quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

SUGESTÕES DO SEBRAE PARA A CRIAÇÃO DE UMA ASSOCIAÇÃO

Nesta portagem vocês poderão contar com dicas importantes e valiosas para constituir uma associação dentro dos parâmetros legais, vale aqui deixar registrado que estas dicas valem para todos os tipos de associação, mas que a depender das atividades desenvolvidas existem peculiaridades que devem ser observadas e repeitadas. No caso das associações de ciclismo e de demais atividades desportivas devemos ficar atentos as determinações contidas na Lei Pelé, então é bom lembrar que estas sugestões servem apenas para dar uma rumo para quem pretende constituir uma associação, mas ao dar início a alguma associação você deve procurar ajuda no próprio SEBRAE se tiver na sua cidade ou procurar a orientação de algum advogado. Leiam com atenção.


Roteiro para criar uma associação

Veja as sugestões do Sebrae para organizar associações. Grupo interessado deve estar ciente das responsabilidades individuais e coletivas.
1ª fase: Sensibilização
·          
·         Contato inicial: é importante que as pessoas envolvidas tenham o maior número possível de informações sobre o tema (legislação, funcionamento, direitos e deveres dos associados,etc.).
Essas informações devem orientar a escolha das pessoas em seguir ou não com o processo organizativo da associação. Se houver interesse, o grupo deve mobilizar mais pessoas, pois são necessários pelo menos 10 integrantes para organizar uma associação. É importante organizar uma palestra ou discussão com um especialista no tema ou com pessoas que já fazem parte de alguma associação bem-sucedida.
·         Palestra de sensibilização: como o nome sugere, o objetivo é sensibilizar as pessoas para o tema, explorando principalmente as responsabilidades individuais e coletivas no processo e a necessidade de se imprimir um caráter empresarial e transparente na gestão da associação.
Caso haja concordância em avançar com o trabalho, é fundamental designar os responsáveis por levantar informações sobre a legalização da associação, e outras pessoas que se responsabilizem por estudar a viabilidade econômica e as necessidades de infraestrutura e recursos financeiros.
·    Apresentação dos resultados da etapa anterior: com base nas informações sobre a documentação e tramitação legal para constituição da associação e, principalmente, no estudo da viabilidade econômica, caso a decisão seja por constituir a associação, passa-se para a fase seguinte.

2ª fase: Constituição
·          
·          
·         Assembleia de Constituição: é uma etapa formal do processo de legalização. É realizada no ato de constituição da associação, na presença de todos os associados. Nessa Assembleia, será escolhido o nome da associação e a sede.
Será discutido, definido e aprovado o Estatuto Social, e também serão eleitos os representantes dos órgãos de direção (Conselho de Administração, Diretoria e Conselho Fiscal). Após essa etapa, deve-se encaminhar a documentação para registro, que é feito no cartório de registro de pessoas jurídicas. Nas cidades maiores, existem cartórios específicos para essa finalidade. Nas menores, é feito no cartório de registro geral.
De acordo com a Lei nº 6.015/73 (artigos 120 e 121), são necessários os seguintes documentos para se registrar uma associação:
·         Ata de Fundação;
·         Duas vias do Estatuto;
·         A relação dos associados fundadores e dos membros da diretoria eleita;
·         Ofício encaminhado ao cartório.
O passo seguinte é providenciar o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) junto à Receita Federal. Esse cadastro permitirá à associação realizar transações financeiras, contratos, convênios e contratação de empregados.
3ª fase: Pré-operacional
·          
·          
É a fase da estruturação: definição de localização, aquisição de móveis e equipamentos, contratação de funcionários e contadores, abertura de conta no banco, licenças e alvarás, etc.
4 ª Fase: Operacional
·          
·         Início das atividades: começam os desafios reais da associação. Como toda organização, para ser bem-sucedida, a associação também precisará de gestão eficiente e comprometida com os propósitos da instituição.
Observação: este roteiro é uma sugestão para criar uma associação e apresenta alguns pontos a serem seguidos e observados. As etapas devem ser adaptadas conforme a necessidade de cada grupo.
Série Empreendimentos Coletivos
Consciente da importância do associativismo para a melhoria dos negócios, o SEBRAE lançou a série de publicações Empreendimentos Coletivos.

Fonte: Sebrae Nacional - 12/12/2016






 Por: GeovaneBezerra

sábado, 18 de fevereiro de 2017

PEDAIS MAIS RECENTES DOS AMIGOS DO PEDAL

Nesta postagem vocês poderão conferir um pouco do que rolou nos pedais mais recentes do nosso grupo, mas antes de iniciar a narrativa deste pedais queremos deixar aqui um alerta a quem está iniciando no Mountain Bikes, o fato é que neste período de calor é muito importante cuidar da hidratação e passar muito protetor solar, mesmo nos dia eventualmente nublados, também é importante usar roupas adequadas e fazer um bom alongamento antes de iniciar no pedal e vale sempre a pena lembrar que mesmo que você já tenha alguma experiência no MTB nunca é demais lembrar de respeitar os limites do seu corpo e não se expor a riscos desnecessários, dito isto fica aqui o convite para que lendo esta e outras das nossas postagens e vendo as fotos das nossas aventuras você decida deixar um pouco de lado o sofá e de repente se arriscar na prática de alguma atividade física e que sua opção seja pelo Mountain Bike seja bem vindo a se juntar aos nossos ciclistas em alguns dos nossos pedais, aqui todos são bem vindos, desde de que respeitem as orientações e os seus pares. 

 

17/02/17 Sexta-feira - Trilha Noturna de MTB
Na noite da última sexta-feira foi realizada mais uma trilha noturna dos Amigos do Pedal, mas infelizmente até o momento da edição desta matéria nenhum detalhe a respeito deste pedal noturno chegou até esta redação 

15/02/17 Quarta-feira - Passeio Ciclístico Noturno
Nesta quarta poucos ciclistas compareceram para participar deste pedal, mas os que compareceram estavam muito bem dispostos e animados segundo relatos. Eu Geovane estou ausente de todos os pedais por estar momentaneamente sem bikes, mas irei voltar as atividades em breve. este passeio contou com a participação de 16 ciclistas e teve um percurso total de 17 km que é o percurso tradicional. Devido a atual onda de violência e de insegurança pela qual passa a nossa cidade este número de ciclistas pode ser considerado bom, mas já tivemos passeios com mais de 30 ciclistas participando. 
 
   

 

12/02/17 Domingo - Trilha dos Cachorros
Esta trilha antigamente era denominada de Trilha da Mariola, este é um pedal classificado como intermediário, mas alguns dos nossos ciclistas o consideram leve, o percurso do mesmo é relativamente curto, este por exemplo teve um percurso total de 21,3 km. Segundo relatos nenhum incidente foi registrado. Participaram do mesmo cinco ciclistas e o guia foi o ciclista Amaro Neto. Vale aqui deixar o nosso voto de repúdio a sujeira encontrada na principal avenida da nossa cidade, isso devido ao fato de ter acontecido um evento na noite do dia anterior e de que a prefeitura ainda não havia enviado a equipe de limpeza para o local, sabe-se lá o porque. 
 
   

 

10/02/17 Sexta-feira - Trilha Noturna do Espetinho
Este pedal é realizado entre os municípios de Belo Jardim e Sanharó e já se tornou o principal pedal noturno intermunicipal do nosso grupo, vale registrar que existem várias opções de trajeto para este pedal que variam em quilometragem e grau de dificuldade. Participaram desta trilha 09 ciclistas e a mesma teve um percurso total de 36 km. Como alguns de vocês já estão a par hoje a cidade de Belo jardim conta oficialmente com os seguintes grupos de ciclismo; Turma do Pedal de Belo jardim (o mais antigo em atividade), Amigos do pedal Belo Jardim, Loucos Por Bikes (do bairro do santo Antônio) e mais um outro que o ciclista Amaro Neto me mostrou as camisas que eles mandaram confeccionar, mas infelizmente não me recordo o nome e a Equipe Mutantes MTB, além é claro da galera do DH Belo Jardim, Os ciclistas dos Mutantes também fazem parte dos Amigos do Pedal assim como vários ciclistas dos Amigos do Pedal também são ou foram ciclistas da Turma do Pedal, o fato é que o ciclismo e o Mountain Bike em nosso município está em alta e isso tem tudo a ver com os Amigos do Pedal. Quero aqui parabenizar a todos os ciclistas d todos os grupo seja lá qul for a sua categoria de pedal e também aos atletas que inspirados em nós formaram um belo grupo para correr em algumas noites aqui em Belo jardim, tem ainda a galera o Skate e também dos Patins, o que falta aqui na nossa cidade é espaço adequado para desenvolvermos melhor as nossas práticas desportivas e também incentivo por parte do Poder Público Municipal, no mais todos tem muita garra e disposição. Só deixando registrado que os Mutantes participaram deste pedal junto com os Amigos do Pedal.
  

  

05;02/17 Domingo - PEDAL CANCELADO
Por motivos ainda não esclarecidos neste domingo não houve registro de trilhas por parte dos ciclistas dos Amigos do Pedal, no entanto sabemos que alguns ciclistas do grupo fizeram seus pedais solitários também denominados de treinos ou giros como no meu caso (Geovane) que fiz um pedal de leve nesta data. Fica aqui o registro deste domingo atípico.

PEDAIS REALIZADOS PELO CICLISTA GEOVANE
quem acompanha este blog e por conseguinte as aventuras dos Amigos do Pedal sabe que eu Geovane sou o presidente, o idealizador e um dos fundadores dos Amigos do Pedal e que dentro do possível procuro estar presente nos pedais do grupo, mas que por várias razões isso nem sempre é possível contudo, para compensar o tempo perdido e como forma de incentivo e de exemplo para quem acompanha este blog e que veem em nós uma fonte de inspiração, sempre que posso faço alguns pedais sozinho e neste mês de fevereiro mesmo com todos os problemas que estou enfrentando ainda consegui fazer dois pedais destes ou dois giros e é isso que vocês irão conferir nas fotos abaixo.
12/02/17 Domingo - Giro Matinal Rural
Este pedal teve um percurso total de apenas 14,6 km e foi realizado na sua quase totalidade pela zona rural, foi um pedal muito legal. Quero aqui deixar registrado que neste dia eu havia lavado os meus capacetes e demais acessórios de proteção, por isso me encontrava pedalando deste modo, o que não aconselho a ninguém, mesmo que seja um pedal curto é sempre importante estar devidamente protegido. 
 
   

 

05/03/17 Domingo - Giro Vespertino Rural
Este pedal teve um percurso total de 26,3 km e assim como o anterior foi realizado pela zona rural, o mesmo foi muito proveitoso e mesmo sabendo dos riscos de se pedalar só isso é uma coisa que gosto muito de fazer, principalmente quando estou estressado porque o contato com a natureza, mesmo que rapidamente, me acalma e me faz muito bem. Infelizmente estamos atravessando um dos maiores períodos de seca da nossa história e os belos locais de banho já era, mas por outro lado ainda existe muitos pés de fruta por aqui e neste momento o carro chefe é a manga, que vez por outra encontramos nos nossos pedais e com a devida autorização colhemos e levamos algumas para casa, como neste dia abençoado. 
 
   
  
   




Em relação a este pedal quero esclarecer que inicialmente o destino do mesmo seria a chácara do nosso amigo Geninho que tem um banho especial, mas devido a falta de chuvas lá secou, o Bar Encantado foi a nossa segunda opção porém ficamos sabendo hoje pela manhã que até lá que é bem alto e próximo de uma bela mata e de algumas nascentes o banho também secou e sendo assim ainda não sabemos com certeza o destino deste pedal, mas até o presente o mesmo está de pé. 


Por: Geovane Bezerra

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

BICICLETAS DA VOLKSWAGEN CHEGAM AO BRASIL CUSTANDO 4 VEZES MAIS DO QUE NA EUROPA

Meus amigos algum de vocês por acaso estão sabendo que a Volkswagen lançou uma linha de bicicletas? Sim é verdade e são bicicletas de excelente qualidade de de designer moderno, mas infelizmente como quase tudo que chega ao nosso país eles chegaram aqui com um preço bem salgado para a nossa realidade. Nesta postagem vocês entenderão do que estamos falando. Vale aqui deixar registrado que todos os méritos e créditos desta matéria deve ser dirigido  aos seus autores e ao site de origem que é o http://br.blastingnews.com


As mountain bikes com aro de 26" e 29" tem preço inicial de R$ 9.463, enquanto no mercado europeu o valor é equivalente a R$ 2.334.

 

A #Volkswagen iniciou, nesta quinta-feira (08/12/2016), as vendas de duas bicicletas com sua marca no Brasil. Elas são da categoria #Mountain Bike e tem preço inicial de R$ 9.463. As bicicletas da Volkswagen também são vendidas na Europa, onde são mais em conta. Não é exatamente o que se pode chamar de barato, custam a partir de 648,53 euros, o equivalente a R$ 2.334, mas são mais acessíveis. O preço inicial no Brasil é 4,05 vezes superior.
As bicicletas foram lançadas no mercado brasileiro no Salão do Automóvel de São Paulo, realizado no mês passado. Elas são comercializadas sob encomenda, com os pedidos podendo ser feitos na rede de concessionárias da marca em todo o País. Os quadros das Mountain bike Volkswagen são de alumínio e foram desenvolvidos pelos designers da marca, seguindo o estilo da montadora. O modelo de entrada tem roda de alumínio de 26 polegadas, está equipada com câmbio Shimano Deore de 27 marchas e tem a cor preto/azul. Ela é leve, pesa de 13,5 quilos.

Freios

O sistema de freio é hidráulico com disco nas duas rodas. O garfo da Suntour também é hidráulico. A outra versão tem roda de alumínio de 29” e câmbio Shimano XT de 30 marchas speed. O garfo é o Suntour XCR com trava no guidão, com os freios dianteiro e traseiro hidráulicos. Ela tem cor preta/azul e custa R$ 9.700. Essa versão é um pouco mais pesada, 14,5 quilos.
A comercialização de bicicletas com a marca da montadora pode parecer estranho, mas a atuação de negócios das empresas do setor vai muito além de fabricar e vender carros. Várias outras marcas, como a Chevrolet e a Porsche, também comercializam bicicletas. A própria Volkswagen lançou esta semana um serviço para concorrer com o Uber a partir de 2017. A Audi iniciou em São Paulo um projeto de compartilhamento de carros.

Desde 2015

De acordo com a Volkswagen, as mountain bikes têm o DNA da marca, aliando qualidade, inovação e robustez. As bicicletas, acrescenta, são para pessoas que buscam mais uma opção de mobilidade e lazer. Elas fazem parte da linha de acessórios da montadora, que tem cerca de 100 produtos licenciados, que vão de kit de revestimento de banco em couro a central multimídia.
As moutain bikes da Volskwagen fizeram sua estreia mundial no Salão de Frankfurt de 2015, na Alemanha, como pode ser conferido no vídeo abaixo. No Brasil, elas chegam custando mais do que uma Honda CG 160, a motocicleta mais vendida no país, que parte de R$ 7.590.






Por: Geovane Bezerra