quinta-feira, 22 de setembro de 2016

22 DE SETEMBRO DIA MUNDIAL SEM CARRO

Antes de iniciar a narrativa sobre o Dia Mundial Sem Carro quero aqui abraçar a Primavera que este ano aqui no Brasil coincidiu com esta data tão importante para o nosso planeta, a partir de agora os nossos campos ficarão bem mais bonitos e coloridos, mas ao mesmo tempo as temperaturas devem subir e assim é necessário redobrar os cuidados ao pedalar ou mesmo no dia a dia, aumente o consumo de água e sucos e não esqueça o protetor solar e quando necessário ou possível use também boné ou chapel, saiba um pouco mais a respeito da chegada da primavera no texto abaixo que é originário do site CLIMATEMPO.

A primavera de 2016 no Hemisfério Sul começa oficialmente em 22 de setembro, às 11h21, pelo horário de Brasília. Esta é talvez uma das estações mais esperadas pela maioria dos brasileiros, pois traz a chuva e a o aquecimento do ar mais persistente.
É a chuva da primavera que permite que os agricultores comecem a semeadura da nova safra de verão. Os eventos de chuva volumosa ficam mais frequentes e se espalham pelo país no decorrer da primavera dando início a recuperação dos grandes reservatórios hidrelétricos e de abastecimento do país.
A primavera marca também o crescente aquecimento da atmosfera sobre o Brasil e historicamente é época de extremos de calor. Os meses de outubro e novembro estão entre os mais quentes em grande parte do país. O aumento da temperatura traz também um aquecimento para muitos setores da economia. Mas também é durante a primavera que aumentam os transtornos causados pelos temporais que começam a acontecer com mais frequência.

A primavera de 2016 terá uma condição oceânica global completamente diferente da observada no ano passado. Um forte El Niño influenciou a primavera de 2015 e este ano temos as águas do oceano Pacífico Equatorial central mais frias do que o normal, já evidenciado a tendência de formação do fenômeno La Niña.


  

O Dia Mundial sem carro, celebrado em 22 de setembro, é uma iniciativa popular  que vem se difundindo no mundo para diminuir a poluição e efetivar a mobilidade urbana.
Com o crescimento da urbanização e da industrialização nas sociedades do mundo todo, difundiu-se em grande parte o uso do automóvel como meio principal de locomoção. As pessoas utilizam esse instrumento para o deslocamento entre diferentes lugares, muitos deles distantes entre si. Dessa forma, o carro tornou-se parte integrante de nossas vidas, de forma que, para muitos, é difícil pensar a vida sem ele.
Esse aumento na utilização de automóveis, se facilita a vida de um lado, acarreta problemas por outro, pois aumenta o consumo de combustíveis e, consequentemente, gera mais poluentes para a atmosfera, principalmente o gás carbônico (CO2). Esse gás é considerado por muitos cientistas um dos principais responsáveis pela intensificação do efeito estufa e o agravamento do aquecimento global.

Em razão desse problema, foi criado o Dia Mundial sem Carro, celebrado em 22 de setembro. O primeiro país a comemorar essa data foi a França, no ano de 1997. A partir daí, gradativamente vários outros lugares passaram a celebrá-la, principalmente em razão da atuação de grupos ambientalistas e também de ativistas que lutam também por uma melhor mobilidade urbana. Nos anos 2000, várias nações europeias já haviam difundido essa prática, inclusive com a Jornada Internacional “Na Cidade, sem meu Carro”, criada pela União Europeia.

No Brasil, desde 2001, movimentos ambientalistas e cicloativistas colocam a prática do Dia Mundial sem Carro em atividade, não tão somente deixando o uso do automóvel, mas promovendo incentivos para que as pessoas utilizem meios alternativos de deslocamento nas cidades, principalmente com o uso da bicicleta para percorrer certas distâncias. Com isso, além de emitir menos poluentes na atmosfera, também há a promoção da mobilidade urbana, o que proporciona uma melhoria na qualidade de vida para a população.






O excesso de veículos gera poluição e prejudica a mobilidade urbana
Dessa forma, o principal objetivo do Dia Mundial sem Carro, como o seu próprio nome indica, é estabelecer um dia em que as pessoas apenas utilizem os seus automóveis em caso de real necessidade, procurando o uso de transportes de massa ou de bicicletas. A depender do caso, vale também ir a pé, quando as distâncias são menores. Com isso, espera-se que as pessoas emitam menos poluentes oriundos dos meios de transporte.
É claro que, no nosso cotidiano, o uso da bicicleta no lugar do carro não depende exclusivamente de uma escolha pessoal, é necessária também uma política pública que incentive essa mudança. Assim sendo, a construção de ciclovias ou ciclofaixas, além de bicicletários públicos, seria um modo de incentivar o uso desse meio de transporte, diminuindo a presença de automóveis nas ruas em um grau significativo, sobretudo nas áreas centrais, onde o fluxo de veículos é bastante acentuado e o trânsito costuma ser caótico.
Outra medida para promover a diminuição de carros nas ruas – afinal, é esse o principal objetivo do Dia Mundial Sem Carro – é o combate à individualidade. Assim, ao invés de haver uma pessoa para cada carro nas ruas e avenidas das cidades, estimula-se o transporte coletivo e até a prática da carona, cada vez menos em uso. Para isso, além de se fazer campanhas, é necessário estabelecer melhorias nos sistemas de transporte público que, no Brasil, encontram-se em um patamar muito baixo de qualidade em praticamente todas as cidades do país.
O uso do carro no nosso dia a dia é, sem dúvidas, importante. Podemos nos deslocar rapidamente em casos de extrema necessidade e urgência, além de poder transportar uma grande quantidade de coisas. Porém, se, sempre que possível, optarmos por outras formas de deslocamento, estaremos contribuindo por uma sociedade melhor em vários aspectos, do social ao cultural, do político ao econômico, incluindo até mesmo a diminuição do nível de estresse no trânsito.

Por Me. Rodolfo Alves Pena


  

COMEMORE O DIA MUNDIAL SEM CARRO PEDALANDO
Em apoio a esta campanha mundial os ciclistas dos Amigos do Pedal que possuem carros ou motos procuram dentro do possível deixar os mesmos em casa se deslocando para o trabalho utilizando as suas bicicletas ou outros meios de transporte como sugere esta campanha e para fechar este dia com chave de ouro estaremos realizando um passeios cilístico noturno pelas ruas da nossa cidade e você é o nosso convidado. Chame seus amigos, leve seus filhos e esposa, convide seu vizinho e venha pedalar conosco por um mundo com menor emissão de gazes poluentes. Segue abaixo o cartaz deste passeio.

ACOMPANHE OS AMIGOS DO PEDAL TAMBÉM NO FACEBOOK
Clicando neste link vocês terão acesso direto ao nosso grupo no face e lá poderão conferir todas as fotos que foram tiradas nos nossos pedais do dia a dia. Clique e confiram porque vale a pena.



UTILIDADE PÚBLICA

Está chegando a hora. daqui a alguns dias estarão acontecendo as eleições municipais em todo o país, exeerça sua cidadania com responsabilidade e imparcialidade tendo assim a certeza de estar colocando políticos realmente comprometidos com a causa. No link abaixo você pode treinar a seu voto numa urna eletrônica virtual disponibilizada pelo TSE, faça isso e fique tranquilo na hora de votar. Lembrado que este é um espaço de utilidade pública, este blog não aborda temas políticos. 



Por: Geovane Bezerra 

Nenhum comentário:

Postar um comentário