terça-feira, 14 de abril de 2015

MAIS UMA SEMANA DE BELOS PEDAIS

Esta semana que se passou foi repleta de fatos tristes como a perda de dois amigos de trabalho como o nosso saudoso Hermes pai do ciclista Deives da D.R. Bikes e o meu amigo Evandro serralheiro, um falecido no sábado e o outro no domingo, mas apesar destes acontecimentos foi uma semana bem produtiva em termos de pedais como vocês poderão conferir nesta postagem.
Lembrando que para ver as fotos em tamanho grande você deve dar dois cliques rápidos e seguidos em qualquer uma delas.





Trilha Noturna da Tapioca - Sexta-feira 10/04/15
Esta trilha estava programada para ter como destino o Distrito de Água Fria aqui em Belo Jardim, mas por decisão da maioria dos ciclistas presentes o destino passou a ser o município vizinho, ou seja Sanharó. esta trilha contou com a participação de 08 ciclistas e teve um percurso total de 45 km. Segundo relatos dos participantes foi um ótimo pedal. O fato inusitado foi o registro desta bela Flor de Mandacaru o que não é algo comum de ser visto.
 


Amigos do Pedal no III Etapa do Circuito Ecobike/Limoeiro - PE/Domingo  12/05/15
Mais uma vez os nossos ciclistas estiveram presentes em mais um grande evento de Mountain Bike, desta vez a equipe foi composta por 09 ciclistas sendo que mais uma vez apenas a nossa ciclista Elaine foi a única representante feminina, a ela os nossos parabéns pelo exemplo e pela garra. Segundo relatos dos participantes foi mais um excelente pedal que vai deixar saudade em todos. 
 



Trilha de Exploração Jenipapo de Sanharó - Domingo 12/04/15
Neste dia e data estava programado para acontecer a Trilha de Cabanas mas, devido ao falecimento do pai do nosso ciclista e amigo Deives, em respeito ao mesmo e aos seus familiares a mesma foi cancelada. Já esta de exploração foi também uma trilha de busca onde o objetivo principal da mesma foi localizar os familiares de uma pessoa que procurou a ajuda do Amaro Neto através do Face Book. Confiram abaixo um pouco de como foi este pedal. A saída se deu da Praça de Eventos no bairro de São Pedro as 06:30. Antes de iniciar os relatos desta trilha gostaria de chamar a atenção de todos para estes nomes e principalmente para esta foto abaixo porque trata-se da foto do Sr. Sebastião Amaro dos Santos que morava aqui em Belo Jardim mas que a mais de 60 anos reside na Bahia e hoje quer ter notícias dos seus familiares que ficaram aqui. O mesmo não tem informações precisas sobre onde morava de verdade, nos foi informado que o mesmo morava num sítio denominado Pagão de Queimadas mas esta localidade não existe, existe sim o Sítio Queimadas, o Sítio Pagão e o Sítio Boa Vista do Pagão e apesar do fracasso nesta primeira busca eu e o Amaro não vamos desistir e em breve faremos uma outra trilha de busca. Leiam com atenção os nomes dos parentes do Sr. Amaro e olhem com bastante atenção para a foto do mesmo, de repente alguém pode o reconhecer ou saber algo sobre os seus parentes e nos informar.
Este é o Sr, Sebastião Amaro dos Santos, ele tem hoje 82 1nos de idade, o seu pai se chama Amaro Emanuel dos Santos e a sua mãe chama-se Gertrudes Maria da Conceição, seus filhos chamam-se José Amaro dos Santos,  João Amaro dos Santos, Inácio Amaro dos Santos e Emanuel Amarro dos Santos e suas filhas chamam-se Cícera Gertrudes da Conceição, Severina Gertrudes da Conceição, Eunice Gertrudes da Conceição e Josefa Gertrudes da Conceição. vale lembrar que o mesmo perdeu o contato com os seus familiares a mais de 4o anos e por isso vai ser bem difícil esta busca, mas quem puder nos ajudar por favor nos envie informações aqui no blog, lá no nosso grupo do face Book ou no nosso grupo no WhatsApp. Uma última informação é que segundo a sua filha nos informou o mesmo também era conhecido na localidade como "Amaro Caneco". Quem souber do paradeiro de algum familiar deste senhor por favor nos informe, mas que fique bem claro que não existe nenhuma recompensa por informações, apenas a boa vontade de ajudar o próximo.


              Praça de Eventos                                            Sítio Taboquinha de Baixo

Vila de Taboquinha
Esta vila fica bem próxima da sede do município é tem vários estabelecimentos que servem de ponto de apoio para os visitantes e para nós trilheiros. Nós dos Amigos do Pedal recomendamos a mercearia do Marcos que fica localizada bem na chegada da vila, lá todos podem desfrutar de um refresco gostoso de coco a um precinho camarada e um bom atendimento.


Sítio Serrinha

Sítio Buraco da Velha
Este sítio faz divisa com o Sítio Queimadas e seguindo por ele chega-se até o Distrito de Jenipapo que faz parte do município de Sanharó, pouco de pois do Buraco da Venha seguimos pelo Sítio Boa Esperança em terras já de Sanharó, este trecho entre Buraco da Velha e Jenipapo é muito bonito e muito bom de ser pedalado e como esta foi a primeira vez que tínhamos pedalado por estas terras a partir deste ponto a trilha se tornou uma trilha de exploração. Infelizmente as buscas pelos parentes do Sr. Amaro até este momento não deram nenhum resultado.

Sítio Boa Esperança/Sanharó - PE


Distrito de Jenipapo/Sanharó- PE 
Este distrito é um logar bem agradável com uma população ordeira e bem simpática, ele é caminho para várias rotas de trilhas do nosso grupo, mas sempre que por aqui passamos é de maneira muito rápida, desta vez eu Geovane e o Amaro resolvemos explorar um pouco a localidade e sendo assim fomos ver de perto uma capela colonial erguida em homenagem a santo Antônio e que foi construída no ano de 1806 e que para a nossa grata satisfação se encontrava aberta e nos foi permitido tirar fotos da parte interna, além desta capela também existem alguns casarões seculares que guardam a história daquele lindo lugar.

 
 
Capela de Santo Antônio

Casarão Secular
Pouco depois de visitar a capela e também resolvemos retomar o nosso pedal mas neste meio tempo conhecemos uma figura inusitada, trata-se do Galego Fuba, ele conversou bastante conosco e disse que também participou de muitas trilhas ao lado dos seus amigos mas que aos poucos os mesmos se afastaram do pedal e hoje ele fica só na saudade, ele nos ensinou um caminho diferente para se chegar até a Serra dos Quandus e até serviu de guia por um bom pedaço de chão, a ele o nosso muito obrigado. Ele ficou com os nossos números de celular e ficou de entrar em contato comigo ou com o Amaro para marcarmos uma trilha junto e ele nos mostrar alguns dos roteiros que ele fazia com a sua turma.Só lembrando que a partir deste ponto a trilha voltou a ser de exploração, aqui também procuramos obter alguma informação sobre os familiares do Sr. Amaro mas sem sucesso.


Capela de Nossa Senhora Aparecida - Sítio Massaranduba/Sanharó PE

         Galego Fuba e Geovane                                                                    Ao Fundo Amaro Neto
Sítio Vira Mundo/Sanharó - PE 

Sítio Conceição/Área do Distrito de Xucuru - Belo Jardim PE
Logo depois de deixarmos as terras de Sanharó passamos a pedalar primeiro pelo Sítio Carlota, passando pelo Sítio Conceição e mais adiante pelo Sítio Moinho e finalmente chegamos ao Sítio Palha ou Rua da Palha onde estava acontecendo um torneio de futebol que contou com um bom público.


Sítio Palha ou Rua da Palha/Xucuru

   
 Bar e Restaurante de Maria Vèia/Xucuru
Chegamos a Xucuru bastante cansados e com uma fome de leão, mas graças a Deus lá estava o bar de Maria a nos esperar, tratamos logo de nos dirigir até o mesmo onde fomos muito bem recepcionados pela mesma e tratamos de nos deliciar inicialmente com fava e depois partimos para o almoço propriamente dito, o problema é que comemos demais e depois do almoço a preguiça batel, só que ainda tínhamos de continuar na busca pelos familiares do Sr. Amaro e sendo assim deixamos a preguiça de lado e nos dirigimos inicialmente para a casa do nosso amigo o Vereador Claudemir Claudino e de lá para a casa de de umas pessoas que tinham parentes chamados Amaro mas infelizmente mais uma vez a busca não deu em nada porque nenhum deles conhecia o Sr. Amaro em questão e também não conheciam os seus familiares. Foi realmente uma pena. Quero aqui deixar registrado que com pouco tempo que estávamos no bar chegou uma caravana onde o nosso amigo e compadre de Amaro o Vantuir juntamente com o nosso ciclista o Régio pai do Guilherme e mais outros amigos também chegaram para almoçar, foi uma animação só, por alguns minutos até esquecemos a perda do nosso amigo Hermes.


 A VOLTA
Depois de falarmos com o Claudemir e encerramos oficialmente as buscas deste dia tratamos de iniciar a volta para casa tendo de encarar as subidas da ladeira dos sítios Oiti, Pau Furado e a famosa ladeira da Balança. Vale aqui registrar que as obrar de terraplanagem para a construção da nova rodovia estadual que irá ligar o município de Sanharó a Xucuru está bem adiantada. Esta rodovia vai ser muito importante para o desenvolvimento do Distrito de Xucuru e também para toda a região.
Obras da Futura PE Sanharó/Xucuru

Sítio santo Antônio
Ao chegarmos neste trecho faz-se necessário redobrar o cuidado no pedal porque além das péssimas condições da estrada a subida é bastante íngreme, longa e bem movimentada. Uma curiosidade foi o nome deste bar que aparece na foto da direita. "Bar da Culva" este merece ser registrado.


Uma Obra Sem Fim
Atenção ciclistas, motociclistas e motoristas de um modo geral, este trecho tem aproximadamente dois quilômetros e foi alvo de muita divulgação por parte da Secretaria de Obras como a solução perfeita para os problemas de quem tem de trafegar por esta estrada, principalmente em tempos de chuvas que a mesma fica em péssimo estado e oferece grande risco a todos, mas infelizmente o serviço ficou pela metade, ou seja, apenas um lado da via foi pavimentado e mesmo assim de modo muito grosseiro, sendo assim a coisa piorou porque agora quando dois veículos se encontram um deles tem de passar para a parte de terra que está em péssimas condições para poder dar passagem ao outro, caso contrário ninguém chega a canto algum, isso é uma vergonha. Atenção prefeitura vamos retomar esta obra enquanto a estação chuvosa não chega porque esta obra está pra lá de abandonada.

Sítio Serrinha
Já quase no final do pedal quando estávamos passando novamente por Serrinha nos deparamos com esta placa que nos chamou a atenção. E ai entendeu, se não entendeu vamos explicar, o que eles queriam informar era Lombada, entendeu agora. A trilha foi encerrada na Praça de São Pedro mas devido ao cansaço não paramos para tirar fotos. Graças a nossa experiência e também a Proteção Divina nenhum incidente foi registrado neste pedal. Por fim posso dizer que foi um ótimo pedal mas que esta trilha passa a ser classificada como trilha dura de percurso longo e com muitos trechos técnicos portanto vetada a participação de ciclistas iniciantes ou com pouca experiência ou fora de forma. Só lembrando que lá no nosso grupo no Face Book estão disponíveis álbuns com todas as fotos deste e dos demais pedais do grupo acessem a nossa página e confiram.

VENHA PEDALAR COM OS AMIGOS DO PEDAL
Você é o Nosso Convidado Especial
Estão todos convidados a se juntar aos nossos ciclistas nos pedais abaixo relacionados, mas atenção, para sua segurança e para não ter surpresas desagradáveis procure ler atentamente as recomendações e principalmente ver em qual tipo de pedal você está apto a participar.  Lembrando que o passeio noturno da quarta-feira dia 15/04/15 será realizado na quinta-feira dia 16/04/15 em homenagem ao Dia Internacional do Ciclista. Já a trilha de aniversário do grupo irá acontecer no sábado, exatamente no dia da fundação do grupo.
 
 




ACOMPANHE NOSSAS AVENTURAS TAMBÉM PELO FACE BOOK

UTILIDADE PÚBLICA
A Dengue Está Aumentando Vamos Todos Nos Unir No Combate

Assistindo ao telejornal matinal Bom Dia PE  da TV Asa Branca de hoje dia 14/04/15 fiquei bastante preocupado com os números divulgados, os números só mostram o que todos nós já sabemos, que a Dengue já se tornou uma epidemia em muitos lugares, inclusive na capital do nosso estado, por isso todos temos de fazer a nossa parte para combater o mosquito. Segundo a reportagem até o dia 14/04/14 Pernambuco registrou 3.518 casos de Dengue, já no mesmo período de 2015 os casos somam 18. 431, um aumento de 423%. Já em relação aos casos confirmados em laboratório em 2014 foram 1.247 casos e neste ano de 2015 já são 2. 987, um aumento de mais de 100%. A situação em Recife já foi declarada como Epidemia pelo Ministério da Saúde com mais de 5.000 casos confirmados e em seguida vem a cidade de Jaboatão dos Guararapes também classificada como Epidemia. Então vamos acordar e deixar de jogar çlixos nas ruas, cobrir bem as caixas de água e outros reservatórios e denunciar quem não estiver colaborando. Li a poucos dias que já houveram vários casos de morte registrados no nosso estado inclusive pessoas que morreram vítimas de Dengue Hemorrágica. Não Vamos brincar com a Dengue ela Dengue porque ela mata e agora o mosquito também transmite a Chikungunya. Acorda Belo jardim, vamos nos cuidar. Os médicos recomendam que já nos primeiros sinais a pessoa deve se dirigir a uma unidade de saúde e o tratamento é a base de Dipirona, Paracetamol e muito líquido e repouso.


Resultado de imagem para todos contra a dengue
 
Por: Geovane Bezera

2 comentários:

  1. Geovane Bezerra - Amigos do Pedal BJPE15 de abril de 2015 às 19:19

    Primeiramente quero parabenizar a todos os ciclistas do mundo que comemoram hoje o seu dia e ao mesmo tempo pedir desculpas aos mesmos pela minha gafe ao postar que o nosso dia seria amanhã. Quero informar que já fiz as devidas correções e que o passeio noturno comemorativo de hoje a noite foi mantido, mas a minha bike quebrou agora a pouco e tive de ficar de fora. Desejo a todos os participantes um ótimo pedal e a todos os ciclistas do mundo um Feliz Dia do Ciclista.

    ResponderExcluir
  2. Os pedais deste grupo são bastante legais e sei que coordenar qualquer tipo de atividade dá trabalho por isso quero agora me dirigir ao Geovane e lhes dizer que mantenha o foco no grupo e se prepare para quando os dias difíceis chegarem porque eles irão chegar mas um verdadeiro líder tem de saber a hora de negociar, a hora de se impor e até mesmo a hora de sair de cena.

    ResponderExcluir