quarta-feira, 19 de setembro de 2018

CICLISMO DE BELO JARDIM EM ALTA

Belo Jardim hoje pode se orgulhar de ser um município onde o número de pessoas de todas as idades deixaram de lado uma vida sedentária para aderir a uma atividade física e neste campo o destaque é o ciclismo, em particular as mais variadas modalidades do Mountain Bike. Hoje o nosso município conta com vários grupos e equipes de ciclismo que realizam passeios e trilhas, mas também existem os praticantes do DH que é uma categoria radical do Mountain Bike. Nesta postagem vocês irão ter um breve resumo de tudo o que rolou neste mês de setembro no ciclismo de Belo Jardim até a data desta publicação.



Hoje o grupo Amigos do Pedal é o grupo com maior número de ciclistas e também com maior número de atividades mensal realizadas. Depois de um período difícil no ano de 2016, já no decorrer do ano de 2017 o grupo se renovou e superou seus problemas e assim neste ano de 2018 o grupo vai muito bem obrigado e isso se reflete nos pedais que a cada dia conta com algum participante novo e que vem contando com um bom número de participantes e com isso todos saem ganhando. Além dos pedais dentro do nosso município os nossos ciclistas também se aventuram em eventos por toda a região e por vezes até fora do Estado de Pernambuco servido de exemplos para outros grupos. Nesta postagem vocês irão ter um breve resumo do que rolou no nosso grupo até aqui neste mês de setembro.


16/09/18 DOMINGO
Trilha do Bar Encantado
Este foi o pedal mais recente do grupo e apesar do grau de dificuldade é um pedal que normalmente atrai um bom número de ciclistas devido as belezas naturais do trajeto; Participaram desta trilha 18 ciclistas e o percurso da mesma foi de 54,1 km a altimetria chegou a 1.049 metros de elevação máxima. O Bar Encantado que foi o destino deste pedal fica localizado na Serra da Encantada a poucos metros do Mirante da Chácara Pé de Serra ou Mirante de Serra dos Ventos como é conhecido popularmente, este mirante por sua vez fica localizado a poucos metros da divisa do município de Belo Jardim com Brejo da Madre de Deus. este é um dos mais belos roteiros dentre os nossos pedais, vale muito a pena superar as dificuldades para depois se deliciar com belas paisagens, ar puro e banho com água mineral e bem geladinha. O destaque deste pedal foi o ciclista Rubinho que faz parte do Pedal na Estrada e que encarou pela primeira vez um pedal com este grau de dificuldade, mas que se saiu muito bem. 
  
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 



16/09/18 DOMINGO
Trilha Bate e Volta Belo Jardim/São Caetano
Este foi mais um pedal realizado na manhã deste domingo pelo nosso grupo, participaram do mesmo apenas 04 ciclistas. Foi mais um pedal intermunicipal onde os participantes pedalaram um percurso de 73,9 km. Segundo relatos dos participantes foi um ótimo e animado pedal.
  
 
  
 


14/09/18 SEXTA-FEIRA
Trilha Noturna do Espetinho
As trilhas noturnas foram suspensas por um tempo devido ao baixo número de participantes por questão de segurança, mas nesta sexta a galera resolveu relembrar os velhos tempos a assim 18 ciclistas encararam este pedal noturno que teve como destino o município de Sanharó. Foi um pedal pra matar a saudade das pedaladas noturnas e onde todos se divertiram bastante. O percurso total foi de 39,9 km. O bom foi que ao final da trilha ficou aquele gostinho de quero mais e já estamos nos organizando para uma outra trilha destas em breve. 
  
 
 
 

   
 
 



07/09/18 SEXTA-FEIRA
7ª Pedalada da Independência
Este é o mais tradicional pedal do nosso grupo e um dos mais esperados do ano por todos; neste ano contamos coma participação de 88 ciclistas tanto daqui de Belo Jardim como de várias cidades vizinhas. O percurso total foi de 65,9 Km. Esta trilha que sempre foi um pedal interno neste ano cresceu e ciclistas de várias cidades se uniram a nó nesta bela aventura. Todos os detalhes sobre este pedal estão disponíveis aqui mesmo no blog numa postagem especial. Que fique aqui bem registrado os agradecimentos de todos que participaram ao amigo Claudemir de Xucuru e aos seus familiares e também a Maria Véia que sempre nos recebe com muito carinho. Fica os agradecimentos de todos os ciclistas dos Amigos do Pedal aos ciclistas de fora que deixaram o conforto de suas residências para prestigiar este nosso pedal. 
  
   
 



02/09/18 DOMINGO
6ª Trilha Belo Jardim/Poção
Este foi um pedal muito legal que contou com a participação de ciclistas da Equipe Mutantes MTB. Participaram desta trilha 07 ciclistas e o percurso total foi de 102,8 km. Aqui neste blog vocês irão conferir em detalhes tudo o que aconteceu neste pedal numa postagem especial.
  
 
 
 
 



02/09/18 DOMINGO
Trilha de Exploração Poção PE/Nogueira PB
A equipe deste pedal foi composta por mim Geovane e pelos ciclistas Ewerton e Anderson. Apesar da altitude e das subidas foi um pedal muito legal , o mesmo teve um percurso total de 22,2 km. Ao final ficou aquele gostinho de quero mais e esperamos em breve fazer um outro pedal para estas bandas e desta vez chegar até a cidade de São João do Tigre na PB.
  
   
 


Este grupo é o mais novo grupo da cidade, o mesmo foi criado a cerca de três meses e tem como líderes o ciclista Robinho e a ciclista Anne. A maioria dos participantes são também atletas e fazem parte da Equipe de Atletismo Pé na Estrada, eles se espelharam nos ciclistas dos Amigos do Pedal e iniciaram as suas pedaladas, inicialmente realizando apenas passeios noturnos e hoje devidamente apadrinhados pelos Amigos do Pedal já fazem também as suas trilhas. A maioria dos participantes deste grupo são mulheres e as mesmas estão demostrando muita força de vontade e se superando a cada dia. Os pedais a serem mostrados aqui são frutos da parceria entre os Amigos do Pedal e o pedal na Estrada. O cronograma de pedais deste grupo é o seguinte: Todas as terças e quintas as 19:00 tem passeio ciclístico noturno e aos domingos e feriados tem trilha matinal, sempre contando como apoio dos Amigos do Pedal. 


18/09/18 TERÇA-FEIRA
Passeio Ciclístico Noturno AP/PE
Este foi o passeio mais recente deste mês de setembro, participaram do mesmo 40 ciclistas o que um número muito bom de pessoas e o percurso pedalado foi de 25,5 km. A cada passeio novas pessoas comparecem e aos poucos este grupo está se fortalecendo e a parceria com os Amigos do Pedal está a cada dia mais firme. 
  
 
 



16/09/18 DOMINGO
Trilha do Baobá
Este pedal teve como destino o belíssimo Pé de Baobá que é uma árvore originária da África e que este exemplar tem mais de 300 anos de idade e está plantado no Sítio capivara que faz parte da zona rural de Sanharó. Participaram deste pedal 25 ciclistas e o percurso foi de 37,6 km. Para uma boa parte das meninas foi um pedal bem puxado, mas nenhuma desanimou e por isso estão todas de parabéns. 
  
 
 
 
 
 


13/09/18 QUINTA-FEIRA
Passeio Ciclístico Noturno PE/AP
Mais um passeio da parceria Pedal na Estrada/Amigos do Pedal. Participaram deste passeio 34 ciclistas e o percurso foi de 17,3 km. Segundo relatos foi um ótimo pedal. 
 
 



11/09/18 TERÇA-FEIRA
Passeio Ciclístico dos 90 Anos de Belo Jardim
Este foi mais um pedal da parceia PE/AP o mesmo foi idealizado pelo Rubinho e contou com a participação de 30 ciclistas dos dois grupos que pedalaram um percurso total de 18,8 km. Foi uma homenagem simples, mas bem sincera que os nossos ciclistas prestaram a nossa Belo Jardim pelo seu aniversário.
  
 
 



09/09/18 DOMINGO
Trilha Chácara de Geninho
Pedal muito bom onde tivemos como convidados especiais os ciclistas do Pedal na Estrada, que estão iniciando no Mountain Bike e que estão indo muito bem. Eles que até pouco tempo participavam apenas dos passeios cilísticos realizados pelo seu grupo. No total participaram desta trilha 20 ciclistas e o percurso foi de 28,6 km. vale deixar registrado que esta trilha foi realizada pelos Amigos do Pedal e que a galera do Pedal na estrada foram nossos convidados. Em nome de todos que participaram eu Geovane quero aqui agradecer o amigo Geninho por mais uma vez ter aberto as portas de sua propriedade para nos receber de braços abertos.
 
 
 
 
 
 
 
 
  
   



06/09/18 QUINTA-FEIRA
Passeio Ciclístico Noturno PE/AP
A parceria entre o Pedal na Estrada e os Amigos do Pedal está a todo vapor e por isso o número de ciclistas que participam dos passeios noturnos é sempre bom e é importante deixar bem claro que todos vão participar de livre e espontânea vontade porque gostam de pedalar e querem sair da rotina e sempre há lugar para mais um. Neste passeio em especial participaram 26 ciclistas e o percurso total foi de 19 km. Foi mais um ótimo passeio.
  
 



04/09/18 TERÇA-FEIRA
Passeio Ciclístico Noturno PE/AP
Este foi o primeiro pedal noturno do mês de setembro e contou com a participação de 28 ciclistas, o percurso do mesmo foi de 22,6 km e segundo informações que chegaram até esta redação foi um ótimo pedal onde todos se divertiram cuidando da sua saúde. 
  
 
 



Antes de inciar os relatos sobre os pedais deste grupo é necessário explicar a todos que neste grupo não é permitido a participação de menores de idade, isso porque dentre as regras do grupo está o livre uso de bebidas alcoólicas, antes, durante e após os pedais e a questão da segurança aqui é bem relativa, cada um usa o equipamento que tiver e que quiser usar. Este é um grupo onde todos são tratados de maneira igual independente de sua cor, classe social ou religiosidade o único objetivo dos participantes é se divertir pedalando.



11/09/18 TERÇA-FEIRA
Trilha Malucona
Este foi um pedal daqueles típicos do nosso grupo, realizado sem pressa e sem nenhuma preocupação com nada. O objetivo deste pedal foi apenas nos divertir.  A equipe deste pedal foi composta por mim Geovane e pelos ciclistas Ricardo e Messias e o percurso total foi de 13,3 km. 
  
 
 
 
 
 
 


10/09/18 SEGUNDA-FEIRA
Trilha do Fundão
Quero aqui deixar registrado que eu Geovane estou aos poucos incentivando os ciclistas do grupo Papudinhos a usar o capacete e como vocês irão conferir nesta postagem todos nós estávamos fazendo uso do capacete neste pedal. Este foi um pedal de superação para os ciclistas Ricardo e Messias que costuma usar as suas bikes como meio de transporte e que normalmente só participam de trilhas com pouca dificuldade, mas apesar de todas as dificuldades eles conseguiram completar bem o percurso. Eu Geovane fui o guia deste pedal e posso garantir que apesar de tudo todos nos saímos muito bem neste pedal. O percurso total foi de 43,1 km. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Os ciclistas desta equipe costumam pedalar num ritmo bem pegado e quase não fazem paradas, as vezes é só as vezes param para tirar uma ou outra fotos e por isso quase não fazem registro dos seus pedais. dando uma olhadinha no aplicativo Strava pudemos colher alguns dados referentes as atividades dos Mutantes neste mês de setembro. Números extra oficiais demonstram que esta equipe pedalou cerca de 450 km neste mês.



    
Infelizmente não chegou até esta redação nenhuma informação a respeito das atividades dos grupos e equipes acima. Particularmente creio que algum destes grupos ou equipes deve ter realizado alguma atividade, apenas não postaram nenhuma foto e nem fizeram nenhum registro escrito De qualquer forma deixo aqui os parabéns a todos e a Belo Jardim por está se tornando a cada dia uma referência na área do ciclismo, mesmo sem ter nenhum incentivo ou apoio por parte da prefeitura.


CONVITE
No próximo domingo dia 23 de setembro os grupos Amigos do Pedal e Pedal na Estrada estarão realizando uma trilha que terá como destino o Engenho Cantinho do Céu e desde já fica aqui o nosso convite para todos. O horário de saída está programado para acontecer as 06:15 e o ponto de encontro e de concentração será como sempre em frente ao prédio da prefeitura. 
TRILHA ENGENHO CANTINHO DO CÉU
Você é o Nosso Convidado Especial

Por: Geovane Bezerra

Um comentário:

  1. Parabéns galera vocês todos são demais. Quero parabenizar com muito e carinho e respeito estas jovens que estão ai dando um belo exemplo e quero também parabenizar aos homens, em particular o pessoal dos Amigos do Pedal pelo apoio moral e técnico que estão dando não só as mulheres, mas sim a todos os grupos e equipes que os procuram, é assim mesmo que devemos proceder sempre.

    ResponderExcluir