sexta-feira, 4 de agosto de 2017

COMO DEVO ME PREPARAR PARA UMA LONGA VIAGEM DE BICICLETA?

A correria do dia a dia vem cada vez mais causando estres em muita gente e já foi confirmado através de estudos que, o hábito de andar de bicicleta ajuda e muito a diminuir o nível de estres, principalmente quando este ato de pedalar é feito como forma de distração (cicloturismo, passeios ciclísticos, trilhas, etc.) mas mesmo utilizando a bicicleta como meio de transporte já se comprovou que isto ajuda sim a diminuir o nível de estres e assim contribui para que qualquer pessoa possa ter uma saúde melhor.
É verdade que muitas pessoas tem vontade de sair por ai pedalando e deixando um pouco de lado os problemas do dia a dia, mas em muitos casos elas não possuem uma bicicleta, em outros não sabem andar de bicicleta e em outros ainda o que falta é tempo, porém se você possui uma bicicleta, sabe fazer uso da mesma e dispões de tempo então esta postagem é dedicada a você. Nela você encontrará um guia prático que vai lhe ajudar a organizar sua ou suas viagens de bicicleta, principalmente aquelas longas. Leia com atenção e bom pedal. 

Resultado de imagem para cicloturismo
Imagem da Internet

Planejando a viagem.
Uma longa viagem de bicicleta começa no planejamento. É preciso pensar, antes de tudo, no sucesso da empreitada. Muitos planejam, mas suas viagens nunca saem do papel. Você não quer frustrações, certo?
Você não precisa ser um atleta experiente de ciclismo para viajar o mundo de bicicleta. Porém, um bom planejamento evita contratempos e te prepara melhor para possíveis acidentes de percurso. Atente-se a alguns cuidados que devem ser tomados antes da sua viagem de bicicleta.

Resultado de imagem para fazendo um check up médico Resultado de imagem para fazendo um check up médico
Imagens da Internet

Visite o médico e o dentista.
Fazer um check-up antes da viagem é muito importante para evitar problemas na estrada. Lembre-se de que você não terá fácil acesso a um médico conhecido no caminho. Além disso, em uma visita prévia, o médico e o dentista poderão sugerir algum tipo de medicação que será útil na viagem.

Resultado de imagem para em dia com as finanças
Imagem da Internet

Esteja com as finanças em dia.
Deixar as suas contas controladas faz com que você não tenha problemas ao voltar da sua viagem de bicicleta. Já imaginou voltar de viagem sem estresse e logo se preocupar, sem saber como pagar as contas que ficaram? Esteja preparado financeiramente e evite transtornos.

Resultado de imagem para kit de equipamentos eletrônicos para bicicletas
Imagem da Internet

Confira os equipamentos eletrônicos.
Verifique se todos os equipamentos eletrônicos que pretende levar estão carregados. Procure levar carregadores, cabos e, se possível, um celular reserva. Também pense em um HD externo, ótima opção para arquivar as fotos da viagem, principalmente em locais sem acesso à internet.

Resultado de imagem para planejando um roteiro de viagem
Imagem da Internet

Prepare com cuidado o roteiro de sua viagem.
Um roteiro é fundamental para uma viagem sem sustos. Procure informações sobre as rotas que pretende fazer, qual o melhor caminho, a distância exata e possíveis obstáculos. Descubra a existência de balsas, estradas de terra e qual a inclinação a ser enfrentada. Essas informações são muito importantes em uma viagem de bicicleta, na qual você ainda precisa considerar o peso da bagagem.

Resultado de imagem para revisando sua bike antes de sair para o pedal
Imagem da Internet

Revise atentamente a sua bike.
Em qualquer viagem, a revisão do veículo é essencial. No caso de uma viagem de bicicleta, você não sabe quando vai ter acesso a mecânicos ou lojas especializadas. A troca de equipamentos danificados pode virar uma verdadeira missão.
Peça ao mecânico para revisar o equipamento, peça a peça. Caso tenha algum problema, não hesite em corrigi-lo antes de viajar. Além disso, aprenda o básico para evitar contratempos na estrada, como freios desregulados, correntes quebradas ou pneus furados.
Leve ferramentas como corrente extra, pastilhas de freio, câmaras e bombas de ar. Lembre-se de que, além da sua bagagem, os pertences da sua companheira também não podem ser esquecidos.

Resultado de imagem para bagagem para viagem de bicicleta
Imagem da Internet

Preparando a bagagem.
Para levar a bagagem, existem bolsas próprias para serem anexadas na bicicleta. Conheça duas delas:
* Alforges - São instalados diretamente na bike através de um suporte. Adaptam-se 2 pequenas bolsas na frente, 2 bolsas atrás, além de uma bolsa horizontal.
* Bolsa de guidão - Geralmente vem junto com o kit de alforges. É excelente para levar documentos pessoais e câmera fotográfica.
Dica: procure modelos que sejam à prova d’água. Isso protegerá as suas coisas diante das diferentes condições climáticas. Evite levar mochilas nas costas, pois, no decorrer da viagem, você sentirá dores e um cansaço bem maior. Assim, o ideal é distribuir o peso da bagagem na própria bike.
Agora que já está preparado, com alforges prontos, que tal compartilhar este post com os seus amigos nas redes sociais?
* Kit de ferramentas - Nunca saia para fazer uma viagem por menor que seja sem levar algumas ferramentas para o caso de você ter de fazer algum reparo na sua bike e se encontrar em algum local onde não tenha moradias por perto e muito menos oficina de bicicletas ( lembrando que os reparos nas bikes mais modernas é complicado e muitos mecânicos antigos não sabem mexer nas mesmas), então reforçamos aqui a importância da revisão antes de iniciar a viagem e a necessidade de você ter o mínimo possível de conhecimento nesta área. 
* Kit S.O.S - este tipo de kit vaira de acordo com a necessidade de cada um, mas no geral deve ser composto por gaze, ataduras, esparadrapo, luvas cirúrgicas, medicamentos para dor de cabeça, mal estar, dor de barriga, etc. Pomada e remédio para passar em ferimentos.

Resultado de imagem para dica importante

Dica Importante.
Bem meus amigos depois de todas as informações acima descritas fica aqui uma última informação que na verdade é uma dica bem interessante e de fundamental importância. Trata-se do fato de que para uma maior segurança procure dentro da medida do possível deixar um rascunho do roteiro com sua família para que em caso de acontecer algum problema maior as pessoas que estejam o ajudando possam entrar em contato com seus familiares o mais rápido possível e para isso também é necessário que você ande sempre com os números de telefone ou de celular das pessoas mais próximas a você e também os nomes das mesmas. 
Também é importante colocar um adesivo com o seu Tipo Sanguíneo ou fazer uma tatuagem de rena em alguma parte do corpo com este detalhe ou ainda bordar o mesmo nas suas roupas. Depois disto tudo só nos resta lhe desejar ótimas viagens. 


Está Chegando a Hora
Vem ai a terceira edição do Pedal Entre Amigos, uma realização do Grupo de Ciclismo Amigos do Pedal em parceria com a Loja Total Sport`s e apoio do comércio local, Prefeitura de Belo Jardim,  e Câmara de Vereadores de Belo Jardim e Polícia Militar de Pernambuco. Que tal fazer parte deste evento? Ainda temos inscrições disponíveis na Loja Total Sport`s.




Por: Geovane Bezerra

Nenhum comentário:

Postar um comentário