sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

ENSINANDO ADULTOS A PEDALAR

Quando crianças, achamos que nada nos atinge! Cair, levantar, quebrar, consertar. Tudo é possível, simples e fácil de resolver. São energéticas por natureza, pequenas almas incontroláveis, corajosas, regeneráveis e felizes!
Ensinar essas criaturinhas a andar de bicicleta (e qualquer outra coisa) é só uma questão de jeito, por vezes às custas de umas lágrimas e arranhões. E quando o aprendizado, por algum motivo, não aconteceu nessa época tão avassaladora e aventureira? Como chegar à fase adulta sem saber se equilibrar sobre duas rodas?
Depois de certa idade já temos mais medos, vergonha e coisas demais na cabeça. Quem pedalou só quando criança acha que não vai lembrar como se faz; quem nunca pedalou na vida acha que vai ser impossível aprender!
Meninas de várias idades participaram da Oficina. Foto: Pedalinas
Mas eu tenho uma ótima notícia: É POSSIVEL! Bicicletas legais e bem reguladas também facilitam o aprendizado.
Diante de uma demanda crescente, as meninas do Coletivo Feminino de Ciclistas – Pedalinas – começaram a organizar as Oficinas Aprendendo a Pedalar, com o intuito de fazer com que mais pessoas tenham a oportunidade de sentir os prazeres que a bicicleta proporciona.
Por mais estranho que isso possa parecer, é impressionante o número de pedidos que recebemos de gente interessada em participar desta atividade. Nem eu imaginava que eram tantas pessoas assim! Por ser uma iniciativa inédita (para as Pedalinas), gratuita e que conta com a ajuda exclusiva de voluntárias, pode-se dizer nós aprendemos a ensinar, na medida em que as pessoas aprenderam a aprender.
Uma verdadeira construção de mão dupla, coletivo-colaborativa.
Como eu também participei do processo, gostaria de compartilhar algumas “técnicas” que aplicamos para o sucesso da Oficina. O intuito é que seja replicada, adaptada e que sirva para ajudar mais gente:
1 – Facilita muito ter uma bicicleta menor (sem ser infantil), como as dobráveis ou as femininas, por exemplo. A pessoa precisa se sentir segura e com a sensação de que “está tudo sob controle”.
2 - Ajuste o selim num nível em que seja possível, fácil e rápido colocar completamente os pés no chão.
3 – Comece estimulando a pessoa a deslizar sobre a bicicleta, sem utilizar os pedais (podendo até tirá-los – ou dobrá-los – durante essa etapa), como se fosse um velotrol.
4 – Procure um local com pequenos desníveis, para que dê para pegar embalo sem muito esforço.
5 – O instrutor precisa ficar SEMPRE por perto, segurando e guiando a pessoa pelo canote/selim. Naquele momento é ideal conversar sobre o ponto de equilíbrio do corpo e passar total segurança.
6 – Naturalmente o aluno vai perceber que, para não cair, é preciso pedalar. Quanto mais rápido, mais fácil encontrar o tal “ponto”.
7 – Tente manter um diálogo aberto com seu aluno, sem enganação nem mentirinhas. Não desgrude dele até que ele se sinta mais seguro.
8 – Estimule que ele levante os pés por alguns segundos durante o declive.
9 – Depois de algumas tentativas, re-coloque os pedais ou peça para que ele gire e pare, gire e pare, gire e pare até sentir que a bicicleta não vai capotar como em desenho animado.
10 – Comece em linha reta, apenas, pois as curvas são críticas no começo. Depois que o aluno estiver com mais estabilidade e seguro, comece a fazer curvas bem abertas.
11 – Pedalar, equilibrar, passar marchas, ultrapassar obstáculos e usar os freios são tarefas aparentemente complexas para serem feitas no começo. Vá com calma. Um passo de cada vez.
12 – Procure soltar o selim do aluno aos poucos, mas sempre se mantendo por perto.
13 – Deixe a bicicleta levar naturalmente; este é o segredo. Não lute contra o equilíbrio natural da bicicleta.
Homens e mulheres podem aprender a pedalar! Foto: Marina Grando

IMPORTANTE!

  • Se cair, levante! Não há nada mais natural e comum quando se está aprendendo uma nova habilidade.
  • Não precisa ter vergonha nem medo de fracassar! Ninguém vai sorrir com deboche.
  • Pare e descanse de vez em quando. Tentar até a exaustão é contraproducente!
  • Essas dicas são fruto das duas oficinas Aprendendo a Pedalar ministradas pelas Pedalinas. Não há regras, apenas algumas constatações!
  • Nos inspiramos nas dicas incríveis do mestre Arturo Alcorta. Vale a pena ler a sessão do site Escola de Bicicleta que fala sobre isso!


Esperamos que o texto acima tenha de alguma maneira o ajudado a quem sabe se arriscar nas primeiras pedaladas, não importa a sua idade ou sexo, se você tem vontade de aprender a andar de bicicleta saiba que nunca é tarde para isso, penas faz-se necessário algumas adequações de acordo com a sua idade. Ainda não temos nada definido, mas está nos nossos planos para o ano de 2017 dedicar alguns sábados para ensinar pessoas a andar de bicicleta, vamos trabalhar bem este assunto no grupo e assim que tivermos uma postura a respeito iremos a disponibilizar aqui no blog e também no Facebook e no WhatsApp. 







ACOMPANHE OS AMIGOS DO PEDAL TAMBÉM NO FACEBOOK
Clicando neste link vocês terão acesso direto ao nosso grupo no face e lá poderão conferir todas as fotos que foram tiradas nos nossos pedais do dia a dia. Clique e confiram porque vale a pena.

2 comentários:

  1. Kleber Duarte Ferreira de Juazeiro do Norte CE4 de dezembro de 2016 às 19:10

    Boa noite. Olha acompanho este blog creio que desde a sua criação e sendo esta a primeira vez que comento quero dizer que a cada dia gosto mais do blog e que se tem algo que noto é que vocês zelam bastante pela ética e se mantém longe da podridão que é a política brasileira atual, sei que não é fácil separar amizade e comprometimento, mas noto que vocês fazem isso muito bem ai no grupo trabalhando os problemas internamente, trabalhando as críticas que por vezes são postadas aqui no blog ( o que é o diferencial deste blog) já que a grande maioria dos blogs e sites só postam comentários com elogios, quando são com criticas não passam pela triagem e são automaticamente excluídos o que não acontece aqui. Parabéns a todos os ciclistas deste belo grupo, que em 2017 vocês continuem a ser exemplo e a representar a sua cidade e parabéns ao Sr. Geovane por ter criado o grupo Amigos do Pedal e se fazer sempre presente nas atividades do mesmo e também por criar e ser o responsável por este excelente blog de ciclismo. Um abraço e espero um dia poder ir até ai dar umas pedaladas com vocês. Assim que possível volto a comentar.

    ResponderExcluir
  2. Maria de Lourdes da COHAB II em BJ4 de dezembro de 2016 às 21:28

    Olá meu nome é Maria, moro na COHAB II e vez por outra vejo vocês passando por perto da casa da minha mãe na direção de cavalo Morto ou voltando de lá, olha eu achei bem interessante o assunto acima agora gostaria de saber de vocês se por acaso vocês não tem algum dia ou data dedicado a ensinar as pessoas que não sabem andar de bicicleta, digo isso porque eu sou uma delas, apesar de ter muita vontade de pedalar e até de já ter a minha bicicleta nunca aprendi a andar e o meu marido não tem tempo e nem paciência para me ensonar assim se vocês tiverem um tempinho eu e muitas outras pessoas gostaríamos de aprender, caso não tenham peço por favor que pensem nisso com carinho e que se possível ponham em prática no ano que vem. Parabéns a todos pelos pedais e ao administrador deste blog que é nota 10.

    ResponderExcluir