terça-feira, 15 de junho de 2021

AMIGOS DO PEDAL 10 ANOS - PARTE 03

PEDAIS DIFERENCIADOS - ANO 2013
Este foi mais um ano de ótimo pedais, foi um ano em que realizamos muitos pedais festivos e em datas comemorativas contando com um bom número de participantes. É sempre bom recordar os bons momentos que passamos no decorrer deste ano de 2013. Então chega de conversa e vamos aos pedais.

26/01/2013 Domingo
Cicloturismo Belo Jardim/São Bento do Una
Este é um tipo de pedal muito legal onde o objetivo é conhecer o que a cidade a qual escolhemos visitar tem de legal para conhecermos e foi isso que fizemos nesta data. Participaram desta trilha apenas 02 ciclistas eu Geovane e o ciclista Eduardo e o percurso total foi de  40 km

10/02/2013 Domingo
1ª Trilha de Carnaval
Na manhã deste domingo de carnaval fizemos a nossa primeira trilha alusiva a esta data e o roteiro da mesma foi Patos/Cavalo Morto, contando com a participação de 09 ciclistas e a quilometragem foi 20 km. Infelizmente este roteiro hoje não é possível mais ser pedalado devido aos moradores de algumas localidades terem deixado o mato fechar o caminho e também terem colocado cercas de arame farpado para impedir que as pessoas passem por suas propriedades.

24/02/2013 Domingo
Cicloturismo Belo Jardim/Tacaimbó
Olha nós ai novamente em outro ciloturismo e desta vez o nosso destino foi a cidade de Tacaimbó. Foi mais um pedal show de bola que contou com a participação de 09 ciclistas e o percurso foi de 36 km. A partir desta data sempre estamos pedalando lá para Tacaimbó onde sempre somos muito bem acolhidos.

28/03/2013 Quinta-feira
Amigos do pedal no 1º Passeio da Academia Espaço Fitness
Atendendo a um convite nossos ciclistas participaram deste belo passeio ciclístico em comemoração ao aniversário desta academia e foi realmente um pedal muito legal onde fizemos novas amizades e onde conseguimos trazer novos membros para o nosso grupo. Este passeio contou com mais de 100 pessoas sendo que destas 50 eram ciclistas dos Amigos do Pedal e o percurso foi de 15 km.

29/03/2013 Sexta-feira
2ª Trilha da Paixão - Belo Jardim/Fazenda Nova
Antes de iniciar os relatos a respeito desta segunda edição da Trilha da Paixão, quero aqui esclarecer que infelizmente devido a uma pane no meu Notebook a alguns anos atrás eu perdi boa parte do meu acervo de fotos, vídeos e documentos e neste meio lá se foram o registro  da primeira edição deste que é um dos pedais mais tradicionais do nosso grupo, eu Geovane lembro vagamente que participaram desta primeira edição cerca de 18 ciclistas e o percurso ficou na casa dos 100 km, mas estas informações não são precisas.  já nesta segunda edição contamos com a participação de 29 ciclistas e eu estava dentre eles e o percurso foi de 98 km. Vamos conferir agora um pouco de como foi esta nossa trilha intermunicipal.

21/04/2013 Domingo
1ª Trilha de Tiradentes
Nesta primeira edição o roteiro foi as duas bicas, ou seja, a Bica do Bitury e a Bica Espalhadeira. Foi um pedal muito bom onde podemos aproveitar bem o feriado de Tiradentes. Participaram desta trilha 15 ciclistas e eu Geovane é claro que estava dentre eles e o percurso foi de 34 km.

25/04/2021 Quarta-feira
Passeio Ciclístico do 2º Aniversário do Grupo
Neste ano para comemorar mais um ano de fundação do nosso grupo resolvemos realizar um belo passeio ciclístico que contou com a participação de apenas 05 ciclistas, isso se deu ao fato deste passeio ter acontecido no meio da semana e muitos dos nossos ciclistas trabalham , mesmo tendo sido realizado a noite, mas foi um pedal muito legal que teve um percurso de 22 km.

28/04/2013 Quarta-feira
Cicloturismo Belo jardim/Sanharó
Nesta nossa aventura contamos com a participação de 13 ciclistas e eu Geovane é claro que estava dentre eles novamente e o percurso foi de 42 km e segundo relatos de todos foi um ótimo pedal.

01/05/2013 Quarta-feira
1º Passeio do Trabalhador
Este passeio foi uma parceria entre o grupo Amigos do Pedal e o SESI e contou com a participação de 16 ciclistas e o percurso foi de 10 km e no total foram mais de 100 pessoas que participaram deste evento.

Trilha do Dia do Trabalhador
Como o passeio foi relativamente rápido optamos por fazer uma trilha com um roteiro curto para complementar as nossas comemorações do Dia do Trabalhador e o destino escolhido foi a Barragem Engenheiro Severino Guerra a popular barragem do Bitury. esta trila teve um percurso de apenas 13 km e participaram da mesma 05 ciclistas.

09/06/2013 Domingo
1ª Trilha do Cuscuz
Para nós nordestinos o mês de unho é um mês especial onde acontecem sempre muitas festas, dançamos muito forró e dai por diante  e o objetivo desta trila era chegar até o Alto do Moura na cidade de caruaru onde acontecia nesta data a Caminhada do Cuscuz Gigante ou do Maior Cuscuz do Mundo. Saindo de Belo Jardim passamos pela cidade de Tacaimbó e depois pela cidade de São Caetano para ai sim chegarmos em caruaru, a Capital do Agreste. Este foi realmente um excelente pedal, um pedal longo, porém com grau de dificuldade mediano. Participaram desta aventura 07 ciclistas com destaque para a participação da ciclista Elaine, a única mulher do nosso grupo a participar. Foram 114 km de muita aventura e muita diversão. Confiram ai uma parte desta nossa belíssima trilha.

21/07/2013 Domingo
1ª Trilha Parque da Pedra Furada
Este foi um excelente pedal, uma aventura só para ciclistas preparados. Uma diferença entre esta trilha e a maioria das demais do nosso grupo é que esta além de ser uma trilha de longa, 135 km de percurso no total, a mesma tem quase a totalidade do percurso realizado por rodovias (federal e estadual) e é um pedal onde os participantes se dispõem a passar o dia inteiro fora de suas casas, mas vale a pena cada pedalada. Aqui neste blog tem uma postagem completa sobre esta trilha, basta vocês procurar, mas por enquanto curtam algumas fotos desta nossa aventura nota mil. Só lembrando que o objetivo foi conhece o Parque da Pedra Furada. Participaram desta trilha 09 ciclistas.

04/08/2013 Domingo
1º Desafio de Down Hill de Belo Jardim
Este foi o primeiro evento de DH aqui da nossa cidade e do nosso grupo foi algo realmente para ficar registrado. A nossa pista de DH foi avaliada por vários ciclistas experientes e segundo eles ela é uma das melhores da região e também bastante perigosa, a mesma tem 1,0 km de extensão. Nesta primeira edição 30 ciclistas participaram. Foi um evento top de linha e mais uma vez conseguir o apoio do Poder Público Municipal foi bem difícil, mas conseguimos e também contamos com o apoio da Polícia Militar e dos Bombeiros Civis. Quero deixar aqui os nossos agradecimentos aos empresários local que ajudaram a patrocinar este evento e um agradecimento especial ao Vereador Claudemir de Xucuru. Não posso deixar de falar do público que ficou na casa das 5150 pessoas.

11/08/2013 Domingo
1ª Trilha dos Pais
Para comemorarmos o Dia dos Pais realizamos esta bela trilha que teve como destino o Distrito de Água fria na zona rural do nosso município de Belo Jardim. Participaram deste pedal apenas 08 ciclistas e o percurso total foi de 27 km.

18/08/2013 Domingo
2ª Trilha do Dia Nacional do Ciclista
Nada melhor do que comemorar uma data como esta pedalando e foi isso que fizemos nesta bela manhã de domingo. Esta trilha foi na verdade um pedal intermunicipal, pois o nosso destino foi a cidade de Brejo da Madre de Deus. A distância foi mediana, na verdade pedalamos 68 km, mas o grau de dificuldade foi um tanto elevado. Participaram desta aventura 12 ciclistas e eu Geovane estava dentre estes. Esta foi uma aventura topada.

07/09/2013 Sábado
2ª Pedalada da Independência
E aqui chegamos ao mais tradicional do nosso grupo. Apesar de ser apenas a segunda edição todos os ciclistas que participaram da primeira estavam ansiosos para participar desta e quem ouviu os comentários e viu as fotos do ano anterior, não via a hora desta data chegar e ela finalmente chegou. Contando com o apoio incondicional do Vereador Claudemir de Xucuru este foi mais um evento nota mil. Desta vez participaram desta pedalada 20 ciclistas e o percurso foi de 45 km, mas um bom grau de dificuldade.

22/09/2013 Domingo
Trilha do Dia Mundial Sem Carro
Este foi um evento simples, mas todos que participaram gostaram e assim de forma discreta demos o nosso apoio a esta bela causa. Para quem não sabe nesta data em todo o mundo as pessoas são incentivadas a não fazer uso do carro, são convidadas a se deslocar usando bicicleta, skate, a pé ou em último caso o transporte púbico. Participaram deste pedal 11 ciclistas e o percurso foi de 52 km. Esta foi mais uma trilha intermunicipal já que o nosso destino foi a Vila de cabanas que faz parte do município de Tacaimbó.

29/09/2013 Domingo
Cicloturismo Belo Jardim/Poção
Saímos de Belo Jardim logo cedo para conhecer a bela cidade de Poção, este foi um pedal longo com 98 km de percurso e com um bom grau de dificuldade, mas nem por isso desanimou a galera e é claro que eu Geovane lá estava animando e incentivando todos os 06 ciclistas que participavam (contando comigo). Vamos conferir um pouco desta nossa bela aventura.

02/11/2013 Sábado
2ª Trilha de Finados
Olha ai nós aproveitando mais um feriado. Desta vez o nosso roteiro foi as Duas Bicas, ou seja, Bica do Bitury e Bica Espalhadeira. Foram 07 ciclistas que participaram desta trilha e eu Geovane estava dentre eles. O percurso foi de 50 km.

15/11/2013 Sexta-feira
2ª Trilha da Proclamação
Aproveitamos o feriado da Proclamação da República para fazer um belo pedal que teve como destino a Pedreira do Ipojuca. Esta trilha contou com a participação de 08 ciclistas e o percurso foi de 17 km. este é um destino muito legal porque a paisagem lá é diferenciada e ao mesmo tempo não tem um grau de dificuldade grande o que possibilita que iniciantes possam participar.

08/12/2013 Domingo
1ª Trilha Solidária
Pela primeira vez o nosso grupo fez um pedal deste tipo. Esta trilha teve como destino o Balneário do Bitury que é composto pela cachoeira do Bitury e pela Bica do Bitury. Participaram desta trilha diferenciada 19 ciclistas incluindo ai eu Geovane. O percurso deste pedal foi de 32 km e foi realmente um pedal muito gratificante para todos que participaram. No decorrer da semana e também antes de iniciarmos a trilha foram recolhidas as doações realizada por todos que participaram e que posteriormente nós iríamos doar a uma instituição daqui da cidade.

Confraternização do Grupo
Neste ano devido a fatores alheios a nossa vontade optamos por fazer a nossa confraternização de modo mais discreto e também tivemos de antecipar a data pelo fato de muitos ciclistas estar com compromissos mais adiante. participaram desta nossa festinha improvisada 18 ciclistas e a mesma foi realizada lá em Arnóbios Bar.

15/12/2013 Domingo
Entrega dos Donativos no Lar dos Idosos de Belo
Para quem não é de Belo Jardim ou reside aqui, mas que por ventura ainda não conheça  esta instituição denominada Lar dos Idosos de Belo Jardim, fiquem sabendo que a mesma é uma Instituição mesma é mantida com os vencimentos dos idosos que ali residem e por doações da comunidade através de campanhas de arrecadação de alimentos promovida pelo Movimento Espírita de Belo Jardim. Este abrigo é uma referência em assistência ao idoso, lá todos são tratados com muito amor, mas é bom sempre lembrar que, nenhuma instituição, por melhor que seja, se compara ao carinho e o amor familiar, por isso cuide bem de seus idosos e os ame com todo o coração porque eles deram a vida por vocês e é bom lembrar que se vocês forem merecedores, um dia envelhecer e ai irão necessitar também de ajuda e de carinho. Infelizmente não conseguimos muitos donativos, mas o pouco que levamos foi muito bem recebido e a Dona Aliete que é a Diretora e uma das Idealizadoras desta instituição ficou muito grata e assim fechamos este ano de 2013 com a alegria do dever cumprido.

1. Josué Neguinho - Pernambuco BR23 de junho de 2021 às 23:46

Torço para que as coisas melhorem e que vocês possam voltar a fazer estes belíssimos pedais, mas por hora se cuidem.