quinta-feira, 27 de outubro de 2016

AMIGOS DO PEDAL PEDALANDO NA CAPITAL

Atendendo ao convite feito pelo amigo Gil como representante do grupo Geração Bike uma equipe de ciclistas do grupo Amigos do Pedal aqui da cidade de Belo Jardim se fez presente na capital do nosso estado, mas precisamente em Barra de Jangada para participar deste belíssimo passeio ciclístico que reuniu cerca de 150 ciclistas de mais de 10 grupos, foi um pedal muito gostoso e que ao longo desta postagem vocês irão ficar por dentro de tudo o que aconteceu no mesmo. Espero que quem ler esta postagem e confira de perto as fotos se inspire e opte por deixar de lado o sedentarismo e resolva iniciar alguma atividade física e caso esta atividade venha a ser o ciclismo pode ter certeza que em qualquer grupo você será muito bem recebido.

Fatos e Fotos na Concentração
O ponto de encontro e também de concentração deste pedal foi em frente a loja Total Sport`s do amigo Amaro Neto. Graças a uma boa negociação o preço pago por cada ciclista para participar deste pedal foi R$ 50,00, neste valor estava contido o aluguel da vã e do reboque. Segundo relatos o maior problema foi o fato da maioria não ter o hábito de dormir cedo e sendo assim chegaram ao ponto de encontro com poucas horas de sono ou mesmo sem dormir, mas a animação estava a mil.
 


Fatos e Fotos da Saída
Depois de conferirmos se todas as bikes estavam devidamente seguras e também conferir os acessórios e demais coisas de cada um adentramos na vã por volta das 03:00 da madrugada e demos início ao deslocamento rumo a capital do estado. Durante todo o percurso o clima foi de muita descontração e quero aqui destacar o profissionalismo do motorista que em momento algum se descuidou.
 

Fatos e Fotos da Ida
Depois de tudo devidamente conferido foi a hora de cair na estrada e ai a diversão teve início. participaram deste passeio 16 ciclistas de belo Jardim 01 de Pesqueira e 01 de Brejo da Madre de deus formando assim uma equipe de 18 ciclistas representando os Amigos do Pedal. Eis ai a relação dos ciclistas participantes: Eu Geovane, Amaro, Rômulo, Bodocó, Arthur, Elias, Edvaldo, Jurandir, Cláudio, Zezão, Arielson, Juracy, Armando, Roberto, Elaine e Vanda/Belo Jardim. Douglas/Pesqueira e Laércio/Brejo da madre de Deus. Quando estávamos passando pela cidade de Vitória de santo Antão fizemos uma breve pausa para irmos ao sanitário e também para lanchar. Até aqui ninguém deixou ninguém dormir.
 
 


Fatos e Fotos da Chegada 
Chegamos em Barra de jangada as 06:00 da manhã e como o pedal estava programado para iniciar as 07:30 tivemos bastante tempo para retirar as bikes do reboque fazer uma inspeção geral nas mesmas, nos organizar e ainda tomar um café um uma cervejinha. Logo que chegamos o que nos chamou atenção foi a beleza do lugar, realmente a marina Casa Navio fica localizada num lugar muito lindo e como o dia estava nublado e a temperatura amena o passeio.ficou bem mais gostoso.
 
  


Recepção e Concentração
A recepção dos ciclistas foi na Marina Casa Navio e lá a amiga Cláudia Adelino e o amigo Gil estavam a nossa espera e a frente dos trabalhos onde nos foi ofertadas muitas frutas e onde tivemos a oportunidade de rever alguns amigos e de ter uma boa prosa antes de iniciarmos o passeio.
 
  
 
  


Iniciando a Trilha dos Holandeses 
Como consta no cartaz nós fomos pedalar refazendo o caminho que os holandeses fizeram, sendo assim denominado de Trilha dos Holandeses. Iniciamos o pedal pelo perímetro urbano pedalando pelo Paiva, neste momento já eram cerca de 150 ciclistas participando deste evento e nós dos Amigos do Pedal estávamos lá firme e fortes marcando presença.
 
 
  
 


Parada Para Agrupamento e Hidratação
Ao chegarmos em uma pracinha lá em Ponte dos Carvalhos foi feita uma pequena pausa para que todos se reunissem e que os demais grupos se juntassem ao pedal, neste momento alguns foram reabastecer as suas caramanholas e outros como eu e alguns foram tomar aquela cervejinha bem gelada ou um refrigerante, depois retomamos o passeio, sempre naquele clima de alegria e união. 
 
  


Fatos e Fotos da Trilha
Depois de fazer um breve passeio iniciamos a trilha propriamente dita, vale lembrar que esta parte do pedal era a mais esperada por todos nós porque ouvimos falar muito que esta trilha passava por lugares muito bonitos e assim realmente foi. A Trilha dos Holandeses passa realmente por lugares de muita beleza natural. 
 
  
 
 
  
 


Parada Para Lanche e Reagrupar
Logo depois de deixar a mata atlântica seguimos na direção da Praia de Itapuama onde paramos num pequeno quiosque em uma das ruas que da acesso a praia e lá ficamos a espera dos ciclistas retardatários, lanchando ou apreciando aquela cerveja bem gelada para refrescar o corpo e a mente. 
 
  
  


Visitando a Praia de Itapuama
Depois de uma breve pausa para descansar os músculos e também nos reidratar seguimos para conhecer a orla da famosa Praia de Itapuama que é realmente linda e muito bem cuidada. Ficamos por ali por algum tempo apreciando a bela paisagem e tirando fotos, depois resolvemos nos juntar aos demais para retomar o passeio. Deste ponto em diante o grande grupo se dividiu, a maioria dos ciclistas da capital seguiram o traçado original seguindo na direção da Praia de Gaibú de onde retornariam para Itapuama e depois seguiriam para a Praia do Paraíso passando ao lado do Porto de SUAPE onde passariam pelo mirante onde seria possível visitar um forte do tempo da Segunda Guerra Mundial e um convento abandonado desta mesma época, depois os mesmos iriam seguir pela mata retornando a marina, já os ciclistas dos Amigos do Pedal aqui de Belo Jardim optaram por voltar de Itapuama direto para a marina. Vale deixar registrado que boa parte deste retorno foi realizado pedalando por ciclovia, por sinal muito bem conservada e bem planejada. 
 
  
 
 

Visitando o Parque da Lagoa
Antes de retornarmos a marina fizemos uma rápida visita ao parque da Lagoa na Reserva do paiva, um lindo lugar para pedalar e para praticar outras atividades físicas.
 
  


Hora do Almoço
De volta a marina tratamos de saciar a fome, mas aqui se paga caro por tudo, quem fez certo foi o Jurandir e a Elaine que foram almoçar num quiosque próximo, mesmo com tudo caro foi muito legal almoçar aqui porque foi realmente a hora da confraternização geral entre todos os grupos e entre todos os ciclistas e ainda deu tempo para um banho de mar ou de piscina. 
 
  
  
  


Se Preparando Para a Volta
Depois de um belo pedal com direito a passeio e trilha e também de muito bate papo chegou a hora de nos prepararmos para a volta, sendo assim tratamos de organizar as nossas bikes no reboque e depois iniciamos a volta para casa num clima de muita descontração.
 

Fatos a Volta Para Casa
Quando todos imaginavam que já haviam se divertido bastante ai veio a surpresa da volta, dentro da vã o clima foi de muita irreverência e descontração, foram muitas piadas, muitos risos e uma viagem onde ninguém dormiu e ninguém reclamou de marasmo, segundo relatos dr todos a volta foi a parte mais animada deste passeio nota 10. Infelizmente as fotos só foram tiradas por quem estava de celular e não foram postadas no nosso grupo do Facebook e também não foram enviadas nenhuma até esta redação, por isso não será possível postar aqui nenhuma foto da volta e do encerramento deste pedal, mas posso afirmar que todos chegamos bem e que nada de errado aconteceu nem na ida e nem na volta. Segue abaixo o mapa do roteiro pedalado por nós. 


OUTROS PEDAIS DOS GRUPO NESTE MÊS DE OUTUBRO
Mesmo com as altas temperaturas dos últimos dias os ciclistas dos Amigos do Pedal não param, é verdade que aqui ou ali temos de diminuir o grau de dificuldade do pedal ou mesmo alterar o trajeto do percurso ou ainda optar por fazer um percurso curto, mas o importante para nós é estar na ativa e é isso que vocês irão conferir abaixo.
Por motivo de falta de apoio infelizmente não foi possível a realização deste pedal o que foi uma pena pois a primeira edição aconteceu lá no ano de 2012 e de lá para cá não temos conseguido mais realizar o mesmo, desta forma no próximo ano ele não fará mais parte do calendário oficial do grupo. Eventualmente quando possível realizaremos este passeio, mas por enquanto o mesmo está definitivamente fora dos nossos planos para 2017

Uma vez que não foi possível a realização do passeio optei por criar um novo pedal para ser realizado todos os anos nesta data, trata-se da Trilha da Padroeira que neste ano de 2016 teve como destino Vila Nova indo pela Serra do Mocó. A equipe deste pedal foi composta por 05 ciclistas e o percurso total foi de 51,1 km. Foi um pedal bem legal. Segue abaixo algumas fotos do mesmo.
  
   
   
   


12/10/16 - Quarta-feira/Trilha da Elite
Participaram deste pedal os ciclistas Diel e Alan, o percurso total deste pedal foi de 65 km e apenas duas fotos tiradas do mesmo ainda na concentração.
 

12/10/16 Quarta-feira/Trilha dos Cachorros
Apenas o cilista Edvaldo e mais um outro que não me recordo o nome agora formaram a equipe deste pedal que teve um percurso total de 20 km, infelizmente eles não enviaram até esta redação nenhuma foto desta trilha, mas segundo relatos do Edvaldo foi um pedal muito bom.  

Pedal que contou com a participação de 05 ciclistas e teve um percurso total de 36,6 km, eu Geovane não pude me fazer presente. Segundo relatos de alguns dos ciclistas participantes foi um ótimo pedal. Infelizmente ninguém tirou fotos deste pedal.

16/10/16 Domingo/Trilha dos Cachorros
Este pedal contou com a participação de 09 ciclistas e teve até estreante, no total foram 22 km de percurso total. Segundo relatos apesar de um pequeno atraso devido ao novato foi um ótimo pedal onde todos se divertiram bastante. O guia deste pedal foi o Amaro neto. Segue abaixo algumas fotos do mesmo.
  
   
   

Este passeio teve um percurso total de 17 km e contou com a participação de 09 ciclistas, sendo que apenas 03 mulheres representaram a equipe feminina, foram elas a Vanda, a Eliana e a Daiana. Foi um pedal legal que marcou a volta da ciclista Eliana depois de algum tempo ausente por motivos pessoais. Fica aqui os agradecimento a todos. Fotos abaixo.
  
   

Por motivos diversos a galera optou por não pedalar nesta noite e sendo assim esta trilha foi devidamente cancelada. É bem verdade que alguns até queriam pedalar, mas a maioria não estava a fim.

ACOMPANHE OS AMIGOS DO PEDAL TAMBÉM NO FACEBOOK
Clicando neste link vocês terão acesso direto ao nosso grupo no face e lá poderão conferir todas as fotos que foram tiradas nos nossos pedais do dia a dia. Clique e confiram porque vale a pena.