segunda-feira, 25 de abril de 2016

EDIÇÃO ESPECIAL - CINCO ANOS DOS AMIGOS DO PEDAL

Iniciamos esta postagem parabenizando todos os ciclistas dos Amigos do Pedal e também dos demais grupos de Belo Jardim e também demais ciclistas da nossa cidade. Hoje dia 25 de abril de 2016 o Grupo de Ciclismo, No dia 11/04/2011 nascia este tradicional grupo de ciclismo e hoje nesta postagem vocês irão saber um pouco da história dos AMIGOS DO PEDAL.
leiam, inspirem-se e juntem-se a nós, aqui no nosso grupo todos são bem vindo e a diversão é garantida.




 
                                Antiga Logomarca                                  Logomarca Atual

HISTÓRICO
O grupo foi idealizado por mim Geovane Bezerra e pelo ciclista Leonardo Cavalcante, de início não havia sequer alguma programação de pedais e nem mesmo a certeza de que o grupo iria dar certo. Iniciamos as nossas pedaladas de modo tímido; apenas eu Geovane e o Leonardo e aos poucos outros amigos se uniram a nós e assim foi formada a primeira equipe do grupo. A partir do momento em que já tínhamos um cero número de ciclistas dispostos a pedalar juntos partimos então para a criação da logomarca e da denominação do grupo e sendo assim no dia 25 de abril de 2011 surgiu o então Clube de Ciclismo Amigos do Pedal que tinha na sua logomarca as cores verde escuro e o branco como cores oficiais do clube. Com pouco tempo de fundação e já com uma boa quantidade de ciclistas eu Geovane em contato a Federação Pernambucana de Ciclismo fui orientado a fazer uma pequena alteração na logomarca mudando de clube para grupo e desta forma bolei uma nova logomarca e assim surgiu o Grupo de Ciclismo Amigos do Pedal, tendo agora como cores oficiais o preto, o branco, o verde escuro e o amarelo.
Antes mesmo do início oficial das atividades do grupo nós já estávamos em plena atividade, mas a primeira atividade oficial do grupo foi a Trilha Sítio Pocinhos realizada no dia 30/04/11 e apenas eu Geovane e o meu filho Davison participamos, o Leonardo não pode se fazer presente por motivo de trabalho. A primeira trilha a contar com a presença do Leonardo foi a Trilha de Santa Luzia realizada no dia 27/06/11 e além dele estavam presentes eu Geovane e o ciclista Rafael lá da cidade do Recife.
Até o final do ano de 2011 a equipe dos Amigos do pedal era composta por mim Geovane pelos ciclistas, Leonardo,Cida, João Batista, Jurandir, Elaine e Miriam, mas ao longo do ano de 2012 vários outros ciclistas se uniram a nós e assim se fez necessário a realização de uma programação fixa de pedais e assim foi feito e esta programação é seguida até os dias de hoje.

OBJETIVO
O objetivo principal dos Amigos do Pedal é oferecer a todas as pessoas interessadas uma oportunidade de praticarem um esporte saudável e de baixo custo que possa lhes proporcionar ao mesmo tempo alegria e saúde. Além de oferecer a população de Belo jardim uma opção saudável de esporte o nosso grupo oferece a todos mas principalmente aos jovens e as crianças uma oportunidade de se divertir de maneira saudável e longe das drogas. para ser membro do grupo os únicos requisitos exigidos são; respeito as regras e aos demais ciclistas e a aquisição dos equipamentos e acessórios de proteção., no mais tudo é negociável e todos tem direito a vez e votos, já que todas as decisões em relação ao grupo sempre são tomadas de acordo com a vontade da maioria. Outro objetivo deste grupo é mostrar as belezas naturais do nosso município e de outros lugares por onde passamos para que desta forma quem veja as fotos nos ajude a preservar o meio ambiente e tome consciência de que é preciso respeitar a natureza.

 NOSSOS FUNDADORES

Geovane Bezerra: Casado, funcionário público concursado da Prefeitura de Belo Jardim, aprendeu a andar de bicicleta aos seis anos de idade, até meados de 1994 foi adepto do BICICROSS e no ano de 1996 iniciou no Mountain Bike criando já no ano de 2006 juntamente com o seu amigo João Batista o Bike Club Belo Jardim que teve as suas atividades encerradas no ano de 2010. O Geovane gosta de superar os seus limites, mas mantendo o seu modo próprio de pedalar ou seja, sem compromisso com número de paradas ou hora para terminar o pedal, o importante para ele é apreciar a paisagem e desfrutar o máximo de cada pedal.

Leonardo Cavalcante: Casado, oficial da reserva da Polícia Militar de Pernambuco, aprendeu cedo a andar de bicicleta, iniciou no Mountain Bike no ano de 2011 e foi o braço direito do Geovane até o ano de 2013. O Leonardo gosta de pedalar em velocidade bem leve, adora parar para apreciar as paisagens e também para conversar com os moradores das localidades por onde passa. Para ele o verdadeiro sentido de um bom pedal é o de se divertir de maneira saudável e com o mínimo de risco possível desfrutando de tudo o que a natureza possa nos oferecer. 


NOSSOS CICLISTAS
Ao longo destes cinco anos de atividades vários ciclistas chegaram e se foram, mas o que teve início com apenas 02 ciclistas, hoje é um grupo forte e unido que conta com 187 ciclistas entre crianças, adolescentes, homens e mulheres. É bem verdade que uma boa parte deste ciclistas encontram-se afastados do grupo ou dos pedais de um modo geral e também é verdade que alguns outros optaram por deixar o grupo, mas isso faz parte de todo e qualquer grupo ou associação, mas uma vez Amigo do Pedal, Sempre Amigo do Pedal, então qualquer um que se tornou membro só o deixa de ser se for expulso ou se assim se manifestar. Espero que ao ler esta postagem e ao ver as fotos abaixo aqueles que se encontrem afastados, seja lá por qual for o motivo reflitam sobre isto e resolvam voltar aos pedais. Neste momento fica aqui os parabéns a todos os nossos ciclistas, bem como a todos os ciclistas dos demais grupos da cidade e também aqueles ciclistas que não fazem parte de nenhum grupo, mas que vez por outra pedalam conosco e desta forma ajudaram o nosso grupo a chegar onde chegou. Hoje o nosso grupo é conhecido e reconhecido nacionalmente (mesmo sendo ainda um grupo informal) e estamos as vésperas da realização de um evento a nível regional onde esperamos contar com a participação de mais de 200 ciclistas e isto só é possível porque muitas pessoas acreditam em nós e isto não tem preço. 

DEVER CUMPRIDO
Apesar das dificuldades que passamos hoje podemos afirmar que o objetivo principal do grupo foi atingido e que mesmo atravessando uma fase um tanto quanto delicada podemos afirmar que cumprimos com o nosso dever perante a sociedade. Apesar de ainda acontecer de maneira tímida hoje já é comum vermos crianças, jovens e adultos indo para a escola, para o trabalho ou mesmo pedalando nas suas horas de lazer usando capacete, luvas, também vemos cada vez mais bicicletas equipadas com faróis, sinaleiras e também com sirenes e tudo isto é fruto do exemplo dados diariamente pelos nossos ciclistas. Vale também registrar que hoje o número de crianças que pedalam pelas causadas, empinam a bicicleta pelas ruas ou pedalam na contra mão está aos poucos diminuindo, sem contar que aquela famosa algazarra que acontecia logo que iniciamos os nossos passeios noturnos deixou de existir e também no dia a dia notamos que isso vem diminuindo aos poucos e isso também é fruto do nosso modo de pedalar que procura sempre dar bons exemplos e mostrar a todos os riscos de se pedalar de maneira displicente w irresponsável e por tudo isso podemos afirmar que até aqui cumprimos com o nosso dever, mas temos de nos empenhar para fazer ainda mais.

VOCÊ FAZ PARTE DESTA HISTÓRIA
Segue abaixo de maneira resumida as fotos de todos os nossos ciclistas, infelizmente por motivos técnicos provavelmente alguns ciclistas ficarão de fora mas isto não quer dizer que nós os menosprezamos, o fato é que eu Geovane perdi alguns dos meus arquivos fotográficos e desta forma acabei perdendo muitas fotos importantes, mas todos os membros que eu consegui encontrar nos meus arquivos estão disponibilizados nas fotos abaixo. Meu amigo, mesmo que você não seja membro do nosso grupo, você fez e faz parte da nossa história e por isso mesmo somos todos Amigos do Pedal.












JUNTE-SE A NÓS
Meus amigos como já foi aqui citado, em breve estremos realizando um evento de grande porte aqui no nosso grupo, trata-se de um encontro de ciclistas onde esperamos contar com a participação de mais de 200 ciclistas de várias cidades da região. Para que este evento seja realmente um sucesso precisamos também do empenho e da ajuda de todos os ciclistas do grupo ou dos grupos amigos que tenham disponibilidade para ajudar na realização do mesmo, mas independente de você fazer parte de algum grupo ou não de algum grupo sinta-se desde já convidado a participar deste belo encontro onde terá a oportunidade de conhecer ciclistas de vários lugares e de fazer novas amizades, para nós que fazemos parte dos Amigos do Pedal será uma grande alegria contar com a sua participação e para nós quanto mais ciclistas melhor. Vamos mostrar para todo jundo que em Belo Jardim é possível sim se fazer algo sem o dedo podre da politicagem. Chame seus amigos, convide seus colegas de escola ou de trabalho, leve seu filho, sua esposa ou quem desejar e venha participar deste evento. Vale registrar que todos contarão com uma ótima infraestrutura de apoio. 


NOTA
Confiram na próxima postagem tudo o que aconteceu nos últimos pedais do grupo, incluindo todos os detalhes sobre a trilha comemorativa do aniversário de cinco anos de fundação do nosso grupo. Fiquem de olho e não deixem de comentar, afinal de contas a opinião de cada um de vocês tem a sua importância para o crescimento deste blog e do grupo como um todo.
Hoje vivemos num mundo totalmente informatizado onde todos estamos sempre conectados através das redes sociais e onde a Internet passou a ser algo essencial nas nossas vidas e tendo em vista a ampla divulgação do grupo Amigos do Pedal a também para informar da melhor maneira possível os nossos ciclistas e demais pessoas interessadas na área do ciclismo e do Mountain Bike foi que no ano de 2012 criamos este blog e que hoje contamos com um grupo virtual lá no Facebook e um outro no WhatsApp, desta forma quem desejar saber algo sobre os nossos pedais basta nos procurar na Internet e lá estaremos.

AMIGOS DO PEDAL NO FACEBOOK
Clicando neste link vocês terão acesso direto ao nosso grupo no face e lá poderão conferir todas as fotos que foram tiradas nos nossos pedais do dia a dia. Clique e confiram porque vale a pena.




Por: Geovane Bezerra

6 comentários:

  1. Hugo Pontes de Alcântara - Juazeiro da Bahia26 de abril de 2016 às 19:45

    Parabéns a todos e espero que continuem firmes e fortes, mesmo quando as coisas saírem um pouco fora do planejado porque isso faz parte. Vocês são uma fonte de inspiração.

    ResponderExcluir
  2. Juarez Alvarenga - Toritama PE26 de abril de 2016 às 20:15

    Meus parabéns pedaleiros de Belo Jardim e fiquem certos de que enquanto este grupo existir o ciclismo ai nessa bela cidade vai continuar a crescer.

    ResponderExcluir
  3. Adrian - Montana EUA26 de abril de 2016 às 21:16

    Follow the adventures of you since the creation of this blog and I want here to congratulate all the grit and perseverance I notice in each of you .
    I apologize for not writes a message in Portuguese , but the indioma of you have a very difficult grammar and I 'm still not well acquainted . I promise that next time a write in Portuguese , once again congratulations to all and keep it up doing what they like the mehor possible.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. TRADUÇÃO DO TEXTO ACIMA;

      Siga as aventuras de você desde a criação deste blog e quero aqui felicitar toda a garra e perseverança noto em cada um de vocês.
      Peço desculpas por não escreve uma mensagem em Português, mas o indioma de vocês tem uma gramática muito difícil e eu estou ainda não conhece bem. Eu prometo que da próxima vez que uma gravação em Português, mais uma vez, parabéns a todos e mantê-lo a fazer o que eles gostam da mehor possível.

      Excluir
  4. Bom dia amigos. Olha conheço boa parte desta galera e já pedalai com vocês algumas vezes, principalmente nos passeios da noite, mas estou afastado porque ao menos para mim este roteiro fixo passando por ruas escuras e esticando demais não estava me agradando e com a atual onde de violência aqui em BJ acho que se não houver uma reavaliação por parte de vocês neste roteiro eu e muitas pessoas afastadas irão demorar a voltar a pedalar com vocês. Fica aqui os meus parabéns ao grupo e a todos e a dica. Que tal bolar um roteiro mais curto, com menos dificuldade e de preferência por ruas asfaltadas?

    ResponderExcluir
  5. Quero aqui parabenizar a todos por estes cinco anos de muita determinação e de bom exemplo. Olha pessoal tenho de concordar em parte com o comentário da pessoa acima, hoje Belo Jardim está travessando um período onde os assaltos a mão armada, os furtos e os roubos aumentaram bastante e é realmente necessário que vocês revejam este roteiros destes passeios, inclusive na minha opinião os mesmos deveriam ser variados, ou seja a cada semana um roteiro diferente, desta forma dificultaria um pouco para alguém que por acaso esteja de olho nas bikes de vocês. Se cuidem, boa sorte e parabéns.

    ResponderExcluir