sábado, 17 de dezembro de 2016

DORES APÓS O PEDAL - O QUE SERÁ?

Então você sente dores depois de uma pedalada? Alguma coisa está errada: isso, definitivamente não é normal. Muitas vezes as dores são ocasionadas por falta de prevenção.
Pode acontecer de você ter começado há pedalar a pouco tempo, e seu corpo estará se adaptando à nova atividade. Se for esse o caso, lembre-se que antes de começar a pedalar é interessante desenvolver um trabalho de força na musculatura específica que será exigida no seu futuro esporte. Ir para uma academia não lhe fará mal nenhum e ajudará a prevenir lesões.
Nos primeiros pedais siga a regra de ouro: você não é um campeão de Mountain bike, então vá devagar. Procure conhecer a sua nova bike em percursos curtos, de no máximo 10 km, de preferência em asfalto. Vá com um grupo homogêneo, para não se sentir tentado a perseguir ciclistas mais experientes e que vão mais rápido. Melhor, se puder vá com um ou dois amigos comprometidos com o seu início. Aumente a distância gradualmente, até 20 ou 30 km. O “gradualmente” varia de pessoa para pessoa, mas acho que se você pedalar 3 vezes por semana em 2 meses terá atingido esta meta.
Tenha paciência: o começo é para ser assim mesmo – em pedaladas tranquilas. Com o tempo, você poderá partir para pedais mais longos. Seja gradual.
Em seguida, quando você se sentir seguro, aventure-se nas trilhas mais fáceis. Contudo, lembre-se: nem mesmo o mais liso estradão exigirá o mesmo esforço que um pedal no asfalto, e sim muito mais. Assim, comece tudo de novo, de forma gradual. Isso ajudará seu corpo a se acostumar com a atividade e prevenir muitas dores associadas à falta de condicionamento. Mas a causa das dores são muitas, e vamos ver algumas adiante.
Com o tempo você pode se aventurar nas trilhas. No começo, faça trilhas mais curtas do que os treinos em asfalto. E não vá sozinho (lembre, há um outro ciclista fotografando esse que você vê na imagem!).
O Aquecimento e o Alongamento
Há uma concepção disseminada e errônea de que, ao início da atividade esportiva, o atleta deva alongar-se. O alongamento não prepara o corpo para o exercício, sendo porém de fundamental importância ao final de cada treino ou prova. O alongamento previne ou trata o encurtamento muscular, consequência direta do exercício ou má postura (seja durante os treinos ou dia-a-dia) e deve ser feito respeitando-se os limites de dor, e com a postura adequada. Além disso, o alongamento recupera a flexibilidade 

O alongamento após o exercício é extremamente importante, aumentando a flexibilidade e diminuindo a possibilidade de lesões.
Já o aquecimento, segundo o fisioterapeuta e bike fitter Dr. Thiago Ayala, do Studio Bike Fit, “deve preceder a atividade física – seja para lazer, treinamento ou competição – pois tem a função de preparar tanto a mente como o corpo do desportista, além de prevenir as lesões. Ele deve ser breve, geralmente de 10 a 15 minutos, progressivo e gradual. Precisa proporcionar intensidade suficiente para aumentar as temperaturas musculares e centrais, mas sem produzir fadiga nem reduzir as reservas de energia“.
O Bike Fit
Dor lombar, nos joelhos, nos pulsos e tornozelos podem ser solucionados com um bom posicionamento na bike. Esses tipos de dores podem ocorrer ou porque você está com uma bike com geometria inadequada ao seu biotipo, no sentido do quadro ser muito grande ou pequeno, ou porque simplesmente pequenos ajustes precisam ser feitos, e assim você deve procurar um profissional especializado para fazer seu bike fit.
O Bike Fit deve ser feito por um profissional especializado, e é uma ajuda fundamental na prevenção de lesões.
O profissional de Bike Fit, ou fitter, irá analisar a sua postura, por meio de medições e diversos outros métodos, dependendo da escola que ele segue, e proceder com alterações no posicionamento de diversos componentes. Causas comuns de dores ou de lesões são a altura inadequada do selim, seu posicionamento para frente ou para trás, sua angulação em relação à horizontal, tamanho da mesa e posição dos tacos na sapatilha, no caso do ciclista pedalar clipado. Obviamente a única peça da bike que não pode ser ajustada é o quadro, assim ele já deve ter o tamanho apropriado para seu biotipo. O que significa que a primeira consulta com o Fitter deve ser feita, idealmente, antes de comprar a bike.
Dores ou dormências nos pulsos
O posicionamento errôneo na bike também pode ocasionar dores ou dormências nos pulsos após um certo tempo de pedalada. A flexibilidade e força da musculatura lombar do ciclista também conta nesse ponto, pois uma lombar fraca fará com que o ciclista, após um certo tempo, coloque mais peso do seu corpo nos braços, sobrecarregando, assim, os pulsos.
A dormência pode ser causada pela compressão do nervo ulnar, que passa do antebraço para a mão, pelo lado de fora (na direção aproximada do dedo anular). O uso de manoplas ergonômicas (como as Ergon), corretamente anguladas, pode solucionar este problema.
A angulação inadequada entre o antebraço e a mão pode causar a compressão do nervo ulnar, causando dormência.
Dores em triatletas
O triatlon, como qualquer pessoa sabe, é um esporte extremamente exigente. Mesmo assim, às vezes ele é praticado sem a devida preparação. O  educador físico, atleta e bike fitter Rodrigo Langeani, do blog Espírito Outdoor, ressalta: “é importante, principalmente em iniciantes, a inclusão de um trabalho preventivo, a fim de evitar lesões e melhorar a performance“.  Rodrigo ressalta, ainda, a importância de um treino específico de força muscular e de um período de descanso, já que “é apenas nos momentos de descanso que nosso organismo consegue assimilar a carga dos treinos e produzir as adaptações necessárias ao nosso organismo, levando a falta de descanso ao comprometimento da recuperação das lesões musculares e de ligamentos“. Ele recomenda, no mínimo, um dia inteiro de descanso por semana e uma noite com pelo menos 7 horas de sono.
Por fim, uma recomendação crucial: se você encontra-se com alguma dor (ou dores) persistente, trate-a. Não treine com dor. Aprenda a diferenciar o cansaço natural pós-treino de uma situação patológica. Caso alguma dor persista por mais de 12 horas após um treino, procure um especialista e resolva o problema. Nunca deixe para depois, sob o risco de tornar a situação crônica e inviabilizar, para você, a prática da atividade esportiva.


VENHA PEDALAR COM OS AMIGOS DO PEDAL
Você é o Nosso Convidado Especial



NOTA
Vimos através desta comunicar que por motivos diversos a Festa de Confraternização do Grupo foi CANCELADA e também por motivos diversos este ano não teremos o Pedal Solidário de natal. Dito isto eu Geovane bezerra na qualidade de idealizador do grupo e atual presidente só posso dizer que estou muito triste, principalmente pelo cancelamento do pedal Solidário de Natal não pelo pedal em si, mas pela campanha que envolve este pedal que a cada ano ajuda uma instituição e que neste ano iria ser em pró do Lar dos Idosos de Belo Jardim, infelizmente não tenho como bancar esta campanha sozinho e sendo assim é com muita tristeza que pela primeira vez não iremos ajudar ninguém. Em relação a confraternização do grupo acontecerá o seguinte; a Trilha de Confraternização está mantida e desta forma todos os ciclistas que forem participar estão desde já convidados a se reunir lá no bar do Giovanni no Maria Cristina e fazermos uma confraternização simples só entre os participantes, o valor da despesa será rateado entre todos por igual. Peço aqui desculpas a todos pelo cancelamento destas duas atividades do grupo e em nome do mesmo quero dizer que no próximo ano irei trabalhar duro para por ordem na casa. desejo a todos um Feliz natal e um Ano Novo com muita saúde e paz. 



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quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

VIOLÊNCIA NO TRÂNSITO

Violência no trânsito é divulgada em pesquisa.
Mato Grosso do Sul ocupa o 7º lugar no ranking nacional dos Estados com o trânsito mais violento no país.
Estudo coloca Estado em 2º lugar em mortes de ciclistas
Por Redação
Uma pesquisa divulgada nesta semana, pelo Mapa da Violência no Brasil, de autoria do sociólogo Júlio Jacobo Waaiselfisz, mostrou que o número de mortes no trânsito vem aumentando significativamente no país nos últimos dez anos. Segundo o estudo, em 2000, 28.995 pessoas morreram vítimas de acidente de trânsito, o equivalente a 17,1 pessoas para cada 100 mil habitantes. Em 2010, o número saltou para 40.989. A taxa para cada 100 mil habitantes saltou para 21,5. O atual número de óbitos representa um aumento de 41,4% de mortes em relação há dez anos. 
O estudo destacou Mato Grosso do Sul, visto que em 10 anos o Estado saltou do 13º lugar no ranking nacional de elevados índices de mortes no trânsito para a 7ª colocação. Somente em Campo Grande, foram registradas 143 mortes no trânsito em 2000. Já em 2010, já eram 227 na Capital, o que representou 58,7% de aumento. As estatísticas colocaram a capital em 12º no ranking das capitais que possuem o trânsito mais violento no Brasil.
CICLISTAS
O aumento mais expressivo registrado pelo Mapa da Violência no Brasil foi em relação ao número de mortes de ciclistas no país. Em 2000, foram registradas 1.238. Já em 2010, 1.909, o equivalente a 207,8% a mais. A taxa é de 4,7 mortes para cada 100 mil habitantes. Em 2010, em Mato Grosso do Sul, 62 ciclistas morreram, vítimas do trânsito, o equivalente a 2,5 mortes para cada 100 mil habitantes. O aumento deixou o Estado na 2ª posição entre as unidades da federação com maior número de morte de ciclistas.
TRÊS LAGOAS
No estudo, não há informações referentes a mortes de ciclistas em Três Lagoas. Entretanto, segundo estatísticas do Departamento Municipal de Trânsito e Sistemas Viários (Deptran), o município registrou três mortes de ciclistas apenas nos quatro primeiros meses deste ano - quase um por mês. Outros ciclistas estiveram envolvidos em 64 acidentes neste ano, segundo a Polícia Militar (PM). No mesmo período do ano passado, conforme a PM, foram registrados 69 acidentes de trânsito envolvendo a categoria. Uma pessoa morreu.
Na opinião da diretora do Deptran, Creusa Ramos Monteiro Ferreira, a população que utiliza bicicleta ainda não percebeu que o trânsito do município não é mais o mesmo de cinco ou dez anos atrás. A diretora disse que muitos deles andam pela contramão e não obedecem à sinalização. “O ciclista precisa obedecer às normas de circulação”, disse. Ela contou ainda que o número de ciclistas envolvidos em acidentes, incluído os fatais, poderia ser ainda maior no município. “Muitos condutores de automóveis desviam das bicicletas para evitar uma fatalidade. Eu costumo dizer que os ciclistas têm tido sorte ultimamente”, destacou.

Como é sabido por todos, o número real de ciclistas que perdem a vida ou ficam paralíticos devido a motoristas e motociclistas irresponsáveis é altíssimo e não existe interesse por pate do governo em promover estudos neste sentido com o intuito de promover ações concretas para diminuir os acidentes envolvendo ciclistas, por isso e por muitas outras coisas é necessário pedalarmos sempre com a maior atenção possível então antes de sai para o pedal faça uma rápida vistoria na sua bike, use sempre os equipamentos e proteção e pedale de acordo com o que manda a lei, assim você diminui as chances de ser vítima do trânsito caótico do nosso país e está fazendo a sua parte, o resto é com a sorte e a proteção divina. Aproveitando a oportunidade deixo aqui um convite. Que tal deixar um pouco o conforto da sua poltrona e dar umas pedaladas? Participe de alguns dos nossos pedais, você será muito bem recebido. 





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COLABORADORES DO BLOG
O final do ano está se aproximando e com ele o Natal e diante desta data tão importante quero neste momento desejar a todos os colaboradores deste blog um Feliz natal e um Próspero Ano Novo, que o espírito natalino reine no lar de cada um e que 2017 seja de muitas realizações para todos.
  
   
    
   


Por: Geovane Bezerra  

domingo, 4 de dezembro de 2016

05 DICAS PARA MANTER A SUA BIKE SEMPRE EM FORMA

Elas são as nossas companheiras de aventura, são elas que nos levam aos mais distantes e diferentes lugares, mas e ai como é que você está cuidando dela? Estou aqui me referindo a sua, a minha, a nossa bicicleta ou como costumamos chamar a nossa bike, sim ela é realmente a nossa grande companheira de aventuras, mas como qualquer outro objeto ela necessita de higiene e manutenção e as vezes por descuido, acomodação e até mesmo por condições financeiras acabamos por descuidar da nossa grande amiga e isso acaba por acelerar o processo natural de desgaste das peças e também diminui a sua performance. Nesta postagem iremos lhes passar cinco dicas bem simples que irão lhe ajudar a cuidar melhor da sua magrela e assim poder desfrutar por mais tempo dela. Leia com calma e atenção e ponha em prática, vale a pena.


1 – Mantenha a sua bike limpa: Mesmo que seja uma limpeza mais rápida, já ajuda a sua bike a rodar melhor, a sujeira desgasta os componentes e diminui a fluidez das peças, diminuindo a performance. Portanto, sempre mantenha a magrela limpa.
2 – Regule as marchas: Fazer a regulagem das marchas da bike não é algo tão complicado. O câmbio traseiro é extremamente simples, basta girar o ajuste que fica atrás do câmbio (sentido horário para fazer o câmbio descer as marchas mais fácil e anti-horário para fazer as marchas subirem mais fácil). O câmbio dianteiro é um pouco mais complicado. Mas assistindo alguns tutoriais é algo bem fácil de fazer. Faça sempre pequenos ajustes e vá testando.
Se não conseguir arrumar, possivelmente os cabos estão desgastados e talvez uma troca seja necessária.
3 – Verifique a pressão dos seus pneus: Sempre verifique a pressão dos seus pneus. Antes de cada pedal, sempre calibre os pneus para evitar furos, melhorar a divisibilidade e velocidades da bike.
Achar a pressão correta é muito importante. Em geral, se você pesa menos de 70 Kg, use uma pressão entre 80 (se for muito leve) e 100 psi. Se pesar mais, use até 120 PSI. Se tiver chovendo, abaixe cerca de 10 libras a pressão dos pneus.
4 – Verifique sempre se os parafusos estão apertados: De preferência com um torquímetro.
5 – Troque os seus componentes: Cada parte da bike geralmente tem um tempo de uso recomendado. Fique atento a isso e evite problemas. Muitas vezes economizar um pouco na hora de trocar componentes pode acabar custando muito caro futuramente. Por isso é importante ter uma bike que você tem condições de comprar E MANTER…
As vezes compramos bikes caras demais e gastamos todo o dinheiro na compra da bike em si e não pensamos na manutenção. Quanto mais caro os componentes, mais cara a manutenção.
 As Imagens Abaixo Ilustram Um Pouco do Que Foi Aqui Descrito
(Imagens Colhidas na Internet)
 
   


DEZEMBRO CHEGOU VAMOS PEDALAR?
O mês de dezembro já iniciou com pedal para os nossos ciclistas, na noite da última sexta-feira dia 02 foi realizada uma trilha noturna com destino a cidade de Sanharó, já neste domingo dia 04 foi realizada a Trilha de Santa Luzia, estes e outros pedais serão destacados em matéria aqui no blog posteriormente. Para você que acompanha as nossas aventuras fica aqui um convite. Que tal participar de algum dos nossos pedais? Todas as quartas a noite tem passeio ciclístico, todas as noites das sextas temos trilha noturna de MTB (pedais noturnos saindo as 19:30 da frete da prefeitura).e todos os domingos e feriados temos trilha matinal de MTB.
Deixo aqui registrado que a partir de hoje tem início a campanha natal Solidário de natal 2016 onde você está convidado a colaborar doando roupas ou calçados usados, fraudas geriátricas, material de higiene e limpeza ou alimentos não perecíveis que serão entregues no Lar dos Idosos de Belo Jardim, caso não esteja em condições de doar nada material, doe um pouco do seu tempo, faça uma visita a este lar e conheça de perto como os idosos são bem tratados e as suas histórias de vida. Participe porque fazer o bem, faz bem. 
Deixo aqui neste momento o convite aos nossos ciclistas para a nossa confraternização que irá acontecer no próximo dia 18 na Piscina do David no bairro do Pontilhão. valor: Homem R$ 35,00, Mulher R$ 15,00 e Criança R$ 5,00. Vamos todos nos confraternizar e agradecer a Deus por mais um ano de alegria e sem grandes problemas. 
Não vamos esquecer de terminar o ano pedalando e para isso fica aqui o convite a todos a se fazer presente na última trilha de 2016 que acontecerá no dia 31. 





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sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

ENSINANDO ADULTOS A PEDALAR

Quando crianças, achamos que nada nos atinge! Cair, levantar, quebrar, consertar. Tudo é possível, simples e fácil de resolver. São energéticas por natureza, pequenas almas incontroláveis, corajosas, regeneráveis e felizes!
Ensinar essas criaturinhas a andar de bicicleta (e qualquer outra coisa) é só uma questão de jeito, por vezes às custas de umas lágrimas e arranhões. E quando o aprendizado, por algum motivo, não aconteceu nessa época tão avassaladora e aventureira? Como chegar à fase adulta sem saber se equilibrar sobre duas rodas?
Depois de certa idade já temos mais medos, vergonha e coisas demais na cabeça. Quem pedalou só quando criança acha que não vai lembrar como se faz; quem nunca pedalou na vida acha que vai ser impossível aprender!
Meninas de várias idades participaram da Oficina. Foto: Pedalinas
Mas eu tenho uma ótima notícia: É POSSIVEL! Bicicletas legais e bem reguladas também facilitam o aprendizado.
Diante de uma demanda crescente, as meninas do Coletivo Feminino de Ciclistas – Pedalinas – começaram a organizar as Oficinas Aprendendo a Pedalar, com o intuito de fazer com que mais pessoas tenham a oportunidade de sentir os prazeres que a bicicleta proporciona.
Por mais estranho que isso possa parecer, é impressionante o número de pedidos que recebemos de gente interessada em participar desta atividade. Nem eu imaginava que eram tantas pessoas assim! Por ser uma iniciativa inédita (para as Pedalinas), gratuita e que conta com a ajuda exclusiva de voluntárias, pode-se dizer nós aprendemos a ensinar, na medida em que as pessoas aprenderam a aprender.
Uma verdadeira construção de mão dupla, coletivo-colaborativa.
Como eu também participei do processo, gostaria de compartilhar algumas “técnicas” que aplicamos para o sucesso da Oficina. O intuito é que seja replicada, adaptada e que sirva para ajudar mais gente:
1 – Facilita muito ter uma bicicleta menor (sem ser infantil), como as dobráveis ou as femininas, por exemplo. A pessoa precisa se sentir segura e com a sensação de que “está tudo sob controle”.
2 - Ajuste o selim num nível em que seja possível, fácil e rápido colocar completamente os pés no chão.
3 – Comece estimulando a pessoa a deslizar sobre a bicicleta, sem utilizar os pedais (podendo até tirá-los – ou dobrá-los – durante essa etapa), como se fosse um velotrol.
4 – Procure um local com pequenos desníveis, para que dê para pegar embalo sem muito esforço.
5 – O instrutor precisa ficar SEMPRE por perto, segurando e guiando a pessoa pelo canote/selim. Naquele momento é ideal conversar sobre o ponto de equilíbrio do corpo e passar total segurança.
6 – Naturalmente o aluno vai perceber que, para não cair, é preciso pedalar. Quanto mais rápido, mais fácil encontrar o tal “ponto”.
7 – Tente manter um diálogo aberto com seu aluno, sem enganação nem mentirinhas. Não desgrude dele até que ele se sinta mais seguro.
8 – Estimule que ele levante os pés por alguns segundos durante o declive.
9 – Depois de algumas tentativas, re-coloque os pedais ou peça para que ele gire e pare, gire e pare, gire e pare até sentir que a bicicleta não vai capotar como em desenho animado.
10 – Comece em linha reta, apenas, pois as curvas são críticas no começo. Depois que o aluno estiver com mais estabilidade e seguro, comece a fazer curvas bem abertas.
11 – Pedalar, equilibrar, passar marchas, ultrapassar obstáculos e usar os freios são tarefas aparentemente complexas para serem feitas no começo. Vá com calma. Um passo de cada vez.
12 – Procure soltar o selim do aluno aos poucos, mas sempre se mantendo por perto.
13 – Deixe a bicicleta levar naturalmente; este é o segredo. Não lute contra o equilíbrio natural da bicicleta.
Homens e mulheres podem aprender a pedalar! Foto: Marina Grando

IMPORTANTE!

  • Se cair, levante! Não há nada mais natural e comum quando se está aprendendo uma nova habilidade.
  • Não precisa ter vergonha nem medo de fracassar! Ninguém vai sorrir com deboche.
  • Pare e descanse de vez em quando. Tentar até a exaustão é contraproducente!
  • Essas dicas são fruto das duas oficinas Aprendendo a Pedalar ministradas pelas Pedalinas. Não há regras, apenas algumas constatações!
  • Nos inspiramos nas dicas incríveis do mestre Arturo Alcorta. Vale a pena ler a sessão do site Escola de Bicicleta que fala sobre isso!


Esperamos que o texto acima tenha de alguma maneira o ajudado a quem sabe se arriscar nas primeiras pedaladas, não importa a sua idade ou sexo, se você tem vontade de aprender a andar de bicicleta saiba que nunca é tarde para isso, penas faz-se necessário algumas adequações de acordo com a sua idade. Ainda não temos nada definido, mas está nos nossos planos para o ano de 2017 dedicar alguns sábados para ensinar pessoas a andar de bicicleta, vamos trabalhar bem este assunto no grupo e assim que tivermos uma postura a respeito iremos a disponibilizar aqui no blog e também no Facebook e no WhatsApp. 







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