segunda-feira, 23 de outubro de 2017

TRILHA DA CAMPANHA OUTUBRO ROSA - ENGENHO CANTINHO DO CÉU

Neste domingo dia 22 de outubro o Grupo de Ciclismo Amigos do Pedal aqui da cidade de Belo Jardim em parceria com o Grupo Pedala Sanharó realizaram uma trilha de MTB em apoio a Campanha Outubro Rosa, o destino escolhido foi um lugar muito bonito e aconchegante, no caso a chácara do empresário Vantuir, ele que é nosso amigo e é compadre do ciclista Amaro Neto. Este belo lugar denominado de Engenho Cantinho do Céu é realmente um lugar lindo, de natureza bem preservada e que oferece aos seus visitantes ótimos momentos regados a muito banho de bica e cachoeira. Ao todo este pedal contou com a participação de 44 ciclistas, sendo 25 do Grupo pedala Sanharó e 19 dos Amigos do Pedal e não foi um pedal longo, o mesmo teve um percurso total de 33,7 km, mas para chegar até o Cantinho do Céu é necessário uma boa dose de coragem e disposição porque são várias as dificuldades, mas vale muito apena conhecer este paraíso. Nesta postagem vocês poderão conferir em detalhes como foi esta nossa belíssima aventura. 


CONCENTRAÇÃO
O ponto de encontro e também de concentração do pessoal daqui de Belo jardim foi como de costume na frente da prefeitura. Inicialmente este pedal estava programado para ter início as 06:30, desta forma já por volta das 06:15 alguns ciclistas já se encontravam no local. Até o horário da saída a maioria dos ciclistas presentes aproveitaram para fazer uma última vistoria nas suas bikes a procura de algum problema.
 
   


SAÍDA
Queremos deixar aqui registrado que os ciclistas do grupo Pedala Sanharó vieram pedalando de sua cidade até Belo Jardim e como faz parte do nosso esporte infelizmente desta vez aconteceram alguns imprevistos o que acabou fazendo com que eles chegassem aqui tarde e consequentemente o início desta trilha também sofreu um certo atraso, mas isso não diminuiu em nada a disposição de todos. A saída oficial desta trilha foi as 08:00 da manhã e mesmo com todos os problemas a galera de Sanharó se mostrou muito animada e disposta. 
 
   


TRAJETO URBANO
O percurso pela área urbana foi relativamente curto, siando do Centro, percorremos os bairros da Boa Vista e São Pedro. Apesar de curto por onde passamos chamamos a atenção devido a quantidade de ciclistas. Eu Geovane quero aqui em nome do grupo agradecer a colaboração dos motoristas e motociclistas que foram bastante compreensivos e colaboraram conosco durante este curto trajeto. A todos muito obrigado.
 
   


PEDALANDO PELA ZONA RURAL
Iniciando os relatos desta parte do pedal gostaria de citar que apesar da nossa querida barragem do Bitury se mostrar bonita e com um volume bom de água, a mesma na realidade está com algo na casa dos 30% da sua capacidade o que nos leva a pedir a todos os usuários do Sistema Bitury que economizem água e evitem o desperdício e que quando localizarem algum vazamento ou cano estourado comuniquem de imediato a COMPESA. Os ciclistas do grupo Pedala Sanharó demostraram muita disposição e animação, mas como o relevo de lá não é como o nosso uma boa parte deles tiveram dificuldades já no início do trajeto rural, isso devido as ladeiras que aqui tem de sobra, mesmo assim todos encararam numa boa, com destaque para a equipe feminina que veio muito bem representada. 
 
  


1ª PARADA PARA HIDRATAÇÃO
Apesar de ainda ser cedo a temperatura estava alta e sendo assim logo que chagamos a Vila de Taboquinha fizemos uma pausa para degustarmos o tradicional refresco de coco, alguns se arriscaram numa cervejinha bem gelada, mas a maioria cuidou de reabastecer os seus reservatórios de água. Aproveitamos a parada para agrupar e fazer uma rápida recontagem dos ciclistas presentes, depois disto prosseguimos o nosso pedal. 
 
   


RUMO AO SÍTIO ARAÇÁ
Até aqui as ladeiras foram leves, mas a partir deste ponto a coisa ficou um pouco mais difícil para o pessoal de fora, é que que as ladeiras a partir deste ponto são um pouco mais longas e algumas tem um certo grau de dificuldade maior devido ao grau de inclinação. Para facilitar escolhemos um trajeto que cortou ao menos uma três ladeiras duras e diminuiu também a quilometragem, mesmo assim este é um pedal classificado como intermediário. Por isso todos estão de parabéns, afinal de contas neste pedal não teve nenhum carro ou moto de apoio. 
 
   


2ª PARADA PARA HIDRATAÇÃO
Ao chegarmos no início da área do Sítio Araçá fizemos uma nova apusa para agrupar e também para o pessoal descansar e tomar água. Esta parada foi rápida, mas de suma importância porque a partir daqui as coisas iriam ficar um pouco mais complicadas. Quero deixar aqui os meus agradecimentos a Dona Toinha, senhora simples e muito simpática que gentilmente nos ofertou água.
 
  


3ª PARADA PARA HIDRATAÇÃO
Esta terceira parada se deu lá em frente da venda do Sr. Inácio do Araçá, que é um ponto de referência para trilheiros de toda natureza (a pé, de moto, de carro e de bicicleta). Devido a vários ciclistas estarem demostrando um certo desgaste físico esta parada foi um pouco mais longa, mas apesar do cansaço todos estavam animados e dispostos a ir até o fim. desde já quero destacar a força de vontade das mulheres, em especial destaco a ciclista vanda que foi a única representante da equipe feminina dos Amigos do Pedal, parabéns Vanda e parabéns a todas as mulheres o grupo Pedala Sanharó.
 
   


ENGENHO CANTINHO DO CÉU
Finalmente depois de muitas ladeiras e de muito suor derramado finalmente chegamos ao nosso destino, mas já ao adentrarmos na propriedade o visitante pode ter a certeza de que valeu a pena todo o esforço, isso porque o verde está presente em toda parte, a paisagem é realmente linda, o ar puro e assim que chegamos a chácara já tem uma bica de água gelada e limpinha a nossa espera, quem assim desejar pode subir alguns metros e desfrutar da beleza e do prazer de tomar banho nas corredeiras do Engenho Cantinho do Céu. O pessoal de Sanharó veio preparadíssimo para este pedal, eles trouxeram de um tudo, desde refrigerante até carvão para o churrasco, um verdadeiro exemplo de organização e de união. devido ao grande número de ciclistas e a dificuldade do trecho final demorou bastante até a chegada do último ciclista. Apesar de tudo os contratempos foram poucos e de retina, nada que viesse a atrapalhar o pedal. Confiram agora o que realmente todos estavam esperando, que foi o banho.
 
   
  

 
   
   
   


NOTA
Queremos aqui esclarecer que esta é uma propriedade privada de entrada restrita, portanto nós estávamos num ambiente totalmente familiar e com a natureza muito bem preservada. Em nome dos dois grupos eu Geovane quero aqui agradecer ao amigo Vantuir por mais uma vez ter permitido a nossa presença em sua chácara. As águas que passam por esta propriedade são as mesmas que vem desde a Serra da Encantada, passando pelo Poço do Rebolo e depois que sai daqui do Cantinho do Céu segue para a Bica Espalhadeira e depois para a Barragem de Tabocas. 
 
   
  
  
   


ENCERRAMENTO
Depois de muito banho e de muita comilança chegou a hora de encerrar o pedal. O pessoal de Sanharó tinham alugado um caminhão que estava a espera dos mesmos na Bica Espalhadeira, dos Amigos do Pedal restaram poucos ciclistas a esta altura, mas eu Geovane e o Amaro ficamos com a galera de sanharó até o final. Antes de voltar para casa a galera foi para um bar que fica ao lado da Espalhadeira e lá a farra foi boa, tão boa que tinha gente quem nem queria voltar para casa. Encerro os relatos deste pedal agradecendo de coração a todos os ciclistas do grupo pedala Sanharó, em especial as mulheres porque este pedal foi dedicado a elas em virtude da campanha Outubro Rosa de Combate ao Câncer de Mama que para quem não sabe também atinge os homens). Quem desejar conferir mais fotos desta e de outras aventuras dos Amigos do Pedal e também do Pedala sanharó é só entrar no Facebook e acessar os nossos grupos virtuais. Confiram agora as últimas fotos desta postagem. Pedimos que por gentileza deixem os seus comentários. 
  
  



Por: Geovane Bezerra

2 comentários:

  1. Agradeço imensamente cada palavra dita em seus relatos, estou muito feliz por ter participado, agradeço também por sua gentileza e acolhimento, e por nós proporcionar tamanha aventura!! Valeu de coraçao ❤

    ResponderExcluir
  2. Mais um show de trilha, dessa vez com a turma do Pedala Sanharó. Eita turma animada, estão de parabéns.

    ResponderExcluir