domingo, 13 de agosto de 2017

3º PEDAL ENTRE AMIGOS


Na qualidade de presidente do grupo e editor deste blog antes de mais nada eu Geovane quero aqui em nome do grupo, mas principalmente em nome da comissão organizadora deste evento, deixar aqui os mais sinceros pedidos de desculpas por todo e qualquer eventual contra tempo que tenha ocorrido durante a realização do mesmo e ao mesmo tempo, agradecer de todo coração a cada ciclista que deixou o conforto do seu lar e a companhia de seus familiares e amigos para se fazer presente aqui neste nosso evento e é claro que não poeria deixar de agradecer a todos que trabalharam no apoio e também aos colaboradores que com suas contribuições foram de extrema importância para que este evento fosse realizado. Tenho plena consciência de que falhas aconteceram e de que muitas pessoas saíram daqui insatisfeitas, mas isto é normal e perfeitamente compreensível, pois realmente aconteceram fatos que fugiram a nossa programação, que por sinal foi muito bem elaborada e devidamente trabalhada. Para encerrar esta primeira narrativa quero aqui deixar registrado que apesar de todos os contratempos o nosso evento de maneira geral foi um sucesso e que até o presente momento os comentários na nossa cidade são de muita admiração e elogios de vários segmentos e por tudo isso eu ouso dizer que mesmo com todas as dificuldades valeu muito a pena realizar este evento. Confiram nos relatos e nas fotos abaixo um pouco de como foi este nosso verdadeiro encontro de amigos. Lembrando que lá nosso grupo do Facebook está disponível um álbum com todas as fotos deste e dos demais eventos e pedais do nosso grupo. No final desta postagem disponibilizarei o link do nosso grupo do Facebook para vocês acessarem e curtir odas as fotos. Caso encontrem algum erro de digitação por favor mencionem nos comentários para que eu possa fazer as devidas correções. Agradeço desde já a colaboração. 


ACOLHIDA AOS CICLISTAS DE FORA
Alguns ciclistas vindos de cidades distantes chegaram aqui em Belo Jardim ainda na noite do sábado e mesmo estando cansado eu Geovane juntamente com os ciclistas Amaro, Edvaldo, Artur e Laércio (Brejo da Madre de Deus) nos juntamos aos demais ciclistas do nosso grupo que se encontravam reunidos na D.R. Bikes e nos dirigimos até o Restaurante do Fifi onde todos desfrutamos de um excelente feijão de corda acompanhado de carne de sol e muita descontração. Infelizmente as fotos desta recepção ficou registrada somente nos celulares e estão disponíveis no nosso grupo do WhatsApp e não sei ainda por qual motivo ninguém enviou para esta redação nenhuma foto desta recepção, mas fica aqui o devido registro. Fica aqui em nome do grupo os meus agradecimentos a todos.

RECEPÇÃO E CAFÉ DA MANHÃ
A recepção aos ciclistas e o café da manhã foi na Praça Amélia Soares Paes (Pç. do Cassiano) que também serviu de local de concentração e de aquecimento. Neste local vários ciclistas aproveitaram para fazer uma rápida vistoria nas suas bikes e assim garantir um pedal seguro Infelizmente mesmo com muito planejamento já na concentração os primeiros problemas surgiram; estou me referindo ao fato da Polícia Militar não ter comparecido como foi devidamente acordado e também o pessoal que iria fazer o apoio de moto e com isso acabamos saindo uma hora depois do horário previsto o que chateou muita gente e com razão; mesmo assim a grande maioria estava contente e loucos para pedalar então por volta das 08:30 da manhã iniciamos oficialmente o passeio.

 
  
    
  
   
  

INÍCIO DO PASSEIO PELA ZONA URBANA
Apesar do atraso ao iniciarmos o passeio o que se viu foi muita alegria e descontração por parte de todos. Vale aqui deixar registrado que participaram deste evento além dos ciclistas daqui de Belo Jardim, ciclistas das seguintes cidades; São Bento do Una, Serra Talhada, Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, Igaraçu, Brejo da Madre de Deus, Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe, Tamandaré, Sanharó, Arcoverde, Altinho, Garanhuns, Calçados, Lajedo, Capoeiras, Tabira e Pesqueira (todas cidades de Pernambuco) e também ciclistas das seguintes cidades da Paraíba; Camalaú, São Sebastião do Umbuzeiro e Monteiro e de última hora chegaram vários ciclistas do Estado de  Alagoas, mas precisamente de Maceió. Mais uma vez quero deixar aqui os meus agradecimentos a cada um em me do grupo e os parabéns a todos por deixarem o conforto dos seus lares e virem prestigiar este nosso evento. O percurso urbano teve apenas 05 km, o mesmo teve início no bairro da Boa Vista e percorreu os seguintes bairro; Edson Mororó Moura, Centro, Santo Antônio, Lagoa, Tambor e São Pedro. Mesmo sem o apoio da polícia e dos motociclistas tudo transcorreu bem e nenhum incidente foi registrado. A coniagem oficial foi de 350 ciclistas presentes. 
 
  
  
  


PEDALANDO PELA ZONA RURAL
Depois de terminar o nosso breve passeio pelas ruas de Belo Jardim iniciamos o percurso rural, inicialmente pedalando ao lado da nossa Barragem do Bitury e de lá seguindo rumo a chácara do nosso amigo Geninho, onde todos iriam desfrutar de um banho muito gostoso em uma bela piscina natural. A nossa Barragem do Bitury até pouco tempo estava em colapso total, mas graças as chuvas caídas neste inverno a mesma conseguiu juntar um bom volume de água. O percurso pela zona rural foi de apenas 25 km, mas apesar de curto o mesmo teve trechos técnicos e também uma subida longa e bastante íngreme o que desgastou muitos ciclistas, mas isso faz parte de que gosta de aventura. No total o evento teve um percurso geral de 30 km entre zona urbana e rural.
 
   
  


1º PONTO DE APOIO/SÍTIO ARAÇÁ 
O trajeto pelas margens da barragem foi relativamente fácil de ser pedalado, mas depois todos os participantes tiveram de encarar a subida da Serra do Araçá que tem 788 metros de elevação e é longa e bastante íngreme. O primeiro ponto de apoio foi em frente a Bodega do Sr. Inácio do Araçá e já neste ponto os problemas se iniciaram. Ao chegar aqui neste ponto de apoio fui informado que havia acabado a água e as frutas, também se encontravam no local vários ciclistas com as bikes quebradas e outros passando mal, mas Graças a Deus e a ajuda dos companheiros os problemas foram contornados. Vale registrar que este trecho até aqui além da subida dura ainda teve uma descida bastante complicada que exigiu bastante atenção por parte de todos, mas que estava devidamente sinalizada e com gente nossa no apoio. Deixo aqui um agradecimento especial aos amigos de grupo o Deives e o Roberto que são mecânicos e deram uma assistência nota 10 a todos que precisaram. 
 
'  
   
  
   


PONTO DE APOIO ALTERNATIVO
Ao chegarmos no Sítio Bitury, mas precisamente nas proximidades da subida para a chácara de Geninho (onde aconteceu o banho e que foi o local do 2º ponto de apoio) vários ciclistas optaram por fazer uma breve parada no bar do amigo Chico de Santa onde puderam desfrutar de espetinhos e outros petiscos e ainda cerveja e vinho bem galadinho e bebidas quentes a um precinho camarada. Oficialmente não tínhamos programado este local como ponto de apoio e sim como já foi descrito a chácara de Geninho, mas uma vez que muitos ciclistas desistiram de encarar mais uma subida difícil este acabou por se tornar sim um ponto de apoio e todos aprovaram. 
 
  


2º PONTO DE APOIO/CHÁCARA DE GENINHO
Como planejado os ciclistas que se aventuraram a em encarar a subida da Boa Sorte chegaram até a chácara do amigo Geninho e lá puderam desfrutar de um gostoso banho em águas límpidas e bem geladinha. Eu Geovane não subi por estar no aguardo dos ciclistas retardatários e por isso não tirei nenhuma foto deste banho, mas o amigo Zezão me enviou algumas e irei postar elas agora para vvoc~es conferirem um pouco de cofo foi divertido esta parada lá em Geninho.
 
  


2ª PARTE DO EVENTO - A VOLTA
Depois de alguns imprevistos, mas de muita alegria e descontração além é claro do banho iniciou-se a segunda etapa desta nossa aventura que foi a volta a zona urbana e mesmo estando lá na retaguarda eu pude registrar alguns momentos desta volta que vocês irão curtir abaixo. 
    
   


ENCERRAMENTO DO EVENTO/ BELO CLUBE PISCINA
O encerramento oficial do evento se deu no Belo Clube Piscina que fica localizado ao lado da Vila Militar no bairro Maria Cristina, lá aqueles ciclistas que assim desejaram puderam tomar muito banho de piscina e saborear um belo churrasco antes do almoço acompanhado de vinho, cerveja e é claro que não poderia faltar a cachaça. Deixo aqui os meus agradecimentos ao amigo Doça da Pitú pela sua colaboração. Eu Geovane por ter chegado por último no local não pude desfrutar de mais nada porque a quantidade de gente foi acima do esperado e sendo assim os suprimentos acabaram por não atender a demanda.
 
  
  


AGRADECIMENTOS
Para encerrar esta postagem gostaria de agradecer primeiramente a Deus por não ter ocorrido nenhum problema grave que comprometesse a integridade física de nenhum dos participantes, depois gostaria de agradecer de coração a cada amigo do grupo que ajudou na organização e trabalhou duro no preparo e no dia deste evento para que o mesmo pudesse ser realizado, deixo aqui também os agradecimentos a Prefeitura de Belo Jardim pela devida autorização e agradeço imensamente a cada ciclista de Belo Jardim e de todos os lugares que vieram participar e abrilhantar este nosso encontro, por último quero aqui agradecer a todos os colaboradores que suas doações tornaram possível a realização deste evento, sem todas estas pessoas e instituições envolvidas seria quase que impossível  realizarmos este ou qualquer outro evento, para mim e creio que falo em nome do grupo não existe trabalho maior ou menor, existe simplesmente trabalho e neste momento todos são importantes e por isso sou grato a todos indistintamente e mais uma vez quero aqui reforçar o pedido de desculpas por qualquer coisa que aconteceu de errado, prometendo tomar todas as medidas cabíveis para que isto não volte a ocorrer no próximo ano ou em um outro evento. Segue abaixo a lista das pessoas e empresas que colaboraram com o evento.

* Prefeitura de Belo Jardim/Secretaria de Obras
* Vereador Claudemir de Xucuru
* Vereador Marco Buchudo
* Vereador Gilvandro Estrela
* Da Paz Ramos
* Bruna do DETRAN
* Doça da Pitú
* Plantex Impressão Digital
* Frango Favorito
* tapioca da Terra/Sanharó PE
* Zero Grau/Ar Condicionado Automotivo
* Impacto Academia
* Baterias Cral
* Caruaru da Sorte
* PlacSport Móveis e Eletro
* Poupas & Cia
* frigorífico Boi nelores
* Fernando Bikes
* D.R. Bikes
* Total Sport`s 


DESTAQUES DO EVENTO
Alguns grupos e algumas pessoas acabaram se destacando, seja pela animação, pela descontração, pela garra ou simplesmente por estar utilizando uma bike diferente ou algum acessório que nos chamou s atenção.

Na categoria grupo o destaque sem dúvida foi a Equipe de Cicloturismo de Olinda PE, que veio pedalando de Olinda até Belo Jardim e ainda encararam pedalar todo o roteiro do evtno numa boa. parabéns a todos. 
 

Também na categoria grupo destacamos também a galera do Grupo Pedala Sanharó, todos vieram vestidos a caráter com as roupas do grupo e demostraram muita garra e dedicação e uma animação sem iguam. Vale deixar registrado que eles trouxeram um quiosque onde nos foi ofertado muitos copos de açaí. Parabéns a todos e obrigado pela doação. 
 

Ainda na categoria grupo destacamos a Equipe Mutantes MTB aqui de Belo Jardim, ele que também compareceram todos vestidos com a vestimenta da equipe e que durante todo o percurso estavam ali no apoio aos demais ciclistas. Aos mesmos fica aqui o nosso muito obrigado e os nossos parabéns pela conduta.
 

Por último ainda na categoria grupo destacamos a participação do nosso grupo os Amigos do Pedal que contou com uma equipe de 58 ciclistas, sendo que boa parte deles dedicaram-se integralmente a trabalhar no apoio ao invés de pedalar e outros pedalaram, mas também apoiaram. Fica aqui os parabéns a todos e os mais sinceros agradecimentos por tudo. 
 

Na categoria curiosidade destacamos a participação de dois casais que fizeram todo o percurso urbano e rural em bicicletas para duas pessoas, ou seja, pedalaram sempre em dupla o tempo todo e mesmo assim encaram e superaram todos os obstáculos numa boa. parabéns aos casais pela demostração de garra, amor ao esporte e união. 
 

Outro destaque deste evento foram as crianças que mesmo em pequeno número e com pouca idade, encaram todo o percurso e ao final disseram que gostaram bastante e que topariam pedalar tudo novamente numa outra oportunidade. parabéns as mesmas com um destaque especial ao filho do amigo e ciclista Rogério.
 

Agora vamos destacar a categoria apoio. Nesta categoria destacamos com méritos as pessoas que trabalharam nos veículos de apoio. eles sempre estavam ali apostos, prontos para ajudar da melhor maneira possível e assim como eles outros amigos do grupo estavam espalhados em vários pontos auxiliando na sinalização e cuidando para que ninguém se perdesse ou se acidentasse. A todos muito obrigado e parabéns. 
 

Ainda na categoria apoio destacamos a participação de três ciclistas nota 10, eles que além de ciclistas são mecânicos de mão cheia e deram uma assistência de primeira a todos que encontravam em apuros. Deixamos aqui os parabéns aos ciclistas Davis da D.R. Bikes, Fernando José da Fernando Bikes e ao amigo Roberto Cabeça.



Por último na categoria apoio um ciclista se destacou dentre todos os demais, um coroa muito gente boa, simpático, sempre risonho e muito, muito trabalhador; o mesmo deu duro antes, durante e depois do evento, foi uma figura tão importante para a realização deste evento quanto o próprio Amaro Neto que é o idealizador deste pedal e a figura chave sempre, mas este ano ele deve dividir os méritos mais do que merecidos com o ciclista Edvaldo Elias. O mostro sagrado do apoio. Parabéns meu amigo Edvaldo e muito obrigado por tudo em nome de todos que participaram do evento e de todos os seus amigos de grupo, você foi um verdadeiro guerreiro e um verdadeiro exemplo a ser seguidos. 

Por último nos resta destacar a categoria superação e nesta categoria tivemos dois ciclistas que são verdadeiros exemplo disso, um deles tem apenas um dos braços e é um ciclista de elite, não perde um evento e consegue subir quase todas as ladeiras independente do grau de dificuldade e desce as mesmas numa velocidade invejável, estou falando do amigo e Preto lá da cidade de Caruaru e o outro destaque nesta categoria é um ciclista já coroa de barba branca que perdeu uma das pernas e que pedala levando na sua bike a sua moleta, mas que nem por isso se deixar vencer, sempre que pode está presente nos pedais por ai a fora, uma pena que não me recordo agora o seu nome e nem qual q sua cidade, mas o seu exemplo fala por ele. parabéns aos dois por mostrar a todos que no final o que vale é a nossa fé e a nossa força de vontade. Ainda teve um corajoso que fez todo o percurso numa bike Speed tipo Caloi 10, mas infelizmente não ninguém conseguiu fotografar o cara, mesmo assim fica aqui os parabéns ao mesmo pela coragem.
 


ESCLARECIMENTOS FINAIS
Pessoal para nós que fazemos parte dos Amigos do Pedal e principalmente para todos que fizeram parte da comissão organizadora este evento foi um verdadeiro desafio; desde o ício vários fatores complicaram a nossa vida, mas em momento algum pensamos em cancelar e sim buscamos soluções. sabemos que houveram falhas e algumas graves e por isso mais uma vez pedimos desculpas a todos. fazer um evento deste porte sem ajuda do Poder Público e de outros órgãos e instituições a exemplo da Policia Militar que não compareceu, não é fácil, planejar um evento para 250 pessoas e contar com 350 resulta com certeza em problemas, mas de um modo geral a avaliação dos participantes até a presente data tem sido positiva, a grande maioria entendeu que um grande número de ciclistas só chegaram aqui em Belo Jardim alguns minutos antes do início do evento e sendo assim complicou a organização do mesmo, porém é errando que se aprende e prometemos todo o nosso empenho para que em 2018 possamos fazer um evento bem mais organizado e com o menor número de erros possíveis, mais uma vez obrigado a todos os envolvidos de forma direta e indireta e a todos que nos prestigiaram. Sempre que desejarem podem entrar em contato conosco e marcar um pedal junto com o nosso grupo porque Belo jardim tem muitas belezas naturais a vossa espera e em apenas um evento não dá para apreciar. Sejam todos sempre muito bem vindo a Terra do Bitury; terra de músico, terra das águas, terra da Festa das marocas e agora graças a cada um de vocês, terra de ciclistas. 

Você Conhece esta Instituição?
Esta instituição é uma escola de música, trata-se de uma instituição filantrópica sem fins lucrativos idealizada pelo músico Almir de Brito Cavalcanti, a mesma está localizada na primeira entrada após a matriz de Nossa senhora do Bom Conselho no bairro de mesmo nome. Lá as crianças da comunidade ( em sua maioria carentes) recebem lanche e aprendem música, na teoria e na prática e também recebem reforço escolar. Para saber mais sobre a mesma procurem o Almir no Frigorífico ARA localizado lá na Av. Cel. Joao Leite nº 273 no bairro do tambor e ele vai explicar melhor como você pode ajudar e os dias e horários de visita. Vá lá, conheça, apoie esta ideia.
  

Por: Geovane Bezerra 

9 comentários:

  1. Pessoal, eu Amaro Neto como o grande responsável por esse belo evento, peço desculpas pelas falhas que não foram poucas. Infelizmente, como comentado nas postagens, programamos um evento para 250 ciclistas e nos preparamos para 280, só que de última hora, mas precisamente da sexta a noite para o domingo, surgiram em torno de 100 ciclistas a mais (só no dia do evento 33 pagaram a inscrição), outra boa parte simplesmente usufruiu e não pagou. Estimo que nesse evento participaram mais de 350 ciclistas.

    ResponderExcluir
  2. Por conta da grande demanda de última hora, os problemas foram surgindo.
    O que me deixou muito chateado e preocupado, e estava pensando seriamente em não dar continuidade ao evento em 2018. Mas como diz o título do evento "PEDAL ENTRE AMIGOS", e só os amigos se ajudam, estimulam, dão força e compreendem as dificuldades e toda minha dedicação e respeito da minha pessoa para atender e satisfazer a todos os amigos e visitantes. Muitos chegaram a mim com palavras de força e encorajamento. Em 2018 irei sim realizar mais uma etapa deste belo evento. Lógico que serei mais criterioso e rigoroso. Conto com os amigos, fiquem na paz de Deus

    ResponderExcluir
  3. Geovane Bezerra - APBJ17 de agosto de 2017 às 16:58

    A todos que possa interessar. O amigo Amaro como grande homem que é está tomando para si uma responsabilidade que é de todos nós do grupo, em especial que quem fez parte da comissão organizadora. É verdade que ele foi o idealizador deste evento desde da sua primeira edição e é quem mais trabalha para a realização do mesmo, mas também é verdade que em se tratando de um grupo e da realização de qualquer atividade relativa ao mesmo não existe um só culpado e sim culpados e neste caso eu Geovane na qualidade de idealizador deste grupo e atual presidente sou tão ou mais culpado que ele e quero aqui dividir com ele esta responsabilidade e dizer que este evento como citado na postagem foi muito bem planejado e as nossas intenções foram as melhores, mas realmente a coisa fugiu do nosso controle, no entanto apesar das críticas, que dicas de passagem para a quantidade de problemas até que estão sendo poucas, nós podemos dizer que foi um belo evento e que os amigos que costumam participar de eventos por toda parte assim como nós irão compreender e com certeza estarão aqui em 2018 para nos apoiar. Em nome do grupo peço mil desculpas e prometo que ao lado do Amaro vou dar o melhor de mim para que no próximo ano o evento seja Nota 10.

    ResponderExcluir
  4. Um amigo da Paraíba18 de agosto de 2017 às 15:31

    Olá pessoal de Belo Jardim, olha apesar dos contratempos eu gostei muito de pedalar ai, espero ter a oportunidade de voltar a pedalar com vocês. De minha parte achei a paisagem por onde passeio muito bonita e fiquei sabendo que ai existem ao menos umas cinco cachoeiras e outros atrativos e é disso que eu gosto, que houve erros e aborrecimentos no evento isto houve, mas a verdade é que quem gosta do tipo de esporte que nós gostamos tem de estar preparado para tudo então sem querer me meter na opinião de ninguém, sem querer passar a mão na cabeça de ninguém e muito menos sem querer ser chato que digo o seguinte. Já fui em vários eventos por ai a fora e em todos, digo todos, aconteceram falhas, em alguns pequenas em outros falhas absurdas, mas o importante é vocês trabalharem duro para que numa próxima edição os mesmos eros não voltem a acontecer, no mais é paciência e muito trabalho. Não deixem para planejar o próximo evento em sima da hora, comecem já, se reúnam, avaliem o que deu certo e o que deu errado, avaliem onde cada um errou e comecem já a trabalhar em pró do próximo evento. Boa sorte a todos, um abraço e contem comigo no ano que vem.

    ResponderExcluir
  5. Não participei e nem sei o que houve, mas pelo que vi nas fotos a coisa foi muito boa. galera meu negócio é motocross, mas uma coisa eu digo a quem estiver envolvido nos eventos deste grupo. Erros sempre irão acontecer e mesmo que tudo saia como planejado nunca vocês irão agradar a todos, portanto não desanimem e vamos lá mostrar ao jundo que aqui em Belo jardim existem pessoas que se preocupam em divulgar a nossa cidade e valorizam o que aqui temos de bom. Vocês são um exemplo e devem receber todo o apoio não só do comércio, mas principalmente da prefeitura que ao menos conosco não apoia em nada. parabéns a todos.

    ResponderExcluir
  6. Não fiz nenhuma inscrição, não paguei nada e ainda bem porque pra mim este pedal foi um fracasso total, botaram a gente pra encarar uma subida dos longa dos diabos e depois ao chegar nos pontos de apoio não tinha nada, muito menos apoio. lha se o objetivo de vocês é apenas ganhar dinheiro as nossas custas é melhor não fazer mais nem este e nem outro tipo de evento. Me desculpem mas fico arretado quando me enganam e pra mim não só eu mas todos que participaram foram enganados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como descrito nos meus comentários acima, nos preparamos para 280 e vieram mais de 350. Não fazemos o evento para ganhar RR, Me desculpe, mas conforme o seu relato, os enganados fomos nós, e não foi apenas você que deixou de pagar.

      Excluir
  7. Alan Freitas de Barros - Bonito PE23 de agosto de 2017 às 07:27

    Bom dia pessoal. Primeiramente parabéns pelo evento e fiquem tranquilos que em todo lugar existe problemas, em segundo lugar gostaria de saber de vocês quando é que você irão postar aqui as trilhas indicativas, ou seja, aquelas postagens onde vocês irão mostrando através das fotos e dos relatos, como alguém de fora do grupo pode ser guiado num pedal ai na cidade de vocês sem a presença de algum ciclista da terra e com o mínimo risco de se perder. Agradeço a resposta?

    ResponderExcluir
  8. Amaro, o evento de vocês foi show. Problemas existem, e sobre o comentário do ciclista acima o "anônimo", só reforça o seu comentário.Sei que não é fácil organizar um evento de tamanha proporção, e ainda tem gente que vai, usufrui e não paga nada. Mas não deixe de fazer seu evento não "ciclistas" enganadores e desonestos existem, ciclistas como esse acima tem de monte, não aguenta pedalar e só gosta de moleza, esse ai acho que só pedala em ciclovia. Fui no seu primeiro evento em 2015, fui em 2016 e se Deus me permitir irei em 2018, 2019, 20020, 20...

    ResponderExcluir