segunda-feira, 1 de janeiro de 2018

AMIGOS DO PEDAL RETROSPECTIVA 2017

Nesta Primeira postagem do ano de 2018 vou aqui apresentar um resumo de tudo o que aconteceu no decorrer de 2017 com o Grupo de Ciclismo Amigos do Pedal, grupo este que assim como qualquer outro viveu seus dias de glória e prosperidade, sendo exemplo para vários outros, mas que também atravessou por períodos difíceis e este ano de 2017 em particular foi um ano difícil para o grupo onde alguns fatores acabaram por afastar vários ciclistas do grupo, principalmente as mulheres, mas nem tudo foi problemas, o grupo apesar de tudo se manteve ativo e apesar de tudo ainda é um exemplo para outros grupos e através dele outros grupos surgiram aqui em Belo Jardim e outros estão por surgir, por tudo isso vale muito apena relembrar as aventuras que os Amigos do Pedal encararam durante todo este ano que agora está terminando. Vou começar os relatos pelo primeiro mês do ano até chegar ao último pedal de 2017. para quem por ventura não acompanhou aqui no blog as aventuras deste belo grupo terá aqui nesta postagem uma ótima oportunidade para fazer isso. leiam com calma e apreciem a vontade as fotos. 

ATIVIDADES DO MÊS DE JANEIRO
Estavam programados para este mês 13 pedais, mas como 05 foram cancelados apenas 08 foram realizados. O grupo realizou neste mês 03 pedais alternativos e ao final do mês o grupo havia pedalado 379 Km. Foi um início de ano digamos que razoável, já que assim como no final do ano de 2016 o número de participantes nos passeios noturnos das quartas caiu bastante.

 
  
Este foi o primeiro Passeio Ciclístico Noturno do ano de 2017, o mesmo aconteceu na quarta-feira 04/01/17 e contou com a participação de 11 ciclistas, eu Geovane estava presente no mesmo. O percurso foi o tradicional com 17 km. 

  
 
Este foi o primeiro pedal diurno do grupo, Trilha Belo Jardim/Sanharó. O mesmo aconteceu no domingo dia 08/01/17 e teve um percurso total de 36,2 Km e eu Geovane estive presente. 

  
 
Passeio Ciclístico Noturno da quarta-feira 11/01/17. O percurso deste passeio de 12,7 Km e participaram do mesmo apenas 05 ciclistas. Eu Geovane não estive presente. 

 
 
A cidade de Belo Jardim foi representada neste evento realizado na cidade de São sebastião do Umbuzeiro no Estado da Paraíba por 18 ciclistas dos Amigos do Pedal, e eu Geovane é claro que estava lá. O percurso deste passeio foi de 25 Km, e não só na nossa opinião, mas na opinião da maioria dos participantes foi um ótimo evento e a galera dos Amigos do pedal já tem presença confirmada para o evento de 2018, infelizmente neste eu vou ficar de fora. este evento em Umbuzeiro aconteceu no domingo dia 15/01/17.

  
 
Trilha Cavalo Morto/Xucuru, realizada na sexta-feira dia 20/01/17, feriado de São Sebastião que é o padroeiro de Belo Jardim. participaram deste pedal apenas eu Geovane e os ciclistas Samarone e Wellington. O percurso total foi de 59,3 Km. Ótimo pedal. 

  
 
Trilha Barragem do Bitury, realizada no domingo dia 22/01/17. A equipe deste pedal foi composta por mim Geovane e pelo casal de ciclistas Vanda e Amaro. na ocasião podemos registrar com muita tristeza que a nossa barragem Engenheiro Severino Guerra (Barragem do Bitury) estava em completo colapso, com o nível mais baixo desde a sua construção na década de 70. O percurso total foi de 25,1 Km.

 
Passeio Ciclístico Noturno da quarta-feira 25/01/17 que contou com a participação de 12 ciclistas e teve um percurso total de 15 Km. Por motivo de força maior eu Geovane não estive presente.

  
 
Amigos do Pedal no 1º Ecobike Caruaru. Participaram deste evento 25 ciclistas que representaram muito bem a nossa cidade de Belo Jardim. O percurso foi de 35 Km e segundo relatos foi um evento muito bom, infelizmente eu Geovane não pude me fazer presente.

  
 
Trilha das Mangas, pedal realizado no domingo dia 29/01/17. este foi o último pedal do m~es de janeiro fechando com chave de ouro o mês. participaram do mesmo 10 ciclistas e o percurso foi de 29,4 Km. Apesar de estar um pouco debilitado eu Geovane fiz questão de me fazer presente neste excelente pedal. 


ATIVIDADES DO MÊS DE FEVEREIRO
para o mês de fevereiro estava programado 12 pedais, mas com o cancelamento de 02 apenas 10 foram realizados. também aconteceram outros 02 pedais alternativos e desta forma fechamos o mês de fevereiro com 286,1 Km pedalados. 

 
 
Passeio Ciclístico Noturno da quarta-feira 01/02/17. Apenas 04 ciclistas participaram deste passeio e o percurso foi o tradicional com 17 Km. Eu Geovane não estive presente. É bom lembrar que não foram só os problemas internos do grupo que afastaram as pessoas dos passeios, mas também problemas externos e dentre eles destaco a violência e a falta de segurança aqui em Belo Jardim. 

  
 
Passeio Ciclístico Noturno da quarta-feira 08/02/17. este passeio contou com a participação de 06 ciclistas e o percurso foi o tradicional com 17 Km. Já como vem acontecendo a algum tempo apenas a ciclista vanda representou a equipe feminina neste passeio. Eu Geovane não pude participar. 

  
 
Trilha Noturna do Espetinho, primeira trilha noturna do ano de 2017, realizada entre os municípios de Belo Jardim e Sanharó com um total de 36 Km pedalados. Participaram deste pedal 10 ciclistas e mais uma vez eu Geovane não me fiz presente. Segundo relatos foi um ótimo pedal. 

  
 
Trilha dos Cachorros, pedal realizado no domingo dia 12/02/17 que contou com a participação de 05 ciclistas sendo que mais uma vez apenas a ciclista Vanda representou a equipe feminina. O guia deste pedal foi o ciclista Amaro e o percurso total foi de 21,7 Km. 

  
 
Passeio Ciclístico Noturno da quarta-feira 15/02/17 que contou com a participação de 16 ciclistas que percorreram 17 Km. Segundo relatos foi um belo passeio e mais uma vez eu Geovane não me fiz presente. 

  
  
Trilha Noturna Belo Jardim/Tacaimbó. Participaram deste pedal 11 ciclistas e o percurso total foi de 41 Km. Eu Geovane não pude me fazer presente, mas segundo relatos foi um pedal muito legal, mas devido a atual onda de assaltos naquela área não voltamos mais a fazer pedais noturnos para Tacaimbó. 

  
 
Trilha Volta do Rio, pedal que contou com a participação de 16 ciclistas e teve um percurso total de 40,5 Km. mais uma vez eu não me fiz presente e quero aqui deixar uma explicação para todos que acompanham este blog. O fato de eu estar tão ausente dos pedais do grupo foi devido a alguns problemas internos que eu na qualidade de líder tive de contornar, mas para isso foi necessário que eu me afastasse um pouco pra colocar as ideias no lugar. 

  
 
Passeio Ciclístico Noturno da quarta-feira 22/02/17 contando com a participação de 14 ciclistas que fizeram o percurso tradicional de 17 Km. Eu Geovane não estava presente nesta ocasião.

  
 
Trilha Jenipapo/Serrinha. Pedal realizado na manhã do domingo dia 26/02/17 e nesta eu estava presente. A equipe foi composta por 07 ciclistas e o percurso total foi de 43 Km. Foi um ótimo pedal onde todos se divertiram bastante. Este foi ´último pedal oficial ou programado do grupo para este m~es de fevereiro, mas aconteceram outros.

  
 
Trilha Alternativa de Carnaval (1º Dia. Pedal Noturno). Realizado na noite de 27/02/17 onde apenas eu Geovane e a minha esposa a Cida participamos. Esta trilha foi dividida em dois dias, neste primeiro pedalamos 17,2 Km e pernoitamos na chácara do meu compadre Jorge, lá no Sítio Mariola.

 
 
Trilha Alternativa de Carnaval  (2º Dia Pedal Diurno). A segunda parte desta aventura teve um percurso total também de 17,2 Km e já no finalzinho da aventura a bike da minha esposa furou o pneu, mas nada que tirasse a satisfação de pedalar ao lado dela. Infelizmente este foi o último pedal que ela participou, por recomendação médica ela está terminantemente proibida de pedalar por tempo indeterminado devido a uma grave lesão no joelho. No total pedalamos 34,4 Km nos dois dias.


ATIVIDADES DO MÊS DE MARÇO
O mês de março já foi um mês mais produtivo para o grupo como um todos, fechamos este mês com 384,6 Km pedalados. Apesar das altas temperaturas e dos problemas internos do grupo, aos pouco com muita conversa e jogo de cintura eu Geovane na qualidade de líder deste grupo fui contornando a situação e aos poucos a coisa vai voltando ao normal, mas os problemas deixaram sequelas que irão permanecer por muito tempo.

  
 
Participaram deste passeio 10 ciclistas e o mesmo seguiu o roteiro tradicional com 17 Km. Eu não estive presente, mas segundo relatos foi um ótimo passeio, como deve ser sempre. 

  
 
Trilha Noturna do Espetinho. Mais um pedal realizado entre as cidades de Belo Jardim e sanharó que já virou tradição no grupo, no total a galera pedalou 37 Km e a equipe foi composta por 04 ciclistas e eu não fiz parte da mesma que aconteceu na noite da sexta-feira 03/03/17.

 
 
Trilha Boa Sorte/Xucuru. Participaram deste pedal 11 ciclistas e eu Geovane fiz parte desta equipe. Foi um excelente pedal realizado num clima de muita descontração e que teve um percurso total de 65,6 Km. Este não é um roteiro indicado para iniciantes devido ao grau de dificuldade, mas para quem já tem experiência e folego é bom demais. Este pedal foi realizado na manhã do domingo dia 05/03/17. 

  
 
Passeio Ciclístico do Dia Internacional da Mulher. Pedal realizado na noite da quarta-feira 08/03/17 que contou com a participação de 15 ciclistas. Eu estava bem animado para participar, mas por motivo de trabalho não pude me fazer presente. O percurso foi o tradicional com 17 Km. Segundo relatos foi um ótimo pedal. 

  
 
Trilha Noturna do Espetinho. Este pedal aconteceu na noite da sexta-feira 10/03/17 e contou com a participação de apenas 04 ciclistas. O destino como sempre foi a cidade de sanharó, onde todos foram degustar aquele espetinho delicioso. O percurso total foi de 35 |Km. Mais uma vez eu Geovane não me fiz presente.

  
 
Trilha Sítio Flores, realizada na manhã do domingo dia 12/03/17. Este pedal contou com a participação de 10 ciclistas e eu estava lá presente no mesmo que teve um percurso total de 30 Km. 

  
 
Passeio Ciclístico Noturno da quarta-feira 15/03/17. Participaram deste passeio 12 ciclistas que pedalaram pelo percurso tradicional com 17 Km. Eu Geovane não participei. 

  
 
Trilha Bica Espalhadeira, realizada na manhã da quinta-feira dia 16/03/17 onde participaram apenas 02 ciclistas e um deles era eu Geovane. O percurso total foi de 26,9 Km. 

  
 
4ª Trilha do Bacurau. Pedal noturno realizado em parceria com a Equipe Mutantes MTB, este pedal foi realizado entre os municípios de Belo jardim e Pesqueira e segundo relatos foi um pedal muito bom. A trilha aconteceu na noite do sábado 18/03/17 e contou com a participação de 34 ciclistas, um número muito bom de participantes. Eu Geovane não me fiz presente. 

  
 
Trilha de Exploração Barragem da Piedade. Este pedal foi realizado na manhã do domingo dia 19/03/17 entre os municípios de Belo Jardim e Brejo da Madre de Deus e teve um percurso total de 50,8 Km e muita dificuldade ao longo do percurso, mas foi um pedal nota 10. A equipe foi composta por mim Geovane (que também fui o guia) e pelos ciclistas Samarone e Regis. 

 
 
Passeio Ciclístico Noturno do Dia Mundial da Água. este passeio contou com a participação de 18 ciclistas e como foi um pedal comemorativo o mesmo teve um percurso total de 20,9 Km. Eu Geovane não só estive presente como sugeri alterações no roteiro o que foi aceito por todos. Foi um ótimo pedal.     

  
 
Trilha dos Cachorros, realizada na manhã do domingo dia 26/03/17 e que contou com a participação de 12 ciclistas e eu Geovane estive presente. O percurso total foi de 24,3 Km. este foi mais um ótimo pedal onde todos se divertiram bastante. 

 
Passeio Ciclístico Noturno da quarta-feira 29/03/17 que contou com a participação de 18 ciclistas que pedalaram pelo percurso tradicional com 17 Km. Eu Geovane não me fiz presente. 

  
 
Trilha Noturna do Araçá. Participaram deste pedal 04 ciclistas que pedalaram um percurso de 20 Km. Eu Geovane não me fiz presente, mas segundo relatos do ciclista Amaro foi um pedal Top de Linha. 



ATIVIDADES DO MÊS DE ABRIL
Para o mês de abril estavam programados 15 pedais, mas apenas 12 foram realizados já que 03 tiveram de ser cancelados. O mês de abril foi o mês mais produtivo para o grupo já que no total a galera pedalou 538,3 Km. Com a volta aos poucos da normalidade interna no grupo este resultado é mais do que normal, e é por isso que eu digo que muitas vezes é preciso nos afastar de algo para olhando de fora enxergar o que está errado e junto com os demais tentar corrigir, sempre dentro da medida do possível. Vale deixar registrado que aconteceram 05 pedais alternativos no decorrer deste m~es de abril. 

  
 
1ª Trilha do Dia da Mentira Frei Damião/Cavalo Morto. Participaram deste pedal apenas eu Geovane e o meu genro o Andrews. Este pedal de feriado teve um percurso total de 20,5 Km. Pedal bem legal. pedal realizado na tarde do dia 01/04/17. 

  
 
Trilha Memorial de Frei Damião, realizada no domingo dia 02/04/17 e que contou com a participação de 07 ciclistas e teve um percurso total de 41,1 Km. Eu Geovane fiz parte da equipe. 

 
 
Passeio Ciclístico Noturno da quarta-feira 05/04/17 que contou com a participação de 14 ciclistas e o percurso foi o tradicional com 17 Km. Eu Geovane não fui. 

  
 
Pedal Alternativo - Trilha Serra dos Ventos. pedal realizado na quinta-feira dia 06/04/17 no qual participaram eu Geovane e o meu genro Andrews. O Percurso total foi de 46,5 Km. Pedal bem legal. 

  
 
Pedal Alternativo - Trilha Patos/Sanharó. Este pedal aconteceu na manhã d domingo dia 09/04/17 e contou com a participação de 11 ciclistas e lá estava eu Geovane presente. O percurso total foi de 37,9 Km. 

  
 
6 ª Trilha da Paixão - Belo Jardim/Fazenda Nova. Pedal realizado na sexta-feira dia 14/04/17 e que contou com a participação de 30 ciclistas que pedalaram no total 83,5 Km. Infelizmente neste ano eu Geovane não pude comparecer por motivo de força maior, mas segundo relatos foi um pedal bom demais.

  
  
Sexta-feira 14/04/17 Confraternização da Paixão na D.R. Bikes que contou com a participação de 18 ciclistas e foi um evento simples porém muito legal, segundo informações de quem participou. Nesta eu estva lá. 

   
  
Trilha Bica do Bitury que foi realizada na manhã da sexta-feira dia 14/04/17 e que contou com a participação de apenas 02 ciclistas e um deles fui eu Geovane. A mesma teve um percurso total de 26,7 Km. 

 
 
Esta foia a Trilha do Dia Mundial do Ciclista, realizada no sábado dia 15/04/17 e que deveria ter um bom número de participantes, mas que infelizmente apenas os ciclistas Regis e Guilherme (pai e filho) se fizeram presentes. Eu Geovane gostaria muito de ter me feito persente, mas infelizmente não foi possível porém , fiquei muito triste pelo fato da galera ter esquecido a uma data tão importante como esta para todos nós. Deixo aqui os meus parabéns aos dois guerreiros. 

  
 
Este pedal foi a 2[ Trilha de Páscoa que foi realizada no domingo dia 16/04/17 e que contou com a participação de apenas dois ciclistas, eu Geovane e o amigo e ciclista Wellington. A mesma teve um percurso total de  27,6 Km e foi um ótimo pedal. 

 
Passeio Ciclístico Noturno da quarta-feira 19/04/17. Participaram deste passeio 14 ciclistas e eu Geovane não fiz parte do mesmo.

  
 
A quinta edição da Trilha de Tiradentes, realizada no feriado nacional teve a participação de 09 ciclistas e dentre eles eu Geovane estava lá. A referida trilha teve um percurso total de apenas 30 Km e teve como destino as Antenas da Microondas localizadas na Serra Negra em São bento do Una PE  e foi realizada na manhã da sexta-feira dia 21/04/17.

 
 
Trilha Engenho Cantinho do Céu, realizada na manhã do domingo dia 23/04/17 e que contou coma participação de 14 ciclistas e teve um percurso total de 35 Km. Eu Geovane não me fiz presente. 

 
 
Passeio Ciclístico Noturno da quarta-feira 26/04/17. Este passeio foi alusivo ao aniversário do grupo que no dia 25/04/17 completou 06 anos de fundação. participaram deste passeio 22 ciclistas e eu Geovane é claro que estava lá. Foi um excelente pedal com um percurso total de 17 Km. 

  
 
Trilha Chácara de Geninho. Este pedal foi realizado na manhã do domingo dia 30/04/17 e que contou com a participação de 12 ciclistas que fizeram um percurso total de apenas 27,7 Km e eu Geovane lá estava firme e forte. este foi o último pedal programado ou oficial do grupo neste m~es de abril, mais outros 05 aconteceram. 


ATIVIDADES DO MÊS DE MAIO
Para este mês de maio estavam programados 13 pedais contudo, 05 deles foram cancelados e assim apenas 08 foram realizados e no decorrer do mês o grupo pedalou 241 km. Foi mais um mês de polêmicas e de vários problemas, mas o grupo se mante ativo. Mesmo com todos os problemas internos ainda aconteceram 02 pedais alternativos neste mês. 

 
 
Trilha do Mulungu, realizada na manhã do domingo 07/05/17 e que contou com a participação de 06 ciclistas. Este pedal foi realizado entre os municípios de Belo jardim e a zona rural de Sanharó e teve um percurso total de 45 Km. Infelizmente eu Geovane não pude participar.

 
Trilha Noturna dos Cachorros. Pedal realizado na noite da sexta-feira 03/05/17 e contou com a participação de 03 ciclistas que percorreram um percurso de 20 Km. Eu Geovane não fui. 

 
 
Passeio Ciclístico Noturno da quarta-feira 17/04/17 que contou com a participação de 14 ciclistas e o percurso foi o tradicional de 17 Km. Eu Geovane não fui. 

  
 
Amigos do Pedal participando do Evento do 1ª Campanha Maio Amarelo realizada pelo CIRETRAN BJ. este evento aconteceu na manhã do domingo dia 21/05/17 e contou com a participação de cerca de 40 ciclistas do grupo e um total de 150 ciclistas da nossa cidade. O percurso foi de apenas 06 Km. deixo aqui os meus agradecimentos em nome do grupo a amiga Bruna e ao amigo e ciclista do grupo o Régis que é funcionário do DETRAN PE e trabalha no CIRETRAN aqui de BJ. 

 
 
Trilha Belo Jardim/Mulungu. Pedal realizado entre os municípios de Belo jardim e Sanharó que contou com a participação de 12 ciclistas. A mesma teve um percurso total de 64 Km e eu Geovane lá estava junto com a galera. Outros pedais aconteceram neste mês, mas exemplo dos meses anteriores, as fotos deste chegaram até esta redação para serem publicadas. Pedal realizado no dia 28/05/17.


ATIVIDADES DO MÊS DE JUNHO
Para o mês de junho estavam programados 13 pedais, mas foi um mês onde vários pedais foram cancelados, no total 09 e com isso a quilometragem do mês foi uuito baixa. Terminamos o m~es com apenas 181 Km pedalados. 

  
 
Aniversário de Deives na D.R. Bike. Festinha realizada na noite da quinta-feira 01/06/17 e que contou com a participação de 20 ciclistas e eu estava lá. Esta foi uma festinha nota 10.

 
 
Amigos do Pedal presente no evento 3º Serra Bike, evento realizado no domingo 04/06/17 na cidade de Serra Talhada. A cidade de Belo Jardim foi representada por uma equipe de 17 ciclistas que percorreram no total 58 Km. Segundo relatos foi um ótimo evento. Eu Geovane não fui.

 
 
Trilha de Exploração Sítio Papa Mel. Participaram deste pedal apenas eu Geovane e o ciclista Baiano que foi o guia. O percurso foi de 33,3 Km. Este pedal aconteceu na manhã do domingo dia 04/06/17.

 
 
Trilha do Sátiro, pedal que foi realizado na manhã do domingo dia 18/06/17 e que contou com a participação de 17 ciclistas que pedalaram no total 44,5 Km e eu Geovane estava lá. Foi um excelente pedal realizado entre os municípios de Belo Jardim e Tacaimbó. 

  
 
Trilha de Reconhecimento Patos/Cachorros. Este foi um pedal onde eu Geovane e o ciclista Amaro fomos fazer o reconhecimento oficial do roteiro que a galera iria fazer no nosso evento 3º Pedal Entre Amigos que iria acontecer em breve. O percurso total foi de 35 Km, mas este roteiro foi posteriormente descartado. O ciclista Arielson nos acompanhou em parte deste pedal. Aconteceram outros pedais neste mês, antes e após este, mas infelizmente não chegou até esta redação fotos dos mesmos. 


ATIVIDADES DO MÊS DE JULHO
na programação oficial estavam programados 13 pedais para este mês de julho, mas 09 deles não aconteceram e assim apenas 04 foram assim realizados e com isso a quilometragem do mês foi muito baixa apenas 181 Km, a menor do ano. O gruo também realizou outros 02 pedais alternativos neste mês.

Trilha Barragem do Bitury, pedal que teve um percurso total de apenas 13 Km e que contou com a participação apenas do casal vanda e Amaro. Este pedal aconteceu na manhã do domingo dia 02/07/17.

  
 
Trilha Serra dos Ventos. Pedal realizado no domingo dia 02/07/17 e que contou com a participação de 04 ciclistas e teve um percurso total de 35 Km e eu lá estava. 

 
 
Quinta-feira 06/07/17. Primeira reunião da comissão organizadora do nosso vento (3º Pedal Entre Amigos). Participaram desta reunião 09 ciclistas e na mesma debatemos como realizar o nosso evento da melhor maneira possível. Só deixando registrado que este evento foi idealizado pelo ciclista Amaro Neto que é atualmente o Diretor do grupo e que está a frente do mesmo desde a primeira edição. 

  
 
Domingo dia 09/07/17. Amigos do Pedal presentes no evento 3º Passeio Ciclístico da Cidade de Camalaú PB. A cidade de Belo Jardim foi representada por uma equipe com posta por 09 ciclistas que pedalaram 46 Km. Eu Geovane não pude me fazer presente, mas segundo relatos foi um evento muito bem organizado. 

  
 
Trilha de Exploração Bica do Brejo, pedal realizado na manhã do domingo dia 16/07/17. Esta foi a segunda edição do pedal alusivo ao Dia do Homem que é comemorado neste dia. este pedal foi realizado entre os municípios de Belo Jardim e Sanharó (onde está localizada esta bica, que fica na área da Vila de Jenipapo). O percurso total foi de 44,3 Km e participaram da mesma 09 ciclistas e eu Geovane estava dentre eles. 

  
 
Domingo 30/07/17. Nesta data foi realizada esta trilha que foi um pedal de reconhecimento do roteiro oficial do nosso vento a ser realizado no mês de agosto (3º Pedal Entre Amigos. Esta trilha contou com a participação de 10 ciclistas e o percurso total foi de 23,7 Km. mais adiante o roteiro sofreu uma pequena alteração o que acabou por aumentar a a quilometragem do evento. Este foi o último pedal oficial programado do grupo.


ATIVIDADES DO MÊS DE AGOSTO
O mês de agosto foi um mês menos produtivo para o grupo. Apesar de todos os esforços meu Geovane e do amigo e braço direito o Amaro as polêmicas internas acabaram por prejudicar o desempenho do grupo neste mês. Estavam programados 11 pedais para este mês porém, 06 deles foram cancelados. Durante todo o mês de agosto o grupo pedalou apenas 155,2 Km o menor desempenho do ano, isso mesmo tendo sido realizado 02 pedais alternativos. 


  
 
O primeiro pedal oficial do grupo neste mês foi o nosso evento. Apesar de todos os cuidados na preparação deste evento acabamos pecando no quesito inscrição e assim um evento que foi programado para 250 ciclistas acabou acontecendo com a participação de 350 e assim os problemas foram vários, desde da concentração até o término o que pegou muito mal para o nosso grupo. participaram deste evento ciclistas de toda a região e de outros estados. A equipe dos Amigos do Pedal foi composta por 58 ciclistas e outros 30 da cidade de Belo Jardim também se fizeram presentes neste evento. Foram muitos os erros e muitas as reclamações, mas que isso sirva de lição para todos nós envolvidos na realização do vento. Este evento foi realizado no domingo dia 06/08/17.

 
 
Passeio Ciclístico Noturno da quarta-feira 06/08/17 que contou com a participação de 09 ciclistas e teve um percurso total de 18, 4 Km. Segundo relatos foi um passeio muito bom. Eu Geovane não me fiz presente. 

  
 
Trilha Alternativa Bica do Bitury. Pedal realizado no domingo dia 13/08/17 e que contou com a participação de 05 ciclistas e teve um percurso total de 26,1 Km. mais uma vez eu Geovane não pude me fazer presente. 

  
 
Trilha de Santa Luzia, realizada na manhã do domingo dia 20/08/17. Participaram deste pedal 12 ciclistas e eu Geovane fiz parte da equipe, a mesma teve um percurso total de 29,8 Km. Foi um ótimo pedal. 

 
 
Ecobike de Monteiro PB. Os Amigos do Pedal mais uma vez representaram Belo Jardim neste evento com uma equipe composta de 09 ciclistas. O percurso realizado foi de 36,9 Km. Eu Geovane por questões financeiras quase não participei de nenhum pedal fora de Belo Jardim, mas segundo relatos foi um excelente evento, em todos os sentidos. Este evento aconteceu na manhã do domingo dia 27/08/17.

 
Passeio Ciclístico Noturno da quarta-feira 30/08/17. Participaram deste pedal 08 ciclistas e o percurso foi o tradicional com 17 Km. Este foi o último passeio e o último pedal oficial do grupo neste m~es de maio. Eu Geovane não me fiz presente. 


ATIVIDADES DO MÊS DE SETEMBRO
Para o mês de setembro estavam programados 15 pedais, mas 06 deles foram cancelados, desta forma apenas 09 foram realizados, mas em compensação outros 10 pedais alternativos foram realizados e assim o mês de setembro terminou com 716 Km pedalados, a melhor quilometragem do ano. É verdade que as dificuldades internas ainda persistem, mas o grupo está ativo e aqueles que assim como eu estão a sua frente estamos abertos a todo o tipo de negociação, porém o futuro do grupo neste momento é incerto porque tanto eu Geovane que sou um dos fundadores do mesmo e atual presidente, como o ciclista Amaro neto que é o meu braço direito e atual diretor do grupo estamos deixando de atuar na área administrativa e deixando esta parte aos cuidados dos vários ciclistas que se mostraram interessados em ser líderes, então que assim seja em 2018. 

  
 
Amigos do Pedal pedalando Em tabira PE. Esta trilha aconteceu na manhã do sábado dia 02/09/17 e representando Belo Jardim e o nosso grupo lá estavam os ciclistas Arthur e Elias Alves. O percurso foi de 29 Km. (Pedal Alternativo)

  
Trilha de Água Fria, realizada na manhã do domingo dia 03/09/17 e que contou com a participação de 04 ciclistas e teve um percurso total de 32,6 Km. Infelizmente eu Geovane não me fiz presente.

  
 
Trilha Pedreira do Ipojuca. Pedal realizado no domingo dia 03/09/17 que contou com a participação de 04 ciclistas eu Geovane e os ciclistas Roberto, Orlando, Ricardo e um sobrinho do mesmo. O percurso total foi de 35,4 Km. Vale registrar que fora o sobrinho do Ricardo que estava fazenda a sua estréia no MTB os outros incluindo o Ricardo são ciclistas da vanguarda do grupo, que fazem parte da história do mesmo desde a sua criação lá em 2011, mas que devido a terem se sentido descriminados por alguns membros acabaram por se afastar e só pedalam quando eu Geovane consigo os convencer a fazer isso, mas sem a presença dos demais ciclistas do grupo o que é uma pena, mas uma triste realidade. Igual a eles várias pessoas se sentiram de algum modo rejeitadas ou descriminadas por não terem uma bike de aro 29 ou cara, por não puderam comorar as roupas apropriadas e dai por diante. Para mim Geovane este foi o verdadeiro motivo da decadência do grupo neste ano de 2017. 

  
 
Pedal Alternativo Trilha Tabira/Campos Novos. Desta feita a cidade de Belo Jardim e os Amigos do Pedal foram mais uma vez representados pelos ciclistas Arthur e Elias Alves. Na ocasião os mesmos enviaram comentários através do nosso grupo do WhatsApp informando que foi um ótimo pedal e que o mesmo teve um percurso total de 22,4 Km. Deixo aqui os parabéns aos dois. Este Pedal foi realizado no dia 03/09/17.

  
 
Este é o mais esperado e o mais importante pedal do nosso grupo. Nesta sexta edição 25 ciclistas participaram e o percurso foi diferenciado com 68,4 Km. Dentro da programação oficial de eventos e pedais do grupo alguns se destacam como por exemplo a Trilha da Paixão, a Trilha do Cuscuz, A Trilha do Parque da pedra Furada dentre outras, mas o pedal mais esperado por todos é este que tem como destino o Distrito de Xucuru. 

  
 
Trilha das Duas Bicas, realizada na manhã do domingo dia 10/09/17 e que contou com a participação de 02 ciclistas e um deles fui eu Geovane. O percurso total foi de 38,5 Km. Foi um belo pedal. 

 
 
Trilha Serra dos Ventos. Pedal realizado na manhã do domingo dia 10/09/17, o mesmo contou com a participação de 03 ciclistas e teve um percurso de 25 Km. Eu não fui por estar participando de outro pedal. 

Passeio Ciclístico Noturno da quarta-feira 13/09/17 que contou com participação de 04 ciclistas e teve um percurso de 17 KM. Eu Geovane não me fiz presente.

  
 
Amigos do Pedal e Equipe Mutantes MTB participando de um pedal na cidade de São Caetano PE. O percurso total foi de 86,2 Km e 12 ciclistas participaram do mesmo. Eu Geovane não me fiz presente.

  
Trilha Bica do Bitury, realizada na manhã do domingo dia 23/09/17 e que contou com a participação de 07 ciclistas. A mesma foi um pedal alternativo e teve um percurso total de 23,3 Km. Eu Geovane não participei.

  
 
Trilha dos Cachorros. Participaram deste pedal apenas o casal Vanda e Amaro e o mesmo teve um percurso total de 20 Km. Este pedal foi realizado no domingo dia 17/09/17.

 
 
Trilha Noturna do Dia Mundial Sem Carro, realizada na noite da sexta-feira 22/09/17. Este pedal teve como destino a cidade de Sanharó PE e contou com a participação de 05 ciclistas e eu Geovane fiz parte da equipe. O percurso total foi de 37,7 Km. Ótima trilha.

 
 
Mais um dos pedais tradicional do nosso grupo. Esta trilha aconteceu no domingo dia 24/09/17 e contou com a participação de 05 ciclistas. O percurso total da mesma foi de 103,8 Km e eu Geovane fiz parte da equipe.


  
 
Trilha Bar Encantado. Pedal realizado no domingo dia 24/09/17 (pedal alternativo). este pedal contou com a participação de 04 ciclistas e teve um percurso total de 36 Km. 

  
 
Passeio Ciclístico Noturno da quarta-feira 27/09/17. Participaram deste passeio 09 ciclistas e o percurso foi o tradicional com 17 Km. Eu Geovane não participei.


ATIVIDADES DO MÊS DE OUTUBRO
Para o mês de outubro estavam programados 14 pedais, mas 06 foram cancelados e sendo assim apenas 08 foram realizados, mas também aconteceram outros 03 pedais alternativos e assim a quilometragem do mês chegou a 278,6 Km pedalados. Vale registrar que este foi um mês de altas temperaturas e de baixa umidade do ar. 

  
 
Trilha Bica do Bitury. Pedal realizando na manhã do domingo dia 01/10/17 e que contou com a participação de 09 ciclistas. O percurso total foi de 20,7 Km. Eu Geovane não me fiz presente por estar participando de outro pedal. 

  
Trilha Bica do Bitury, realizada no domingo dia 08/10/17 e que contou c a participação de 06 ciclistas e teve um percurso de 25 Km. Eu Geovane não participei. (Pedal Alternativo). 

 
Passeio Ciclístico Noturno da quarta-feira 18/10/17. Participaram deste passeio apenas 05 ciclistas e o percurso foi o tradicional com 17 Km. Eu Geovane mais uma vez não participei. 

 
 
Trilha da Campanha Outubro Rosa. Este pedal teve como destino o Engenho Cantinho do Céu e tivemos a participação do Grupo Pedala Sanharó que compareceu com um bom número de ciclistas. No total participaram deste pedal 44 ciclistas e o percurso total foi de 33,7 Km. Todos que participaram gostaram bastante, mas a galera de Sanharó sofreu um pouco com a elevação de algumas das ladeiras do percurso. Eu Geovane estive presente neste pedal que foi realizado no domingo dia 22/10/17. 


 
Este foi o último pedal no mês de outubro a Trilha das Águas que foi realizada no domingo dia 29/10/17. Participaram deste pedal eu Geovane e os ciclistas Regis e Guilherme e a mesma teve um percurso total de 37,5 Km. Foi um ótimo pedal.


ATIVIDADES DO MÊS DE NOVEMBRO
O mês de novembro foi mais um mês de altas temperaturas, mas a umidade do ar até que estava dentro da normalidade e desta forma deu para dar umas boas pedalas. estavam programados para este mês 13 pedais mas apenas 07 de fato aconteceram porque outros 06 foram cancelados. O grupo realizou ainda 02 pedais alternativos e mesmo assim o mês fechou com apenas 282,7 Km pedalados. Como sempre boa parte desta baixa quilometragem se deu devido aos problemas internos pelo qual o grupo vem passando e que desviou vários ciclistas para outros grupos e muitos estão preferindo pedalar só ou mudaram para a prática do atletismo, mas a falta de segurança também contribuiu para isso. 

  
 
6ª Trilha de Finados Bica Espalhadeira. Participaram deste pedal 05 ciclistas e o percurso total da mesma foi de 32,4 Km. Segundo relatos dos participantes foi um belo pedal. Eu Geovane não participei. Esta trilha aconteceu na quinta-feira dia 02/11/17. 

  
Trilha Bica Espalhadeira. Pedal realizado na manhã do domingo dia 05/11/17 e que contou com a participação de 09 ciclistas e eu Geovane estava dentre eles. O percurso foi de 35 Km e todos nos divertimos bastante e ainda tivemos o prazer de encontrar por lá a nossa amiga e ciclista do grupo a Enaile que se fazia acompanhada de sua amiga Noêmia e junto com elas tomamos aquela cervejinha bem gelada. 

  
Trilha Poço do Rebolo, que foi realizada na manhã do domingo dia 12/11/17 e que contou com a participação de 09 ciclistas e eu Geovane fiz parte desta equipe. A quilometragem foi de 36,9 Km. Foi um pedal nota 10 onde tivemos a participação do amigo Henrique Elias que faz parte do Grupo Pedala Olinda e também de um ciclista da cidade de Paulo Afonso lá da Bahia.

  
 
Trilha Noturna do Espetinho. Este pedal foi realizado na noite da sexta-feira 17/11/17 e contou com a participação de 07 ciclistas e mais uma vez eu Geovane não me fiz presente. O percurso total foi de 36,3 Km.

  
 
Amigos do Pedal participando do 1º Pedala Jupi. Este evento foi realizado na manhã do domingo dia 19/11/17 e que contou com a participação de cerca de 500 ciclistas. A equipe dos Amigos do pedal e também dos Mutantes somou 13 ciclistas que representaram Belo Jardim.

  
 
Trilha Noturna do Espetinho. Esta foi mais uma aventura que teve como destino a cidade de Sanharó, onde sempre somos muito bem recebidos por todos. Participaram desta trilha 07 ciclistas. O percurso total foi de 36,3 Km. Eu Geovane não me fiz presente. 

  
 
Trilha da Campanha Novembro Azul. Este pedal teve como destino a Bica Espalhadeira e contou com a participação de 04 ciclistas e eu Geovane fiz parte desta equipe. O percurso total foi de 33,8 Km. Este foi o último pedal registrado neste mês. Vale lembrar que vários outros pedais aconteceram no decorrer deste ano, mas que nem todos chegaram até o conhecimento desta redação ou se chegaram foram apenas os dados, mas não os registros fotográficos. 

 
 
R$ 54,99                                  R$ 89,99

 
R$114,98                                 R$ 298,99

ATIVIDADES DO MÊS DE DEZEMBRO
Para o mês de dezembro estavam programados 14 pedais, mas infelizmente 09 foram canelados e desta forma apenas 05 foram realizados. Também neste mês foram realizados 02 pedais alternativos. devido aos vários pedais cancelados terminamos o mês de dezembro com apenas 211,6 Km Pedalados. 

 
 
Trilha Noturna do Espetinho, mais um pedal que teve como destino a cidade de Sanharó. Participaram deste pedal 05 ciclistas e o percurso total foi de 34,9 Km. Eu Geovane não participei. Esta foi a última trilha noturna do ano de 2017.

 
 
Trilha da Padroeira/Bica do Brejo em Sanharó. Este pedal aconteceu no feriado de Nossa Senhora da Conceição que foi dia 08/12/17. Participaram do mesmo eu Geovane e o ciclista Wellington Jr. O percurso foi de 55,6 Km. Este foi um dos pedais alternativos que aconteceram neste mês. 

  
 
Trilha Xucuru. Este pedal foi realizado na manhã do domingo dia 10/12/17 e participaram da mesma 04 ciclistas eu Geovane, Guilherme, Regis e Antônio Ox. O percurso foi de 55 Km. Foi um ótimo pedal.

  
 
Trilha Mata do Raposo também conhecida como a Trilha do Tiro. No ano de 2014 eu Geovane os demais ciclistas que participavam desta trilha fomos surpreendidos por um cidadão que se dizia policial e mesmo sem nós adentrarmos em sua propriedade ou em suas terrar ele nos expulsou atirando contra nós. Naquele dia ficamos sabendo através de vizinhos que ele se apossou do caminho que ali existia a mais de cinquenta anos e proibiu todo mundo de passar por ali. Os moradores vizinhos entraram com uma ação judicial e no início deste ano de 2017 a justiça obrigou este cidadão que não era policial coisa nenhuma e sim esposo de uma juíza a reabris o caminho e permitir a passagem das pessoas por ali. Este pedal aconteceu na manhã do dia 17/12/17 (domingo) A equipe foi composta por 05 ciclistas e o percurso foi de 23,1 Km de muita aventura. Devido ao tempos sem passar ninguém o mato tomou conta de boa parte do caminho e devido ao grau de dificuldade, mesmo sendo um pedal de pouca quilometragem este não é um pedal indicado para ciclistas iniciantes ou inexperientes. 


 
 
Confraternização do grupo na D.R. Bikes. Este ano devido aos vários problemas ocorridos no grupo não planejamos nenhuma trilha e nenhuma comemoração especial como fazemos desde o início do grupo, optamos por fazer uma confraternização discreta e de última hora e assim nos reunimos na loja D.R. Bikes do amigo Deives e lá nos confraternizamos. A animação ficou por minha conta Geovane que animei o ambiente com boa música no violão. Ao todo 15 ciclistas participaram da confraternização e o churrasqueiro foi o Amaro. 

  
 
Trilha Bica do Bitury, realizada no domingo dia 24/12/17. participaram da mesma 03 ciclistas e o percurso foi de 26 Km. Quando estávamos voltando do nosso pedal nos encontramos com os três participantes deste pedal a ai eu Geovane registrei fotograficamente o mesmo.

  
 
Trilha do Natal/Cachoeira da Boa Sorte. A equipe deste pedal foi composta por mim Geovane e pelo ciclista Bodocó. A mesma teve um percurso total de 24,4 Km. este foi o último pedal do grupo no ano de 2017 e o mesmo aconteceu na manhã do domingo dia 24/12/17 véspera do natal.


NOTA OFICIAL
A partir desta data as atividades dos Amigos do Pedal voltarão a acontecer de forma esporádica como acontecia no início do mesmo. Aquela programação semanal de pedais onde tínhamos pedais as quartas e as sextas a noite e todos os domingos e feriados não mais existirá. Eu Geovane estava decidido a acabar com o grupo, mas depois refletindo bem achei melhor continuar com o mesmo, mas com outro formato, vou levar o mesmo de volta as suas raízes, quem desejar continuar no grupo deve estar ciente que as coisas terão de mudar e aqueles que não se identificarem com o novo formato do grupo sintam-se a vontade para migrar para outro grupo e por falar em novo grupo, neste ano de 2018 Belo Jardim vai ganhar três novos grupos de ciclismo o Grupo Pedal Entre Amigos criado pelo ciclista Amaro Neto que será o líder do mesmo, o Grupo Papudinhos MTB e a Equipe tartaruga MTB estes dois último criados por mim Geovane e terão a minha liderança, já as minhas aventuras solitárias serão registradas como GB Cicloaventuras.Aqui neste blog vocês vão continuar a curtir todas as aventuras dos ciclismo belo-jardinense, mas para isso será necessário que alguém dos grupos me enviem fotos e dados sobre os seus pedais, caso contrário só poderei postar aqui as aventuras em que eu participar. O grupo virtual dos Amigos do Pedal lá Facebook continua ativo e qualquer um dos grupos daqui de Belo Jardim que desejar postar as fotos das suas aventuras pode postar lá sem problemas ou enviar para o meu zap que eu posto, o importante é divulgarmos ao máximo o nosso esporte e a nossa cidade. Desejo a todos os meus amigos de pedal de todos os grupo e em especial dos Amigos do Pedal um Feliz Ano Novo com muita saúde para podermos realizar nossas aventuras.

4 comentários:

  1. Antônio José de Brito do Bom Conselho BJ4 de janeiro de 2018 às 08:39

    Olha é com muita tristeza que eu vejo a atual situação deste belo grupo. Conheço o Geovane e sei do seu compromisso para com este grupo, mas sei também que em todo grupo existe problemas e que por mais que o líder tenha força vai chegar uma hora que ele vai acabar se desgastando com os demais porque é natural surgirem outras "lideranças". Na minha opinião o fato do Geovane retomar o comando e determinar que o grupo irá prosseguir como da sua criação está certo porque foi ele quem criou o grupo, se os demais assim não quiserem que criem outro grupo, o que não pode é ele sair do grupo ou acabar o grupo por causa de meia dúzia de bagunceiros. Não tenho nada a ver com vocês, mas este grupo é muito importante para nossa cidade e o líder tem sim o dever de agir de forma as vezes dura para resolver os problemas, se necessário começar do zero novamente que assim seja.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geovane Bezerra - APBJ3 de fevereiro de 2018 às 18:49

      Caro amigo Antônio, realmente as coisas no grupo andam um pouco tumultuadas, mas neste ano de 2018 estamos trabalhando duro para tentar trazer o grupo de volta as suas origens. Agradeço pela preocupação.

      Excluir
  2. alguém que pedalava4 de janeiro de 2018 às 09:04

    Eita parece que nada da certo nessa cidade, assim como na politca chula dai é um querendo ser melhor do que o outro vê-se pelas postagens que o grupo acabou em meados de 2013 agora é cada um por si, uma pena não entenderam que um grupo de ciclismo vai muito alem de uma bike cara, um tempo recorde no strava, ou uma alta kilometragem na trilha. Um grupo é uma familia sai junto chega junto, um cuida do outro, marca-se a hora de sair já a de vltar so Deus sabe, um grupo é na verdade um so. uma unaminidade. a vc Geovane e ao Leonardo meus parabens guerreiros por terem tentado explicar isso pena que o orgulho venceu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geovane Bezerra - APBJ3 de fevereiro de 2018 às 18:46

      Caro amigo realmente as coisas hoje dentro do grupo estão bem confusas, mas depois que aqueles que realmente gostam de pedalar curtindo este ato resolveram me apoiar então junto com o amigo Amaro estamos tentando fazer com o que o grupo volte aos poucos as suas raízes, mas isso não está sendo nada fácil, o bom é que alguns cabeças duras resolveram se afastar por não concordarem com a nossa metodologia. De minha parte optei por não mais me estressar, vou pedalar do meu jeito e com quem goste de pedalar igual a mim, quanto aos outros, cada um que cuide de sua vida.

      Excluir