sábado, 17 de dezembro de 2016

DORES APÓS O PEDAL - O QUE SERÁ?

Então você sente dores depois de uma pedalada? Alguma coisa está errada: isso, definitivamente não é normal. Muitas vezes as dores são ocasionadas por falta de prevenção.
Pode acontecer de você ter começado há pedalar a pouco tempo, e seu corpo estará se adaptando à nova atividade. Se for esse o caso, lembre-se que antes de começar a pedalar é interessante desenvolver um trabalho de força na musculatura específica que será exigida no seu futuro esporte. Ir para uma academia não lhe fará mal nenhum e ajudará a prevenir lesões.
Nos primeiros pedais siga a regra de ouro: você não é um campeão de Mountain bike, então vá devagar. Procure conhecer a sua nova bike em percursos curtos, de no máximo 10 km, de preferência em asfalto. Vá com um grupo homogêneo, para não se sentir tentado a perseguir ciclistas mais experientes e que vão mais rápido. Melhor, se puder vá com um ou dois amigos comprometidos com o seu início. Aumente a distância gradualmente, até 20 ou 30 km. O “gradualmente” varia de pessoa para pessoa, mas acho que se você pedalar 3 vezes por semana em 2 meses terá atingido esta meta.
Tenha paciência: o começo é para ser assim mesmo – em pedaladas tranquilas. Com o tempo, você poderá partir para pedais mais longos. Seja gradual.
Em seguida, quando você se sentir seguro, aventure-se nas trilhas mais fáceis. Contudo, lembre-se: nem mesmo o mais liso estradão exigirá o mesmo esforço que um pedal no asfalto, e sim muito mais. Assim, comece tudo de novo, de forma gradual. Isso ajudará seu corpo a se acostumar com a atividade e prevenir muitas dores associadas à falta de condicionamento. Mas a causa das dores são muitas, e vamos ver algumas adiante.
Com o tempo você pode se aventurar nas trilhas. No começo, faça trilhas mais curtas do que os treinos em asfalto. E não vá sozinho (lembre, há um outro ciclista fotografando esse que você vê na imagem!).
O Aquecimento e o Alongamento
Há uma concepção disseminada e errônea de que, ao início da atividade esportiva, o atleta deva alongar-se. O alongamento não prepara o corpo para o exercício, sendo porém de fundamental importância ao final de cada treino ou prova. O alongamento previne ou trata o encurtamento muscular, consequência direta do exercício ou má postura (seja durante os treinos ou dia-a-dia) e deve ser feito respeitando-se os limites de dor, e com a postura adequada. Além disso, o alongamento recupera a flexibilidade 

O alongamento após o exercício é extremamente importante, aumentando a flexibilidade e diminuindo a possibilidade de lesões.
Já o aquecimento, segundo o fisioterapeuta e bike fitter Dr. Thiago Ayala, do Studio Bike Fit, “deve preceder a atividade física – seja para lazer, treinamento ou competição – pois tem a função de preparar tanto a mente como o corpo do desportista, além de prevenir as lesões. Ele deve ser breve, geralmente de 10 a 15 minutos, progressivo e gradual. Precisa proporcionar intensidade suficiente para aumentar as temperaturas musculares e centrais, mas sem produzir fadiga nem reduzir as reservas de energia“.
O Bike Fit
Dor lombar, nos joelhos, nos pulsos e tornozelos podem ser solucionados com um bom posicionamento na bike. Esses tipos de dores podem ocorrer ou porque você está com uma bike com geometria inadequada ao seu biotipo, no sentido do quadro ser muito grande ou pequeno, ou porque simplesmente pequenos ajustes precisam ser feitos, e assim você deve procurar um profissional especializado para fazer seu bike fit.
O Bike Fit deve ser feito por um profissional especializado, e é uma ajuda fundamental na prevenção de lesões.
O profissional de Bike Fit, ou fitter, irá analisar a sua postura, por meio de medições e diversos outros métodos, dependendo da escola que ele segue, e proceder com alterações no posicionamento de diversos componentes. Causas comuns de dores ou de lesões são a altura inadequada do selim, seu posicionamento para frente ou para trás, sua angulação em relação à horizontal, tamanho da mesa e posição dos tacos na sapatilha, no caso do ciclista pedalar clipado. Obviamente a única peça da bike que não pode ser ajustada é o quadro, assim ele já deve ter o tamanho apropriado para seu biotipo. O que significa que a primeira consulta com o Fitter deve ser feita, idealmente, antes de comprar a bike.
Dores ou dormências nos pulsos
O posicionamento errôneo na bike também pode ocasionar dores ou dormências nos pulsos após um certo tempo de pedalada. A flexibilidade e força da musculatura lombar do ciclista também conta nesse ponto, pois uma lombar fraca fará com que o ciclista, após um certo tempo, coloque mais peso do seu corpo nos braços, sobrecarregando, assim, os pulsos.
A dormência pode ser causada pela compressão do nervo ulnar, que passa do antebraço para a mão, pelo lado de fora (na direção aproximada do dedo anular). O uso de manoplas ergonômicas (como as Ergon), corretamente anguladas, pode solucionar este problema.
A angulação inadequada entre o antebraço e a mão pode causar a compressão do nervo ulnar, causando dormência.
Dores em triatletas
O triatlon, como qualquer pessoa sabe, é um esporte extremamente exigente. Mesmo assim, às vezes ele é praticado sem a devida preparação. O  educador físico, atleta e bike fitter Rodrigo Langeani, do blog Espírito Outdoor, ressalta: “é importante, principalmente em iniciantes, a inclusão de um trabalho preventivo, a fim de evitar lesões e melhorar a performance“.  Rodrigo ressalta, ainda, a importância de um treino específico de força muscular e de um período de descanso, já que “é apenas nos momentos de descanso que nosso organismo consegue assimilar a carga dos treinos e produzir as adaptações necessárias ao nosso organismo, levando a falta de descanso ao comprometimento da recuperação das lesões musculares e de ligamentos“. Ele recomenda, no mínimo, um dia inteiro de descanso por semana e uma noite com pelo menos 7 horas de sono.
Por fim, uma recomendação crucial: se você encontra-se com alguma dor (ou dores) persistente, trate-a. Não treine com dor. Aprenda a diferenciar o cansaço natural pós-treino de uma situação patológica. Caso alguma dor persista por mais de 12 horas após um treino, procure um especialista e resolva o problema. Nunca deixe para depois, sob o risco de tornar a situação crônica e inviabilizar, para você, a prática da atividade esportiva.


VENHA PEDALAR COM OS AMIGOS DO PEDAL
Você é o Nosso Convidado Especial



NOTA
Vimos através desta comunicar que por motivos diversos a Festa de Confraternização do Grupo foi CANCELADA e também por motivos diversos este ano não teremos o Pedal Solidário de natal. Dito isto eu Geovane bezerra na qualidade de idealizador do grupo e atual presidente só posso dizer que estou muito triste, principalmente pelo cancelamento do pedal Solidário de Natal não pelo pedal em si, mas pela campanha que envolve este pedal que a cada ano ajuda uma instituição e que neste ano iria ser em pró do Lar dos Idosos de Belo Jardim, infelizmente não tenho como bancar esta campanha sozinho e sendo assim é com muita tristeza que pela primeira vez não iremos ajudar ninguém. Em relação a confraternização do grupo acontecerá o seguinte; a Trilha de Confraternização está mantida e desta forma todos os ciclistas que forem participar estão desde já convidados a se reunir lá no bar do Giovanni no Maria Cristina e fazermos uma confraternização simples só entre os participantes, o valor da despesa será rateado entre todos por igual. Peço aqui desculpas a todos pelo cancelamento destas duas atividades do grupo e em nome do mesmo quero dizer que no próximo ano irei trabalhar duro para por ordem na casa. desejo a todos um Feliz natal e um Ano Novo com muita saúde e paz. 



ACOMPANHE OS AMIGOS DO PEDAL TAMBÉM NO FACEBOOK
Clicando neste link vocês terão acesso direto ao nosso grupo no face e lá poderão conferir todas as fotos que foram tiradas nos nossos pedais do dia a dia. Clique e confiram porque vale a pena.

3 comentários:

  1. Ana Lúcia do bairro da Floresta em BJ18 de dezembro de 2016 às 20:00

    Parabéns meus amigos de Belo Jardim, este blog é legal demais e vocês do pedal são nota mil. Adorei a postagem.

    ResponderExcluir
  2. Gostei bastante da matéria, mas acho que ta na hora de postar uma nova.

    ResponderExcluir
  3. Geovane Bezetra - Amigos do Pedal BJ2 de janeiro de 2017 às 13:15

    Boa tarde pessoal. Primeiramente quero desejar um 2017 repleto de felicidafe com muita saúde para todos. Em relaçãp ao comentárip do amigo quero dizer que eu estava viajando curtindo o meu final de ano mas provavrlmente amanhã já estarei atualizando o blog. Agradeço a cada im pelo acesso e pelos comentários.

    ResponderExcluir