quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

VIOLÊNCIA NO TRÂNSITO

Violência no trânsito é divulgada em pesquisa.
Mato Grosso do Sul ocupa o 7º lugar no ranking nacional dos Estados com o trânsito mais violento no país.
Estudo coloca Estado em 2º lugar em mortes de ciclistas
Por Redação
Uma pesquisa divulgada nesta semana, pelo Mapa da Violência no Brasil, de autoria do sociólogo Júlio Jacobo Waaiselfisz, mostrou que o número de mortes no trânsito vem aumentando significativamente no país nos últimos dez anos. Segundo o estudo, em 2000, 28.995 pessoas morreram vítimas de acidente de trânsito, o equivalente a 17,1 pessoas para cada 100 mil habitantes. Em 2010, o número saltou para 40.989. A taxa para cada 100 mil habitantes saltou para 21,5. O atual número de óbitos representa um aumento de 41,4% de mortes em relação há dez anos. 
O estudo destacou Mato Grosso do Sul, visto que em 10 anos o Estado saltou do 13º lugar no ranking nacional de elevados índices de mortes no trânsito para a 7ª colocação. Somente em Campo Grande, foram registradas 143 mortes no trânsito em 2000. Já em 2010, já eram 227 na Capital, o que representou 58,7% de aumento. As estatísticas colocaram a capital em 12º no ranking das capitais que possuem o trânsito mais violento no Brasil.
CICLISTAS
O aumento mais expressivo registrado pelo Mapa da Violência no Brasil foi em relação ao número de mortes de ciclistas no país. Em 2000, foram registradas 1.238. Já em 2010, 1.909, o equivalente a 207,8% a mais. A taxa é de 4,7 mortes para cada 100 mil habitantes. Em 2010, em Mato Grosso do Sul, 62 ciclistas morreram, vítimas do trânsito, o equivalente a 2,5 mortes para cada 100 mil habitantes. O aumento deixou o Estado na 2ª posição entre as unidades da federação com maior número de morte de ciclistas.
TRÊS LAGOAS
No estudo, não há informações referentes a mortes de ciclistas em Três Lagoas. Entretanto, segundo estatísticas do Departamento Municipal de Trânsito e Sistemas Viários (Deptran), o município registrou três mortes de ciclistas apenas nos quatro primeiros meses deste ano - quase um por mês. Outros ciclistas estiveram envolvidos em 64 acidentes neste ano, segundo a Polícia Militar (PM). No mesmo período do ano passado, conforme a PM, foram registrados 69 acidentes de trânsito envolvendo a categoria. Uma pessoa morreu.
Na opinião da diretora do Deptran, Creusa Ramos Monteiro Ferreira, a população que utiliza bicicleta ainda não percebeu que o trânsito do município não é mais o mesmo de cinco ou dez anos atrás. A diretora disse que muitos deles andam pela contramão e não obedecem à sinalização. “O ciclista precisa obedecer às normas de circulação”, disse. Ela contou ainda que o número de ciclistas envolvidos em acidentes, incluído os fatais, poderia ser ainda maior no município. “Muitos condutores de automóveis desviam das bicicletas para evitar uma fatalidade. Eu costumo dizer que os ciclistas têm tido sorte ultimamente”, destacou.

Como é sabido por todos, o número real de ciclistas que perdem a vida ou ficam paralíticos devido a motoristas e motociclistas irresponsáveis é altíssimo e não existe interesse por pate do governo em promover estudos neste sentido com o intuito de promover ações concretas para diminuir os acidentes envolvendo ciclistas, por isso e por muitas outras coisas é necessário pedalarmos sempre com a maior atenção possível então antes de sai para o pedal faça uma rápida vistoria na sua bike, use sempre os equipamentos e proteção e pedale de acordo com o que manda a lei, assim você diminui as chances de ser vítima do trânsito caótico do nosso país e está fazendo a sua parte, o resto é com a sorte e a proteção divina. Aproveitando a oportunidade deixo aqui um convite. Que tal deixar um pouco o conforto da sua poltrona e dar umas pedaladas? Participe de alguns dos nossos pedais, você será muito bem recebido. 





ACOMPANHE OS AMIGOS DO PEDAL TAMBÉM NO FACEBOOK
Clicando neste link vocês terão acesso direto ao nosso grupo no face e lá poderão conferir todas as fotos que foram tiradas nos nossos pedais do dia a dia. Clique e confiram porque vale a pena.




COLABORADORES DO BLOG
O final do ano está se aproximando e com ele o Natal e diante desta data tão importante quero neste momento desejar a todos os colaboradores deste blog um Feliz natal e um Próspero Ano Novo, que o espírito natalino reine no lar de cada um e que 2017 seja de muitas realizações para todos.
  
   
    
   


Por: Geovane Bezerra  

2 comentários:

  1. Jesus Santos - Bezerros PE18 de dezembro de 2016 às 20:06

    Gente é o seguinte, com certeza estes números são bem mais altos o que significa que muito mais ciclistas e muito mais pessoas perdem a vida no nosso trânsito, contudo me atendo apenas as ciclistas e a postagem em si, vale lembrar que nós ciclistas também temos culpa nestes números, apesar de ser um ciclista quero aqui lembrar que é de fundamental importância lembrar a todos que é necessário sim obedecer a sinalização e as leis de trânsito para depois cobrar algo de quem quer que seja.

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente a cultura do ciclismo para muitos motoristas ainda é ignorada.

    ResponderExcluir