sexta-feira, 6 de maio de 2016

MOVIMENTO MAIO AMARELO - VOCÊ CONHECE?


Resultado de imagem para campanha maio amarelo

Meus amigos internautas, creio que a maioria de vocês já ouviram falar e até participaram de algumas campanhas ou movimentos como Dia Mundial Sem Carro, Outubro Rosa, Novembro Azul e dai por diante, mas e este tal de Maio Amarelo você sabe o que significa? Nesta postagem vamos esclarecer a você e a quem mais possa interessar o significado deste movimento mundial que tem muito haver com o dia a dia de nós ciclistas.


O Movimento Maio Amarelo nasce com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.
O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.
Acompanhando o sucesso de outros movimentos, como o “Outubro Rosa” e o “Novembro Azul”, os quais, respectivamente, tratam dos temas câncer de mama e próstata, o “MAIO AMARELO” estimula você a promover atividades voltadas à conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e à avaliação de riscos sobre o comportamento de cada cidadão, dentro de seus deslocamentos diários no trânsito.
A marca que simboliza o movimento, o laço na cor amarela, segue a mesma proposta de conscientização já idealizada e bem-sucedida, adotada pelos movimentos de conscientização no combate ao câncer de mama, ao de próstata e, até mesmo, às campanhas de conscientização contra o vírus HIV – a mais consolidada nacional e internacionalmente.
Portanto, a escolha proposital do laço amarelo tem como intenção primeira colocar a necessidade da sociedade tratar os acidentes de trânsito como uma verdadeira epidemia e, consequentemente, acionar cada cidadão a adotar comportamento mais seguro e responsável, tendo como premissa a preservação da sua própria vida e a dos demais cidadãos.
Vale ressaltar que o MAIO AMARELO, como o próprio nome traduz, é um movimento, uma ação, não uma campanha; ou seja, cada cidadão, entidade ou empresa pode utilizar o laço do “MAIO AMARELO” em suas ações de conscientização tanto no mês de maio, quanto, na medida do possível, durante o ano inteiro.
A motivação para o Movimento MAIO AMARELO não é novidade para a sociedade. Muito pelo contrário, é respaldada em argumentos de conhecimento público e notório, mas comumente desprezados, sem a devida reflexão sobre o impacto na vida de cada cidadão.
Em conclusão, o MAIO AMARELO quer e espera a participação e envolvimento de todos comprometidos com o bem-estar social, educação e segurança em decorrência de cultura própria e regras de governança corporativa e função social; razão pela qual, convidamos você, sua entidade ou sua empresa a levantar essa bandeira e fazer do mês de maio o início da mudança e fazer do AMARELO, a cor da “atenção pela vida”.

Sobre a Década de Ação para a Segurança no Trânsito

A Assembleia-Geral das Nações Unidas editou, em março de 2010, uma resolução definindo o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. O documento foi elaborado com base em um estudo da OMS (Organização Mundial da Saúde) que contabilizou, em 2009, cerca de 1,3 milhão de mortes por acidente de trânsito em 178 países. Aproximadamente 50 milhões de pessoas sobreviveram com sequelas.
São três mil vidas perdidas por dia nas estradas e ruas ou a nona maior causa de mortes no mundo. Os acidentes de trânsito são o primeiro responsável por mortes na faixa de 15 a 29 anos de idade; o segundo, na faixa de 5 a 14 anos; e o terceiro, na faixa de 30 a 44 anos. Atualmente, esses acidentes já representam um custo de US$ 518 bilhões por ano ou um percentual entre 1% e 3% do PIB (Produto Interno Bruto) de cada país.
Se nada for feito, a OMS estima que 1,9 milhão de pessoas devem morrer no trânsito em 2020 (passando para a quinta maior causa de mortalidade) e 2,4 milhões, em 2030. Nesse período, entre 20 milhões e 50 milhões de pessoas sobreviverão aos acidentes a cada ano com traumatismos e ferimentos. A intenção da ONU com a “Década de Ação para a Segurança no Trânsito” é poupar, por meio de planos nacionais, regionais e mundial, cinco milhões de vidas até 2020.
O Brasil aparece em quinto lugar entre os países recordistas em mortes no trânsito, precedido por Índia, China, EUA e Rússia e seguido por Irã, México, Indonésia, África do Sul e Egito. Juntas, essas dez nações são responsáveis por 62% das mortes por acidente no trânsito.
O problema é mais grave nos países de média e baixa rendas. A OMS estima que 90% das mortes acontecem em países em desenvolvimento, entre os quais se inclui o Brasil. Ao mesmo tempo, esse grupo possui menos da metade dos veículos do planeta (48%), o que demonstra que é muito mais arriscado dirigir um veículo — especialmente uma motocicleta — nesses lugares.
As previsões da OMS indicam que a situação se agravará mais justamente nesses países, por conta do aumento da frota, da falta de planejamento e do baixo investimento na segurança das vias públicas.
De acordo com o Relatório Global de Segurança no Trânsito 2013, publicado pela OMS recentemente, 88 países membros conseguiram reduzir o número de vítimas fatais. Por outro lado, esse número cresceu em 87 países.
A chave para a redução da mortalidade, segundo o relatório, é garantir que os estados-membros adotem leis que cubram os cinco principais fatores de risco: dirigir sob o efeito de álcool, o excesso de velocidade, não uso do capacete, do cinto de segurança e das cadeirinhas. Apenas 28 países, que abrigam 7% da população mundial, possuem leis abrangentes nesses cinco fatores.
UTILIDADE PÚBLICA
Caros cidadãos de Belo jardim e demais cidades que fazem parte do Sistema Bitury de Abastecimento. Segundo informações da COMPESA já a partir do dia 09 deste m~es de maio Belo Jardim e demais cidades do sistema passarão a ser abastecidas por carros pipas, isto se faz necessário porque os dois principais reservatórios do nosso município entraram entraram em colapso na última semana do mês de abril, apenas a Barragem de Tabocas encontra-se com um bom nível de água, mas a mesma está sendo utilizada para o abastecimentos de várias localidades e até de outras cidades através de carros pipas e como a mesma tem apenas 1.200.000 metros cúbicos de capacidade caso não volte a chover e chover bem, em pouco tempo ela também entrará em colapso. Segundo informações colhidas por este blog a água que chegará as nossas residências através dos carros pipas estará sendo captada na cidade de Garanhuns. Fica aqui a dica para todos. Por favor vamos respeitar as determinações da COMPESA em relação a distribuição da água para evitar possíveis transtornos e orar a Deus por chuvas.

AMIGOS DO PEDAL NO FACEBOOK
Clicando neste link vocês terão acesso direto ao nosso grupo no face e lá poderão conferir todas as fotos que foram tiradas nos nossos pedais do dia a dia. Clique e confiram porque vale a pena.



CONVITE ESPECIAL
Convidamos você ciclissta de Belo Jardim e das demais cidades visinhas e também de toda a região a participar de mis este evento dos Amigos do Pedal. Você que gosta de pedalar ao lado de boa companhia e de desfrutar de bons momentos sob sua bike sinta-se desde já convidado a se juntar a nós neste belo evento de ciclismo onde você terá a oportunidade de fazer novas amizadees e de se divertor fazendo aquilo que gosta do jeito que você gosta e sabe fazer. venha pedalar com os Amigos do Pedal, você é o nosso convidado especial.


Por: Geovane Bezerra

2 comentários:

  1. Janaína Guedes de Natal RN7 de maio de 2016 às 08:19

    Gostei muito da matéria porque eu me enquadro dentre os que nunca ouviram falar neste movimento. No dia a dia do trânsito todos estamos expostos a sofrer em algum momento algum tipo de acidente e isso pode ter consequências muito sérias e até mesmo levar a óbito então um movimento como este deveria ter por parte da grande mídia (Rádios e TVs) uma maior atenção porque mesmo com os dados um pouco ultrapassados é algo preocupante o número de pessoas que acabam tendo a sua vida mudada de alguma maneira devido a ter sofrido algum tipo de acidente, seja no trânsito, no trabalho ou no dia a dia e diante disto quero parabenizar o blog por esta excelente matéria.

    ResponderExcluir
  2. Geovane, eu mesmo nunca ouvi falar, agora sim sei q existe e qual objetivo.
    Parabéns pela matéria

    ResponderExcluir