quinta-feira, 12 de maio de 2022

O SURGIMENTO DO CICLISMO

O esporte surgiu entre os anos de 1840 e 1855, tendo a primeira grande prova de ciclismo realizado em 1869, com percurso de 123 quilômetros, entre as cidades de Paris e Rouen, na França. Incluído no programa dos jogos olímpicos, poucos esportes na Europa alcançaram o prestígio do ciclismo e passou a integrar os campeonatos pan-americanos e sul americanos. As provas são realizadas individualmente ou em conjunto, em bicicletas de um ou dois lugares, de velocidade, de resistência ou de revezamento.

No Brasil a primeira bicicleta veio com a chegada dos imigrantes europeus no final do século XIX para o início do século XX. No ano de 1895 as bicicletas já podiam ser vistas nos estados do Sul e em São Paulo. Na capital paulista foi onde surgiu o primeiro velódromo brasileiro, entretanto, funcionavam nas cidades de Porto Alegre e São Paulo, ativas sociedades de esportistas. O Velódromo Paulista, como era chamado, foi pioneiro na prova oficial de ciclismo no Brasil, da qual participaram pouco mais de 40 atletas.

 
Ciclistas no Velódromo Paulista em 1895.

Em 1904 o país teve seu primeiro representante em uma competição internacional, o atleta Antônio Prado, que participou do Campeonato Mundial de Velódromo, em São Paulo, conquistando o sexto lugar.

Os ciclistas brasileiros não participaram dos primeiros jogos Olímpicos da Era Moderna, em Atenas, Grécia. O Brasil teve sua primeira participação nos Jogos Olímpicos em 1936, Berlim, com Dertônio Ferrer e Ricardo Magnani Netto. A melhor colocação brasileira foi em Roma no ano de 1960 com Anésio Argenton, que obteve a quinta colocação.

Depois de muito tempo afastado das Olimpíadas, o Brasil retornou em Munique-1972, ficou de fora dos jogos de Montreal-1976, retornou em 1980 nas competições de Moscou, na Rússia, desde então participou de todas as edições seguintes dos Jogos Olímpicos.

Por: Geovane Bezerra 

Nenhum comentário:

Postar um comentário