quarta-feira, 9 de maio de 2018

QUAL É A HORA CERTA PARA TROCAR A CORRENTE DA MINHA BICICLETA?


A troca da corrente é extremamente importante para a durabilidade do seu equipamento. Com o uso, inevitavelmente os elos que formam a corrente começam a esticar, criando uma folga. Dependendo do tamanho desta folga, a corrente começará a danificar o cassete e até o pedivela. Uma corrente trocada na hora certa, faz com que a durabilidade do cassete seja muito maior. Com a manutenção certa, um cassete pode durar até 10 correntes. Mas se a dilatação não for observada, o cassete pode durar UMA corrente.
Outros fatores podem alterar a durabilidade da corrente, como clima, lubrificação, limpeza, condições da pista, estilo de pedalar e outros. Por serem tantas as variáveis que determinam o tempo de utilização de uma corrente, não existe tempo ou quilometragem específica para trocar a corrente. A única forma de saber a hora certa de comprar uma nova corrente é medindo o quanto ela se dilatou.
Existem ferramentas especificas para medir a dilatação da corrente. Você também pode levar sua bicicleta ao seu mecânico, ele poderá medi-la. Mas no caso de fazer você mesmo, a medida que indica a necessidade de trocar uma corrente é de 0,05 mm. Ou seja, se o medidor indicar que o elo de sua corrente se dilatou mais de 0,05 mm, está na hora de trocar sua corrente.
Resultado de imagem para TROCANDO A CORRENTE DA BICICLETA
A medição é extremamente simples e rápida, demora 5 segundos. Por isso, indicamos para ciclistas que pedalam frequentemente que comprem um medidor de corrente, os preços geralmente ficam entre R$ 100 e R$ 180, mas vale muito a pena ter este equipamento. medir sempre a corrente, isso fará com que ela dure muito mais tempo.
Confiram  abaixo algumas opções de medidores de corrente disponíveis no mercado.


Como vocês puderam acompanhar o ato de verificar como está a corrente da sua bike é de suma importância não só para saber o momento certo de a substituir como também para a própria segurança do ciclista, mas além disso é primordial que no dia a dia procuremos manter não só a corrente como todo o conjunto de transmissão sempre limpo e lubrificado. 

Por: Geovane Bezerra 

2 comentários:

  1. Bom dia pessoal do blog. Olha sou dai de Belo Jardim, mas estou residindo aqui em Maceió AL e fico muito contente em saber que hoje Belo Jardim conta com tantos grupos de ciclismo. Não sou um praticante ocíduo, mas também gosto de dar as minhas pedaladas e assim que possível quero ir ai dar umas pedaladas com vocês. Bom pedal para todos.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela postagem, eu sempre tive dúvidas sobre este assunto, mas agora não tenho mais.

    ResponderExcluir