sexta-feira, 10 de junho de 2016

ENFRENTANDO LONGOS PERCURSOS DE BIKE

Antes de iniciar esta postagem propriamente dita quero informar a todos que a partir de hoje temos o orgulho de contar com o Jardim Plaza Hotel como o mais novo colaborador deste blog o que me deixa muito feliz na qualidade de redator e de administrador do mesmo, espero poder continuar a produzir bons conteúdos para fazer merecer esta confiança hora depositada por todos os nossos anunciantes. Bem meus amigos para quem acompanha este blog sabe que o foco principal do mesmo é divulgar as atividades do Grupo de Ciclismo Amigos do Pedal aqui da cidade de Belo Jardim, tanto que a algum tempo atrás o nome do blog era Blog Amigos do Pedal Belo Jardim, mas seguindo orientações da federação Pernambucana de Ciclismo e de alguns amigos blogueiros mais experientes optei por criar uma logomarca e alterar o nome do blog, desta forma foi possível ampliar os nossos horizontes. Como vocês sabem estamos as vésperas de um dos pedais mais tradicionais dos Amigos do Pedal que é a Trilha do Cuscuz onde os participantes irão percorrer uma distância de 120 km  e justamente com o intuito de ajudar os ciclistas que irão participar deste pedal e também todas as demais pessoas interessadas no Mountain Bike foi que resolvi postar aqui esta matéria colhida junto ao site BIKE DICA. Vocês poderão conferir que a mesma tem um ótimo conteúdo e os créditos devem ser todos dirigidos aos autores e a este blog sitado, nós aqui estamos apenas repassando as informações, dito isto fica aqui o convite a todos os bikers que gostem de um bom pedal a se juntar a nós em mais esta aventura. Segue cartaz abaixo. 


Todos já sabemos que há itens que são imprescindíveis mesmo que seja num curto passeio de bike. Dentre eles estão: capacete, luvas, óculos e uma caramanhola (garrafinha) de água. Mas e quando desejamos adentrar em uma grande aventura? Por exemplo um passeio que leve em torno de 3 dias ou mais de pedal? O que seria essencial levar? São questões que dependem muito do tempo e tipo de percurso.
Bom, para tentar explicar melhor, usaremos um exemplo não muito incomum: um passeio por estradas de asfalto que dure em torno de 3 dias, pedalando uns 120 Km por dia e sem contar com veículo de apoio, isto é, o ciclista deve levar consigo todo o aparato necessário.
Condicionamento físico:
De início, e antes de se preocupar com equipamentos, roupas, etc e tal, devemos nos preparar muito bem fisicamente. O treinamento, para quem já está acostumado a um pedal em torno de 2 vezes por semana, e que rode tranquilamente até em torno de uns 80 Km, deve ser intensificado tanto na distância quanto na quantidade semanal. Isso é interessante ser realizado com uma antecedência de uns 3 meses antes do passeio, pois ajudará a evitar muitos incômodos, como câimbras, estiramentos, fisgadas e dores da fadiga muscular que vão se acumulando dia após dia em um longo percurso. Sem dúvida este é um dos principais itens (senão o principal) a ser verificado, afinal de contas, ninguém quer planejar um passeio desse tipo e acabar frustrado pelo meio do caminho sem conseguir terminá-lo não é mesmo? O melhor de todo pedal longo, além de poder completar, é terminá-lo bem, isso é até mesmo um incentivo para novas futuras aventuras!
Bike:
A bicicleta na qual pretende-se realizar o percurso deve estar bem revisada, leve-a à uma oficina com mecânicos bem conceituados e de confiança. Troque todas as peças necessárias. A relação (corrente, pé-de-vela, cassete) além dos cubos devem ser minuciosamente revisados e regulados (esta é a hora certa de trocar tudo se for necessário!). Troque as sapatas e/ou pastilhas dos freios. Verifique o amortecedor, pois alguns necessitam de calibragem a ar, outros de elastômeros e lubrificação. O banco, altura do canote, pedais, confira tudo!
Importante: não deixe essas conferências para a última hora! O melhor é realizá-las com antecedência de no mínimo um mês para itens que necessitem de troca, e uma semana para as regulagens finais.
Pneus:
Esse item foi separado do item “Bike” pois a escolha correta do tipo de pneu faz muita diferença em longos percursos.
– Se for trafegar somente por rodovias com acostamentos em boas condições prefira os pneus lisos mais finos, por exemplo com espessura abaixo de 1.15. O rendimento nesse caso se torna extraordinário pois deixa a bike bem mais leve e rápida com a diminuição do atrito, porém o conforto diminui bastante perante pneus mais largos, além de ser necessário redobrar o cuidado com buracos, pedras e a chuva, que podem furar a câmara de ar, rasgar o pneu, escorregar e causar belos tombos.
– Para percursos somente em asfalto, mas que tenham trechos ruins, o ideal é escolher pneus lisos um pouco mais largos. Um bom exemplo seria a espessura de no mínimo 1.5, que além de proporcionarem um maior conforto nos “baques” causados pelos buracos e ondulações do asfalto, ainda geram maior segurança para o ciclista e resistência contra buracos na câmara de ar e rasgos no próprio pneu.
– Se o percurso for por terra, ou um misto terra/asfalto, não tem como fugir dos pneus tradicionais de Mountain bike. O que pode ser feito, como se trata de um longo trajeto, é escolher pneus que “grudem menos no asfalto” e que mesmo assim proporcione segurança nos estradões de terra com cascalho. Os pneus preferidos são aqueles próprios para corridas de maratona, que não tem necessidade de enfrentar trilhas por longos trechos. Resumindo: ele serve pra todo terreno (TT). A desvantagem é a seguinte: no asfalto vai agarrar e diminuir a velocidade e em trilhas pode escorregar e não ser tão seguro… Porém nos estradões de terra ele vai render muito bem!
Ferramentas e alguns itens do tipo:
Carregar ferramentas não é nada agradável. Além de ser um peso extra, na maioria das vezes acabam nem sendo usadas. Mas se acontecer qualquer tipo de problema mecânico na bike, e você estiver desprevenido delas, pode atrasar e até mesmo cancelar o resto do passeio! Portanto compre boas ferramentas (leves e funcionais) aprenda a usá-las e nunca às esqueça!
Câmaras de ar reservas, remendos, cola e espátulas também entram neste item. Todo ciclista sabe que são indispensáveis!
Leve também um frasco com óleo para lubrificar a corrente. Pode ser que chova ou haja muito pó pelo caminho. Para fazer pouco volume na bagagem pode-se utilizar pequenos frascos de colírio para levar somente a quantidade necessária de óleo para o passeio.
Se pedalar no período noturno também estiver previsto, não se esqueça de lanterna ou farol, sinalizadores traseiros e fitas refletoras na mochila e roupa.
Bagagem:
Há várias opções para se transportar a bagagem em uma bike: desde as pequenas bolsas (de selim, quadro e guidão, pochetes, etc) até os alforges para longas viagens. Para um trajeto do tipo usado como exemplo (3 dias) pode-se optar por mochilas ou bagageiros (popular garupa) para levar roupas e outros itens necessários.
O que se deve ter em mente é o seguinte: levar somente o necessário! Qualquer peso extra é um esforço à mais na pedalada, e à menos que seja realmente indispensável deve-se eliminá-lo.
A escolha do método de levar a bagagem é importantíssimo. Tem muitos ciclistas que não conseguem se adaptar com mochilas. Já outros às preferem por acharem mais seguras que o bagageiro. O ideal é obter uma destas opções emprestadas algum tempo antes da viagem e realizar um “test-drive”.
Roupas, calçados e outros vestuários dependem muito de cada um… A dica é optar por roupas de tecido leve e que não amarrotam, tipo bermudas de tactel, camisetas de “malha fria”, chinelos leves de P.U., etc. Repetir roupas, em casos extremos pra quem deseja economizar no peso, também vale!
Hospedagens e pontos de parada:
O ideal seria que toda viagem fosse planejada com antecedência. Hoje em dia é muito fácil pesquisar os locais por onde irá passar, escolhendo rotas pela internet (google earth e google maps). A maioria das cidades possuem hotéis e pousadas com sites, blogs e telefones pela internet. Além disso, pelo Google Earth dá até pra identificar pontos de parada pelo caminho (bares, restaurantes, fontes de água, fazendas, etc) o que facilita em muito o planejamento do passeio, gerando uma maior tranquilidade e segurança para todos (os que irão e também os que ficam!).
Há também a opção de se hospedar na casa de amigos e parentes que possam morar nas cidade por onde se pretende passar (se tiver sorte, é uma economia e tanto $$).
O melhor mesmo é já deixar reservado quartos em hotéis, pois não há nada melhor que ter a certeza que no final de um dia de longa pedalada haverá um local garantido para hospedagem e reposição das energias para o próximo dia!
A escolha da data da viagem:
Nada pior do que ter que iniciar um passeio de bike já cedo, e logo de cara ter que enfrentar o frio e/ou chuva! Além de tirar o prazer do passeio, pode transformá-lo num martírio! Portanto planeje antecipadamente a melhor época para o passeio. Há regiões que chovem muito, em outras o frio é intenso, e ainda há lugares que o calor no verão é insuportável!
Tem também a questão pessoal: família, serviço, estudo, etc… Não deixe nada pendente e que possa interferir no seu momento de concentração no passeio.
Alimentação:
Escolher bem o tipo de suprimentos à levar ( barrinhas de cereais, gel energéticos, bebidas isotônicas, etc.) é de suma importância. Hoje em dia há muitas boas opções destes produtos próprios para ciclistas e que podem ser encontradas em farmácias, mercados e lojas especializadas.
Outra importante recomendação: nas paradas em bares e restaurantes pelo caminho, tome muito cuidado com os alimentos. Prefira os refrigerantes e alimentos que tenham menas possibilidade de estarem estragados.
Alimentos com mais carboidratos são os preferidos nesse caso, pois proporcionam mais energia para um pedal mais longo, tipo massas (macarronadas), pães, etc…
Segurança durante o passeio:
Já foi escrito um post exclusivo sobre um passeio seguro pelas rodovias: acesse aqui
Outros detalhes que devem ser observados:
O ciclista fica bem visado durante esses passeios, principalmente se estiver sozinho! Portanto, tente carregar consigo somente a quantidade necessária de dinheiro e cartões de crédito.
Procure esconder o dinheiro em locais inesperados: dentro da sapatilha (abaixo da palmilha), na meia, ou outros locais que dificultem a ação dos assaltos e roubos.
Não arrisque trafegar por locais com histórico de perigoso, principalmente à noite.
O que não fazer:
– Alterar altura do selim, da mesa, ou algum item que influencie a maneira como já se está acostumado a pedalar, pouco tempo antes do passeio nunca deve ser feito! Pode ser que o corpo sofra radicalmente os efeitos negativos das mudanças, causando lesões lombares, nos joelhos e outras partes do corpo.
– Economizar na compra de itens, como ferramentas, câmaras de ar, pneus, corrente, e muitos outros essenciais. Economia na base da porcaria só gera descontentamento e raiva!
– Sair sem planejamento: não saber por onde irá passar, quantas horas vão demorar, onde irá se hospedar é muito arriscado!
– Deixar de avisar familiares e parentes sobre a viagem. Eles também devem estar preparados para qualquer urgência!
– Pedal noturno somente se tiver o equipamento correto: sinalizadores, lanternas e faróis.
Foram colocadas nesse tópico várias dicas, mas com certeza há outras que também merecem destaque. Quem desejar pode deixar sua colaboração por meio das mensagens abaixo, assim iremos implementando esse importante post!
A partir desta data o Jardim Plaza Hotel passa a ser o mais novo colaborador deste blog e desde já eu Geovane quero tecer os meus agradecimento a bela jovem Adriana (com todo respeito). Ela que é a gerente deste hotel e apesar de ser jovem é uma profissional muito bem conceituada.. Para você que ainda não conhece o Jardim Plaza Hotel posso lhe dizer o seguinte: Quem optar por se hospedar aqui vai contar com profissionais qualificados e muito educados, os serviços oferecidos são de primeira qualidade e os apartamentos muito confortáveis, sem contar com a sua ótima localização já que o mesmo está localizado na principal avenida da nossa cidade, bem no Centro. O Jardim Plaza foi um dos pioneiros em instalar elevador para que os seus hóspedes se deslocassem com maior conforto. Vale aqui registrar que quem estiver hospedado aqui pode desfrutar de momentos agradáveis no Bar Baraúna que fica anexo ao hotel e dispões de uma boa infraestrutura. Por tudo isso e muito mais vindo a Belo Jardim, não deixe de se hospedar no Jardim Plaza Hotel.
Diante da atual crise em que o nosso pais atravessa muitas pessoas tiveram de cancelar os seus planos de saúde e como a saúde Pública no Brasil está um caus uma das soluções para mantermos a nossa saúde em dia são as clínicas populares e aqui em Belo jardim você pode contar com os ótimos serviços da CLICOMED, lá vocês irão ser muito bem tratados por profissionais altamente qualificados e os preços cabem no seu bolso. 

VENHA PEDALAR COM OS AMIGOS DO PEDAL
Você é o Nosso Convidado Especial

Ei você que está lendo esta postagem. Que tal sair da rotina praticando um esporte que faz bem para o corpo, a mente e a alma? estou falando do ciclismo e de suas várias ramificações. Se você está na dúvida, que tal se juntar aos nossos ciclistas em algum dos nossos pedais? Nosso conselho é que você incie participando de alum dos nossos passeios noturnos. Vamos agora postar os cartazes dos pedais que irão acontecer nos próximos dias a contar do de hoje. Olhem com atenção, reflitam e venham se juntar a nós, aqui todos são bem vindos, desde que sigam as regras e as determinações dos líderes. 


Logo mais as 19:30 estará sendo realizada mais uma trilha noturna dos Amigos do Pedal e desde já ficam todos convidados. Mas atenção! Devido as dificuldades enfrentadas ao se pedalar a noite pela zona rural este não é um pedal indicado pata ciclistas iniciantes e inexperientes, também não devem participar ciclistas que não estejam com as suas bikes devidamente equipadas com a sinalização noturna. Fica a dica. 
Acabei de saber pelo ciclista Amaro Neto que o destino desta trilha será Sanharó, indo pelos Patos. Pedal da categoria intermediária. 

Como a quantidade de ciclistas que irão para Caruaru não vai ser grande resolvemos fazer este pedal, só para não deixar os demais que aqui irão ficar sem atividade. Este é um pedal leve e portanto indicado para ciclistas iniciantes ou que estejam voltando aos pedais depois de algum período de afastamento. Pessoal vamos comparecer e que tal levar a sua namorada ou namorado? este é um pedal curto e portanto termina cedo, depois ainda da tempo para almoçar em algum lugar com o seu amor. Então vamos deixar a preguiça de lado e vamos pedalar. 

Na próxima quarta estaremos realizando o nosso tradicional passeio noturno, este sim é um pedal ideal para ciclistas iniciantes de todas as idades. Para quem está iniciando não cobramos o uso dos equipamentos de proteção e da sinalização noturna das bikes, mas depois quem se interessar em fazer parte do nosso grupo terá de adquirir e fazer uso dos equipamentos de proteção em todos os pedais e nos pedais noturnos equipar a sua bike com farol e sinaleiras. Então se você está a fim de começar a pedalar e não que fazer isso sozinho, junte-se a nós na próxima quarta-feira. Venha e traga mais um.

Atenção meus amigos se por acaso você já tem alguma experiência no Mountain Bike e ainda não experimentou a adrenalina de uma trilha noturna você pode se juntar a nós neste pedal que tem pouco grau de dificuldade e portanto dá para você participar sem problemas, então pense, se prepare e junte-se a nós. 




Está chegando a hora, vem ai o maior evento do ano dos Amigos do Pedal. No próximo dia 19 estaremos realizando o 2º Pedal Entre Amigos que é na realidade um encontro de ciclistas de Belo Jardim, de várias cidades da região e também de ciclistas de outros estados. Informo que infelizmente as inscrições para este evento estão oficialmente encerradas, mas que ainda desejar participar se dirija até a loja Total Sport`s ou entre em contato com o ciclista Amaro Neto pelos contatos disponíveis neste cartaz, o Amaro é quem está a frente deste evento e apenas ele pode talvez liberar mais algumas inscrições, mas isto não posso garantir. Graças a Deus já atingimos a nossa meta em termos de inscrição e agora é só arregaçar as mangas para que tudo corra o melhor possível no dia do evento. Atenção meus amigos de grupo, se por acaso você não quiser participar deste evento pedalando poderá ser muito útil trabalhando na realização do mesmo, você que tem moto pode participar como batedor, você que não tem moto mas quer ajudar, pode participar distribuindo água e fritas nos pintos de apoio, todos podem ajudar, se cada um fizer a sua parte todos saímos ganhando e o nosso grupo principalmente. Conto com a colaboração de todos. Atenção você que não é ciclista do grupo e que tem pouca experiência no pedal, Este evento ter um percurso relativamente curto, o mesmo terá um bom trecho de subidas e um pequeno trecho técnico e portanto merece um certo preparo físico e uma certa experiência para evitarmos problemas, então se prepare fisicamente e quando for no dia evite seguir na frente dos guias, principalmente se for de outra cidade para não se perder e qualquer coisa que venha a sentir procure imediatamente ajuda, não dê uma de forte porque pode ser pior. Desde já quero deixar aqui devidamente registrado que como está escrito no nosso escudo o slogan do nosso grupo é Apaixonados Pela Natureza e quem ama a natureza a respeita e preserva e dentre as regras do nosso grupo conta o seguinte. É proibido adentrar em qualquer propriedade sem a devida autorização. É proibido colher qualquer fruta ou planta sem a autorização do proprietário. É proibido jogar qualquer tipo de lixo que não o orgânico no meio ambiente. Desta forma peço encarecidamente a todos que observem estas determinações porque não deixamos lixo por onde passamos e não vamos aceitar que ninguém o faça e por último vai aqui mais uma dica, alegria sempre, mas baderna a algazarra nunca, então vamos cantar, vamos observar, vamos gritar se for o caso, mas tudo dentro de um limite que não incomode a população loca e vamos ficar bem atentos porque em alguns trechos iremos passar por localidades onde residem muitas crianças então devemos redobrar a atenção na estrada para não causarmos nenhum acidente e estragar o pedal. 
Belo Jardim conta a mais de vinte anos com uma rede de farmácias onde você encontra uma vasta opção de medicamentos, na Rede de Farmácias Cavalcante você também paga as suas contas de água, luz e boletos bancários. As farmácias Cavalcante estão cadastradas como farmácia popular e oferecem assim remédios gratuitos repassados pelo Governo Federal e também remédios da farmácia básica ou popular que é subsidiado pelo Governo chagando até você a preços bem baixinhos, você também pode fazer um cartão fidelidade e contar com ótimos descontos em todos os medicamentos. Precisou de Farmácia, Rede de Farmácias Cavalcante. 

Galera coloquei esta placa na parte traseira da minha bike e gostaria de convidar vocês a fazer o mesmo. Vamos multiplicar esta ideia. Pode até ser algo discreto, mas com certeza faz diferença e o bom é que você mesmo pode confeccionar a sua, basta comprar uma folha de papel retrato autocolante, arrumar uma caixa de DVD usada e um pedaço de arame ou outra coisa que sirva para prender a mesma. E ai alguém gostou desta ideia? Vale registrar que esta ideia não foi minha, já copiei de um amigo ciclista do grupo do Facebook. 

ACOMPANHE AS NOSSAS AVENTURAS TAMBÉM NO FACEBOOK
Clicando neste link vocês terão acesso direto ao nosso grupo no face e lá poderão conferir todas as fotos que foram tiradas nos nossos pedais do dia a dia. Clique e confiram porque vale a pena.




Por: Geovane Bezerra 

Um comentário:

  1. Alexsandro Andrade do bairro do Santo Antônio em BJPE10 de junho de 2016 às 21:17

    Boa noite. Olha quero parabenizar a vocês pela postagem tão bem elaborada e ao autor ou autores do texto porque está tudo muito bem explicado e numa linguagem simples, em relação aos convites quero dizer que sou praticante do Mountain Bike já a um bom tempo, mas gosto de pedalar sozinho, mesmo sabendo dos riscos, mas ao mesmo tempo estou muito propenso a me juntar com vocês qualquer dia destes, quem sabe quando vocês forem ao Poço do Rebolo que ainda não conheço, até lé desejo a todos um bom final d semana e que tudo corra bem neste pedal para Caruaru, eu estarei lá, mas vou de carro só para curtir a festança porque já foi no ano passado e sei que lá tem gatas de montão para todos os gostos. Para encerrar quero dizer que conseguir o apoio do jardim Plaza Hotel não é para todo mundo isto demostra que este blog realmente tem prestígio e por isso quero parabenizar o administrador.

    ResponderExcluir