sábado, 10 de setembro de 2016

AMIGOS DO PEDAL INICIANDO SETEMBRO A TODO VAPOR

Graças a garra e a determinação de todos fechamos o mês de agosto com 475 km pedalados, isso segundo dados oficiais, mas este número tende a ser bem maior, já que alguns pedais não foram devidamente registrados. Nestes primeiros dias do mês de setembro os nossos ciclistas se mostraram bastante dispostos a superar a quilometragem do mês anterior e para isso além de participar dos pedais do nosso grupo eles estão empenhados em participar de pedais em outras cidades e assim ajudar a divulgar o nosso grupo o mais longe possível e por isso todos estão de parabéns. Vocês irão conferir nesta postagem um pouco de como foi este início de atividades do m~es de setembro e com certeza irá gostar do que vai ler e principalmente do que vai ver.


Antes de iniciar os relatos das primeiras aventuras deste mês quero dividir com vocês o prazer de ter um novo colaborador do blog. Estou me referindo a loja Vida Light Produtos Naturais que a partir desta postagem passa a ser anunciada aqui no blog. Como todos sabem para gozarmos de boa saúde se faz necessário alguns cuidados como por exemplo sair do sedentarismo praticando alguma atividade física, dormir bem e alguns outros cuidados, dentre estes cuidados está a alimentação e é ai que entra a Vida Light porque nesta loja você irá encontrar produtos de primeira qualidade a preço justo, conta com um atendimento especializado e tem uma enorme variedade de produtos naturais que irão lhe ajudar a manter a sua saúde em forma, para você que assim como eu pratica algum esporte irá encontrar aqui suplementos e outros produtos que lhe auxiliarão na sua prática desportiva, por tudo isso esta é uma Loja Nota 10 e é um grande prazer poder contar com ela como parceira deste blog. Deixo aqui os meus agradecimentos ao proprietário pela confiança depositada e a minha amiga e ciclista dos Amigos do Pedal a Natália pela força.

Na qualidade de redator e administrador deste blog quero dizer que é um grande prazer poder descrever para vocês um pouco do que passamos nos nossos pedais e o prazer que isso nos proporciona. Iniciarei esta postagem com o registro do que aconteceu no nosso pedal mais tradicional e mais esperado de cada ano que é a Pedalada da Independência.
Antes de iniciar os relatos quero deixar aqui expressado a minha gratidão em nome do grupo ao amigo Claudemir que mais uma vez nos proporcionou uma bela recepção e nos acolheu com muito carinho sem nada pedir em troca.


Fatos e Fotos da Concentração
A concentração como de costume se deu na frente do prédio da prefeitura, lá todos trocamos ideias sobre o ritmo a ser desenvolvido, trajeto e outras informações sobre o pedal, lá também nos encontramos com os amigos da cidade de São bento do Una que vieram participar e prestigiar este nosso pedal e tivemos a grata surpresa de contar mais uma vez com a presença e a participação do ciclista João Marceneiro lá do Distrito de Serra dos Ventos que veio pedalando de lá para participar deste nosso pedal para Xucuru. 
   

Fatos e Fotos da Saída
Devido a estarmos a espera de alguns ciclistas de Caruaru que ficaram de vir participar deste pedal conosco acabamos por sair com meia hora de atraso e acabou que os mesmos não vieram, alguns ciclistas do nosso grupo que haviam confirmado presença também não compareceram, sendo assim as 07:00 optamos por dar início ao pedal e deixamos um recado com pessoas amigas para quem chegasse atrasado. Iniciamos o pedal com 39 ciclistas presentes.
   

Fatos e Fotos do Percurso Urbano
O percurso urbano foi relativamente curto, algo na casa dos 02 km, mas foi o suficiente para chamar a atenção de todos por onde passávamos. Saindo do Centro percorremos os bairros da Boa Vista e São Pedro depois seguimos pela Barragem do Bitury e de lá já iniciamos o percurso pela zona rural.
  

Fatos e Fotos do Início do Pedal Pela Zona Rural
Como sempre fazemos quando pedalamos no sentido da Vila de Taboquinha sempre que chegamos lá paramos na mercearia do Marcos para saborear aquele gostoso refresco de coco e esperar pelos retardatários para dar prosseguimento ao pedal. Vale registrar que até o pedal é bastante leve, só depois de passarmos pela Bica do Bitury é que o pedal começa a ficar difícil. 
  

Acabou a Moleza
As dificuldades deste pedal tem início no trecho da Serra da Jurema, mas a coisa pega pra valer quando passamos a pedalar depois da Bica do Bitury quando estamos seguindo na direção do Sítio Jussara. A partir deste pinto é só subir, subir e subir, mas a paisagem e o ar puro amenizam o sofrimento, vale a pena encarar este desafio, e neste ano o clima estava a nosso favor. Apesar do desgaste físico o guerreiro João continuou firme e forte.
  
   

Quase em Xucuru
Ao chegarmos no Sítio Várzea Grande podemos desfrutar de uma paisagem exuberante, muito ar puro e ter a certeza de que já estávamos bem próximos do nosso destino, neste momento estávamos a mais de mil metros de altitude e ao chegar em uma área plana houve quem comemorasse de um jeito bem diferente como você podem ver na foto acima. A nossa frente apenas mais uma subida e uma longa descida radical bem íngreme e com vários trechos técnicos e curvas bem fechadas, depois finalmente Xucuru. 
  

  

Fatos e Fotos em Xucuru
Ao chegar em Xucuru eu e o amigo João Marceneiro (os últimos a chegar) não encontramos nenhum dos demais ciclistas, então seguimos para a Rua da Palha onde normalmente acontece a recepção aos ciclistas e ao chegar lá também não encontramos ninguém, então seguimos para a chácara do Claudemir e lá também nada, quando já estávamos pensando em comer algo e voltar ficamos sabendo que a acolhida aos ciclistas neste ano estava acontecendo numa casa próximo a escola e então nos dirigimos pra lá. Ao chegar lá eu Geovane cheguei muito arretado porque nenhum dos demais ciclistas ficou do lado de fora a nossa espera, mas nada que uma cervejinha bem gelada não resolvesse, dai por diante foi só festa e é claro que o Claudemir veio me dá aquela força. 
  
   
   

Hora do Rango
Este ano o almoço foi no restaurante de maria Véia que fica por trás da igreja matriz. para quem ainda não conhece este é um excelente estabelecimento com boa comida, bom atendimento, higiene e preço camarada, nós recomendamos a todos. O amigo Claudemir disse que devido ao período político fazer o almoço na sua propriedade poderia ser interpretado como alguma atitude política e ele nunca cobrou de nenhum de nós apoio a sua candidatura em nenhum deste cinco anos que nos fazemos presentes em Xucuru. Deixo aqui em nome do grupo os meus agradecimentos ao mesmo e também a minha amiga Maria pela bela acolhida e por tudo mais.
  
   

Destaque do Pedal
Na foto acima a sua direita com a camisa do grupo está o nosso ciclista Armando e a sua direita o Sr. João Marceneiro ele que reside em Serra dos Ventos e que volta e meia participa dos nossos pedais, desta vez ele veio pedalando de Serra dos Ventos até Belo Jardim e se dispôs a fazer todo o percurso independente das dificuldades. vale deixar aqui registrado que ele tem 63 anos de idade e que estava pedalando numa bike importada (Alemã) de ferro com mais de vinte quilos, sem marcha e apenas com freio traseiro. É verdade que o mesmo terminou o pedal bastante desgastado fisicamente, porém muito bem humorado e disposto a participar de outros pedais dando um verdadeiro exemplo de perseverança para todos nós. 
  

Fatos e Fotos da Volta
Após o almoço boa parte dos ciclistas já iniciaram a volta para casa, porém outros resolveram parar por alguns instantes para descansar e só depois retomar o pedal. Eu Geovane, o Zezão, o Amaro e o João estávamos neste time que ficou. A nossa intensão era de voltar por Jenipapo de Sanharó, mas devido a temperatura ter aumentado resolvemos voltar por Serrinha como os demais. Graças a experiência de todos e ajuda divina este pedal terminou sem nenhum acidente ou tombo, apenas alguns imprevistos como pneus furados e problemas técnicos em algumas bikes, mas fora isto tudo ok. Vale deixar registrado que ainda fizemos uma última parada na chácara do amigo Alvanir do Fogão para um último lanche, fica aqui os nossos agradecimentos ao mesmo. Segundo relatos de todos foi um ótimo pedal e eu Geovane na qualidade de presidente deste grupo assino embaixo e agradeço a cada um que fez deste pedal um sucesso.
  
  
   
Após três anos voltamos a pedalar para este belo ponto turístico da nossa cidade, vale desde já deixar registrado que este é um dos pedais mais duros do nosso circuito, mas que as belas paisagens e o ar puro são só um pouco da recompensa que espera por cada um ciclista que se aventura a ir até lá. A equipe deste pedal foi composta por 08 ciclistas e o mesmo teve um percurso total de 44,8 km, no ponto mais alto estávamos a 1.048 metros de altitude e a visão lá de cima é algo inesquecível. 

fatos e Fotos na Concentração
 A concentração deste pedal como de costume se deu na frente da prefeitura. Na ocasião esperávamos contar com mais alguns ciclistas, porém por diversos motivos os mesmos não compareceram, mas alguns justificaram a ausência como no caso do Regis que tinha compromisso e iria fazer um pedal curto com o seu filho para a Bica do Bitury e o Samarone que estava louco para ir, mas machucou o pé e está de molho e portanto fora dos pedais por um tempo. A surpresa deste pedal foi a chegada do ciclista Orlando (estreando no pedal) e do Hytalo que passou a integrar o grupo a pouco tempo. Desta vez antes mesmo de iniciarmos o pedal a bike do Orlando teve um pneu furado, mas nada que o Bodocó não resolvesse.
  

Fatos e Fotos da Saída
Após termos certeza de que mais nenhum ciclista iria participar pousamos para a foto oficial e demos início a trilha ficando a equipe composta por mim Geovane, Armando (guia 01), Amaro (guia 02), Bodocó, Everton, Barnabé, Orlando e Hytalo. Desta vez saímos no horário programado (06:30).
  

Rumo ao Mirante
Para se chegar até o mirante temos vários roteiros, alguns mais longos, outros mais curtos, porém independente do qual você escolha este continuará a ser um pedal duro porque não é fácil chegar até o mirante devido as ladeiras íngremes e longas e a altitude final. Nesta trilha em particular levando em conta que tínhamos um novato (lembrando que este não é um pedal indicado para iniciantes) optamos por seguir pela Vila de Taboquinha o que na prática aumenta um pouco o percurso, mas diminui um bocado o grau de dificuldade já que evitamos assim encarar o Serra do Araçá ou a Serra da Piaca. 
  
  

Chegando no Campinho do Sítio Monte
 Chegar té aqui não é moleza, chegar até aqui pedalando é para poucos, chegar até o final do Monte é só para os feras porque daqui do campinho até o final da subida ainda são mais ou menos uns 500 metros e com o fator altitude dificultando as coisas. Depois do Monte chegamos a Lagoa do Monte ai temos um curto trecho onde podemos pedalar de maneira mais leve, porém logo em seguida voltamos a subir. Nas fotos abaixo da para vocês terem uma ideia da beleza que é esta área da lagoa do Monte.
  
   

Chegando no Sítio Amparo
Na foto acima nós estamos parados em frente a um tradicional boteco que fica nas proximidades de um pequeno grupo escolar, seguindo a esquerda vai-se para a mata da Rita e seguindo a direita vai-se para o Sítio Amparo que foi onde nós fizemos a primeira parada programada para um breve lanche e uma pausa para recuperar as energias, pois mesmo já estando perto do mirante ainda tínhamos alguns quilômetros para pedalar e é claro sempre subindo.
  
  
  

Mirante da Chácara Pé de Serra
Finalmente após 1.048 metros de altitude muito bem pedalados, passando por paisagens muito, mas muito bonitas com muito verde, muito ar puro e com muito mais belezas para ser vista por quem se aventurar chegamos ao nosso destino, o Mirante da Chácara Pé de Serra que fica na área do Distrito de Serra dos Ventos. Este é um ponto turístico totalmente esquecido pelo Poder Público, aqui não existe nenhuma infraestrutura para receber os visitantes, nem ao menos uma placa indicativa, salvo uma improvisada provavelmente pelo proprietário daquela propriedade. Fica aqui a dica para os nossos representantes na Câmara Municipal; Belo Jardim é uma cidade rica em pontos turísticos e pobre em investimento nesta área, tá na hora de acordar e mudar isso porque turismo gera renda e desenvolvimento em qualquer lugar. 
  
  

Fatos Fotos e Belezas da Volta
Após contemplar toda a beleza do mirante e de respirar muito ar puro chegou a hora de iniciar a volta para casa, mas para quem pensa que as belezas deste pedal se encontravam só na ida está completamente enganado pois por todos os lugares por onde passamos só nos deparamos com belezas e mais belezas. Só lembrado que quem desejar conferir todas as fotos não só deste mas de qualquer outro pedal é só acessar o nosso grupo do Facebook e lá acessar os álbuns disponíveis onde estão disponíveis todas as fotos das nossas aventuras.
  
  

Última Para Antes do Encerramento do Pedal
Após descer a Serra do Caboclo resolvemos parar por alguns instantes na bodega do amigo Pina lá no Engenho Piaca onde podemos mais uma vez desfrutar daquele saboroso xerém com galinha e muito mais. A primeira vista quem passa por este estabelecimento pode parecer um lugar inadequado para ser um ponto de apoio, mas enga-se quem pensa assim, aqui é um boteco muito legal com boa comida, bom preço e bom atendimento, o que falta é uma boa organização por parte do amigo Pina, mas a sua esposa é quem cuida da cozinha e tudo é feito com muita higiene, podemos garantir isso. Não se deixem enganar pela aparência. 
  

Últimas Fotos e Relatos
Na foto acima está a Barragem de Tabocas que apesar deste belo espelho d`água está com o nível de água muito baixo e secando a cada dia devido a retirada indiscriminada de água pelos carros pipas, dia e noite. Depois de passarmos pela barragem seguimos por alguns quilômetros pela Rodovia PE 166 que é uma verdadeira vergonha para Belo jardim e para os nossos políticos porque está em ruínas em quase toda a sua extensão e que ninguém faz nada para mudar a sua situação. O trecho que pedalamos se estende da Serra da Piaca até o início da Serra da Macambira de onde voltamos a pedalar por estradas de terra, já em terras do Sítio Pascoal e de lá passando pelo Sítio Muquém e por fim chegando na zona urbana. Quero aqui deixar os meus agradecimentos aos meus amigos de grupo que participaram deste pedal e desde deixar aqui um convite a todos a quando se acharem em condições se juntar a nós em algumas destas nossas aventuras.
  


Quem acompanha as nossas aventuras aqui neste blog sabe que sempre que possível gostamos de nos fazer presentes nos pedais realizados por outros grupos fora do nosso município prestigiando assim estes pedais e ajudando a divulgar o nosso grupo lá fora. Neste evento em particular o grupo Amigos do Pedal foi representado por uma equipe composta por 08 ciclistas e eles optaram por fazer o percurso maior que foi de 58 km. Segundo todos que participaram foi um pedal muito bom. Segue abaixo algumas fotos deste evento e fica aqui os parabéns a todos que participaram e aos nossos ciclistas que representaram muito bem o nosso grupo. Destacando que a galera encontrou uma vila com o nome do nosso diretor, como vocês poderão conferir nas duas últimas fotos abaixo.
  
  
  
 


Neste evento o nosso grupo foi representado e muito bem representado pela nossa guerreira a nossa Ciclista Nº 1 a Elaine e ela conseguiu um ótimo 2º Lugar. Deixo aqui em nome do grupo os meus parabéns a ela. Para quem não sabe a Elaine faz parte da elite dos Amigos do Pedal, ela além de ser uma excelente ciclista também aderiu ao atletismo e tanto no Mountain Bike como no atletismo ela sempre está ali subindo no pódio e é por isso que a mesma é um exemplo para todos nós.
 
   
   


03/09/15 Sábado - Trilha do Espírito Santo
Este foi um pedal alternativo onde os participantes gostam de pedalar em um ritmo bem forte, O guia desta trilha foi o ciclista Diel. Este pedal teve início aqui em Belo Jardim depois seguiram pela cidade de Tacaimbó em seguida chegaram ao seu destino que foi a localidade de Espírito Santo que faz parte do município de São Bento do Una e terminaram o pedal novamente aqui em BJ, o percurso total deste pedal foi de 75 km. Infelizmente esta galera não gosta de parara para tirar fotos, isto é algo raro nos seus pedais e sendo assim não houve registro fotográfico desta trilha. Deixo aqui os meus parabéns a todos os 04 ciclistas que encararam mais este desafio.

Pedal noturno desenvolvido em ritmo entre o mediano e o rápido que contou com a participação de  08 ciclistas e teve um percurso total de 44 km. Segundo os participantes foi um pedal muito bom onde todos se divertiram bastante. Segue abaixo algumas fotos deste pedal e fica aqui os parabéns a todos que participaram. Lembrando que quem desejar conferir todas as fotos deste e dos demais pedais do nosso grupo é só acessar o nosso grupo no Facebook que lá tem vários álbuns com todas as fotos das nossas aventuras. 
 
  
   


DANDO O EXEMPLO
02/09/16 - SÁBADO
Criar um grupo seja lá do que for não é tão difícil como se pensa, manter este grupo ativo e motivado já é outra história, mas para que as coisas caminhem dentro do esperado e para que qualquer grupo venha a crescer é necessário que o seu ou os seus idealizadores abrasem a causa com garra e determinação, sendo assim dar o exemplo é fundamental, desta forma eu Geovane como idealizador e presidente deste grupo procuro me fazer presente no maior número de pedais possível e também sempre que posso arrumo um tempo para fazer os meus giros solitários que servem para me manter em forma e também como treino e é claro como exemplo para outros. Confiram abaixo algumas fotos do meu primeiro giro deste mês que teve apenas 14,5 km de percurso total.
 
   


EVENTO CHEGANDO

Atenção você que gosta de acompanhar esporte radical, compareça na chácara do amigo Alvanir do Fogão na área da Vila de Taboquinha e acompanhe bem de perto este que é o evento mais radical do nosso grupo. Vale lembrar que este nosso evento oficial desta categoria e que conta com todo um suporte técnico como presença de ambulância  com equipe de saúde, equipe de bombeiro civil, equipe de apoio sinalizando os pontos mais críticos. Para quem for assistir esta competição vai contar com uma boa infraestrutura com várias barraquinhas de bebidas e de lanche. Os ciclistas podem contar ainda com banho de piscina e lanche disponibilizado pelos organizadores. Quem está a frente deste evento é o amigo Deives da D.R. Bikes. Ficam todos convidados a prestigiar este belo evento.

ACOMPANHE OS AMIGOS DO PEDAL TAMBÉM NO FACEBOOK
Clicando neste link vocês terão acesso direto ao nosso grupo no face e lá poderão conferir todas as fotos que foram tiradas nos nossos pedais do dia a dia. Clique e confiram porque vale a pena.



UTILIDADE PÚBLICA
Clique no link abaixo e treine a maneira correta de votar na eleição que estar por vir. Este link é do TSE que disponibilizou uma urna eletrônica virtual que é na realidade um simulador de voto, o objetivo do TSE ao fazer isso é diminuir ao máximo o risco do cidadão votar errado. Nós aqui deste blog não trabalhamos com política, mas assim como nas eleições presidenciais estamos disponibilizando este link na forma de utilidade pública para que cada um cidadão possa exercer a sua cidadania de maneira segura e sem erro.


Por: Geovane Bezerra  

4 comentários:

  1. Ivanilda do São Pedro em Belo Jardim PE15 de setembro de 2016 às 07:59

    Parabéns a todos pela garra e determinação demostradas e quero aqui parabenizar o administrador pela ética e coerência nas matérias aqui postadas, bem como sitar que conheço os produtos que são comercializados na Vida Light e realmente são de primeira categoria e é muito bom saber que através deste blog quem ainda não sabia da existência desta loja ficara sabendo e assim como eu também poderão levar uma vida melhor consumindo produtos naturais.

    ResponderExcluir
  2. José Ribamar - Santo Antônio16 de setembro de 2016 às 08:37

    Bom dia a todos. Olha achei todas as fotos lindas, mas as referentes ao Mirante estão demais, nunca pensei que aqui em Belo Jardim ainda tinha locais como este. Parabéns ao grupo por mostrar ao mundo as nossas belezas e que continuem assim.

    ResponderExcluir
  3. Josenilda Campos - COHAB I BJPE16 de setembro de 2016 às 08:42

    Mais uma vez me surpreendo com este blog. Olha sei que existem muitos blogs aqui em Belo Jardim e que são bastante conceituados, mas este tem um diferencial em relação aos demais que é o fato de se manter neutro em relação a politica e mesmo assim abre espaço para que a população possa treinar o modo correto de votar sem sair do foco do grupo, além disso só aceita anunciar estabelecimentos com boa reputação como é o caso deste novo anunciante que é a loja Vida Light que eu conheço e recomendo. Espero que num futuro próximo eu venha a fazer parte do grupo de vocês, mas até lá vou apreciando aqui as belezas dos lugares por onde vocês passam. Parabéns para todos.

    ResponderExcluir
  4. Carlos Eduardo Costa de Juazeiro do Norte CE16 de setembro de 2016 às 09:59

    Quando for a belo Jardim gostaria de conhecer este mirante, será que é possível vocês levar eu e uns amigos para conhecer este lindo lugar?

    ResponderExcluir