sábado, 7 de outubro de 2017

PORQUE EU AMO PEDALAR

Pedalar é algo muito prazeroso, sentir o vento no rosto, ir a distâncias longas, subir uma serra íngreme e depois descer em alta velocidade sentindo aquela adrenalina, as disputas com os amigos que fazem os treinos se tornarem pequenas corridas, isso tudo faz o ato de pedalar especial e muito gostoso, algo que meche com o corpo e a alma.
Mesmo assim, muitas vezes que tento convencer alguém a começar a pedalar escuto as seguintes frases: “comprei uma bicicleta mas andei apenas uma vez...", "o selim é muito duro, me deu dores nas costas…”, "não tenho tempo para fazer este tipo de coisa..." e de repente a pobre da bicicleta (muitas vezes comprada com sacrifício) fica ali desprezada numa garagem ou lá no fundo do quintal, sob sol e chuva,
Porque isso acontece se nosso esporte é tão empolgante e prazeroso? Simples, pois muitas pessoas querem começar a pedalar mas não querem investir em um bom equipamento. Algumas pessoas andam de camionete importada, mas na hora de comprar uma bicicleta acham R$ 3.000 reais um absurdo. Bem, gostaria de lembrar a todos que podemos encontrar em qualquer lugar do Brasil,  bicicletas de 8 marchas por menos de R$ 500 reais, mas que servem para andar uma só vez e, devido a experiência negativa, vai direto para a garagem e não sai mais. Com um investimento neste valor é lógico que a pedalada vai se tornar um martírio. O selim é duro, o câmbio não funciona direito, sem contar a postura sobre a bike.
Se você quer pedalar com prazer, invista um pouco mais, procure fazer um bike fit para acertar o tamanho da bike e a sua regulagem, coloque um bom selim que é a parte onde o corpo fica em maior contato, compre uma boa bermuda com forro especial que ajudam a aumentar o conforto e a evitar assaduras. Se você já fez isso, então parabéns, bem vindo ao clube. Só uma observação. É claro que quando aqui me refiro a bike de melhor qualidade, roupas apropriadas, etc, eu estou falando para aquele público que tem um poder aquisitivo melhor, mas se você tem um poder aquisitivo baixo não é por isso que vai deixar de pedalar; neste caso faça o seguinte. Junte um determinado valor que lhe permita comprar uma bike "intermediária" e junte mais um pouco para comprar ao menos o capacete e um par de luvas, depois é só cuidar com carinho da sua bike que ela vai durar um tempo razoável e lhe proporcionar muito prazer, o que com certeza vai fazer voc~e querer se esforçar para comprar uma bike melhor, mas só faça isso se realmente tiver condições, o importante é sair do sedentarismo.
Andar de bicicleta queima cerca de 600 calorias por hora, e com a mesmo esforço utilizado para caminhar, você pode ir 3 vezes mais rápido.  Com a bicicleta você pode andar até 1.037 km com a mesma energia de apenas um único litro de gasolina, porém sem poluir. Hoje a cultura de usar a bicicleta como meio de transporte cresce em todo o mundo e da mesma forma o cicloturismo e os passeios e trilhas ecológicas. Minha sugestão é, procure na sua cidade algum grupo de ciclismo, caso não tenha procure alguns amigos e crie um porque pedalar em grupo além de ser mais seguro é muito gostoso, depois aos poucos quando estiver com uma melhor condição física pesquise roteiros de trilha e curta a sua bike e a natureza de maneira integrada e saudável. Não existe uma idade certa ára se iniciar no ciclismo, normalmente recomenda-se que as crianças façam isso mais ou menos por volta dos dois anos de idade e que os idosos só iniciem no pedal apos a devida autorização médica, no mais tudo igual para todos. 
O ciclista é o oposto do automóvel: mesmo em cima de sua bicicleta, ele conserva todo seu livre-arbítrio, e pode ir aonde quiser, estacionar onde achar melhor e pode se deixar guiar por dois princípios: a liberdade e o respeito ao outro.
Pedalar é acima de tudo, um estilo de vida, um estado de espírito!
Com a esperança que este texto tenha lhes proporcionado um pouco de inspiração deixo aqui um convite a você amigo internauta. saia da rotina, de uma trato na sua bike que está lá desprezada ou caso ainda não possua uma, procure comprar e comece a pedalar, você vai sentir em pouco tempo como isso vai mudar a sua vida para melhor. Para você que já é praticante e que gosta de participar de provas e competições, segue abaixo os cartazes de alguns eventos que irão acontecer em breve. Desejo a todos uma ótimo mês e um bom pedal. 










Olá tudo bem? Você mora em Belo Jardim?
Meu amigo, minha amiga, se por acaso você residir aqui na cidade de Belo Jardim eu gostaria neste momento de convidar você e os seus familiares a participar do passeio ciclístico do Dia das crianças que neste ano será realizado através de uma parceria entre os Amigos do Pedal e o Lions Clube Belo Jardim, os locais de inscrição estão expostos no cartaz acima. Lembrando que o valor da inscrição é um quilo de alimento não perecível. Participe, você vai gostar. Agora se você não está de folga nesta data, segue abaixo o cronograma semanal de atividades do nosso grupo, assim quando você dispor de tempo e assim desejar, pode se juntar aos nossos ciclistas em alguns dos nossos pedais, desde já sejam todos bem vindos. 



Por: Geovane Bezerra

Nenhum comentário:

Postar um comentário