sábado, 1 de julho de 2017

PRIMEIROS PEDAIS DO INVERNO

O outono foi um dos mais quentes dos últimos tempos aqui em Belo Jardim e em boa parte do Nordeste, mas ao menos aqui em Belo Jardim as últimas semanas do outono vieram acompanhadas de temperaturas mais amenas e o melhor, fomos abençoados com chuvas; chuvas estas que continuaram com a chegada do inverno na quarta-feira dia 21 e graças a estas chuvas a nossa querida Barragem do Bitury (Barragem Engenheiro Severino Gurra) acumulou um volume de água que mesmo ainda pequeno (cerca de 5% do seu volume total) foi o suficiente para a COMPESA voltar a ofertar água nas torneiras a nossa população num sistema de rodízio. Muita gente foi contra esta liberação (inclusive eu Geovane) porque assim como muitos eu gostaria que a COMPESA esperasse até o final do inverno que se dará no dia 22 de setembro para ai sim voltar a abastecer a cidade com água porque até lá a barragem estaria com um volume bem maior de água e sem contar que a partir dai com a chegada do verão a temperatura volta a subir e a evaporação da água ai sim vai acontecer, e agora no período de inverno ao contrário a evaporação da água é minima e sendo assim acho desnecessário soltar água nas torneiras neste período, mas fazer o que se as autoridades no assunto assim decidiram. 
Bem em se tratando de pedais o que tenho a dizer a vocês é que mesmo com chuva e com baixas temperaturas nós dos Amigos do Pedal continuamos em plena atividade, porém como ninguém é de ferro as vezes se torna impossível sair para um pedal debaixo de chuva, principalmente nos pedais noturno e sendo assim este mês de junho está terminando com vários pedais cancelados, mas como o motivo foi na maioria das vezes a chuva, todos estamos contentes. Deixo aqui registrado que mesmo com chuva e frio terminamos o mês de junho com 320,82 km pedalados o que é muito bom. Segue abaixo um resumo dos último pedais do mês de junho que também foram os primeiros do inverno.


30/06/17 Sexta-feira
Trilha Noturna de MTB
PEDAL CANCELADO
Hoje aqui em Belo Jardim tivemos um dia abençoado com sol pela manhã e muita chuva ao entardecer, mas devido a chuva a a baixa temperatura não foi possível a realização deste pedal.

28/06/17 Quarta-feira
Passeio Ciclístico Noturno
PEDAL CANCELADO
Mais uma vez por motivo de chuva não foi possível a realização deste pedal. Mesmo com muita vontade por parte dos nossos ciclistas em participar deste passeio a chuva e o frio impossibilitaram a realização do mesmo. 

25/06/17 Domingo
Trilha de Reconhecimento
Patos/Cachorros
Este foi um pedal diferenciado onde o objetivo do mesmo foi fazer o reconhecimento dos percursos que serão percorridos pelos ciclistas que irão participar do nosso evento (3º Pedal Entre Amigos) que será realizado em 06/008/17. Inicialmente apenas eu Geovane e o ciclista Amaro participamos desta trilha, mas ainda quando estávamos no Sítio Barragem Nova o ciclista Arielson se juntou a nós, porém ao chegarmos na subida da Serra dos Patos devido a grande quantidade de lama o Arielson optou por voltar e fazer um outro pedal, sendo assim apenas eu e o Amaro concluímos o pedal. Durante este pedal podemos observar os pontos onde se faz necessário sinalização e também os pontos críticos que merecem uma maior atenção de nossa parte na hora de sinalizar como também por parte dos ciclistas pedalando com prudência. O primeiro percurso terá 25 km e pouca dificuldade, já o segundo terá 35 km e exigirá dos participantes bastante atenção, mas será um roteiro com muita adrenalina e com belas paisagens. Segue abaixo algumas fotos desta trilha. lembrando a todos que todas as fotos deste e dos demais pedais do nosso grupo estão disponíveis lá no nosso grupo do Facebook (Grupo Amigos do Pedal Belo Jardim) este é um grupo aberto e qualquer um pode acessar o nosso arquivo fotográfico. Ao final desta postagem disponibilizaremos o link do nosso grupo do Facebook pra quem desejar acessar o mesmo e curtir com mais detalhes as nossas aventuras. 
 
  
  
  
   
  


23/06/17 Sexta-feira
Trilha Noturna de MTB
PEDAL CANCELADO
Este pedal foi cancelado não devido a chuva, mas sim devido ao fato de ser véspera de São João e omo aqui na nossa cidade e nas cidades vizinhas as pessoas fazem muitas fogueiras e muitos gostam de soltar fogos (inclusive bombas bem potentes) optamos por cancelar o mesmo visando a segurança dos nossos ciclistas e vale também registrar que mesmo sem chover estava fazendo bastante frio. 

21/06/17 Quarta-feira
Passeio Ciclístico Noturno
PEDAL REALIZADO
Devido ao frio apenas três ciclistas participaram deste passeio, foram eles: o Amaro, a sua esposa Vanda e o Edvaldo. Este passeio teve apenas 15 km de percurso e infelizmente as poucas fotos que foram tiradas só foram enviadas para o nosso grupo do WhatsApp. Quem fizer parte deste grupo pode dar uma olhadinha, os demais infelizmente eu fico devendo porque não me foram enviadas nenhuma foto, mas segundo relatos do Amaro foi um bom pedal. Só registrando que este foi oficialmente o primeiro pedal do inverno.


DANDO O EXEMPLO
Olá pessoal eu sou o Geovane Bezerra e como a maioria de vocês que acompanham as aventuras dos Amigos do Pedal através deste blog já sabem eu fui um dos criadores deste grupo juntamente com o ciclista Leonardo Cavalcanti (hoje residindo em campina Grande PB), eu também fui o idelizador do nosso grupo no Facebook que é o Grupo Amigos do pedal Belo Jardim (grupo aberto) e o idealizador e administrador deste blog, mas além disso atualmente exerço o cargo de presidente do grupo Amigos do Pedal e por motivos diversos muitas vezes não posso estar presente nos pedais do grupo, em especial nos pedais noturnos, porém sou muito bem representado sempre pelo meu amigo e atual diretor do grupo que é o ciclista Amaro Neto que vem a ser o meu braço direito dentro do grupo e acumula a função de relações públicas do mesmo, então mesmo eu não estando presente sei que posso contar com a presença e com as informações do amigo Amaro, só que para compensar esta ausência e para me manter em forma e não cair na preguiça, sempre que posso realizado alguns pedais solitários os quais eu determino de "giros" uma vez que são desenvolvidos em velocidade de baixa a moderada, não podendo assim ser classificado como treino. vale aqui deixar registrado que pedalar só exige alguns cuidados a mais para a sua segurança e isso será tema de uma postagem mais adiante aqui no blog, mas eu já abordei este tema a algum tempo atrás aqui, basta que vocês vasculhem os arquivos do blog e encontrarão esta postagem. Segue abaixo um breve resumo dos meus "giros" deste m~es de junho que somaram um total de 191,6 km. 

24/06/17 Sábado
Giro de São João/Água Fria
Pedal com pouca quilometragem, mas muito gostoso onde pude curtir muita lama e rever alguns amigos do Distrito de Água Fria. No total este pedal teve apenas 26 km de percurso. 
 
   
   
   


23/06/17 Sexta-feira
Giro de Exploração/Cachoeira do Amor
Este sim foi um pedal longo (80 km), mas ao mesmo tempo foi um pedal pra lá de gostoso onde além de rever os amigos de Xucuru ainda pude finalmente conhecer a cachoeira do Amor a qual eu tando ouvia falar, mas nunca tinha ido a té a mesma e olha é um lugar realmente lindo. Deixo aqui um abraço ao ciclista Clécio lá de Xucuru, ele que também é ciclista dos Amigos do Pedal e foi quem me indicou o trajeto. Quero aqui deixar registrado que este pedal foi classificado como intermediário porque tem trechos técnicos e outras dificuldades. esta cachoeira fica situada a 35 km da sede do nosso município, a mesma está localizada na área do Distrito de Xucuru que é o maior distrito de Belo Jardim. Quero aqui deixar um agradecimento especial ao amigo Claudemir, ele que é vereador e que representa Xucuru na Câmara de Vereadores e sempre que eu ou qualquer um dos nossos ciclistas vão até Xucuru são muito bem recepcionados pelo Sr. Claudemir. Um abraço meu amigo e tudo de bom pra você. Durante boa parte do trajeto uma fina garoa foi a minha companheira e a visibilidade não passava dos dez metros o que tornou este pedal bem especial, mas ao chegar na cachoeira o tempo estava firme e pude desfrutar de um banho pra lá de gostoso.
 
  
   
  
   
 
  
  
   
 
  


22/06/17 Quinta-feira
Giro Alto Limpo
Pedal bem leve só para descontrair e não ficar parado em casa na frente da TV. O percurso total deste pedal foi de apenas 13,7 km, mas foi um bom pedal.
 
   


17/06/17 Sábado
Giro Cachoeira do Bitury
Neste dia eu optei por fazer um pedal até a um dos pontos turísticos mais visitados da nossa cidade que é a cachoeira do Bitury e pude constatar que Graças a Bondade Divina a mesma se encontrava com um ótimo volume de água e que o banho tanto na cachoeira como na Bica do Bitury mais abaixo está garantido por um bom tempo. Vai aqui uma crítica construtiva aos Poder Público Municipal. Senhor prefeito nossa querida Belo Jardim é rica em locais lindos e é um ótimo lugar para a prática do turismo ecológico, vamos prometer menos e fazer algo pelo turismo aqui em nossa cidade. Turismo gera emprego e renda e torna a nossa cidade ainda mais conhecida, mas é necessário uma atenção da vossa parte no sentido de sinalizar conforme as leis que tratam do turismo e principalmente oferecer condições par que as pessoas possam fazer este turismo e ai vai desde boas estradas, passando pela sinalização, hospedagem, guias e manutenção dos locais retirando lixo, preservando a natureza e etc, Fica aqui a dica, cuidem bem do nosso patrimônio ambiental que todos só tem a ganhar; inclusive a prefeitura. este pedal teve um percurso total de 21,63 km.
 
  
  
  
 
  
 
  
   


11/06/17 Domingo
Giro Bica Espalhadeira
Este foi mais um pedal para conferir de perto como se encontrava a Bica Espalhadeira que é um ponto turístico muito visitado aqui da cidade de Belo jardim. vale lembrar que as suas águas caem dentro da Barragem de Tabocas que abastece o Distrito de Serra dos Ventos e mais quatro localidade vizinhas. Neste pedal pude constatar que o volume de água nas suas corredeiras estava bom e que segundo informações de moradores já esteve ainda maior e fiquei sabendo também que a Barragem de tabocas já está com quase a sua capacidade máxima de armazenamento de água, o que é uma benção para todos nós. este giro teve 34,3 km de percurso. vale registrar que é necessário uma maior atenção do Poder Público Municipal em relação aos nossos pontos turísticos que andam abandonados. Como ninguém é perfeito neste pedal acabei sofrendo um belo tombo, mas sem nenhuma gravidade, nem cheguei a me arranhar, apenas muita lama e um pequeno suto.
 
  
   
 
   
 
   
  
   


09/06/17 Sexta-feira
Giro Lagoa da Inhumas
A Lagoa da Inhumas é o local de banho mais próximo da sede do nosso município, localizada a apenas 06 km da zona urbana, devido a falta de cuidado as suas águas não são tão apropriadas para banho como no passado, mas ainda é um bom lugar para banho e pesca. esta lagoa nunca secou por inteiro, ultimamente devido a forte estiagem a mesma encontrava-se com menos da metade do seu volume de água, mas hoje graças as últimas chuvas ela já aumentou o seu volume de água numa proporção bem razoável. este pedal teve apenas 15,97 km de percurso total e vale aqui registrar que existe roteiro com apenas 13 km e que é ideal para quem está iniciando no MTB porque o grau de dificuldade é quase nenhum. Fica a dica. 
 
  
 
   





Por: Geovane Bezerra

2 comentários:

  1. Maria Helena de Freitas - Bairro da COHAB I em BJPE4 de julho de 2017 às 15:51

    meu amigo Geovane você é uma lenda. Olha não o conheço pessoalmente, mas pelo pouco que sei a seu respeito sei que você está bem perto de completar cinquenta anos de idade e que gosta de tomar uns aperitivos e mesmo assim consegue se manter pedalando cerca de duzentos quilômetros por mês, muitas vezes superando em muito este número e mesmo doente voc~e fechou um mês com mais de cem quilômetros pedalados, por tudo isso e pela alegria com que você encara os seus pedais e o modo como conduz o seu grupo você está de parabéns e os seus amigos de pedalada também, eles assim como você são referência para crianças, jovens e adultos sedentários. Continuem assim e vida longa ao grupo.

    ResponderExcluir
  2. Eita vein pra pedalar viu, esse sim é um MUTANTE os "outros" ainda são girinos kkkk. Muitos seguidores não entenderam e nem entenderão o comentário, mas a turma do grupo entende, kkkkk

    ResponderExcluir