quarta-feira, 26 de agosto de 2015

3ª TRILHA BELO JARDIM/POÇÃO & OUTROS PEDAIS

Ao iniciar esta postagem quero parabenizar a todos os nossos ciclistas e também os ciclistas dos demais grupo da cidade e aqueles que gostam de pedalar mas que ainda não fazem parte de nenhum grupo. Como a grande maioria que acompanha este blog sabe o grupo Amigos do Pedal tem quatro de fundação e desde o início que algumas pessoas pessimistas dizem que "essa coisa de se juntar um bocado de gente desocupada" para pedalar "é puro modismo" e que não irá muito longe, pois bem, para estas pessoas só tenho uma coisa a dizer. Quanto mais vocês pensam desta forma, mais pessoas resolvem sair da rotina e se juntar ao nosso grupo ou a algum dos outros grupos para praticar o ciclismo, que além de esporte é uma ótima opção de lazer. E em relação ao fato se isso será ou não passageiro, isso é o que menos nos preocupa, no momento estamos fazendo aquilo que gostamos, então enquanto estiver dando certo estamos nas pistas por ai, quando não der cada um segue a sua vida e ficam as boas recordações, mas creio que quem se dispõe a iniciar na prática desportiva a não ser por determinação médica, dificilmente abandona a causa. Para você que pensa ou que acha que o que estamos fazendo é perda de tempo fica aqui um convite. Que tal se juntar a nós em algum dos nossos pedais e sentir de perto o que nós sentimos quando estamos pedalando? Quando desejar você sempre será bem vindo, apareça e participe porque nada melhor do que sentir na pele algo para podermos depois opinar com conhecimento de causa.

Domingo 23/08/15 - 3ª Trilha Belo Jardim/Poção
Neste último domingo  aconteceu a terceira edição da trilha realizada entre os municípios de Belo Jardim e Poção, este ano o número de ciclistas foi baixo, apenas quatro (eu Geovane, o Amaro, o Bruno e o Alvanir), isto se deu devido ao fato de vários ciclistas do grupo já conhecerem o município de Poção e alegarem que além do museu a céu aberto existente no convento lá não se tem muito o que ver, o que em parte é verdade. Boa parte dos ciclistas optaram por ficarem com seus familiares neste dia e outros realizaram outros pedais, foi um final de semana realmente agitado. A trilha BJ/Poção teve um percurso total de 05.5 km e nenhum incidente foi registrado. Quero lembrar que para ver as fotos em tamanho grande basta dar um clique duplo com o botão esquerdo do mouse em qualquer foto. Quem desejar curtir todas as fotos deste ou de outros pedais do grupo basta acessar o nosso grupo virtual lá no Facebook.

Fatos e Fotos na Concentração
O ponto de encontro e também de concentração foi em frente ao prédio da prefeitura como de costume, na ocasião além dos quatro ciclistas que iriam participar da trilha BJ/Poção alguns ciclistas dos outros pedais também se encontravam lá e num clima de muita descontração saímos todos juntos e depois cada um tomou o seu rumo.

Início dos Pedais
Saindo um pouco da rotina este ano  optamos por seguir por Divisão ao invés de ir pela Serra dos patos, com esta mudança o pedal ficou mais rápido e diminuiu bastante o grau de dificuldade. este novo roteiro tem início rural passando por Cavalo Morto, seguindo depois por Divisão, mais adiante ao chegar no posto de saúde (Sanharó) entramos a direita e este caminho nos levou até a rodovia que liga o município de Sanharó ao  Distrito de Xucuru, depois seguimos por estrada de terra para a Vila de Mutuca (Pesqueira)

Parada da Cocada
Pedalar por longas distâncias exige bastante do ciclista e é necessário repor as energias e  nada melhor do que as deliciosas cocadas de leite com coco da Dona Josefa. A casa da Dona Josefa fica no estradão que liga o Sítio Água Branca/Sanharó a Vila de Mutuca/Pesqueira, olha gente as cocadas dela são realmente muitos gostosas, só provando uma para vocês entenderem o porque de tanto elogios, ao fazerem este pedal não deixem de parar aqui nesta casinha simples para provar estas deliciosas cocadas que são vendidas a um precinho bem camarada, aqui também é vendido dudu ou bem geladinho para refrescar o calor. Fica aqui um abraço para a Dona Josefa e para o seu filho, que segundo a mesma é quem prepara as cocadas.

Primeiro Ponto de Parada
A nossa primeira parada programada foi na Vila de Mutuca, lá iríamos fazer um lanche e seguir no pedal, mas como todos ainda estávamos com muita energia para gastar resolvemos esticar até Gravatá dos Gomes e fazer o lanche lá. para quem resolver esta trilha sugerimos fazer o lanche na padaria que fica em frente ao coreto da praça de Mutuca.

Parada do Lanche
Chegamos ao Distrito de Gravatá dos Gomes/Poção ainda sedo, mas a esta altura já estávamos necessitando repor as energias, até porque daqui por diante iríamos encarar um trecho de 15 km de subida. Sempre que por aqui passamos paramos nesta pequena mercearia onde sempre somos muito bem atendidos, infelizmente esquecemos o nome da proprietária, fica aqui as nossas desculpas a mesma. Aqui os ciclistas e demais trilheiros irão encontrar mercadorias e produtos de boa qualidade a preço baixo, nós recomendamos. Antes do lanche pousamos rapidamente para fotos em frente a igreja. A mercearia onde lanchemos fica próxima a igreja e ao lado da praça. Aqui conhecemos uma senhora muito simpática e alegre conhecida como Dona Zefinha, a mesma nos disse que tem 40 netos e mais alguns bisnetos, a mesma tem 94 anos e uma disposição de dar inveja a muitos marmanjos, segundo relatos dela ela costuma ir ao menos duas vezes por dia a pé de Gravatá dos Gomes até Poção e quando é necessário vai também a pé até Sanharó, fatos confirmados pela proprietária da mercearia que a conhece a muito tempo. A alegre senhora ainda nos confidenciou que costuma tomar diariamente uma dose de pinga (misturada) e dar uma boa tragada num cigarro feito com fumo de rolo (o tradicional pacaia), um verdadeiro exemplo de vida e fonte de inspiração para os mais jovens como nós. Para ela fica aqui um abraço carinhoso. Infelizmente ela não quis aparecer nas fotos.

Descolamento Pela Rodovia PE 219
Depois de lanchar e de renovar as energias iniciamos o trecho de pedal pela rodovia que liga Pesqueira a Poção que é a PE 119, esta rodovia está em bom estado de conservação e tem pouco tráfego de veículos o que facilita a vida dos ciclistas, mas é necessário ficar atento porque assim como as demais rodovias estaduais (ao menos aqui de Pernambuco), o espaço para acostamento é bem curto. Este trecho tem 15 de percurso e é todo subindo, mas apensar disto dá para encarar numa boa.

Fatos e Fotos em Poção PE
Chegamos ao nosso destino por volta das 10:30 da manhã e fizemos um breve tour pela cidade, depois os ciclistas Amaro e Bruno foram visitar o convento que também é um museu ao ar livre, o Bruno ainda não conhecia o local, já eu e o Alvanir que já conhecíamos e que tínhamos visitados em outras oportunidades ficamos a descansar debaixo da copa das árvores, depois que o Amaro e o Bruno voltaram da visita ao convento nos dirigimos todos até a praça central onde tiramos algumas fotos e depois fomos tratar de almoçar porque a esta altura a fome já  se fazia presente. Quero aqui agradecer a boa recepção do povo de poção para conosco, assim como das outras vezes as pessoas foram muito bem receptivas para com a nossa equipe. Fica aqui o meu muito obrigado em nome de todos, em especial as crianças.

Hora do Rango
Como todos que acompanham este blog já sabem quando vamos a algum lugar costumamos nos informar sobre locais de apoio onde possamos lanchar, almoçar, fazer manutenção nas bikes se necessário e dai por diante, quando somos bem atendidos e gostamos do que vemos, do preço, da higiene ou algo similar elogiamos e divulgamos aqui no blog, da mesma forma quando nos tratam dos desdém, nos exploram dos preços ou encontramos ambientes sujos também divulgamos aqui para que outros não sejam vítimas. sendo esta a terceira vez que estivemos em Poção mais uma vez o local escolhido foi este pequeno restaurante que fica localizado pouco depois do posto de gasolina que existe na chegada da cidade, além de restaurante este estabelecimento também é sorveteria. Nós recomendamos este estabelecimento porque sempre somos bem atendidos, a comida é boa, o ambiente é agradável e limpo e pratica bons preços.

Início da Volta
Após o almoço fizemos uma breve pausa para descansar e iniciamos a segunda parte da trilha que foi a volta para casa. Este ano optamos por variar e sendo assim nos arriscamos por uma estrada de terra que nos levou até bem próximo de Gravatá dos Gomes, desta forma pedalamos apenas por um trecho bem curto de rodovia. este trecho opcional foi pelo Sítio Cafundó. Quando estávamos trafegando pela rodovia a minha bike (Geovane) quase que me faz sofrer um tombo que poderia ter sido forte, mas consegui controlar, isso porque ela simplesmente travou o conjunto central devido a nós que surgiram na corrente como vocês poderão conferir nas fotos baixo, coisa de loco, nunca vi isso e olha que ando de bicicleta desde os seis anos de idade e antes de iniciar no Mountain Bike já fui adepto do Bicicross. Passado o susto pé na estarada novamente.

Últimos Relatos da Trilha
Ao chegarmos novamente em Gravatá dos Gomes seguimos inicialmente pelo mesmo trajeto da vinda que nos levou primeiramente a Mutuca e depois a Água Branca. A partir deste ponto resolvemos voltar pelo roteiro tradicional que passa ao lado da Barragem de Sapato (Sanharó) e depois segue pela Serra dos Patos (Belo Jardim), vale deixar registrado que o trecho dos Patos está horrível, é quase impossível de ser pedalado e nos roubou bastante tempo, mesmo assim chegamos ainda cedo da tarde e encerramos o pedal as 16:30. Quero aqui agradecer aos meus amigos de grupo que aceitaram o convite e se fizeram presentes nesta trilha e também parabenizar os demais ciclistas do grupo pelos seus pedais. Graças a Deus tudo terminou bem e eu ainda levei uma sacola cheinha de cajá que a natureza nos ofereceu a custo zero, bom demais.

Domingo 23/08/15 - Outros Pedais Deste Dia
Como citado no início desta postagem neste domingo aconteceram outros pedais além da trilha para Poção e são estes pedais que vocês irão curtir aqui de forma resumida. Atenção você que está lendo esta postagem no nosso grupo temos pedais para pessoas de todas as idades e de ambos os sexos, então não fique ai só olhando, venha se divertir conosco.

Trilha Bica do Bitury
Pedal leve com apenas 27 km de percurso, pouco grau de dificuldade e a participação de 06 ciclistas. Esta é uma trilha boa para iniciantes.

Trilha do Desafio do Strava
Pedal duro onde apenas os ciclistas da Elite se arriscam a participar. esta trilha teve um percurso total de 150 km e o objetivo foi fazer o percurso no menor tempo possível. Fica aqui os meus parabéns aos 06 ciclistas que encararam este desafio.

Trilha Divisão/Serrinha
Este é um pedal classificado como intermediário em relação ao grau de dificuldade, mas a depender da velocidade ele pode evoluir para difícil, mas é um pedal muito gostoso de ser feito. A galera que compôs a equipe desta trilha está também de parabéns. Foram 42 km de percurso desenvolvidos em um clima de muita descontração e contando com a participação de 06 ciclistas.
Trilha Divisão/Lagoa da Chave
Apenas dois ciclistas formaram a equipe deste pedal que teve um percurso total de  29 km, infelizmente nenhuma foi foi enviada até esta redação, mas me chegou a informação que foi um ótimo pedal e que nenhum problema aconteceu. Aos dois ciclistas fica aqui os meus parabéns em nome do grupo.

MEUS TREINOS/GEOVANE BEZERRA
Venho neste momento dividir com vocês um pouco de como foi o meu último treino. O objetivo é incentivar você que usa a desculpa de não gostar de pedalar em grupo a sair do sofá, já que você não gosta de pedalar acompanhado que tal pedalar só? Ma antes fica aqui um alerta. Pedalar só é muito gostoso mas é muito arriscado por diversos motivos, então se assim decidir fazer ao sair de casa deixe um rascunho com o roteiro dos prováveis lugares que você irá passar, isso também vale para as trilhas e demais pedais em grupo. Segurança em primeiro lugar sempre.

Terça-feira 25/08/15 - Giro Vespertino Com 10 km de Percurso
Inicialmente eu iria fazer uma trilha junto com os ciclistas Guilherme e o seu pai o Régis, mas devido a problemas na minha bike só segui com os mesmos até o Muquém, de lá eles seguiram rumo a Bica do Bitury e eu voltei pela Serra do Muquém.

FIQUEM POR DENTRO
O mês de agosto está terminado mas vai deixar muitas saudades, foi um mês de muitos pedais, quero aqui registrar que a Trilha BJ/Lajedo que estava programada para acontecer no próximo domingo dia 30/08/15 foi cancelada por decisão da maioria, nesta data estará acontecendo um pedal na cidade de Tamandaré e os nosso grupo foi convidado, para maiores informações sobre este pedal entrar em contato como ciclista Amaro Neto. Uma vez que a trilha para Lajedo foi cancelada fica em aberto esta data para a realização de outros pedais a escolha de cada um, eu Geovane estou pensando em seguir rumo ao município de Venturosa PE, mas ainda não me decidi, já a ciclista Vanda está sugerindo um pedal curto onde possamos parar para degustar um xerém com galinha. Ai pessoal do grupo, vamos pensando em roteiros e no próximo domingo vamos fazer bonito. Só lembrando que hoje a noite tem Passeio Noturno pelas ruas e avenidas da nossa cidade, venha e traga mais um, no nosso grupo todos são bem vindos.

VENHA PEDALAR COM OS AMIGOS DO PEDAL
Você é o Nosso Convidado Especial

ACOMPANHE NOSSAS AVENTURAS TAMBÉM PELO FACEBOOK
Clicando neste link vocês terão acesso direto ao nosso grupo no face e lá poderão conferir todas as fotos que foram tiradas nos nossos pedais do dia a dia. Clique e confiram porque vale a pena.

PEDAIS PRÉ PROGRAMADOS DO GRUPO
Para encerrar esta postagem segue abaixo os cartazes dos pedais que fazem parte da programação anual do grupo, estes pedais acontecem sempre nas mesmas datas, geralmente em datas comemorativas ou feriados apenas variando em alguns casos o destino.

Domingo 30/08/15 - 2ª trilha BJ/Lajedo
Como já foi explicado nesta postagem este pedal não irá mais ser realizado. Em seu lugar estarão acontecendo outros pedais a critério de cada um.
Domingo 06/09/15
4ª Pedalada da Independência - BJ/Xucuru
Este é o pedal mais tradicional do nosso grupo, normalmente o número de participantes é muito bom. este ano estamos planejando alterações no trajeto mas o destino não muda e nem tão pouco a disposição dos nossos ciclistas. Venha você também se juntar a nós nesta gostosa aventura.

Quarta-feira 22/09/15
Passeio Noturno do Dia Mundial Sem Carro
Este pedal faz parte de uma campanha mundial que visa incentivar as pessoas a deixar o seu carro na garagem e irem ao seu trabalho ou para outros deslocamentos utilizando outros meios de transporte como as bicicletas por exemplo. O percurso deste passeio tem 19 km e é bem gostoso de ser feito. este ano teremos o apoio de uma viatura da Polícia Militar e talvez de um carro de som. venha e traga a família.

Domingo 27/09/15
Cicloturismo BJ/Cachoeirinha
Nesta data comemora-se o Dia Mundial do Turismo e para comemorar esta data estaremos realizando um gostoso cicloturismo tendo como destino o município de Cachoeirinha PE. Quero lembrar que no cicloturismo ao chegarmos ao nosso destino sempre fazemos um passeio de reconhecimento pelas ruas e avenidas do lugar apreciando as belezas locais e determinando prováveis pontos de apoio para uma futura trilha, também não nos preocupamos muito com horário de voltar. Fica aqui a dica e o convite a todos os interessados.