Com materiais similares aos encontrados
em carros esportivos, a bicicletas de alta performance possuem tecnologia de
ponta e custam entre R$ 30 mil e R$ 75 mil no Brasil.
Entre os itens especiais desses modelos
de luxo estão fibra de carbono para ficar mais leve, amortecedor específico
para o tipo de terreno, transmissão com trocas mais rápidas e rodas grandes.
Os compradores são atletas de alto
nível ou de fim de semana, com grande poder aquisitivo.
“A bicicleta tem uma coisa que nenhum
outro esporte tem. Se você quiser comprar o carro do (Lewis) Hamilton da
Fórmula 1, será muito difícil, mas se quiser comprar uma bike do ciclista mais
em evidência no mundo, você consegue comprar exatamente a mesma”, aponta Guto,
da loja especializada Pedal Urbano, em São Paulo.
Tendência
Segundo a Associação Brasileira dos
Fabricantes de Motocicletas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), o interesse do
brasileiro por este tipo de produto é um fenômeno recente, que acompanha a
evolução dos eletrônicos.
“O novo consumidor busca bicicletas com
maior valor agregado numa clara opção pela mobilidade com mais qualidade,
segurança, conforto”, afirmou José Eduardo Gonçalves, diretor executivo da
entidade.
Uma das marcas mais desejadas pelos
ciclistas, a Specialized viu no Brasil um mercado potencial e abriu uma
subsidiária em 2010 – até então a venda era feita por meio de representantes.
Segundo a diretora de marketing Sylvia
Hartmann, os lançamentos globais chegam ao mercado brasileiro com no máximo 2
meses de diferença, quando não ao mesmo tempo que compradores de qualquer lugar
do planeta.
Foi assim com a série especial feita em
parceria com a McLaren, que teve apenas 250 unidades fabricadas – 3 delas
desembarcaram em fevereiro no Brasil, por R$ 75 mil. Além da grife de Fórmula
1, a bicicleta abusou no uso de fibra de carbono para ficar mais leve e foi
feita com base nas medidas de cada comprador, que levou também um kit com
capacete e sapatilha.
Outras montadoras de automóveis também
se aventuram nas duas rodas não motorizadas, desde Porsche e Ferrari, até as
mais acessíveis como Chevrolet e Ford. A Chevrolet dedicou espaço no Salão do
Automóvel de São Paulo 2014 à sua primeira bicicleta, uma mountain bike aro 27,5, que
custa R$ 3,5 mil.
Mesmo as fabricante mais tradicionais,
como a Caloi, passaram a investir mais em desempenho. Em 2013, a marca
brasileira foi adquirida por um grupo canadense, que produz bicicletas de luxo,
entre elas a Cannondale, cujos modelos chegam a custar R$ 33 mil no Brasil.
Impacto
Embora estejam em evidência, as vendas de bicicletas de alto nível recuaram no ano passado, na contramão do segmento de carros de luxo, que segue em alta mesmo com as dificuldades da economia no país.
Embora estejam em evidência, as vendas de bicicletas de alto nível recuaram no ano passado, na contramão do segmento de carros de luxo, que segue em alta mesmo com as dificuldades da economia no país.
Segundo Caetano Zammataro, da Bike Tech
Jardins, o mercado encolheu de 10% a 15% no ano passado, depois de avançar 22%
em 2013. “É um momento do Brasil, da economia toda”, explica. A alta carga
tributária e a variação cambial são alguns dos fatores que atrapalharam o
crescimento.
“Em 2010, quando estas bikes custavam
cerca de US$ 8 mil fora do país, aqui era R$ 25 mil. Hoje, uma da mesma
categoria custa US$ 12 mil fora, contra R$ 55 mil no Brasil. Fora, o aumento de
valor é por novas tecnologias, desenvolvimento. Aqui é por imposto e dólar”,
afirma Guto.
De acordo com um estudo da consultoria
Tendências, uma bicicleta com peças 100% nacionais produzida na Zona Franca de
Manaus tem tributação de 7,9%, mas em outra região do país, com uso de peças
importadas, a carga tributária chega a 80,3%. No caso das importadas de alto
nível, o peso dos impostos é de 107%, fazendo o preço dobrar.
Segundo a Abraciclo, apesar da queda em
2014, o faturamento do mercado se manteve estável, o indica que a média de
preço foi maior. “Apesar de notarmos mais bicicletas nas ruas, por conta da
implantação de ciclovias e ciclofaixas, os números não refletem nossa
percepção. Em 2014, tanto a produção como as vendas do modal caíram cerca de
10% e, no entanto, o faturamento se manteve”, explica Gonçalves.
O Brasil é o 4º maior produtor de
bicicletas do mundo, atrás de China, Índia e Taiwan, com 4,2 milhões de
unidades por ano, segundo dados da Abraciclo. Deste total, uma maior parte
(2,55 milhões) é modelos básicos e infantis. O segmento de maior valor agregado
é de 1,7 milhão de unidades, sendo que cerca de 250 mil são importadas.
Roubos são corriqueiros
Outro fator que desestimula a compra de bicicletas de luxo é o medo de roubos. “A pessoa chega na loja e pergunta: ‘E assalto? Não tem risco?’ A minha posição é a mais real. Você está sujeito a assalto, de bike, a pé, carro ou moto, em qualquer situação”, relata Caetano.
Outro fator que desestimula a compra de bicicletas de luxo é o medo de roubos. “A pessoa chega na loja e pergunta: ‘E assalto? Não tem risco?’ A minha posição é a mais real. Você está sujeito a assalto, de bike, a pé, carro ou moto, em qualquer situação”, relata Caetano.
Os casos de roubo de bicicletas de luxo
são corriqueiros em São Paulo, por exemplo. “Presenciei o roubo de duas
bicicletas na USP (Universidade de São Paulo). Dois ciclistas foram abordados
por homens, que levaram dias bicicletas, uma de R$ 12 mil e outra de quase R$
50 mil, em um carro”, afirma Armando Mugliano, vendedor e ciclista, que costuma
praticar no local.
De acordo com os usuários, as
bicicletas são roubadas para abastecer um mercado paralelo de peças. “Só
roubam, porque tem gente que compra as peças”, explica Caio de Sá, comerciante
e ciclista. “Procuramos lugares tranquilos para evitar os roubos”, acrescenta.
VEM AI
Atenção ciclistas de Belo Jardim e região, vem ai a terceira edição do Pedal Entre Amigos. No próximo dia 06 de agosto Belo Jardim estará sediando o 3º Pedal Entre Amigos e para tal está convidando você que gosta de pedalar a fazer parte deste belo evento que reuniu na sua última edição ciclistas de mais de 17 cidades da região e também dos estados da Paraíba e Alagoas, mas atenção faça logo a sua inscrição porque as mesmas estão limitadas em 250, sendo 60 destinadas a ciclistas de Belo Jardim. venha se divertir e fazer novas amizades.
Por: Geovane Bezerra
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