quarta-feira, 11 de julho de 2018

LIXO UMA HERANÇA QUE NINGUÉM QUER

Resultado de imagem para planeta poluído
Fonte: Imagens do Goole
DE QUEM É A CULPA?????????

Meus amigos venho através desta postagem fazer um alerta a todos em relação a situação do nosso planeta devido ao lixo gerado por todos nós e também pelos vários tipos de poluição. É comum no dia a dia ouvirmos pessoas de todas as classes sociais e de todas as etnias comentarem algo a respeito de sua preocupação com o futuro do nosso planeta, mas ai eu pergunto. O que você está fazendo para ajudar a diminuir esta situação? O que você pode fazer para mudar esta situação? E por fim de quem é a culpá pelo que está acontecendo no mundo inteiro em relação as alterações no clima, as catástrofes e coisas do tipo? Antes de responder leia atentamente esta postagem e reflita bem.

O ser humano tem evoluído em todos os sentidos ao londo dos séculos, mas em alguns aspectos parece ter parado no tempo e isso influencia diretamente nas suas atitudes diárias. O Grupo de Ciclismo Amigos do Pedal tem como slogan Apaixonados Pela Natureza e quem ama cuida, quem ama preserva e sendo assim eu Geovane cobro de cada um ciclista que se preocupem com a preservação da natureza em todo os nossos pedais, sejam eles realizados na zona urbana ou na zona rural. Em qualquer atividade realizada pelo nosso grupo eu sempre combro de cada membro que não joguem embalagens de nenhum tipo ou natureza e que quando pedalando pela zona rural além de não jogar nada que venha a gerar lixo e prejudicar o meio ambiente e comprometer aquele bioma, também oriento a todos a nunca colher plantas ou estressar qualquer tipo de animal, mesmo aqueles peçonhentos pois eles é que tem a prioridade de está ali e nós estamos ali de passagem. Todos que fazem parte do grupo são orientados desde a sua primeira participação a respeitar a natureza em todos os sentido e fazer a sua parte e isso vale não só para a preservação da flora e fauna, mas também para a preservação e conservação de rios, lagos e lagoas por onde pedalamos.


O LIXO NOSSO DE CADA DIA

Dados referentes ao ano de 2015 dão conta que durante este ano o Brasil produziu 64 milhões de toneladas de resíduos e que destes, 24 milhões seguiram para destinos  inadequados o que equivale a 168 estádios do Maracanã de resíduos descartados e depositados de maneirara inadequada e uma verdadeira agressão ao meio ambiente. estes dados por si só já deve servir para cada um de nós repensarmos e principalmente agirmos já de modo a dar a nossa contribuição imediata para reverter este quadro, para o bem de todos. lembrando que estes são números referentes ao o de 2015, hoje a situação é bem mais grave, apesar dos esforços das várias instituições ambientais que tentam conscientizar e desenvolver ações práticas que ajudem a diminuir os impactos deste tipo de ação.


QUANTO TEMPO LEVA CADA MATERIAL OU PRODUTO PARA SE DECOMPOR

Atenção meus amigos e amigas internautas, já que estamos abordando nesta postagem o tema lixo e preservação do meio ambiente, não podemos deixar de falar sobre algo de suma importância neste contexto que é o tempo que cada produto ou material eva para se decompor na natureza. É muito importante abordar este tema porque muitas vezes no nosso dia a dia é comum ver alguém jogando as embalagens de balas ou de chicletes nas vias públicas ou então durante um passeio ou mesmo um piquenique deixar jogado ao relento garrafas pet ou de vidro e isso tem traz um prejuízo enorme ao meio ambiente e ao nosso planeta como um todo em qualquer parte dele. leiam atentamente e depois repassem estas informações para seus parentes e amigos. Só deixando aqui registrados que os dados aqui repassados são referentes ao ano de 2014 e que ficaram de fora desta lista muitos outros materiais, mas que a mesma serve como base e como alerta geral para todos. 

Você sabia que várias coisas que já não têm mais utilidade podem ser reaproveitadas e voltar a ter utilidade? Pois é, isso se chama reciclagem!
A reciclagem é um conjunto de técnicas que têm o objetivo de aproveitar os restos e reutilizá-los no processo de produção de que saíram. Eles são desviados, coletados, separados e processados para serem utilizados como matéria-prima na fabricação de novos produtos.
O lixo de gerações.
Cada brasileiro produz cerca de 500 gramas de lixo por dia. Olhando assim, parece pouco, mas, somando a população brasileira você vai ver que todo esse lixo se transforma em um enorme bolo de milhões de toneladas.
Quando o caminhão de lixo passa para recolher os sacos, ele é levado para um terreno chamado de aterro sanitário ou lixão. Porém devido o aumento da população, a quantidade de lixo também aumenta, e isso está fazendo com que não haja mais espaço para tanto lixo.
Na natureza, toda a matéria orgânica viva se decompõe rapidamente e ainda ajuda a tornar a terra mais fértil para alimentar novos seres que virão. Mas, com os seres humanos é diferente, porque são os únicos seres vivos que produzem coisas artificiais, e, algumas delas como latas de refrigerante, plástico e vidro levam uma eternidade para se decompor.
Confira, abaixo, o tempo de decomposição de diferentes materiais:
- Jornais: de 2 a 6 semanas
- Embalagens de papel: de 3 a 6 meses
- Fósforos e pontas de cigarros: 2 anos
- Chiclete: 5 anos
- Nylon: 30 anos
- Tampas de garrafas: 150 anos
- Latas de alumínio: de 200 a 500 anos
- Isopor: 400 anos
- Plásticos: 450 anos
- Fralda descartável comum: 450 anos
- Vidro: 1 milhão de anos

Fontes de Pesquisa: https://exame.abril.com.br
                                   http://www.ebc.com.br

CONVITE ESPECIAL
Em nome dos Amigos do pedal eu Geovane na qualidade de líder deste grupo gostaria de convidar você que reside em Belo Jardim ou que está aqui a passeio a se juntar aos nossos ciclistas em alguns dos nossos pedais. Segue abaixo o cronograma semanal de pedais do nosso grupo. Obs. Devido ao clima os pedais noturnos estão provisoriamente acontecendo de forma esporádica. 

Este convite é para você que se encontra em boa forma física, gosta de pedalar longas distâncias  e está ativo no Mountain Bike. No último domingo deste m~es de julho os Amigos do Pedal estarão realizando um dos seus mais tradicionais pedais, trata-se da 6ª Trilha Parque da Pedra Furada com 145 km de percurso. Você é o nosso convidado especial. Segue abaixo o cartaz. 

Por: Geovane Bezerra   

4 comentários:

  1. Hugo Miguel de Campos Sales - Natal RN11 de julho de 2018 às 20:07

    Adorei a postagem. Olha ouço todos os dias pessoas falarem que já não aguentam mais ver tanto lixo espalhado pelas ruas e jogados nos córregos, mas ao mesmo tempo vejo muitas poucas fazendo algo para mudar este quadro, inclusive em muitos casos criticando e fazendo o mesmo, ou seja, jogando lixo em via pública. Ou nós todos acordamos para uma mudança de atitude agora ou pagaremos muito caro num futuro bem próximo.

    ResponderExcluir
  2. Geraldino Marques - Vitória de santo Antão PE11 de julho de 2018 às 20:18

    Acompanho este blog já a uns dois anos e lembro que outrora vocês volta e meia disponibilizavam aqui postagens mostrando a tremenda falta de respeito de algumas pessoas com o meio ambiente, jogando lixo nas vias públicas e também poluindo os rios, riachos e lagoas do nosso município e não sei porque este ano ainda não teve nenhuma postagem com este tipo de conteúdo. Deixo aqui um pedido especial, por favor registrem e mostrem a todos o que boa parte da nossa sociedade faz de errado para que alguém tome alguma atitude e para que talvez aconteça algum milagre que faça com que estas pessoas caiam na real e descubram que preservar o planeta é dever de todos e que cada um de nós vamos pagar por tudo que fizermos de errado aqui.

    ResponderExcluir
  3. Valdomiro Martins Bezerra - Pesqueira/PE27 de julho de 2018 às 16:36

    Adorei a matéria, realmente temos de ter uma atenção maior com tudo aquilo que jogamos fora porque uma simples embalagens de bala pode levar muitos e muitos anos para ser realmente decomposta, mas muita gente simplesmente dia e dai, é apenas um papelzinho de nada, só que se cada um de nós fizermos isso imaginem só a quantidade deste material acumulado por ai. parabéns pela matéria e estou com o amigo ai acima, acho que está na hora de vocês postarem algo com relação ao lixo e entulhos jogados ao relento ai na sua cidade ou em algum outro lugar porque lixo é prejudicial em qualquer canto. Um abraço e boas aventuras.

    ResponderExcluir
  4. Nadja Dantas - Jaboatão dos Guararapes PE27 de julho de 2018 às 17:23

    ótima postagem. Galera se realmente queremos ajudar não basta mostrar o que está errado, é necessário fazer o cerro e mostrar alternativas para aqueles que ainda erram. Gostaria de sugerir que caso ainda não exista ai em sua cidade uma cooperativa de catadores de material reciclado que vocês procurem incentivar a criação de uma, afinal de contas todos nós de uma maneira ou de outra geramos lixo e se isto puder ser transformado em renda e ainda por cima não poluir o planeta todos saímos ganhando.

    ResponderExcluir