terça-feira, 31 de outubro de 2017

CICLISMO DE BELO JARDIM EM ALTA

Fonte: Imagens do Google

Belo Jardim que é conhecida como a Terra do Butury e a Terra de Músicos agora também pode ser chamada de Terra de Ciclistas. Apesar de ainda não contar com nenhuma estrutura nesta área como ciclofaixas ou ciclovias, a cidade de Belo Jardim hoje pode se orgulhar de contar com vários grupos de ciclismo e através do exemplo dos ciclistas existe um grupo de atletismo que já conta com um bom número de pessoas. 
A história do ciclismo em Belo Jardim remonta a d´cada de 90 onde existia o pequeno grupo denominado Mountain Bike Club. Este grupo era composto por uns quatro ou cinco ciclistas e não tinha um cronograma de atividades, os membros do mesmo se combinavam entre si no decorrer da semana, escolhiam um destino e iam pedalar. A Equipe Eclipse Belo Jardim foi criada pelo ciclista Fernando noa no de 2003 e é a mais velha em atividade atualmente,  mais adiante foi crido o grupo Turma do Pedal Belo Jardim que tinha como líder o ciclista Miguel (filho de Dim da Plantex) hoje a turma ainda pedala, porém de forma esporádica e não costumam compartilhar muito as suas aventuras com os demais grupos e equipes, muitos ciclistas turma migraram para outros grupos. A partir do ano de 2011 com a criação do Grupo Amigos do Pedal foi que o ciclismo da nossa cidade teve um crescimento admirável. No momento o grupo Amigos do Pedal passa por um momento delicado devido s alguns pequenos problemas internos, mas que todo grupo (seja ele do que for) passa, mas mesmo assim com todas as dificuldades o grupo conta hoje com cerca de 120 ciclistas, destes cerca de 40 são ativos e os demais pedalam esporadicamente. Nos tempos que o grupo estava no seu auge o número de ciclistas chegou a 167.
Hoje mesmo a cidade sofrendo com a falta de segurança é comum ver pessoas pedalando a noite e nos finais de semana, seja só ou em grupos. Hoje Belo Jardim conta com as seguintes instituições de ciclismo: Turma do Pedal Belo Jardim, Grupo de Ciclismo Amigos, Equipe Mutantes MTB, Grupo Mamutes Mountain Bike, Grupo Loucos Por Bike, Equipe de DH Belo Jardim e Equipe Eclipse Belo Jardim, que como já foi aqui descrito já existe a quine anos. 
Os ciclistas dos Amigos do Pedal, do Equipe de DH e principalmente dos Mutantes estão sempre participando  de provas e competições em toda a região e até em outros estados, estando sempre no pódio, com destaque para a ciclista Elaine que hoje é a ciclista número um da nossa cidade (ela que já foi dos Amigos do Pedal e hoje faz parte dos Mutantes. Fora os grupos e equipes aqui citados ainda existem pequenos grupos ainda sem nome espalhados por toda a cidade. Por tudo isso Belo Jardim já reconhecido hoje como Terra de Ciclistas e esperamos que com isso haja uma atenção por parte do Poder Público em relação a desenvolver ações voltadas a esta área como a criação de ciclovias e/ou ciclofaixas, melhoria na iluminação pública, melhoria na sinalização vertical e horizontal das vias, melhoria das estradas da zona rural e melhoria na segurança pública (que hoje é o que mais preocupa não só os ciclistas, mas a população de um modo geral).
Graças ao exemplo dos ciclistas de Belo Jardim ciclistas de outros municípios resolveram se unir e formar os seus grupos a exemplo da cidade de São Bento do Una que conta hoje com um grupo que tem a frente a ciclista Val, conhecida como Val Motos (infelizmente não sei o nome deste grupo), já a cidade de Sanharó conta já a quatro anos com o Grupo pedala Sanharó que tem a frente o ciclista Kaká. Aqui em Belo Jardim os Amigos do Pedal ainda é o maior grupo em atividade e até o presente momento tem como líder eu Geovane que sou o atual presidente, depois de mim o segundo em comando é o ciclista Amaro Neto que é o nome que eu irei indicar para me substituir a frente do grupo em 2018, já que estarei me afastando dos trabalhos administrativos e passarei a ser apenas um ciclista como os demais, também está nos meus planos criar um novo grupo com uma forma diferente de pedalar, ou seja, um grupo onde as pessoas que desejem participar tenham o mesmo gosto e os mesmos ideais que é basicamente pedalar sem compromisso com duração do pedal e velocidade, basicamente só irá participar deste grupo quem goste de pedalar devagar, quem tiver outro pensamento deve se integrar aos Amigos do Pedal ou a algum dos demais grupos da cidade. A criação deste novo grupo é um projeto meu (Geovane) assim como foi os Amigos do Pedal, inicialmente eu estava relutante, mas conversando com algumas pessoas resolvi dar mais esta força para o ciclismo de Belo Jardim e na qualidade de idealizador dos Amigos do Pedal só desejo que o grupo continue unido e cresça porque isso é bom para todos. Só deixando aqui registrado que o líder da Equipe Mutantes MTB é o ciclista Jurandir.
Agora vou falar um pouco sobre a Equipe de Atletismo Pé na Estrada. Esta equipe foi criada pelo atleta Rubens conhecido como Rubinho, ele é o líder e controla com pulso firme os seus membros. A inspiração para a criação desta equipe veio dos Amigos do Pedal o que é motivo de orgulho para mim e para os demais ciclistas deste grupo e ao mesmo tempo é também motivo de responsabilidade para cada membro porque só reforça o que já falo a muito tempo, nós somos exemplo e portanto temos de nos policiar dentro e fora do grupo porque somos formadores de opinião, então não basta pedalar em conformidade com a lei e as regras de cada grupo ou equipe, temos de procurar ter boa conduta sempre porque hoje muitas crianças vem em nós um exemplo, então pedalar de acordo com a lei é o mínimo que nós devemos fazer, porque da mesma forma que hoje a maioria da população elogia os ciclistas, basta um ou dois fazer algo errado que leva o nome de todos junto para a lama. 
Encerro esta postagem parabenizando a todos os ciclistas de Belo Jardim, destacando neste momento os ciclistas da Equipe Eclipse que mais uma vez representaram a nossa cidade lá na Terra do Padre Cícero. Segue abaixo um breve resumo dos pedais que aconteceram neste mês de outubro iniciando por este pedal da Equipe Eclipse. 

 
Pedal da Equipe Eclipse
Trilha Belo Jardim PE/Juazeiro do Norte CE
Dias 27, 28 e 29 de Outubro de 2017
Participaram desta aventura os ciclistas Fernando José, Pança e Altieres, no total a equipe pedalou 434,2 km. Este pedal é um dos mais esperados do ano pelo amigo e ciclista Fernando, ele que é o líder da Equipe Eclipse e que faz questão de todos os anos ir até a Terra do Padre Cícero representando tão bem Belo Jardim e o nosso esporte. deixo aqui em nome dos ciclistas dos Amigos do Pedal e dos demais ciclistas da nossa cidade, os parabéns aos três guerreiros e que venham outras iguais a esta. Encarar três dias de pedal sob alta temperatura com o agravante do mormaço provocado pelo asfalto não é para os fracos, só os mais fortes conseguem encarar e voc~es conseguiram. 
 
   
  
  
  

   
                       1º Dia de Pedal                     2º Dia de Pedal                      3º Dia de Pedal

 

Trilha Belo Jardim/Venturosa
Domingo 15/10/17
Segundo informações que chegaram até esta redação apenas o ciclista Fernando e um outro membro do grupo participaram deste pedal, o mesmo teve uma quilometragem total de 144,7 km. Segundo relatos do Fernando no WhatsApp foi um pedal tranquilo, sem nenhum incidente registrado. Consegui apenas estas duas imagens para postar aqui. parabéns aos dois guerreiros. Pessoal, não sei por qual motivo, as vezes as fotos ficam com os nomes invertidos, mas isso é o de menos. 
 

 
Trilha Belo Jardim/Sanharó
Sábado 07/10/17
Mais um pedal realizado daqueles eletrizantes, que contou com a participação de cinco ciclistas que percorreram no total 51 km. Segundo relatos foi um ótimo pedal. Segue abaixo algumas fotos do mesmo. Fica aqui os parabéns a todos. 
 
  

 
Trilha Belo Jardim/Jenipapo
Domingo 10/09/17
Mais um pedal realizado entre as cidades de Belo Jardim e Sanharó. A equipe desta trilha foi comporta por 02 ciclistas, foram eles o ciclista Eduardo e o ciclista Arielson. No total os dois pedalaram 51 km. parabéns a dupla. Segue abaixo as fotos que consegui deste pedal. 
 

 

Trilha das Águas
Domingo 29/10/17
A equipe deste pedal foi composta por mim Geovane e pelos ciclistas Guilherme e o seu pai o ciclista Regis. Inicialmente eu Geovane fui até a Cachoeira da Boa Sorte, mas o acesso para a mesma estava fechado, então já que estava pedalando sozinho segui para a cachoeira do Bitury, onde tomei um gostoso banho, quando já estava iniciando a volta para casa me encontrei com o Regis e o Guilherme e resolvi voltar e acompanhar os mesmos até a chácara do professor Carlos Alberto onde desfrutamos de bons momentos com muita descontração e muito banho. Pedal nota 10 que teve um percurso total de 37,5 km. Este foi o último pedal do mês de outubro do nosso grupo. Fechamos este mês de outubro com 278,6 km pedalados. vale deixar aqui registrado que sta baixa quilometragem é atribuída as picuinhas que hora estão ocorrendo dentro do grupo e que se a galera não se tocar e fazer algo para acabar com isso, quem pode vir a acabar é o grupo, o que caso venha a ocorrer será uma grande perca para o nosso esporte e para a nossa cidade. Acorda grupo. 
 
  
Bica do Bitury

 
   
  
   
Chácara de Carlos Alberto

 
   
Fotos da Volta

 

Excelente pedal realizado em parceira com o grupo Pedala Sanharó. Participaram deste pedal no total 44 ciclistas, sendo 19 de Belo Jardim e 25 de sanharó. Pedal nota 10 e fica aqui registrado que os ciclistas do grupo Pedala Sanharó deram um show de organização, descontração e companheirismo. Apesar de existir há apenas quatro anos este grupo já é um exemplo na região. Para saber maiores detalhes sobre este pedal e conferir mais fotos acesse a postagem aqui mesmo neste blog referente a este pedal. O percurso total deste pedal foi de 33,7 km.
 
   
   

Passeio Ciclístico Noturno
Quarta-feira 18/10/17
O percurso deste passeio foi o tradicional com 17 km e o mesmo contou com a participação de apenas 05 ciclistas. vale registrar que a diminuição do número de participantes nos passeios está se dando a problemas internos do grupo, mas principalmente pela falta de segurança e a atual onda de violência que Belo Jardim atravessa, o que é uma pena porque os passeios são o cartão postal do grupo e a porta de entrada de novos membros. 
 

PEDAIS CANCELADOS
No decorrer deste mês de outubro tivemos 06 pedais cancelados que irei descrever abaixo, mas antes quero lembar que quem deseje saber a respeito dos demais que aconteceram neste mês é só acessar a postagem do dia 15 de outubro aqui no blog que nela tem um resumo geral das atividades do grupo na primeira quinzena do mês. Vale registrar que a maioria dos pedais cancelados foram pedais noturnos, com destaque para as trilhas noturnas e isso tem influência a direta da falta de segurança e da violência em Belo Jardim. 



Trilha Noturna de MTB
Sexta-feira 27/10/17

Passeio Ciclístico Noturno
Quarta-feira 25/10/17

Trilha Noturna de MTB
Sexta-feira 20/10/17

Trilha Noturna de MTB
Sexta-feira 13/10/17

Trilha Noturna de MTB
Sexta-feira 06/10/17




Por: Geovane Bezerra

3 comentários:

  1. Jeremias Mattos de Natal RN6 de novembro de 2017 21:33

    Vejo com muita preocupação esta situação do grupo Amigos do Pedal porque já fiz parte de um bom grupo de motociclismo, mas que por causa de vários líderes se levantarem, o grupo foi abaixo e em pouco tempo deixou de existir. Não tenho nada haver com vocês, mas fica aqui a dica. respeitem a liderança porque quem se dispõe a liderar e a levar u grupo nas costas merece todo respeito e apoio, caso isso não aconteça a coisa tende a virar bagunça. Boa sorte a todos.

    ResponderExcluir
  2. Ana Maria - Bairro do São Pedro em BJPE8 de novembro de 2017 15:08

    Olha quando vocês começaram com esta coisa de andar de bicicleta em grupo eu disse com todas as letras a um amigo meu de trabalho que faz parte de um destes grupo aqui da cidade que isso era mais uma modinha de Belo Jardim e que em pouco tempo iria se acabar, hoje vejo que queimei a língua e tenho certeza de que isso tem muito haver com o trabalho que este meu amigo fez a frente deste grupo o qual faz parte, mas assim como em qualquer grupo, empresa ou alguma outra instituição em que existem várias pessoas trabalhando juntas, mais cedo ou mais tarde seja lá por qual motivo for os problemas irão acontecer e as vezes por mais que gostemos de algo é melhor sairmos fora e deixar os "líderes" resolverem os problemas. Parabéns meu amigo você sempre foi o líder deste grupo e um exemplo, se não aceita tudo calado é porque este é o seu jeito, e aquele líder que balança a cabeça para tudo o que acontece de errado ou simplesmente não se manifesta em relação ao caso, não merece liderar. Quero ver agora se este grupo vai continuar ativo. O esporte de vocês eu sei que vai porque esta semana vi o meu amigo pedalando todos os dias e sei que outros irão se unir a ele, agora quero ver quem vai comandar este grupo que ele tanto se esforçou para criar e fazer crescer, porque mandar todos mandam, agora comandar é para poucos.

    ResponderExcluir
  3. Pedalei algumas vezes com esta galera dos Amigos do Pedal, mas a noite nos passeios. No começo era legal, muita gente, passávamos todas as semanas por ruas diferentes e numa velocidade agradável, o que permitiu que eu levasse muitas vezes os meus filhos pequenos, mas me desgostei e acabei me afastando porque o percurso é sempre o mesmo, passando por ruas escuras e com vários trechos perigosos e a maioria dos participantes parecem estar deputando uma corrida deixando muita gente lá para trás sem dá o menor apoio, achei isso muito errado e chato. Não tenho amizade pessoal com o Geovane, mas me lembro bem que nos tempos que eu participava ele estava sempre ali, pegando no pé da galera para diminuir a velocidade porque tinha novatos, ou tinha criança e coisas deste tipo. Não quero aqui entrar no mérito da questão, mas creio que foi por causa disto que ele se queimou com o grupo, mas para mim ele esta certo. Acompanho este blog a muito tempo e sei que O Geovane tem seus defeitos como qualquer pessoa, mas não vejo dentro do grupo ninguém a sua altura para liderar o grupo, nem mesmo o seu braço direito que também é uma pessoa muito responsável, mas costuma ser muito complacente com a galera e isso não é bom. Desejo toda sorte ao grupo porque gosto de vocês, mas desejo também sorte ao Geovane em sua nova empreitada, pois sei que ele não vai ficar parado vendo o tempo passar e por fim quero o parabenizar por não acabar o grupo, pois ele poderia fazer isso, já que foi ele que criou o mesmo, mas não o fez e isso demonstra carinho e respeito para com todos.

    ResponderExcluir