sexta-feira, 20 de outubro de 2017

EDIÇÃO ESPECIAL - DISTRITOS DO MUNICÍPIO DE BELO JARDIM PE

Bandeira de Belo Jardim

Nesta postagem vocês irão saber um pouco da história dos distritos que compões o Município de Belo Jardim, com suas características e particularidades.
O Município de Belo Jardim é composto de quatro distrito, o primeiro distrito é a sede do município, o segundo distrito é Serra dos Ventos, o terceiro distrito é Xucuru e o o quarto distrito é Água Fria. As informações aqui disponibilizadas foram extraídas de sites da Internet , os quais estarão devidamente identificados através dos links disponibilizados. O objetivo deste blog é apenas o de fazer com o que o nosso público tenha um conhecimento maior sobre o nosso belo município e de sua bela história. 

Resultado de imagem para serra dos ventos
Foto: Imagens do Google

Distrito de Serra dos Ventos
Serra dos Ventos é um distrito de Belo Jardim, no estado de Pernambuco. Está distante a 190 km da capital Pernambucana, Recife e 18 km de Belo Jardim. Situa-se no Agreste Pernambucano, próximo aos municípios de Tacaimbó CaruaruSão Caetano e Brejo da Madre de Deus.
A fundação do distrito tem origem com a criação da Igreja de São Vicente, do século XVIII, que a partir daí foi cuidada pelas Famílias Fortunato e Mateus.
Serra dos Ventos leva esse nome devido a grande quantidade de Serras que rodeiam o distrito e pelo frio que ali ocorre. Estas serras na sua maioria abrigam cachoeiras e olhos d’água, tal como o Olho d’água do Juriti, que fica na Serra do Veado Podre.
Com um clima agradável e temperaturas baixas de até 15 graus no inverno a 33 graus no verão em média.
No mês de Janeiro ocorre a Festa de Santos Reis.
No mês de agosto ocorre a festa cultural Agosto da Arte, que tem como atrativo manifestações culturais do próprio local, como artesanato, costura e pintura.
Ainda como atrativos encontramos em Serra dos Ventos, o ecoturismo por suas serras com voos de Asa delta a partir da Pedra dos Caboclos até a Pedra dos Cachorros.
Ainda próximo de Serra dos Ventos, encontra-se o distrito de Fazenda Nova, onde está localizado o maior Teatro a céu aberto do mundo, Nova Jerusalém, onde ocorre a encenação da Paixão de Cristo, na Páscoa.
A Igreja de São Vicente tem uma curiosidade: Está localizada na parte mais baixa da vila e de costas para a parte urbana, o motivo ainda não é certo, mas as duas principais versões dizem que é porque como a Igreja foi criada antes da parte urbana, não se sabia pra que lado a vila se expandiria; a outra versão diz que, por ter sido erguida para atender aos negros escravos, não queriam que estivessem expostos para as vias que ligavam os sítios.
 
Foto: Grupo de Ciclismo Amigos do Pedal

Por volta de 1850, onde hoje se chama Distrito de Xucuru, existia uma aldeia de caboclos refugiados da Vila de Cimbres, Município de Pesqueira – PE. Antes da entrada dos portugueses nas terras (hoje chamadas de Xucuru), habitava uma comunidade indígena. Após a chegada dos portugueses, aquela comunidade dividiu-se, o que antes era caboclos-do-mato passou a ser chamado índio.
Colaborador: Cristiano Quitério de Araújo
Entretanto, houve uma revolução aonde a maioria dos índios (que aqui habitavam) passaram a morar na Serra do Ororubá. Mais adiante as terras (atual Xucuru) deixaram de ser produtivas, e eles não conseguiam cultivar plantações que abastecessem aquela comunidade, foi então, que o restante daquela população mudou-se para o município de Pesqueira – PE, para poder viver junto com os outros.
Tempos depois chegou uma família sertaneja, o homem por nome de Caetano de Brito e sua mulher por nome de Branca, tinham vários filhos e filhas, fizeram sua morada no Sítio Pau-Furado, depois chegou outra família parente da mesma, formaram sua morada no chorão, na antiga casa que passou a ser de Juvenal.
Essas duas famílias assim viviam, tinham uma tradição, de todos os anos celebrar novenas, o nome do senhor era Cazuza Brandão, esse tinha uma grande família, nesse mesmo tempo chegou um mascate comerciante português, que casou com uma filha do mesmo Cazuza Brandão, assim formando a família Brandão. A terceira família, o senhor Manoel Pereira tinha muitos escravos trabalhando para ele, juntando-se a ele nessa época a família de Joaquim Batista Lins, vindo do Sul de Alagoas, junto com o senhor Justino do Mulungu ajudou na formação de Xucuru.
Assim Xucuru foi formado por essas três famílias.
Em seguida chegou um homem por nome de Manoel Henrique, que veio de volta do Rio, descendente da família Estevão do Sítio Quandús e Sítio Palha, o senhor Manoel Henrique fez a doação do terreno para a construção da capela, fazendo ele um pedido aquelas famílias que coloca-se o nome do Padroeiro de São Manoel em homenagem ao mesmo, o Sr. Tufia foi o escultor da imagem de São Manoel, o material para esse trabalho foi uma imburana que foi arrancada na serra do Jucá, que durante vários anos, os fiéis veneraram a imagem em uma casa de família, até que nasceu nos habitantes, o desejo de construírem uma igreja. Como aumentou o número de fiéis, foi necessário ser construída a atual igreja. Isso aconteceu no ano de 1919, tendo sido o primeiro vigário o Padre José Ananias.
Em 1907 foi à chegada do sino, as primeiras badaladas foi anúncio da morte de um da família Lins.
Na época Aldeia Velha, como era chamada pelos habitantes, pertencia a Brejo da Madre de Deus – PE, até o ano de 1922. Mesmo assim, escolhiam um lugarejo mais próximo para fazer compras. Com o passar dos tempos, resolveram instalar uma feira na aldeia facilitando o acesso para os moradores. O lugarejo em que antes faziam a feira era Jenipapo, No lugar onde atualmente localiza-se a praça, existia uma grande árvore conhecida como juazeiro, bastante sombria, que facilitava a realização da feira que atendia todos os consumidores da comunidade.
A primeira feira foi instalada em 17 de abril de 1886 ao domingo, debaixo de um pé de juá, com isso foi chegando mais famílias e a população foi aumentado, entre essas famílias destacou-se a família de Taquaritinga que ajudou a formar Aldeia Velha. A criação que abateram foi mais que suficiente, porém a carne que sobrou foi distribuída para várias pessoas. Esse acontecimento contribuiu para que a aldeia continuasse a crescer com construções de casas de tijolos, tornando-se um povoado.
Em 1912 chegou Zé Luíz que assumiu o cartório do registro civil, trabalho realizado pela família Cadete e a família Suene do Brejo da Madre de Deus, na Vila Aldeia Velha, no ano seguinte de 1913 seu Zé Luíz vendeu o cartório ao Sr. José Hinô de Oliveira Zumba, como escrivão do cartório, esse mesmo trabalhou no cartório até o ano de 1945, depois passou para seu filho Antônio Zumba, sendo desativado no ano de 1998.A primeira mercearia foi a do Sr. Belarmino José Pereira, na qual tinha uma padaria movimentada através de um cilindro de madeira. Isso aconteceu por volta de 1927.
A iluminação das ruas e das casas era produzida por lampiões movidos a gás, os quais eram colocados nas esquinas. Mas com o tempo, foi trazido um motor a óleo, que era ligado as 18:00 h e desligado às 22:00 h. O Sr. Afonso era quem ia acender e desligar as luzes da vila, onde hoje é localizado a delegacia municipal.
No ano de 1923 o povoado passou a pertencer a Belo Jardim – PE, como 3º Distrito, permanecendo até os dias atuais. O nome Xucuru foi dado em substituição a Aldeia Velha, como homenagem a tribo Xukurus, que habitou na aldeia.
Os primeiros comerciantes da época foi João Teodoro, Chico Peba e Manoel Soares, o primeiro proprietário de carro foi José Justino, no ano de 1932 foi feito a primeira estrada que liga Xucuru a Jataúba, através do prefeito Antônio Marinho. O primeiro cemitério foi construído em 1928.
No ano de 1951 veio eletrificação movida a motor a diesel.
No ano de 1955 o prefeito Dr. Arnaldo fez um novo cemitério e o açougue, que hoje é o mercado de farinha.No ano de 1938 a Aldeia Velha passou a ser chamada de Xucuru.
No mês de dezembro de 1948 o prefeito Artur e Manoel Pereira fizeram o primeiro meio fio e o aterro da rua foi feito através de carro de boi, de um fazendeiro por nome de João Moita da Passagem do Tó, nomes dos carroceiros era Inácio Grande e Chico Pedro, também foi construído o grupo escolar Luíza Leopoldina Lopes no ano de 1948.
Os professores desta época eram Zumba Inôr, Manoel Maria, Luíza Leopoldina, Zeza, João Calado, Altina Vasconselo, Maria da Paz, e Bernadete Quitéria Cordeiro.
As festas que haviam, era 07 de Setembro, Natal, que era uma tradição iluminar com candieiro de bambu. No dia 28 de Setembro de 1946 foi inaugurado o cruzeiro pelo Padre Assis Neves, que era o sucessor do Padre Severino Pires Jatobá. A primeira visita do Padre Frei Damião a Xucuru, foi no dia 07 de Outubro de 1952.
O senhor Horácio Dias foi o primeiro proprietário de rádio, isso no ano de 1949, um ano antes o senhor Neném comprou a primeira vitrola que foi cem sucesso. Apolônio foi o primeiro policial que veio a Vila no ano de 1923.
No mês de Dezembro de 1963 o Deputado José Inácio passou Xucuru a ser Cidade, o prefeito interno era Quitério Martins de Araújo. No dia 31 de Março de 1964 veio a revolução afastando o presidente João Goulart e todos os governadores. Júlio Alves que era o prefeito que governou no ano de 1964 a 1968, ele juntamente com o seu grupo fez um projeto que tirou o título de Cidade voltando a Vila. Dezembro de 1966 José Mendonça e Paulo Guerra (governador) fizeram um projeto de liberação da energia de Paulo Afonso, sendo inaugurada no mês de fevereiro de 1967.
O primeiro calçamento foi feito por Cintra Galvão no ano de 1970, o primeiro sinal de televisão chegou em Abril de 1977, neste mesmo ano foi feito as estradas que ligam todos os Sítios, no dia 17 de Outubro de 1980 veio o governador Marco Maciel que inaugura a encanação da água, telefone e a reforma do grupo Luíza Leopoldina Lopes.
Os índios que habitavam na aldeia, deixaram alguns desenhos e escritos numa pedra que fica situada próxima ao Sítio Zé Povo, apelidada de Pedra do Caboclo. Também no Sítio Quandús existe uma caverna, na qual os índios viveram escondidos, pois eram torturados pelos capatazes da Serra do Ororubá.
No Distrito são produzidos vários de tipos de produtos. Os artesanatos (labirinto, crochê, ponto-de-cruz, renascença, peneiras, abanos, panelas de barro, etc.); agrícolas (cenoura, alho, milho, feijão, mandioca, cebola, etc.) além da criação de caprinos, bovinos e suínos.

Foto: Imagens do Google

Distrito de Água Fria

Água Fria, 4º distrito do Município de Belo Jardim PE, situado a 09 km da cidade, foi constituído a 30 de dezembro de 1953, criado por Lei Municipal nº 40.
Seu primeiro nome foi ”Santa Maravilha”, passando depois para ‘Água Fria’, nome atual que se originou devido a um determinado ponto existente no povoado, onde havia uma enorme árvore muito frondosa, junto a um poço  chamado Poço do Jucá.
O Poço do Jucá  tinha uma água muito fria que chegava a ser gelada, que servia de abrigo para os tropeiros, viajantes daquela época que marcavam encontro sempre naquele mesmo local, na “água fria”, como falavam, para seguirem viagem para os municípios vizinhos, pois viajavam à cavalo, em grupos transportando as  suas mercadorias a serem comercializadas em outros municípios, pois não existiam outros meios de transporte na época no povoado .
No ano de 1898, foi fundada a igreja de São bom Jesus dos Pobres, que no início era apenas uma casa onde os moradores se reuniam para fazerem as suas orações, tendo como padroeiro na época Santo Antônio, que logo após teve a sua imagem roubada e substituída por São Bom Jesus, que passou a ser o seu sucessor.
Mesmo depois, a imagem  tendo sido encontrada em uma fazenda dentro de uma flor de mandacaru, continuou sendo o padroeiro atua l “ São Bom Jesus”. Daí então começou acontecer às festas religiosas, atualmente em destaque a de São Sebastião que se realiza sempre no mês de fevereiro de cada ano.
Após a construção da referida igreja foi que o povoado foi crescendo lentamente e se desenvolvendo, tendo como principal atividade econômica a agricultura de subsistência, *com o apoio hoje da Associação dos Agricultores, a pesca, a pecuária, como também os trabalhos artesanais feitos do barro que já foram antes a principal fonte de renda e destaque na região, principalmente as “panelas”. Além desse trabalho são confeccionados artesanalmente cestos de cipó, balaios, vassouras, esteiras e na escola de Arte: a renascença o crochê, bordados e pintura
O comércio é baseado em mercearias e bares que servem a comida típica da região. Os principais pontos turísticos são: o Rio Ipojuca onde os banhistas tomam banho e realizam pescarias, o Cruzeiro construído em 20/09/97, com ajuda do Pe. Eduardo Valença, através da ideia dos moradores  de se plantar uma cruz no lugar onde  pudesse ter uma visão Panorâmica do lugar e que também os fiéis pudessem fazer as suas peregrinações, principalmente durante a Semana Santa como acontecem todos os anos.
Outras culturas em destaque é o siriri, a banda de pífanos, os bacamarteiros e o tradicional forró pé de serra, que anima as festas juninas e outras. Com o esporte o futebol destacando o time “O Guarani Futebol Clube”, grupos de capoeira e cavalhadas.

Existem no distrito alguns órgãos públicos municipais como a Escola Municipal Vereador Joaquim Medeiros, cujo nome em homenagem ao 1ª Vereador do distrito, Vereador Joaquim Medeiros Cabral, que muito se preocupava com a educação dos moradores da região durante o seu mandato.
Construída pelo poder Estadual, com apenas uma sala de aula, para atender alunos do 1º Grau Menor (1ª a 4ª)   por uma professora na época , vinda de outro município. Em seguida passando a Escola para o Poder Municipal, autorizada no ano de 1985, a qual passou por várias reformas, atualmente contando com 08 salas de aulas, entre outras dependências e quadra desportiva,  funcionando em três turnos, atendendo ao Ensino Básico  nas modalidades de Educação Infantil, Ensino Fundamental ( I, II Ciclos) , 5ª a 8ª série e EJA ( Educação de Jovens e Adultos), a uma clientela do distrito e sítios vizinhos .Escola esta aberta à comunidade com visão de futuro!.
O distrito conta ainda com um Posto de Saúde, Correio, Escola de Arte, água encanada, energia elétrica, saneamento básico e calçamento nas principais ruas do distrito, coleta periódica do lixo e telefone público.
Fontes da pesquisa: moradores mais “antigos “da comunidade e outros “ atuais.”

Por: Geovane Bezerra 

Nenhum comentário:

Postar um comentário