sábado, 30 de maio de 2015

INSPIRE-SE COM OS AMIGOS DO PEDAL

Ao iniciar esta postagem quero convidar a você que está neste momento ai em sua casa provavelmente no sofá assistindo TV. Que tal deixar um pouco de lado o sedentarismo que tanto faz mal o corpo e a mente e praticar um esporte saudável, ecologicamente correto e de baixo custo? faça como os nossos ciclistas, sais da rotina, venha participar de alguns dos nossos passeios ou das nossas trilhas e desfrutar de boa companhia, conhecer lugares lindos, entrar em contato direto com a natureza e ainda conhecer lugares e cidades vizinhas de uma maneira gostosa e saudável. Tudo isso você vai encontrar fazendo parte do nosso grupo, sem contar que a prática do ciclismo vai lhe trazer grandes benefícios, pois quem pratica esporte melhora o condicionamento físico e a saúde melhora no geral. Se você ainda está com dúvidas fica aqui um último apelo. Hoje está mais do que provado que as crianças aprendem mais com os exemplos do que com outros métodos. Então que tal dar um bom exemplo para os seus filhos? E ai vamos pedalar? Confira nesta postagens um resumo dos nossos últimos pedais e inspire-se.

Quarta-feira 20/05/15 - Passeio Noturno Tradicional
Iniciando a semana com o pé direito. Este foi o melhor passeio do ano até o momento, participaram deste pedal mais de 35 ciclistas de todas as idades e de ambos os sexos. O percurso foi o tradicional com 19 km de percurso total, mas devido ao ritmo desenvolvido mesmo as crianças que participaram conseguiram fazer todo o trajeto sem nenhum problema. E ai gostou? Que tal participar do próximo?
 


Sexta-feira 22/05/15 - Trilha Noturna Belo Jardim/Sanharó
Este é um tipo de pedal exige uma técnica mais apurada de pedalar e por isso os iniciantes só devem participar de trilhas que tenham percurso curto e com poucas dificuldades no trajeto. Participaram deste pedal 10 ciclistas e o mesmo teve 35 km de percurso total. Foi mais um ótimo pedal.
 


Domingo 24/05/15 - Trilha Serra dos Ventos 
Esta trilha contou com a participação de 12 ciclistas e foi uma sugestão minha (Geovane) porém como fui convidado no decorrer da semana pelo ciclista Guilherme a compor a sua equipe numa trilha para o Mirante resolvi ficar a sua espera, mas ninguém da sua equipe apareceu e como os ciclistas desta trilha de Serra dos Ventos já haviam partido a uma hora resolvi fazer um treino solitário. Segundo relatos do ciclista Amaro este foi mais um ótimo pedal e teve um percurso total de 35 km. E ai já se inspirou?
  


 Domingo 24/05/15 - Meu Treino Matinal
Bem inicialmente este treino não estava nos meus planos, eu iria participar de uma trilha para o Mirante de Serra dos ventos que não aconteceu e também não tinha como eu alcançar a equipe da trilha de Serra dos ventos, então optei por fazer um treino duro indo pela Serra do caboclo e voltando pelo Araçá. este treino teve um percurso total de 34 km e foi muito bom.
 É importante estar sempre em atividade, não é recomendável praticar esportes apenas nos finais de semana, segundo os médicos o ideal é que qualquer atividade física seja praticada ao menos três vezes por semana, por isso mesmo quando perco algum pedal costumo treinar um pouco.
 
 


 Sexta-feira 29/05/15 - Meu Treino Vespertino
Este foi um treino curto, apenas para me manter em forma, o mesmo teve um percurso de apenas 12 km. este treino teve apenas meia hora de duração mas foi muito gratificante pedalar ao cair da noite. Só um alerta; eu deveria ter equipado a minha bicicleta com farol e sinaleira mas como saí com pressa não o fiz e sendo assim os quilômetros finais foram pedalados pela PE 180 e boa parte no escuro o que não é correto, então não façam isso.


Sexta-feira 29/05/15 - Trilha Noturna da Raiz
Trilha tradicional onde além do pedal a galera para na Praça da Conceição lá na Vila Raiz para saborear o espetinho que ali é comercializado. Participaram desta trilha 10 ciclistas e o percurso total foi de 30 km. Segundo relatos nenhum incidente aconteceu.





VENHA PEDALAR COM OS AMIGOS DO PEDAL
Você é o Nosso Convido Especial

Pedal Noturno/Passeio Ciclístico
Todas as Quartas-feiras as 19:00
Ponto de Encontro e Concentração - Em frente a Loja D.R. Bikes

Pedal Noturno/Trilha de MTB
Todas as Sextas-feiras as 19:00
Ponto de Encontro e Concentração - Em frente a Loja D.R. Bikes

Pedal Matinal/Trilha de MTB
Todos os Domingos e Feriados as 06:00 ou a Combinar
Ponto de Encontro e Concentração - Em frente a Prefeitura

Eis ai uma ótima oportunidade de se divertir e ainda por cima participar de um dos maiores eventos do interior de Pernambuco que é a Caminhada do Cuscuz Gigante que está na sua 22ª Edição. Os Amigos do pedal estarão realizando pelo terceiro ano uma trilha entre as cidades de Belo jardim e Caruaru para prestigiar este evento. Se você está em plena atividade física sinta-se desde já convidado a se juntar ao nosso grupo nesta aventura.

ACOMPANHE NOSSAS AVENTURAS TAMBÉM PELO FACEBOOK
Clicando neste link vocês terão acesso direto ao nosso grupo no face e lá poderão conferir todas as fotos que foram tiradas nos nossos pedais do dia a dia. Clique e confiram porque vale a pena.

UTILIDADE PÚBLICA
A partir do próximo mês de junho o racionamento de água em Belo Jardim será de (03) três dias com água nas torneiras e (20) vinte sem. Sendo assim peço a todos que economizem e evitem ao máximo o desperdício de água. Faça a sua parte.

Por: Geovane Bezerra

quarta-feira, 27 de maio de 2015

ÁGUA - SE NÃO ECONOMIZAR ELA VAI FALTAR


UTILIDADE PÚBLICA

Atenção ciclistas do grupo Amigos do Pedal, a situação confortável. Tendo em vista Pedal, Gostaria neste momento de me dirigir a cada um de vocês e também aos seus familiares, amigos e a população de Belo Jardim como um todo. Como todos sabem o Verão terminou as as tão esperadas trovoadas não vieram, hoje em pleno Outono as chuvas ainda que estão caindo em nosso município são finas e rápidas e portanto não estão resolvendo o problema dos baixos níveos dos nossos principais reservatórios de água que são a Barragem do Bitury e a Barragem do Ipojuca, apenas a Barragem de Tabocas está numa situação confortável. Tendo em vista esta situação a COMPESA Belo Jardim estará adotando um novo calendário de abastecimento e desde já pede a colaboração de toda a população no sentido de economizar água e evitar o desperdício da mesma. Confira nesta postagem o calendário e a situação das barragens neste momento.

Novo Calendário de Abastecimento de Água 
de 
Belo Jardim-PE

Atenção, o novo modelo de racionamento será a partir do dia 1° de junho do ano corrente (2015), 3 dias com água e 20 dias sem ter água.

Quem ainda não possui reservatórios em quantidade na sua residência procure comprar e desde já vamos fazer o máximo de esforço possível para evitar todo o tipo de desperdício de água e também economizar a mesma para evitar que Belo Jardim volte a ser abastecida por carros pipas como no passado. Hipótese que a COMPESA está tentando evitar mas que não está descartada.

SITUAÇÃO ATUAL DAS BARRAGENS DE BELO JARDIM

Confiram abaixo como se encontram as barragens que abastecem a cidade de Belo Jardim. Dados referentes ao último dia  25/05/15. Gente a coisa está feia e a situação é muito preocupante. Vamos acordar enquanto é tempo e fazer a nossa parte.

Barragem do Bitury 8%
Barragem do Ipojuca 9%
Barragem de Tabocas 73%


10 DICAS SIMPLES PARA ECONOMIZAR ÁGUA

Água é o maior bem da humanidade e é preciso fazer uso racional da mesma. Confira abaixo algumas dicas dos Amigos do Pedal para economizar água. Todos somos responsáveis.

1- Tome banhos mais rápidos. Cada minuto a menos no chuveiro pode evitar o desperdício de 23 litros de água, dependendo do chuveiro.
2- Se você tem uma torneira pingando, conserte‑a logo – o desperdício de água pode chegar a 2.000 litros por mês. Não tente apertar mais a torneira, pois isto desgastará a arruela e agravará o vazamento.
3- Sempre que abrir uma torneira e esperar a água ficar quente, guarde a água fria numa jarra ou balde e use‑a para regar as plantas, encher o bule ou qualquer outra finalidade. Você pode economizar água (cerca de 4 litros!) a cada vez que fizer isso.
4- Feche a torneira quando estiver escovando os dentes ou se barbeando. Uma torne aberta pode desperdiçar até 15 litros por minuto.
5- Se tiver a opção, use a meia-descarga no banheiro, sempre que for apropriado. Você pode economizar água (cerca de 8 litros!) por descarga.
6- Só use a máquina de lavar na capacidade total. A redução do número de lavagens pode economizar grande quantidade de água – modelos com abertura superior chegam a usar 240 litros por lavagem.
7- Não use a lava-louças com poucas peças. Cada ciclo de lavagem evitado representa uma economia de até 50 litros.
8- Ao lavar a louça manualmente, enxágue os pratos na pia cheia de água em vez de sob a torneira. Você pode economizar até 15 litros por minuto.
9- Lave frutas e verduras em uma bacia com água ou na pia cheia até a metade em vez de sob a torneira.Isso pode reduzir o consumo de água em mais de 30 litros a cada vez.
10- Ao lavar o carro, use balde e esponja no lugar da mangueira. Se utilizar apenas seis baldes, a economia chegará a 150 litros por lavagem.

10 DICAS SIMPLES PARA EVITAR O DESPERDÍCIO DE ÁGUA

1) Faça o teste do hidrômetro – feche todas as torneiras de sua residência, se o relógio continuar se movimentando sua a casa está com algum vazamento, conserte imediatamente.
2) Não brinque com a válvula do vaso sanitário – Quando a válvula está defeituosa, pode chegar até 30 litros de desperdício.

3) Coloque no copo apenas o vai beber, sem jogar o resto fora.

4) Use a capacidade máxima da máquina na hora de lavar roupa.Reutilize a água que saí da máquina para lavar a calçada.

5) Desligue o chuveiro para se ensaboar e reabra para se enxaguar, evite banhos demorados – O chuveiro aberto durante 15 minutos gasta 60 litros de água.

6) Lave o carro com o balde.

7) Deixe a torneira fechada enquanto escova os dentes ou faz a barba.

8) Antes de lavar a louça, remova restos de comida dos pratos e das panelas, ensaboe, e só abra a torneira para o enxague.
9) Evite lavar as calçadas com mangueira, elas podem ser varridas.
10) Molhe plantas e jardins ao entardecer ou amanhecer. Isso evita a evaporação rápida da água, utilize regador em vez de mangueira.

NOSSOS COLABORADORES APOIAM ESTA CAMPANHA

Preocupados com a atual situação em relação ao abastecimento de água na nossa cidade os nossos anunciantes fizeram questão de deixar aqui o seu total apoio a nossa campanha Água Economizar Para Não Faltar, faça você também como eles.








ACOMPANHE NOSSAS AVENTURAS TAMBÉM PELO FACEBOOK
Clicando neste link vocês terão acesso direto ao nosso grupo no face e lá poderão conferir todas as fotos que foram tiradas nos nossos pedais do dia a dia. Clique e confiram porque vale a pena.

VENHA PEDALAR COM OS AMIGOS DO PEDAL
Você é o Nosso Convido Especial

Pedal Noturno/Passeio Ciclístico
Todas as Quartas-feiras as 19:00
Ponto de Encontro e Concentração - Em frente a Loja D.R. Bikes

Pedal Noturno/Trilha de MTB
Todas as Sextas-feiras as 19:00
Ponto de Encontro e Concentração - Em frente a Loja D.R. Bikes

Pedal Matinal/Trilha de MTB
Todos os Domingos e Feriados as 06:00 ou a Combinar
Ponto de Encontro e Concentração - Em frente a Prefeitura

Por: Geovane Bezerra