quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

TRANSITO ASSASSINO

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Fonte Imagens do Google
O uso da bicicleta como meio de transporte vem crescendo em todo o mundo e aqui no Brasil não é diferente, usar a bicicleta para ir ao trabalho, para levar um filho a escola ou mesmo para se divertir num final de semana com os amigos e familiares já é algo bastante comum em todas as regiões do nosso país. Aqui em Pernambuco cada vez mais pessoas optam por ir para o trabalho de bicicleta ao invés de ir de carro ou de usar o transporte público, isso por um lado é muito bom; bom para as pessoas, bom para as cidades e bom para o planeta, já que a bicicleta é um meio de transporte ecologicamente correto porque não emite nenhum tipo de poluente, mas esse aumento de pessoas pedalando, principalmente nas grandes cidades está fazendo com que um grande número de ciclistas percam a vida, muitas vezes de maneira estúpida, vítimas de motoristas e motociclistas irresponsáveis que pilotam ou dirigem embriagados.
A algum tempo falar em ciclovias ou ciclofaixas era algo totalmente fora de cogitação nas cidades do interior, hoje a situação aos poucos está mudando, mas a cultura do desrespeito aos ciclistas ainda está longe de mudar, e assim como os ciclistas os pedestres também são vítimas de pessoas muitas vezes sem o menor preparo psicológico e sem a menor capacidade de pilotar uma moto ou de conduzir um veículos, mas que devido a fragilidade das nossas leis estão ai a solta matando e aleijando milhares de pessoas. É bem verdade que existem também os maus ciclistas que são aqueles que costumam pedalar embriagados, que pedalam pelas causadas desrespeitando os pedestres e também aqueles que costumam se mostrar, pedalando empinando a bicicleta e muitas vezes em alta velocidade e também aqueles que costumam trafegam pela contra mão, mas a verdade é que a maioria das pessoas que anda de bicicleta costuma se cuidar, principalmente aqueles ciclistas que fazem parte de algum grupo, equipe ou associação de ciclismo, pois lá eles recebem as devidas orientações e procuram pôr em prática no seu dia a dia, mesmo assim estes também são vítimas deste nosso trânsito assassino.
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Fonte Imagens do Google
Numa matéria publicada no jornal Diário de Pernambuco no dia 13/01/2017 intitulada (Diário Urbano – Trânsito Assassino) o redator (Jailson da Paz) faz um relato bem contundente sobre a triste realidade nossa, onde fica bem claro que a capital do Estado de Pernambuco a nossa querida e amada Recife, lidera o ranking de mortes no trânsito, e apesar de não estar detalhado na matéria sabemos que uma boa parte destas mortes são de ciclistas; uma triste realidade que choca e que nos causa indignação pelo fato de não vermos nenhuma providência concreta que venha a diminuir esta situação.
Eu Geovane na qualidade de membro de um grupo de Mountain Bike posso afirmar na prática o que já ouvia lá atrás quando resolvi iniciar nesta categoria de esporte que é radical, mas também quando praticado com os devidos cuidados só nos traz alegria e bem estar, mas ao contrário disto a cada dia pedalar pelas ruas das cidades brasileiras exige do ciclistas uma carga enorme de tenção, pois ele tem de estar alerta o tempo todo e se não bastasse a violência do trânsito em si, ainda existe a violência urbana. Sugiro a todos que cliquem neste link http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/vida-urbana/2017/01/13/interna_vidaurbana,684179/diario-urbano-mortes-no-transito.shtml  e leiam a reportagem do jornal Diário de Pernambuco porque esta matéria traz alguns números bastante interessantes. Vale lembrar que o foco da matéria são as mortes no trânsito de um modo geral, não especificamente as mortes de ciclistas ok.
Os Amigos do Pedal sendo um grupo de ciclismo que tem na sua programação pedais urbanos e rural procura sempre orientar os seus membros, em especial os novatos e as crianças. É importante que todos nós passemos a entender que a bicicleta hoje faz parte do trânsito e como tal ela e o ciclista que a conduz estão sujeitos as leis que regem o trânsito em nosso país e desta forma, desde a criação do grupo em 25/04/2011 até a presente data, os casos de problemas envolvendo ciclistas e outros usuários das vias foram raros e de pouca gravidade, o que demostra responsabilidade por parte dos nossos ciclistas e bom senso por parte da maioria dos motoristas e motociclistas daqui da cidade de Belo jardim e dos vários lugares por onde já pedalamos.



Por: Geovane Bezerra

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