segunda-feira, 10 de setembro de 2018

BELO JARDIM 90 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA

Brasão do Município de Belo Jardim - PE 

Amanhã dia 11 de setembro a nossa querida cidade de Belo Jardim estará aniversariando e nós do Blog Mountain Bike Belo Jardim juntamente com todos os ciclistas dos vários grupos e equipes de ciclismo aqui da cidade em particular nos Amigos do Pedal, queremos desejar tudo de bom para a nossa Belo Jardim, desejamos um futuro melhor, com mais oportunidades de emprego para todos, com mais educação, com respeito ao funcionalismo púbico e a população como um todo, com menos violência e com chuvas em boa quantidade para que assim as indústrias e a população não venha a sofrer tanto como os últimos anos. 
Parabéns Belo Jardim, todos que aqui residem, sejam filhos natural da terra ou por ela acolhidos tem certeza de que este município tem um enorme potencial para se destacar dentro do nosso estado, basta para isso que se faça um política séria, voltada para o povo e não politicagem. Belo Jardim tem em sua zona rural lugares belíssimos prontos para serem explorados turisticamente e infelizmente isso ainda não é feito. Nuca é tarde para fazer a nossa cidade um ligar melhor para todos e por isso o mair desejo nosso hoje quando nosso município chega aos 90 anos de sua emancipação é que o mesmo torne-se (mesmo que devagar) uma cidade com muitos jardins, com muito verde urbano, com belas praças que justifiquem ou que façam jus ao seu nome e para que isso aconteça não depende só do Poder Público, isso só vai acontecer se todos trabalharmos em conjunto, não adianta por exemplo a prefeitura fazer uma praça nova bem bonita e com várias plantas e árvores e ela mesma não manter uma equipe para cuidar desta praça, da mesma forma não adianta ter esta equipe e a população ou parte dela degradar esta praça, evando para casa plantas, pichando os bancos e outras áreas, quebrando as mesas e dai por diante, então se queremos que Belo jardim se torne um município de belos jardins é dever de cada um trabalhar para que isso aconteça.

Bandeira do Município de Belo Jardim - PE

Convidamos você amigo internauta a conhecer um pouco mais sobre Belo Jardim lendo o texto abaixo que foi extraído do site Wikipédia. Para saber mais clique neste link e pesquise diretamente no site https://pt.wikipedia.org/wiki/Belo_Jardim 

Belo Jardim é um município brasileiro do estado de Pernambuco, situado na região nordeste do país. Pertence à Mesorregião do Agreste Pernambucano e à Microrregião do Vale do Ipojuca, tem o 2º maior PIB desta Microrregião, atrás apenas de Caruaru. A sua população em 2017 foi estimada em 75 986[4] habitantes, estando na 5ª posição entre os municípios mais populosos do Agreste Pernambucano, segundo a estimativa do IBGE.

História

A Fazenda Lagoa do Capim, onde se originou a atual cidade de Belo Jardim, em 1833 já fazia parte do Distrito de Paz de Jurema, pertencente a nova comarca do Brejo da Madre de Deus. Aos poucos, a fazenda de propriedade de Joaquim Cordeiro Wanderlei foi abrigando novos moradores como Coronel Antônio Marinho, um dos grandes fazendeiros da época o qual seu próprio nome foi dado a avenida principal do bairro hoje chamado de Boa Vista, evoluindo rapidamente para um núcleo populoso que manteve o nome de Lagoa Capim.
No povoado foi erguida uma pequena casa de orações onde, aos domingos, o pároco de Brejo da Madre Deus celebrava missas. Entre 1872 e 1873, os moradores do povoado Capim construíram uma capela sob a invocação de Nossa Senhora do Bom Conselho. Anos depois outra igreja foi erguida, esta em homenagem a Nossa Senhora da Conceição, que mais tarde seria a igreja-matriz do Município.
Esse nome foi mudado para Belo Jardim em 1881, por sugestão de Frei Cassiano de Comacchio, quando pregava as missas naquela localidade. Progredindo a passos largos, foi elevada a categoria de vila através da lei estadual Nr. 260, de 3 de julho de 1897. O progresso de Belo jardim intensificou-se mais ainda a partir de sua nova situação administrativa e, especialmente, por encontrar-se no eixo da grande via de comunicação representada pela Estrada de Ferro Central de Pernambuco, cujos trilhos chegariam a sua área urbana em 1906, trazendo uma nova era para a localidade beneficiada, e ostracismo para os que ficaram ao largo. Foi fundado em 11 de setembro de 1928.

Geografia
Localiza-se a uma latitude 08º20'08" sul e a uma longitude 36º25'27" oeste, estando a uma altitude de 608 metros.

Limites 
Noroeste:
Poção (Pernambuco)
Norte:
Jataúba e Brejo da Madre de Deus
Nordeste:
Fazenda Nova (Brejo da Madre de Deus) 
Oeste: Sanharó e PesqueiraRosa de los vientos.svgLeste:
Tacaimbó
SudoesteAlagoinha (Pernambuco)Sul: São Bento do UnaSudeste: Cachoeirinha (Pernambuco)

Transportes
As principais rodovias que servem ao município são BR-232PE-166.

Hidrografia
O município está inserido nos domínios das bacias hidrográficas do rio Ipojuca e do rio Capibaribe. Seus principais tributários são os riachos do Mimoso, Bitury, Araçá, Fundão, Imbé, Minador, Chorão, Aldeia Velha, Taboquinha, Liberal, Vieira, Jenipapo, Poço, Santana, do Veado Podre, Cágado,Papamel, Varzea Grande,Palmeira, Frexeiras, Peixoto, Tabocas, do Souza e do Jucá. O município conta com os açudes Belo Jardim (30.000.000 m³), Eng. Severino Guerra (17.776.470 m³) e Tabocas (1.167.924 m³) e as lagoas da Porta, da Chave e Inhumas.

Clima
Tipo de Clima: Semiárido
Precipitação pluviométrica: 890,2mm
Temperatura média anual: 23,0 °C
Meses chuvosos: março a julho.

Relevo
Belo Jardim insere-se na unidade geoambiental do Planalto da Borborema com montanhas em alguns pontos com mais de 1.000 de altitude próximos a divisa com o município de Brejo da Madre de Deus na serra dos Ventos. A vegetação nativa é formada por Florestas Subcaducifólica e Caducifólica, típica do agreste.

Vegetação
A vegetação é composta por caatinga hiperxerófila e floresta subcaducifólia.

Economia
Tem como principais atividades a agroindústria com maior potencialidade de desenvolvimento para produtos alimentícios e avicultura. Principais produtos: Feijão, milho, batata-doce, banana, café, mandioca, tomate, alho, cana-de-açúcar e goiabada.

Indústria
Belo Jardim está localizado na Microrregião do Vale do Ipojuca, nesta região está localizado cidades de grande importância, principalmente no entorno da cidade de Caruaru, além de englobar vários pólos industriais, com ênfase ao setor alimentício. O comércio na microrregião é o mais intenso do interior. É a cidade sede das indústrias de Acumuladores Moura S.A., Natto Alimentos, Palmeiron (ASA), Cremosinho, EMPAC.

Cultura
A cultura belo-jardinense baseia-se em uma forte influência da música que é representada na cidade desde seus primórdios. Conta com a presença de duas escolas de música que fizeram e ainda fazem história na cidade. A Filarmônica São Sebastião fundada em 20 de janeiro de 1887 e a Sociedade de Cultura Musical (conhecida como "cultura") que foi fundada em 8 de fevereiro de 1935.
Como uma das principais formas de manifestação cultural na cidade, há a realização anual da Festa das Marocas (ou "redenção"). A festa leva milhares de pessoas anualmente a cidade no mês de junho para apresentações musicais, tais como bandas conhecidas e orquestras. Também está presente na cidade uma forte cultura do artesanato e de rendeiras, onde encontram-se lojas artesanais e alguns pequenos museus de exposição.
Entre seus ilustres cidadãos, esta o músico Otto Maximiliano Pereira de Cordeiro Ferreira.

Subdivisões
O município é formado por três distritos: Água Fria, Serra do Vento e Xucuru. Ainda é composto pelos povoados: Arara, Araçá, Bitury, Muquém, Gogoia, Gravatá, Campo Novo, Sítio, Rodrigues, Nossa Senhora de Fátima, Igrejinha, Balança de Xucuru, Guandus, Lagoa de Xucuru, Fundão, Minador, Serrinha, Mimoso Seco, Bulandeira Mulungu de Xucuru e pelas vilas: Vila Taboquinha, Vila Raíz, Vila Santa Luzia, Vila do Socorro, Vila Sítio Palha, Vila Nossa Senhora Aparecida, Vila Batinga, Vila Nova e Vila Planalto.

Município
Habitantes IBGE 2010[8]
HomensMulheresTotal
Urbana27 64830 58558 233
Rural7 1327 06714 199
Distritos de Belo Jardim (IBGE/2010)[9]
Distrito
Habitantes
Domicílios
particulares
HomensMulheresTotal
Água Fria3 0773 1476 22462
Serra do Vento2 5332 5025 035277
Xucuru203221614 193153



Confira agora a Programação Oficial das Festividades dos 90 Anos de Belo Jardim, a mesma foi divulgada pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura.
As festividades terão início as 08:00 com a apresentação das bandas Filarmônica São Sebastião e Sociedade de Cultura Musical, as 08:30 acontecerá o hasteamento da bandeira e logo em seguida acontece o corte do bolo comemorativo ao aniversário da cidade.
Na parte da tarde as festividades se iniciam as 15:00 com uma cerimônia para inauguração do busto em homenagem ao Sr. Edson Mororó Moura, as 16:00 terá início o desfile cívico militar, depois será a vez do SAMU e logo em seguida os Desbravadores Escoteiros e por fim se inicia o desfile das instituições escolares. Confiram abaixo em detalhes.

Programação dia 11 de Setembro  a partir das 16h

Escola Municipal Dr. Sebastião Cabral
Escola Municipal Manoel Teodoro de Arruda (Serra do Vento)
Escola Luiz Pereira de Amorim (Xucuru)
Escola Jurandir de Brito
Escola Vereador Joaquim Medeiros (Água Fria)
Escola Centro de Excelência (CEM)
Centro de Educação Infantil Débora Barbosa Valença

Escola Hilda Gomes
Escola Luiza Leopoldina Lopes (Xucuru)
Escola Batista
Escola José Zeferino da Rocha
Escola Sebastião José (Banda)
Creche Boa Samaritana
Escola Lucielma Cavalcanti
Escola Manoel Domingos (Taboquinha)
Escola Tenente João Cordeiro (Vila Raiz)
Escola Nossa Senhora do Bom Conselho
Escola do Campo João Bezerra Filho
Escola Sebastião José
Escola Antenor Vieira de Melo
Escola Júlio magalhães
Escola João Paulo I
Escola Castelinho
Creche Mocinha Moura
Creche Vovó Maria
Escola Marcionila Alves (carro)
Escola Risoleta Cavalcante
Centro Educacional Marcionila Alves
Banda Municipal Eliete Monteiro

Colégio Adventista de Belo Jardim (17h30)
Educandário Djanira Germano (18h30)
Escola de Referência de Belo Jardim - EREM (19h30)
Escola João Monteiro de Melo (20h)

Para comemorar esta data tão importante para o nosso município o Grupo de Ciclismo Amigos do Pedal juntamente com o pessoal do Projeto Social pedal na Estrada e os atletas da Equipe de Atletismo Pé na Estrada se uniram e irão realizar nesta data uma atividade em conjunto onde acontecerá caminhada, corrida e pedal e você é o nosso convidado. Para participar não há taxas ou inscrição, basta comparecer no local acima descrito no horário pré determinado e se divertir junto conosco. Lembrando que a saída está programada para acontecer as 07:00.
Para encerrar esta postagem vamos disponibilizar para você a letra do nosso município que tem uma letra muito bonita, é uma pena que mesmo depois de muito pesquisar não conseguimos encontrar este hino tocado para ouvir a sua melodia.

Hino do município de Belo Jardim 
Letra por João Monteiro de Melo 
Melodia por Maestro João Francisco de Araújo

No mapa de Pernambuco
De graça e esplendor sem fim
Em esplêndido relevo
Figura de Belo Jardim

Belo Jardim 
terra querida
São teus os nossos corações
E as nossas vidas

Só não ama a sua terra
Quem é perverso ou ruim
Todo nossos corações
Pertencem a Belo Jardim;

Belo Jardim produz tudo
Milho café e algodão
Cria gado tem rebanho
Dá riqueza e dá pão

Nossa terra é bonita
Do solo ao firmamento
Uma joia, aldeia velha (Xucuru)
Um mimo, Serra do Vento
Abençoado o teu labor;
O povo calmo e pacífico
Honesto e trabalhador




Por: Geovane Bezerra 

Nenhum comentário:

Postar um comentário