segunda-feira, 27 de junho de 2016

A IMPORTÂNCIA DO ALONGAMENTO NO INVERNO

Meus amigos, esta postagem é dedicada a todos aqueles que amam pedalar no Inverno, de preferência naqueles dias bem frios, com muita chuva, muita lama e tudo o mais porém, como vocês irão curtir nesta postagem o aquecimento que dicas de passagem deve acontecer antes de qualquer pedal ou de qualquer tipo de exercício físico em qualquer estação do ano, no Inverno merece uma atenção especial de cada um de nós, então fica aqui a dica. Leiam com calma e prestando bem atenção ao texto, assim todos podemos praticar o nosso esporte de maneira mais segura e sem prejudicar a nossa saúde.


Vejam como o trabalho de alongamento é ainda mais importante nos dias mais frios
Estamos no inverno e a importância do alongamento se torna maior. Praticar exercício sem preparar o corpo de forma correta pode trazer problemas como dores e lesões. Por isso, nesta época do ano, este trabalho é fundamental antes da atividade física.
Existem várias tipos de alongamentos. O ideal é que seja feito de forma completa para que todos os membros estejam aptos a pratica esportiva. É certo que algumas pessoas não possuem paciência para o aquecimento e acabam fazendo de forma rápida e errada.“O alongamento é uma atividade que estimula a flexibilidade e a amplitude articular. Não se pode pular etapas. É fundamental para prevenções de tendinites e má postura”, é o que revela Márcia Pedroso Caliente, professora de educação física.
alongamento no inverno não deve ser feito tão rapidamente. O tempo de aquecimento precisa ser maior até por conta das temperaturas mais baixas. Aproveitar cada movimento pode ser valioso para ter a certeza de que o corpo esteja preparado. De acordo com Márcia, existem etapas e isso pode ser o grande segredo. “Sempre que possível, alongue principalmente os grandes grupos musculares em primeiro lugar (costas/peitoral/quadríceps), depois enfatize os menores (ombros, tríceps, glúteos, panturrilhas).”

Após a atividade física também é de supra importância fazer o alongamento. Antes de iniciá-lo, é preciso esperar o resfriamento gradativo do corpo. “Se o alongamento foi bem executado no começo, faça apenas exercício de soltura no final do treino, priorizando a região lombar e pernas.”
Lembre-se que nesta época fria do ano é necessário, depois do exercício, trocar a roupa molhada imediatamente. A umidade pode atrapalhar no alongamento pós-treino.

Dicas de alongamentos de Márcia:
1 passo:
Inicie em pé, afaste ligeiramente as pernas e leve os braços até espreguiçar.
Em seguida, com as pernas ainda afastadas, leve os braços o mais para baixo possível (na direção dos joelhos ou pés).
Volte, junte os pés e suba o tronco em linha reta.
Dê um passo a frente com a perna direita, flexione um pouco a perna esquerda e leve as mãos na direção do seu pé direito (repita a sequência para o outro lado).
Afaste bem as duas pernas, leve as duas mãos na direção da perna direita para baixo (repita a sequência para o outro lado).
2 passo:
Estrelasse as mãos por trás da lombar e tente estender os cotovelos subindo os braços o máximo possível.
Em seguida, tente apoiar as mãos em algumas parede ou alguma barra de ferro, estenda os braços e alongue as costas.

3 passo:
Puxe o seu calcanhar direito até o seu glúteo direito (repita a sequência para o outro lado).
Apoie os pés no chão, coloque a mão esquerda na cintura, estenda o braço direito para cima e incline o tronco para o lado direito (repita a sequência para o outro lado).
4 passo:
Com o tronco ereto, eleve e abaixe os calcanhares, aquecendo as panturrilhas (faça 20 x).
Finalize o alongamento soltando.
Fonte: https://htpilates.wordpress.com


VENHA PEDALAR COM OS AMIGOS DO PEDAL
Você é o Nosso Convidado Especial
Ficam desde já todos convidados a participar do tradicional passeio ciclístico que acontecerá na próxima qurta´feira, vale aqui lembrar que estamos no Inverno e portanto faz-se necessário alguns cuidados como se agasalhar bem e é claro como foi bem descrito nesta postagem antes de dar início ao pedal todos devem fazer um bom alongamemto. Vai aqui um lembrete; se por ventura na hora do pedal estiver chovendo o mesmo será altomaticamente cancelado, desta forma ninguém precisa se dirigir ao ponto de encontro, mas se estiver estiado quem gostar de pedalar no frio esteja presente na frente da prefeitura e se por acaso a chuva nos pegar no decorrer do passeio ai na hora decidimos o que fazer. Fica aqui o convite.
UTILIDADE PÚBLICA
Meus caros amigos internautas e ciclistas dos Amigos do Pedal e dos demais grupos de Belo Jardim, quero neste momento convidar você a se unir a nós nesta campanha por uma cidade mais limpa. Quem faz parte do nosso grupo ou mesmo quem seja um ciclista urbano que faz uso da bicicleta apenas como meio de transporte ou que só a usa nos finais de semana para algum passeio com toda certeza já se deparou por ai com aquela sena lamentável de sacos de lixos rasgados e revirados por animais, lixo espalhado em via pública deixando as nossas ruas sujas e feias e poluindo os nossos rios, lagoas e além de tudo isso destruindo o meio ambiente e diante do atual quadro do nosso planeta se faz necessário urgentemente que cada um de nós façamos a nossa parte e inciemos já a nossa campanha interna de combate a poluição, a falta de educação e comecemos com urgência a ajudar a tornar a nossa rua, o nosso bairro e a nossa cidade um lugar mais bonito e saudável para se viver. Campanha Lixo Zero, faça parte você também.


ACOMPANHE OS AMIGOS DO PEDAL TAMBÉM NO FACEBOOK
Clicando neste link vocês terão acesso direto ao nosso grupo no face e lá poderão conferir todas as fotos que foram tiradas nos nossos pedais do dia a dia. Clique e confiram porque vale a pena.


Por: Geovane Bezerra 

Um comentário: