sexta-feira, 31 de julho de 2015

CAIR FAZ PARTE

Os créditos pelo texto abaixo vai para o site REVISTA BICICLETA e para a autora do mesmo, a ciclista Maria Alice. Vale aqui deixar registrado que é um excelente texto que retrata muito bem algumas situações que envolve o fato de alguns ciclistas temerem se aventurar no nosso esporte e por isso estamos postando este texto aqui no nosso blog, com o devido respeito aos autores e sem tirar e nem por nenhuma vírgula ao texto. Nós dos Amigos do Pedal não realizamos ainda nenhum tipo de aula ou curso até o presente momento, mas aquele ou aquela que desejar se unir a nós nas nossas aventuras terá o total apoio de cada ciclista e receberá as devidas orientações de acordo com a experiência de cada um. Em relação as mulheres em particular costumamos dar uma atenção especial as mesmas, mas ao mesmo tempo as incentivamos a ir cada vez mais longe, procurando sempre se superar. Leiam com atenção e desfrutem bem do conteúdo. 
 Resultado de imagem para tombos de bicicletas de mulheres
A grande maioria das mulheres que fazem o curso de mountain biking com o Ciclofemini dizem que o maior medo é de cair.
Andar de bicicleta exige certa destreza e bastante equilíbrio. Toda pessoa é capaz de andar de bicicleta e adquirir a destreza necessária a partir do momento que fizer da prática uma constante. Ou seja, quanto mais pedalar, mais equilíbrio, mais destreza vai se obtendo: é um processo evolutivo.
O mais importante é alinhar as expectativas. Saber que a dificuldade inicial deixará de existir dali a algum tempo, principalmente se houver persistência e dedicação.
Na prática do mountain biking, a queda é inexorável. Não existe nenhum ciclista que não tenha levado um tombo, do menos ao mais experiente, todos já caíram.
O mountain biking é praticado em terrenos irregulares de diversos tipos, com mato, areia, terra batida, terra fofa, pedra, brita, lama, água. Portanto, as chances de queda existem e com elas vêm as manchas roxas, arranhados, esfolados, corte e até problemas mais sérios, como possíveis fraturas.
Desanimador? Claro que não! O mountain biking traz tantos benefícios físicos e emocionais que a queda faz parte do cenário e conseguir completar uma trilha sem cair torna-se um divertido desafio.
Quando comecei a praticar mountain biking levei muitos tombos. Foram tantas as quedas que eu dizia que o meu esporte predileto era cair e, em segundo lugar, vinha o mountain biking.
Sendo muito honesta, eu caía por qualquer motivo, o primeiro deles era a insegurança. Qualquer movimento em falso da bicicleta que representasse uma pequena ameaça eu apertava as alavancas de freio com força máxima e o resultado era a queda. Já com quase dois anos de prática, percebi que os responsáveis pela grande maioria das quedas não eram os terrenos irregulares das montanhas e sim:
1 -  Insegurança
2 - Medo
3 - Desconhecimento de técnicas
4 - Desconhecimento do equipamento
5 - Pouca experiência ou prática
6 - Negligência
7 - Excesso de confiança
A insegurança e o medo são fatores bloqueadores. Quando tomada de medo ou insegurança, a pessoa não consegue raciocinar corretamente e também não consegue fazer os movimentos corretos, tudo trava e com isto o risco da queda torna-se maior. Para perder o medo e ter mais segurança é necessário praticar. A prática vai lhe trazer a autoconfiança. 
Além disto, se for possível, procure participar de cursos e clínicas. Nestes cursos, você vai adquirir conhecimento a respeito da sua bicicleta e também conhecimento das técnicas do mountain biking. O principal objetivo de um curso é entregar ao aluno as técnicas adequadas para que ele sinta-se seguro ao realizar um percurso ou uma manobra mais arriscada. Saber a hora correta de frear, qual freio utilizar, se será o traseiro ou o dianteiro. Como trocar a marcha corretamente de forma que a corrente não saia do conjunto coroa e cassete. Técnicas e exercícios de equilíbrio. Tudo isto pode ser aprendido em um curso. O aprendizado obtido em um curso certamente lhe dará mais segurança.
A bicicleta é sua amiga. Você e ela formam um conjunto harmonioso. A bicicleta é a extensão do seu corpo, portanto, não tente dominá-la. A bicicleta é para ser entendida e respeitada.
A bicicleta de mountain biking é um veículo que foi concebido para andar sobre os terrenos mais inóspitos possíveis. Ela está preparada para suportar grandes impactos. Obviamente, existem diferenças de qualidade nos quadros, suspensão dianteira e traseira, freios, enfim, o conjunto como um todo. A grande diferença entre as diversas marcas existentes é a durabilidade, estabilidade e a qualidade dos componentes em geral, que irão proporcionar mais ou menos conforto ao ciclista.
Eu tinha muito medo das descidas e principalmente daquelas que tinham muitos buracos ou pedras. A minha reação era sempre frear bruscamente diante do obstáculo e a consequência eram as quedas.
Hoje, já sei que a bicicleta está preparada para passar sem nenhuma dificuldade sobre estes obstáculos. Portanto, a partir do momento que entendi isto, deixei de querer controlar a bicicleta simplesmente deixando que a minha magrelinha fizesse o seu percurso livremente. A suspensão e a geometria da bicicleta de mountain biking são preparadas exatamente para passar por cima destes obstáculos. Apenas use o movimento correto do seu corpo para ficar em harmonia com a magrela.
O lado oposto do medo e da insegurança é exatamente o excesso de confiança e a negligência. A medida que sua autoconfiança cresce, e a bicicleta passa a ser a extensão do seu corpo, existe uma tendência de nos tornamos autoconfiantes demais e até negligentes. 
Não há nada mais delicioso que descer uma ladeira a 60 km/h. O vento na cara, a velocidade, a adrenalina, o prazer de estar em sintonia com a bicicleta tornando-se um único elemento, o coração disparado e a sensação de poder, de domínio. Tudo isto é muito lindo, mas certamente a chances de quedas e acidentes serão proporcionais.
Depois de superar a fase do medo, deixei de cair. Mais recentemente percebi que comecei a cair novamente. E sem dúvida alguma todas as minhas quedas foram causadas pela negligência e pelo excesso de confiança. Sempre filmo e fotografo as trilhas, os passeios e os cursos que ministro. Com o aumento da minha segurança, técnica e habilidades, passei a conduzir a bicicleta com uma mão no guidão e na outra vou segurando a filmadora e/ou a máquina fotográfica. Troco de mão, faço tomadas de diversos ângulos, me abaixo sobre a bike, e o tempo todo pedalando. Qual o resultado disto? A queda. Todas as quedas recentes foram por pura negligência e autoconfiança.
Conheça a si próprio. Não superestime suas habilidades, elas podem lhe causar joelhos roxos e pernas arranhadas. 
Risco controlado. Seja em que estágio estiver é importante saber que o mountain biking é um esporte de risco, mas que pode ser controlado ao passo que dominar as técnicas e conhecer os limites da sua companheira, a bicicleta, e também os seus próprios limites.
Apesar das manchas roxas e marcas de arranhados, o mountain biking me trouxe muito mais benefícios. Meu corpo está muito melhor do que era antes, como também minha saúde física e mental. Outro benefício incomensurável é o círculo de amizades. Nunca, na minha vida toda, tive tantos amigos como agora. Os praticantes do mountain biking formam uma comunidade forte, unida, solidária e harmoniosa. Todos se respeitam, não importando o nível intelectual, financeiro, credo ou cor. 
Maria Alice Frontini, 46 anos, executiva do segmento de informática, praticante de mountain biking há apenas três meses, disse que participar de um curso de mountain biking deu-lhe o suporte necessário para experimentar algo novo que queria fazer, mas que não se sentia preparada.
“A cada experiência foi possível perceber que aprendi, que evoluí dentro dos meus limites e do meu ritmo, o que me motivou a ir em frente. Se eu tivesse tentado  sem esse suporte eu iria me paralisar com o medo e possivelmente me machucar e abandonar. O comentário geral é que não é necessário fazer curso para andar de bicicleta, basta pedalar. Mas não é verdade, há técnica. Dominando a técnica, o pedal será mais prazeroso e seguro. Outro aspecto importante foi engajar-me a um grupo com desafios e motivações semelhantes, para ter as oportunidades de experimentar e aprender de uma forma lúdica”, finaliza Maria Alice.


NOSSOS COLABORADORES
Neste último dia do mês de julho do ano de 2015 este blog está prestes a alcançar os 50.000 acessos e isso se dá a muito trabalho e dedicação de minha parte (Geovane) na qualidade de administrador, mas também a colaboração de cada amigos de pedal seja ele do grupo ou não que de uma forma ou de outra contribui com as nossas postagens, no entanto o sucesso do blog só é realmente possível deviso a você meu amigo internauta que com o seu acesso e com os inúmeros comentários aqui postados que coloca o nosso blog entre um dos mais comentados do país, devido a este crescente sucesso e a qualidade das nossas postagens sempre zelando pela ética e sem fazer politicagem é que a poucos tempo conquistamos o respeito de alguns empresários que resolveram confiar a divulgação das suas marcas aqui no blog, fica aqui os meus agradecimentos a cada um, do mais antigo aos recém chegados. Segue abaixo uma pequena descrição de cada um dos nossos atuais colaboradores.

A Total Sport`s foi o nosso primeiro colaborador, A loja pertence ao nosso amigos e ciclista do grupo o Amaro Neto e é administrada pelo mesmo e por sua esposa a também ciclista vanda Araújo, esta loja funcionou durante vários anos nas proximidades da Praça dos Correios sob o nome de RMS Moda Esportiva, hoje destaca-se como uma loja especializada na sua área. A pouco tempo o Amaro criou a Loja Virtual Total Sport`s que faz o maior sucesso. Fica aqui os meus parabéns ao amigo Amaro por sua dedicação ao nosso esporte, pelo sucesso como empresário e pelo apoio dado ao nosso grupo. Então vocês já sabem, quando necessitarem de roupas, acessórios e artigos esportivos vão até a Total Sport`s. Trabalhando com todos os cartões.

A D.R. Bikes também está conosco desde o início das atividades do blog, sob o comando do meu amigo e ciclista do grupo o Deives esta é uma loja diferenciada onde os ciclistas de Belo Jardim e região podem encontrar além de bom atendimento um ótimo serviço de mecânica assim como montagem e revenda de bikes. O amigo Deives entende muito bem de bike e trabalha com todas as marcas. Se você quer um serviço de qualidade leve a sua bike até lá. Peças das melhores marcas, ótimo serviço e ainda por cima podendo pagar no cartão de crédito, isso você só encontra aqui.

A Rede de farmácias Cavalcante chegou para ficar, sob o comando do amigo Antônio Cavalcante esta é a rede de farmácias que mais cresce na cidade. Tendo uma visão futurista o Antônio viu que o nosso município necessitava de uma farmácia que pudesse atender o cidadão a qualquer hora, afinal de contas ninguém sabe a hora que vai adoecer e muito menos que vai necessitar comprar algum remédio e assim ele estabeleceu aqui a farmácia Cavalcante 24 Horas que teve o maior apoio por parte da nossa população. Com um bom atendimento e com profissionais competentes esta rede de farmácias oferece um serviço de ótima qualidade e ainda tem convênio com os programas do Governo Federal. Precisou de medicamentos, a qualquer hora do dia ou da noite, Rede de farmácias Cavalcante.

Giovanni Bar ou Bar do Giovanni passou a ser colaborador do nosso blog a pouco tempo mas segundo o proprietário que é o meu amigo Giovanni Nascimento já nota-se os resultados da divulgação do mesmo na mídia. Para quem gosta de curtir um bom jogo de futebol em boa companhia e com direito a uma cervejinha bem gelada acompanhada de tira gosto diversificado e ainda por cima com higiene e um precinho camarada este é o lugar ideal, eu mesmo costumo frequentar este bar, onde posso levar minha esposa ou ir com a família inteira e ser bem recebido tendo a certeza de estar num ambiente de respeito. Eu recomendo a todos. Se você ainda não conhece o Giovanni Bar então de um pulinho até lá. O horário de funcionamento é de terça a sexta a partir das 16;00 horas e aos sábados e domingos a partir das 09:00 da manhã. Vá lá e comprove o que estamos anunciando.

Você que reside nos bairros da Boa Vista e Ayrton Maciel agora pode contar um frutas e verduras fresquinhas a um precinho camarada a ainda com a simpatia e o bom atendimentos da minha amiga Socorro e do amigo Marcos. Na Quitanda Nosso Lar você também pode comprar água mineral, macaxeira já descascada e muito mais. Este é um daqueles estabelecimentos que podemos chamar realmente de familiar e está também colaborando com este blog já há algum tempo. É verdade que esta não é uma quitanda grande mas a Socorro tem um enorme coração e faz de um tudo para agradar a todos que ali vão comprar. E agora também você tem a opção de saborear deliciosos espetinhos que o marcos está a vender bem ali ao lado da barraca do nosso amigo Toinho (ao lado da Escola Bento Américo), todas as tardes.

Serviços de gás existem vários na cidade e cada um tenta agradar ao máximo os seus clientes, mas o George Gás sob a responsabilidade do meu amigo e ciclista do nosso grupo o George Braynner está oferecendo a nossa população algo a mais, além de a certeza de estar comprando um gás de qualidade você conta com um serviço de entrega rápido em todos os bairros da cidade e com assistência técnica além de brindes. Então você já sabe, precisou de gás, seja qual for o dia da semana então ligue para George Gás. Não basta ter um produto de qualidade, mas fazer a diferença e é isso que o nosso amigo George está fazendo.

O Laboratório de Prótese Dentária Caruaru é um recém colaborador deste blog, com mais de vinte anos de bons serviços prestados a nossa população sob o comando do nosso amigo Alberto o popular "Dunguinha" e ainda por cima tendo o renomado dentista Dr. Almir Galindo Florêncio este laboratório se destaca no seu seguimento como um dos melhores da cidade e região, aqui você é sempre bem atendido e pode contar com serviço e produtos de primeira qualidade. Renove a vontade de sorrir, consulte seu dentista regularmente e se necessitar de uma prótese dentária vá até o Laboratório de Prótese Dentária Caruaru. A cada dia novas tecnologias e novos materiais surgem e para companhar este ritmo o nosso amigo Alberto está sempre se capacitando para oferecer a você e a sua família um serviço de qualidade a um preço justo. 

O Frigorífico ARA é o mais novo colaborador do blog, a pouco mais de três anos no mercado vem a cada dia conquistando novos fregueses, esta fidelidade se dá ao fato do meu amigo e irmão o Almir de Brito que é o proprietário, só trabalhar com produtos de primeira qualidade e zelando pela higiene do estabelecimento. Aqui vocês podem comprar carne bovina da Marter Boi que é uma empresa séria e renomada, aqui também você pode comprar aquele pão gostoso todas as tardes. O Almir está sempre em busca de fornecedores responsáveis e que tenham boas promoções para assim poder oferecer a todos sempre mercadorias de boa qualidade com um precinho bem camarada. Caso seu botijão de água mineral esvazie sem você esperar não tem problema basta ligar e o Almir vai ai na sua casa entregar um outro. Este é um estabelecimento familiar onde a minha família está a serviço da sua, sejam todos bem vindos e tenham a certeza de contar com produtos de boa qualidade e com bons preços sempre.

Faça você também como os proprietários destas empresas, anuncie aqui o seu produto ou serviço. Aqui a sua marca vai aparecer para todo o Brasil e para o mundo e em pouco tempo você colherá os frutos deste anúncio. Venha se tornar mais um colaborador do Blog Amigos do Pedal Belo Jardim, para isso basta ligar (81) 9-9409-7860 e falar com Geovane.

ACOMPANHE NOSSAS AVENTURAS TAMBÉM PELO FACEBOOK
Clicando neste link vocês terão acesso direto ao nosso grupo no face e lá poderão conferir todas as fotos que foram tiradas nos nossos pedais do dia a dia. Clique e confiram porque vale a pena.

VENHA PEDALAR COM OS AMIGOS DO PEDAL
Você é o Nosso Convidado Especial

EVENTOS PROGRAMADOS DO GRUPO PARA O MÊS DE AGOSTO
Além dos pedais semanais o grupo tem um cronograma anual de pedais que são realizados normalmente na mesma data todos os anos ou em datas bem próximas, alterando as vezes apenas o destino. segue abaixo os eventos programados para o mês de agosto.

 


 


Por: Geovane Bezerra

segunda-feira, 27 de julho de 2015

EU GOSTO DE PEDALAR DO MEU JEITO E DAI?

Todo mundo que gosta de pedalar sabe do prazer que isto lhes proporciona e quando resolvemos entrar para algum grupo ou associação de ciclismo, normalmente estamos em busca de companhia ou mesmo de fazer novos amigos e isto também é muito gratificante, contudo aos poucos os grupo tendem a crescer e com isso é normal que dentro de um mesmo grupo comecem a surgir subgrupos, isso se dá devido ao fato de alguns ciclistas começarem a pedalar se dedicando a competir, outros a pedalar num ritmo rápido e outros a pedalar de maneira leve e descontraída, no chamado ritmo de passeio e isso se não for bem trabalhado pode causar o fim do grupo, mas para que isso não aconteça é preciso que cada um ciclista faça a si mesmo esta pergunta. Eu gosto de pedalar do meu jeito, e dai? Respondendo a esta pergunta com sinceridade você vai saber com certeza se deve continuar a fazer parte do grupo, se migra para um outro grupo ou se passa a pedalar sozinho, o importante é jogar limpo com os demais membros e caso decida a continuar fazendo parte do atual grupo, aceitar as diferenças e isso serve pata todos os membros, dos mais antigos e experientes aos novatos. leiam com atenção o texto abaixo.

Resultado de imagem para ciclismo mtbResultado de imagem para ciclismo mtbResultado de imagem para ciclismo mtb


Eu dei esse título ao texto porque na minha concepção, todo mundo que sobe em uma bicicleta, que seja uma vez por semana, pode ser considerado um ciclista. O ciclismo é a modalidade maior, que engloba as sub-categorias como Mountain Bike, Ciclismo de Estrada, Contra-relógio, Pista, Recreação, pedal de final de semana, pedalzinho para beber no boteco no final e etc…
Mas para esse texto, vou dividir em três grupos. Esses grupos levam em consideração o objetivo da pessoa em relação ao esporte. Que é o que deve ser entendido pelos praticantes, fazendo com que estes respeitem os outros atletas, que não possuem os mesmos objetivos que eles.
Então, na minha visão, existem três tipos de objetivos para as pessoas que praticam o ciclismo: 1 – Locomoção / 2 – Recreação e Atividade física / 3 – Competição.

Ciclistas de cada um desses grupos possuem objetivos ABSOLUTAMENTE diferentes de ciclistas de outros grupos. Por exemplo, um ciclista que usa a bike como locomoção, tem uma forma de enxergar o ciclismo completamente diferente dos que usam a bike para atividade esportiva ou recreação. E esses tem uma visão completamente diferente das pessoas que treinam para competir.
Cada um desses grupos possuem características distintas, interesses distintos e estão todos certos. O grande problema, é que muita gente não procura conhecer as particularidade de cada grupo e ficam DANDO OPINIÕES AGRESSIVAS SOBRE OS INTERESSES OS OUTROS GRUPOS, dos quais eles não entendem.
Isso acontece muito aqui no blogo, uma vez que os Amigos do Pedal Belo Jardim aborda todas as modalidades, volta e meia vem alguém deixando um comentário falando mal de uma pessoa que tem um objetivo diferente do dela, sem procurar entender que elas praticam esporte distintos.
Vou dar alguns exemplos. Semana passada publiquei uma matéria sobre o ganho aerodinâmico de um ciclista que raspa as pernas. E outro dia, publiquei uma matéria sobre o problema dos “Rodeiros” que são pessoas que invadem o treino de outras pessoas, sem pedir licença. Ambos esses artigos, foram feitos para ciclistas competitivos, que SE IMPORTAM MUITO com resultado e batalham para isso. Daí vem um monte de gente do ciclismo recreativo e urbano e ficam chamando os ciclistas esportivos de desunidos, de egoístas, que raspar as pernas é coisa de viado, que isso é frescura etc… etc… Só que eles não entendem, que em um ambiente competitivo, o que importa é o resultado e muitas vezes as pessoas só querem treinar e não ficar fazendo amigos.


Mas o contrário também acontece. Ciclistas competitivos chegam em posts que falam de eventos de cicloturismo ou passeios ciclísticos e falam que todo mundo um bando de “pau de rato”, que esse negócio de pedalar e bater papo é uma merda, e que tem que “torcer o cabo”… Coisa tão idiotas quando os comentários dos ciclistas recreativos contra os competitivos.
E também tem a parte dos ciclistas urbanos, que muitas vezes são descriminados por algumas vezes não usarem capacete (sendo que ele NÃO É OBRIGATÓRIO), por não terem muitas vezes técnica para pedalar em linha reta e outras coisas, por brigarem pelo seu espaço na rua. Mas também discriminam, porque acham que só eles lutam pelo respeito no trânsito e que as outras modalidades são menos importantes que a luta pelo respeito nas estradas…
Ou seja, fica todo mundo falando merda sem saber do que está falando. O importante é respeitar as modalidades, os objetivos, os espaços de cada um e viver todo mundo numa boa. Aprender a absorver uma informação, por mais que ela não seja relevante para o seu objetivo, aprenda algo novo e respeite! E não venha vomitando uma opinião sem o menor conhecimento.
Enfim… Na minha opinião o objetivo principal de qualquer ciclista deve ser o de pedalar por prazer, agora se a forma de pedalar dele é diferente da minha e se isso é o que está lhe dando prazer isso deve ser respeitado por mim e por todos os demais companheiros de pedal, da mesma forma ele e os demais tem de respeitar o meu modo de pedalar e ao invés di ficarem criticando procurar incentivar, só assim todos poderão continuar amigos e desfrutando de tudo de bom que este esporte nos oferece. Espero que este texto tenha ajudado de alguma maneira a você ver com outros olhos aquele amigo que por algum motivo não quer "girar" no seu ritmo ou participar daqueles pedais longos ou mais duros, no final das contas o que deve prevalecer é a amizade e o bom censo.


 RESUMO DOS PEDAIS MAIS RECENTES DOS AMIGOS DO PEDAL
Lembrando a todos que no nosso grupo no Fecebook vocês encontrarão vários álbuns com todas as fotos dos nossos pedais e que para ver as fotos desta postagem em tamanho grande basta dar dois cliques rápidos com o botão esquerdo do mouse em qualquer uma delas.
Quinta-feira 23/07/15 - Passeio Noturno Opcional - 13,4 km

Sexta-feira 24/07/15 - Passeio Noturno Opcional - 13,8 km
As fotos deste passeio foram enviadas para o nosso grupo no WhatsApp mas eu não consegui baixas as mesmas para as publicar aqui no blog.

Sábado 25/07/15 -Trilha das Cachoeiras - 35,8 km
(Cachoeira da Boa Sorte e Cachoeira do Bitury)
 
 

Domingo 26/07/15 - 3ª Trilha Parque da Pedra Furada
Belo Jardim/Venturosa - 144 km
 
 
 
 

ACOMPANHE NOSSAS AVENTURAS TAMBÉM PELO FACEBOOK
Clicando neste link vocês terão acesso direto ao nosso grupo no face e lá poderão conferir todas as fotos que foram tiradas nos nossos pedais do dia a dia. Clique e confiram porque vale a pena.


VENHA PEDALAR COM OS AMIGOS DO PEDAL
Você é o Nosso Convidado Especial


 EVENTOS PROGRAMADOS DO GRUPO
Além dos pedais semanais o grupo tem um calendário anual de pedais ou eventos que costumam ser realizados mais ou menos nas mesmas datas, sendo assim segue abaixo  alguns destes eventos que irão acontecer em breve.


CONFIRAM AGORA ALGUNS EVENTOS DE MTB QUE IRÃO ACONTECER NA REGIÃO

Por: Geovane Bezerra