sábado, 15 de abril de 2017

15 DE ABRIL - DIA MUNDIAL DO CICLISTA

No dia 15 de abril comemoramos o Dia da Ciclista, uma data pela qual destacamos os benefícios de andar de bicicleta. Pedalar melhora o condicionamento físico, aumenta a capacidade cardiorrespiratória e a prática está entre as mais apropriadas na prevenção e tratamento de doenças como: hipertensão, colesterol alto, infarto do miocárdio, entre outras.

Segundo os especialistas, andar de bicicleta auxilia na prevenção de distintos problemas decorrentes do sedentarismo. Porém, é necessário realizar uma avaliação médica para definir a intensidade do exercício, visto que cada indivíduo conta com um determinado peso e condicionamento físico.

De acordo com Thiago Benicchio, diretor geral da Ciclocidade- Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo,  a população tende a se sentir desestimulada a usar a bicicleta como meio de transporte, pois as grandes cidades contam com a falta de infraestrutura e  intervenções mais precisas com relação ao comportamento dos motoristas com relação aos ciclistas.

Quanto mais se pedala, mais o metabolismo acelera. Mantendo uma boa hidratação (antes, durante e após o treino) o corpo tende a potencializar e os processos orgânicos, incluindo a eliminação de toxinas e isso resulta no melhor funcionamento dos rins e na diminuição da retenção de líquidos.

As pedaladas tornam o coração mais fortalecido e os pulmões tendem a respirar com mais qualidade fazendo com que o metabolismo se torne mais eficiente, e permite que a renovação celular ocorra mais rapidamente e a eliminação de toxinas aconteça mais acelerada.

Antes de iniciar a atividade física com a bicicleta é necessário observar o sistema osteomuscular e os  portadores de cardiopatias, diabéticos e hipertensos devem consultar um médico para verificar de que forma podem se exercitar sem riscos.

"Viver é como andar de bicicleta: É preciso estar em constante movimento para manter o equilíbrio". Por: Albert Einstein



Devido a proximidade com a Trilha da Paixão e a Trilha de Páscoa e também devido ao fato de muitos ciclistas do grupo estarem de viagem e outros com seus familiares apenas dois ciclistas participaram deste pedal, foram eles os ciclistas Régis e o seu filho Guilherme. Segundo relatos do Guilherme foi um ótimo pedal com direito a muita lama, chuva e banho e nenhum incidente foi registrado, o percurso total do mesmo foi de 38 km. As fotos abaixo foram tiradas e cedidas pelos dois. parabéns aos mesmos e a todos os demais ciclistas dos Amigos do pedal e de todos o mundo pelo nosso dia. 
 
   
  
  
  
  
  
  
  
  
 




Por: Geovane Bezerra

Nenhum comentário:

Postar um comentário