segunda-feira, 6 de novembro de 2017

PEDAL DEFENSIVO

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Iniciamos esta postagem com esta placa para chamar a sua atenção para um problema muitíssimo comum, que tira a vida de centenas de ciclistas todos os anos e deixa outros tantos presos a uma cadeira de rodas devido a acidentes. A questão de pedalar na contra-mão é algo cultural que nos foi ensinado pelos nossos pais e avós lá atrás, mas que é necessário mudar urgente. A bicicleta faz parte do trânsito assim como o ciclistas e é obrigação de cada um seguir o que determina a lei e o Código Brasileiro de Trânsito determina que a bicicleta deve circular na mesma direção dos demais veículos, nunca na contra-mão, da ,es,a forma não se deve pedalar pela calçada porque calçada foi feita para pedestres, e quando for atravessar na faixa, desça da bicicleta e siga empurrando a mesma. Agora peço a atenção de vocês para o texto abaixo, por favor leiam com muita calma e atenção porque sua atitude vai fazer a diferença.

A exemplo do que ocorreu há décadas em alguns países da Europa e América do Norte, o uso da bicicleta como alternativa para o transporte urbano vem crescendo no Brasil nos últimos anos. 

O trânsito caótico de automóveis nos centros urbanos e o caráter sustentável e econômico do modal têm feito com que cada vez mais cidades incentivem o uso desse tipo de transporte. Como consequência, também vem aumentando o número de ciclovias implantadas nos principais centros urbanos com o objetivo de oferecer maior facilidade e segurança ao ciclista em seus deslocamentos. 

A questão da segurança, no entanto, não se restringe à estrutura física. Ela também está atrelada ao comportamento de quem está pilotando a bicicleta.

Assim, selecionamos algumas dicas importantes para a segurança de quem está começando ou já pedala nas ciclovias.


Siga as regras – O primeiro passo — e o mais importante — é obedecer à sinalização. Obedeça demarcações de pontos de ônibus, sinais de pare, faróis vermelhos e sentidos de circulação. Apesar de não possuir motor, a bicicleta é um veículo e, portanto, deve respeitar as leis de trânsito.

Use equipamentos de segurança – Embora não sejam obrigatórios, luvas, óculos e capacete sempre devem ser utilizados. Evite usar fones de ouvido enquanto pedala. Além de impedir que você escute o que está ao seu redor, a música ainda pode causar distrações indesejadas.


Faça-se visível – Bicicletas são veículos relativamente novos nas ruas das cidades brasileiras, de modo que muitos motoristas simplesmente não esperam encontrar um ciclista transitando na via. Por isso, é extremamente importante fazer de tudo para ser visto. Invista em equipamentos de iluminação e ande com eles sempre ligados, mesmo durante o dia.

Atenção com portas abertas – Em ciclovias instaladas ao lado de vagas de automóveis, trafegue com atenção redobrada. Uma porta aberta na sua frente é um obstáculo extremamente perigoso, já que para evitar o choque você terá de ir para o meio da rua e entrar no fluxo de carros repentinamente.


Cautela em ciclovias de mão dupla – Com a dificuldade de encontrar ruas adequadas para a implantação de vias exclusivas para bicicleta, o número de ciclovias de mão dupla está crescendo bastante. Nesse caso, é preciso ter cautela em cruzamentos e faixas de pedestres. Ao se aproximar de um deles, reduza a velocidade e certifique-se de que as outras pessoas viram você, principalmente se estiver trafegando no sentido oposto ao fluxo de veículos automotores.

Cuidado com conversões – Uma das situações mais perigosas para o ciclista é quando um automóvel faz uma conversão à sua frente. Por isso, ao se aproximar de uma esquina, evite o ponto cego, onde o motorista não conseguirá enxergá-lo. Nessas horas, vale mais a pena reduzir a velocidade e ser visto do que permanecer ao lado do veículo.

Observe sinais do motorista – Além da seta, o ciclista também pode observar outros sinais que indicam a intenção do motorista em virar. Preste atenção se ele olha pelo retrovisor ou reposiciona as mãos sobre o volante. Outra dica é ficar de olho na roda dianteira, já que ela começa a se mover em direção à curva um pouco antes do carro. Em caso de fechada, cada décimo de segundo é essencial para evitar um acidente.

Conheça o trajeto – Saber qual caminho você vai usar é importante por inúmeros motivos. Além de evitar subidas ou vias que terminam em lugares perigosos, você ainda descobre quais são os locais de maior risco. Outro ponto fundamental é memorizar as ruas com maior número de conversões. Se estiver circulando por uma via paralela a uma avenida, redobre a atenção ao passar por transversais que a cruzam, já que muitos motoristas utilizam essas ruas para chegar ao outro lado da avenida. Uma boa dica é fazer o percurso em um final de semana para detectar os pontos mais críticos do trajeto.

Obstáculos – Ao avistar um buraco, avalie a possibilidade de desviar. Se for impossível, alivie o peso do guidão ao passar por cima dele. Se outros ciclistas estiverem usando a ciclovia, aponte para o buraco e avise-os sobre o obstáculo. Ser gentil não custa nada.

Lembre-se: seja qual for o veículo, situações estressantes no trânsito são praticamente inevitáveisNessas horas, mantenha a calma e siga o seu caminho. Afinal, uma das maiores vantagens da bicicleta é diminuir seu nível de estresse. E para conseguir isso, nada como uma boa pedalada.

Matéria publicada na revista Vo2bike #107, de fevereiro de 2015
Por Gustavo Figueiredo


NOTA
Caros leitores, seguidores e admiradores do blog. É com muita tristeza que comunico a todos que eu Geovane estou me afastando de toda e qualquer atividade ligada ao Grupo de Ciclismo Amigos do Pedal. Não vou deixar de ser amigo de nenhum dos membros, mas devido a alguns problemas internos e visando o bem da coletividade, neste momento eu deixo aqui registrado que não sou mais o presidente do grupo e nem estarei envolvido em qualquer outro cargo. É verdade que fui eu quem criei o grupo e que poderia muito bem proibir o uso do nome ou boicotar os pedais do mesmo, mas o que eu quero com o meu afastamento é que o grupo demostre que tem competência para se manter ativo e que cresça porque com isso todos saem ganhando, em momento algum desejo ver o fracasso do mesmo. Deixo aqui o desejo de boa sorte a todos os meus amigos de pedal e sempre que der vontade eu irei aparecer em algum pedal do grupo, mas sem a menor chance de opinar ou de participar de qualquer coisa na área administrativa ou de eventos. Como sempre, este blog estará a disposição do grupo para divulgar os seus pedais e os seus eventos, basta que me enviem o material que eu terei o maior prazer em divulgar e como de costume segue abaixo o cronograma de pedais semanais do grupo para você que por acaso estiver interessado em participar. Quero também deixar aqui registrado que no final do mês de dezembro estarei encerrando a minha participação como administrador do grupo do Facebook. 



Por: Geovane Bezerra 

2 comentários:

  1. Nathanael Marques Ferreira - São José do Belmonte PE8 de novembro de 2017 às 14:59

    Concordo plenamente com o que foi citado logo no início desta postagem. Assim como respeitar o ciclista é uma obrigação dos condutores de veículos automotivos, respeitar as leis é uma obrigação do ciclista, mas realmente fomos educados para andar de bicicleta pela contra-mão porque assim é que era seguro (segundo os nossos pais nos ensinaram), mas hoje sabemos que não só é inseguro pedalar desta forma, como é contra a lei e assim devemos mudar o nosso pensamento e principalmente as nossas atitudes no trânsito. Em relação a postagem como um todo achei muito boa, um conteúdo realmente de qualidade. parabéns.

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  2. Noel Rosa Bezerra de Aracaju28 de novembro de 2017 às 06:36

    Concordo com tudo o que está escrito. Temos de ser respeitados, mas devemos também respeitar e isso vale para as leis e para com o nosso próximo.

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