalidade maior, que engloba as sub-categorias como Mountain Bike, Ciclismo de Estrada, Contra-relógio, Pista, Recreação, pedal de final de semana, pedalzinho para beber no boteco no final e etc…
Mas para esse texto, vou dividir em três grupos. Esses grupos levam em consideração o objetivo da pessoa em relação ao esporte. Que é o que deve ser entendido pelos praticantes, fazendo com que estes respeitem os outros atletas, que não possuem os mesmos objetivos que eles.
Então, na minha visão, existem três tipos de objetivos para as pessoas que praticam o ciclismo: 1 – Locomoção / 2 – Recreação e Atividade física / 3 – Competição.

Ciclistas de cada um desses grupos possuem objetivos ABSOLUTAMENTE diferentes de ciclistas de outros grupos. Por exemplo, um ciclista que usa a bike como locomoção, tem uma forma de enxergar o ciclismo completamente diferente dos que usam a bike para atividade esportiva ou recreação. E esses tem uma visão completamente diferente das pessoas que treinam para competir.
Cada um desses grupos possuem características distintas, interesses distintos e estão todos certos. O grande problema, é que muita gente não procura conhecer as particularidade de cada grupo e ficam DANDO OPINIÕES AGRESSIVAS SOBRE OS INTERESSES OS OUTROS GRUPOS, dos quais eles não entendem.
Isso acontece muito aqui no blogo, uma vez que os Amigos do Pedal Belo Jardim aborda todas as modalidades, volta e meia vem alguém deixando um comentário falando mal de uma pessoa que tem um objetivo diferente do dela, sem procurar entender que elas praticam esporte distintos.
Vou dar alguns exemplos. Semana passada publiquei uma matéria sobre o ganho aerodinâmico de um ciclista que raspa as pernas. E outro dia, publiquei uma matéria sobre o problema dos “Rodeiros” que são pessoas que invadem o treino de outras pessoas, sem pedir licença. Ambos esses artigos, foram feitos para ciclistas competitivos, que SE IMPORTAM MUITO com resultado e batalham para isso. Daí vem um monte de gente do ciclismo recreativo e urbano e ficam chamando os ciclistas esportivos de desunidos, de egoístas, que raspar as pernas é coisa de viado, que isso é frescura etc… etc… Só que eles não entendem, que em um ambiente competitivo, o que importa é o resultado e muitas vezes as pessoas só querem treinar e não ficar fazendo amigos.


Mas o contrário também acontece. Ciclistas competitivos chegam em posts que falam de eventos de cicloturismo ou passeios ciclísticos e falam que todo mundo um bando de “pau de rato”, que esse negócio de pedalar e bater papo é uma merda, e que tem que “torcer o cabo”… Coisa tão idiotas quando os comentários dos ciclistas recreativos contra os competitivos.
E também tem a parte dos ciclistas urbanos, que muitas vezes são descriminados por algumas vezes não usarem capacete (sendo que ele NÃO É OBRIGATÓRIO), por não terem muitas vezes técnica para pedalar em linha reta e outras coisas, por brigarem pelo seu espaço na rua. Mas também discriminam, porque acham que só eles lutam pelo respeito no trânsito e que as outras modalidades são menos importantes que a luta pelo respeito nas estradas…
Ou seja, fica todo mundo falando merda sem saber do que está falando. O importante é respeitar as modalidades, os objetivos, os espaços de cada um e viver todo mundo numa boa. Aprender a absorver uma informação, por mais que ela não seja relevante para o seu objetivo, aprenda algo novo e respeite! E não venha vomitando uma opinião sem o menor conhecimento.
Enfim… Na minha opinião o objetivo principal de qualquer ciclista deve ser o de pedalar por prazer, agora se a forma de pedalar dele é diferente da minha e se isso é o que está lhe dando prazer isso deve ser respeitado por mim e por todos os demais companheiros de pedal, da mesma forma ele e os demais tem de respeitar o meu modo de pedalar e ao invés di ficarem criticando procurar incentivar, só assim todos poderão continuar amigos e desfrutando de tudo de bom que este esporte nos oferece. Espero que este texto tenha ajudado de alguma maneira a você ver com outros olhos aquele amigo que por algum motivo não quer "girar" no seu ritmo ou participar daqueles pedais longos ou mais duros, no final das contas o que deve prevalecer é a amizade e o bom censo.


 RESUMO DOS PEDAIS MAIS RECENTES DOS AMIGOS DO PEDAL
Lembrando a todos que no nosso grupo no Fecebook vocês encontrarão vários álbuns com todas as fotos dos nossos pedais e que para ver as fotos desta postagem em tamanho grande basta dar dois cliques rápidos com o botão esquerdo do mouse em qualquer uma delas.
Quinta-feira 23/07/15 - Passeio Noturno Opcional - 13,4 km

Sexta-feira 24/07/15 - Passeio Noturno Opcional - 13,8 km
As fotos deste passeio foram enviadas para o nosso grupo no WhatsApp mas eu não consegui baixas as mesmas para as publicar aqui no blog.

Sábado 25/07/15 -Trilha das Cachoeiras - 35,8 km
(Cachoeira da Boa Sorte e Cachoeira do Bitury)
 
 

Domingo 26/07/15 - 3ª Trilha Parque da Pedra Furada
Belo Jardim/Venturosa - 144 km
 
 
 
 

ACOMPANHE NOSSAS AVENTURAS TAMBÉM PELO FACEBOOK
Clicando neste link vocês terão acesso direto ao nosso grupo no face e lá poderão conferir todas as fotos que foram tiradas nos nossos pedais do dia a dia. Clique e confiram porque vale a pena.


VENHA PEDALAR COM OS AMIGOS DO PEDAL
Você é o Nosso Convidado Especial


 EVENTOS PROGRAMADOS DO GRUPO
Além dos pedais semanais o grupo tem um calendário anual de pedais ou eventos que costumam ser realizados mais ou menos nas mesmas datas, sendo assim segue abaixo  alguns destes eventos que irão acontecer em breve.


CONFIRAM AGORA ALGUNS EVENTOS DE MTB QUE IRÃO ACONTECER NA REGIÃO

Por: Geovane Bezerra 

4 comentários:

  1. Um amigo e admirador29 de julho de 2015 às 10:33

    Só posso dizer uma coisa a respeito desta postagem. NOTA 10!

    ResponderExcluir
  2. Jarbas do Nascimento Almeida - Itu SP29 de julho de 2015 às 10:54

    Primeiramente parabéns pela garra e por me fazer voltar no tempo, uma vez que estive neste belíssimo parque para apreciar a beleza da Pedra Furada lá no ano de 2006 e vendo estas fotos me reverti até aquele ano, em segundo lugar quero dizer que concordo plenamente com a matéria pois gosto de pedalar (sempre que posso) e mesmo não fazendo parte de nhum grupo gosto de fazer isso de preferência acompanhado, seja de familiares ou amigos, mas vez por outra acabo por me estressar com um ou outro justamente porque alguém quer que pedale do seu modo, no seu ritmo ou coisa parecida e isso me irrita bastante. Como está bem explicado no texto cada um deve pedalar da forma que lhe der mais prazer porque este é o objetivo, ser feliz . Aqueles que gostarem de pedalar para competir parabéns, aqueles que gostam de pedalar rápido parabéns também, mas aqueles que gostam de pedalar sem nenhum tipo de compromisso com quantidade de paradas ou mesmo de encerramento dos pedais devem ser respeitados e mesmo que estes queriam participar dos pedais longos não devem ser criticados pelos demais e sim incentivados.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite amigos deste blog. Olha quero dizer que gostei bastante da postagem porque é realmente sempre pensarmos no bem estar comum enquanto grupo e no nosso a cada dia, mas respeitando todos, só assim um grupo sobrevive e em relação as belas fotos só tenho a dizer que é por isso que amo esta cidade, mas quero aqui fazer um alerta a quem por ventura ler esta postagem e este meu comentário. Apesar de estar sendo um inverno bom bom chuvas frequentes e os nossos reservatórios aos poucos se recuperando, não é hora de descuidar da economia de água e sim de agradecer por cada gota que tem caído.Pensem nisso.

    ResponderExcluir
  4. Pedra Furada 3º ano consecutivo e não me canso de sua beleza, por mais vezes que se vá a um lugar, sempre tem algo direfente. Trilha show de pedal. Me preparando para o de Poção-PE, vamos que vamos.

    ResponderExcluir