terça-feira, 1 de novembro de 2016

CAMPANHA NOVEMBRO AZUL

Inicio esta postagem já fazendo um convite a você meu amigo que assim como eu já passou dos quarenta anos, que tal fazer um exame de próstata para conferir se tudo está bem? Se você além de ter mais de quarenta anos e ainda por cima gosta de pedalar assim como eu significa que você provavelmente passa muitas horas sobre o selim e isso não faz lá muito bem para a nossa próstata, então que tal refletir sobre isso e fazer o exame? No texto abaixo você irá ficar sabendo de tudo sobre esta campanha e no final desta postagem você irá ficar sabendo o porque da minha preocupação em relação ao ato de pedalar e fazer o exame da próstata.

Com o fim do mês de outubro e das comemorações do Outubro Rosa, inicia-se o mês de novembro com mais um movimento que objetiva alertar a população sobre o câncer: o Novembro Azul. Esse movimento internacional, comemorado inicialmente na Austrália, em 2003, volta-se para a conscientização do público masculino a respeito do câncer de próstata.
A incidência do câncer de próstata é muito maior que a do câncer de mama, porém, o assunto muitas vezes não é tratado com a devida atenção pelo homem. A expectativa do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) é que, somente em 2014, tenham surgido 68.800 novos casos da doença no Brasil. Esse tipo de câncer é o que mais ocorre em homens em todas as regiões do nosso país, depois do câncer de pele.
O câncer de próstata está intimamente relacionado com a idade do paciente. Mais de 60% dos doentes foram diagnosticados com a doença aos seus 65 anos ou mais. Com esses dados, é possível perceber que o aumento da expectativa de vida em todo o mundo está bastante relacionado com os aumentos nos números de ocorrência da doença.
Além da idade, outros fatores parecem ter relação com o surgimento do câncer de próstata. Primeiramente devemos destacar que pacientes que apresentam parentes que tiveram a doença possuem risco aumentado de desenvolvê-la. Além disso, homens negros possuem mais chances de desenvolver a doença que homens brancos, assim como os obesos apresentam um maior risco.
Aliados a esses fatores, não podemos deixar de mencionar os hábitos alimentares pouco saudáveis. Uma alimentação rica em gordura, carnes e embutidos pode causar sérios problemas de saúde, inclusive o desenvolvimento de câncer de próstata. Sendo assim, controlar a alimentação, preocupando-se sempre em inserir vegetais na dieta, pode ajudar na proteção contra esse câncer.
O câncer de próstata é sempre tratado com muito preconceito pelos homens, principalmente em razão da realização do exame clínico (toque retal). Por isso, muitos preferem não procurar o urologista, fazendo com que o diagnóstico seja realizado tardiamente.
O diagnóstico é feito pela análise dos resultados dos exames clínicos e do exame de sangue, denominado PSA (Antígeno Prostático Específico). Caso seja observada alguma alteração, uma biópsia deve ser realizada. A recomendação da realização desses exames depende da avaliação do médico. Normalmente é recomendado que eles sejam feitos a partir dos 50 anos de idade. Em pacientes que apresentam histórico familiar desse tipo de câncer, a recomendação é que os exames sejam feitos a partir dos 45.
Espera-se que as campanhas de conscientização sobre a doença no Novembro Azul incentivem os homens a procurarem o médico regularmente. Assim como no Outubro Rosa, durante todo o mês de novembro vários pontos turísticos do país e do mundo são iluminados, dessa vez no tom de azul.
Aproveite a campanha e informe-se! Para saber mais sobre o câncer de próstata, clique aqui!
Por Ma. Vanessa dos Santos



Estudo encontra relação entre ciclismo e o câncer de próstata

Os homens na faixa etária dos 50 anos que passam nove horas por semana fazendo exercícios em bicicleta são até cinco vezes mais propensas a serem diagnosticados com câncer de próstata, segundo nova pesquisa feita pela University College London.

O estudo britânico avaliou mais de 5,2 mil ciclistas e é o maior já realizado sobre o impacto do ciclismo na saúde. As informações do Daily Mail.

A pesquisa descobriu que não havia ligação entre ciclismo e infertilidade ou problemas de ereção, mas a relação com o câncer na próstata cria uma nova preocupação. O esporte já havia sido relacionado com o câncer nos testículos.

Fonte: Terra


VENHA PARTICIPAR DO NOSSO PASSEIO CICLÍSTICO 
DA
 CAMPANHA NOVEMBRO AZUL
Assim como no ano passado iremos realizar um pedal alusivo a Campanha Novembro Azul e você é o nosso convidado. Junte-se aos nossos ciclistas neste belo pedal. Segue abaixo o cartaz oficial deste passeio.

OS COLABORADORES DESTE BLOG TAMBÉM APOIAM ESTA CAMPANHA
faça como eles, incentive seus amigos, seus parentes e seus colegas de trabalho a fazer o exame de próstata, apoie você também esta campanha que pode salvar muitas vidas.
  

  

  

  


ACOMPANHE OS AMIGOS DO PEDAL TAMBÉM NO FACEBOOK
Clicando neste link vocês terão acesso direto ao nosso grupo no face e lá poderão conferir todas as fotos que foram tiradas nos nossos pedais do dia a dia. Clique e confiram porque vale a pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário